Reunião de acordo para ações afirmativas para quilombolas e religiosos de matriz africana de Pernambuco
O presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Araujo, representando a Ministra Ana Holanda, esteve em Recife para uma visita na última quarta (9), no gabinete do governador do estado, Eduardo Campos para definir a atuação dos Protocolos de Intenções para as Ações Afirmativas e Culturais para as Comunidades Quilombolas e para as Comunidades Tradicionais de Terreiros de Pernambuco.
O documento contempla 12 regiões administrativas e faz parte do programa de Ações Afirmativas do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e pelo Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR).
Na ocasião, Eloi Araujo destacou a importância de Pernambuco no cenário nacional. “As questões nacionais, passam por aqui”, disse o presidente, que além de participar dessas reuniões, proferiu palestra no Curso de Formação para Sacerdotisas e Sacerdotes das religiões de matriz africana e afro-brasileiras, ocorrido na Universidade Católica de Pernambuco, em convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e o CEPIR. Afirmou que o curso deverá ser mostrado à toda sociedade brasileira, como ações afirmativas que dão certo.
Eloi explanou ainda sobre uma linha do tempo, desde a chegada dos navios negreiros aos dias de hoje. Ressaltando a importância das religiões de matriz africana no Brasil e das comunidades tradicionais quilombolas.