Jovens negros brasileiros poderão ser beneficiados pelo ProJovem

Por Denise Porfírio 

Jovens negros com idade entre 18 e 29 anos poderão ser beneficiados pelo Programa ProJovem Urbano. A informação é da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação. O Programa está vinculado à Política Nacional de Juventude e visa promover a inclusão social de jovens brasileiros, pela formação no ensino fundamental e iniciação profissional no mercado de trabalho. 

De acordo com Misiara Cristina Oliveira, assessora da Secadi, será discutida a ampliação do Programa para municípios com 100 mil habitantes. Atualmente, o ProJovem prevê parcerias com prefeituras de municípios com mais de 200 mil habitantes. O aluno inserido no Programa recebe formação no ensino fundamental, cursos de iniciação profissional, aulas de informática e um auxílio mensal de R$ 100, pago mediante a entrega dos trabalhos escolares e frequência de 75% das aulas. 

Misiara ressalta ainda que o principal desafio do ProJovem Urbano é garantir a elevação da escolaridade desses jovens excluídos do processo educacional. Para matricular-se no ProJovem Urbano, o jovem deverá saber ler e escrever, o que será aferido por meio de um teste de proficiência. 

O ProJovem tem como finalidade proporcionar formação integral aos jovens, por meio da qualificação profissional, com certificação de formação inicial e da participação cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.

Nessa perspectiva, o Programa tem como finalidades específicas:

• a re-inserção dos jovens no processo de escolarização;

• a identificação de oportunidades potenciais de trabalho e a capacitação dos jovens para o mundo do trabalho;

• a participação dos jovens em ações coletivas de interesse público;

• a inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação;

• a ampliação do acesso dos jovens à cultura. 

O programa está atualmente em fase de avaliação e deverá ser retomado em 2012.

De |agosto 22nd, 2011|Notícia, Secundária|Comentários desativados em Jovens negros brasileiros poderão ser beneficiados pelo ProJovem