Secretaria Nacional de Juventude promove cidadania para jovens de todo Brasil Secretaria Nacional de Juventude promove cidadania para jovens de todo o Brasil Secretaria Nacional de Juventude promove cidadania para jovens de todo Brasil Secretaria Nacional de Juventude promove cidadania para jovens de todo Brasil

Denise Porfírio

A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), órgão vinculado à Presidência da República, lança para jovens de todo o Brasil a 2ª Conferência Mundial de Juventude, que acontecerá  entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2011. Com o slogan  “Conquistar Direitos e Desenvolver o Brasil’, o evento trabalhará com os temas: Juventude – Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude. 

A 1ª Conferencia, realizada em 2008, possibilitou a criação da Secretaria e do Conselho Nacional de Juventude e a execução de iniciativas como o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Segundo Severine Macedo, secretária nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República, mais de 60% dos jovens entre 18 e 29 anos beneficiados pelo Projovem são negros. Para ela, somente a inclusão social desses estudantes garantirá o livre exercício da cidadania e a igualdade de oportunidades. “Uma de nossas metas é garantir o ensino da história da África nas escolas, em parceria com o governo e sociedade”, afirma.

Ação conjunta – O trabalho dos movimentos sociais, governamentais e sociedade civil em torno da luta contra o racismo e a discriminação fortaleceu as perspectivas da juventude negra e permitiu um avanço na inclusão social e política desse segmento, possibilitando a entrada do tema na agenda pública.

Com o objetivo de garantir a participação de jovens excluídos do contexto das políticas públicas de juventude, a SNJ realizará no mês de novembro, em Brasília, a Consulta Nacional aos Povos e Comunidades Tradicionais para discutir políticas e propor ações que serão levadas à 2ª Conferência Mundial de Juventude. A consulta será realizada em nível nacional e será um momento de discussão aprofundada sobre a temática específica dos jovens indígenas, quilombolas, de terreiros, ciganos e de demais comunidades tradicionais.

Severine Machado destaca ainda a importância do Plano Plurianual (PPA 2012/2015) na realização de campanhas publicitárias que tenham como meta o enfrentamento da mortalidade precoce de jovens negros e a redução do índice de violência nos centros urbanos. “Os jovens são os promotores do processo de desenvolvimento sustentável de nosso país”, conclui.

O ano de 2011 foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes. Cabe à juventude negra equacionar a demanda de políticas públicas que visam a superação das desigualdades e a promoção da cidadania plena, por meio de suas intervenções, como agentes estratégicos no processo de desenvolvimento de uma sociedade plural e profundamente democrática.

De |outubro 13th, 2011|Notícia|Comentários desativados em Secretaria Nacional de Juventude promove cidadania para jovens de todo Brasil Secretaria Nacional de Juventude promove cidadania para jovens de todo o Brasil Secretaria Nacional de Juventude promove cidadania para jovens de todo Brasil Secretaria Nacional de Juventude promove cidadania para jovens de todo Brasil