Reunião entre representantes de Brasil e EUA discute igualdade racial

Brasília recebe a visita de representantes dos Estados Unidos para discutir sobre igualdade racial e racismo, nesta quinta-feira (1). O encontro visa aprofundar a cooperação entre os países para um maior acesso dos afrodescendentes à saúde, educação e justiça, e a maior participação de empresários negros nos preparativos para os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo que serão realizados no Brasil.

A atividade vai reunir até sexta-feira (2) representantes governamentais, da sociedade civil, ativistas e especialistas dos dois países. Brasil e Estados Unidos firmaram um plano conjunto de ação em 2008 para aumentar a colaboração bilateral visando “eliminar a discriminação racial e promover a igualdade de oportunidades”, algo defendido pelo presidente Barack Obama em sua visita ao país, em março passado.

O Seminário integra o Japer – Plano de Ação Conjunto entre o Governo Brasileiro e o Governo dos Estados Unidos da América para a Eliminação da Discriminação Étnico-Racial e a Promoção da Igualdade. Através do Japer, Brasil e Estados Unidos buscam a colaboração contínua pela eliminação do racismo e a promoção da igualdade racial. A cooperação é coordenada em parceria pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Departamento de Estado dos Estados Unidos.

O objetivo do seminário “Compartilhando Experiências pela Promoção da Igualdade Racial no Brasil e nos Estados Unidos” é proporcionar aos participantes a oportunidade de análisar os desafios e estratégias para o enfrentamento do racismo incidente sobre a população negra.

Segundo Luís Barcelos, gerente de Projetos da Secretaria de Ações Afirmativas da Seppir, as discussões buscarão identificar a realidade brasileira e estadunidense na perspectiva de assegurar os direitos da população negra, particularmente, nas áreas de educação, saúde, acesso à justiça e segurança pública, além de justiça ambiental.

Fonte: Seppir

De |setembro 1st, 2011|Notícia, Secundária|Comentários desativados em Reunião entre representantes de Brasil e EUA discute igualdade racial