No mês da consciência negra, TV Brasil exibe programa especial para afro-brasileiros
O programa Caminhos da Reportagem, transmitido pela TV Brasil exibirá hoje (17), às 22 horas, um programa inteiro dedicado aos problemas enfrentados pela população afrodescendente: superação das desigualdades, acesso à educação, pobreza, violência e preconceito.
Pela primeira vez em 123 anos de abolição da escravidão, o número de brasileiros que se declara preto ou pardo superou o de brancos. Os dados do IBGE mostram também que os negros são maioria em mais da metade dos municípios do país. Mas a falta de políticas públicas para a inclusão dos descendentes de negros escravizados criou um abismo entre negros e brancos.
Dando início às comemorações da Semana da Consciência Negra, o programa vai mostrar a violência e a indignação versadas no rap de Salvador, histórias de superação como a de um porteiro que abraçou os livros e hoje é desembargador. E, ainda, um ex-menino de rua que se tornou professor de história da África e o trabalho do Bando de Teatro Olodum, pioneiro no resgate da história, da autoestima e da identidade do negro no Brasil.
Com reportagem da jornalista Luciana Barreto, o programa possui uma linguagem simples e direta, que sempre traz aos telespectadores uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos. E falar de realidades tão distintas sempre com o olhar das pessoas que vivem estas histórias.
Caminhos da Reportagem é transmitido pelas 22 emissoras estaduais e universitárias parceiras da TV Brasil em todo o país, além da TV Brasil Internacional.
SERVIÇO
O que: Programa Caminhos da Reportagem
Quando: 17 de novembro às 22 horas
Onde: TV Brasil
Contato: http://tvbrasil.org.br/caminhosdareportagem/
Reportagem: Luciana Barreto
Edição: Isabelle Gomes
Produção: Vivian Carneiro e Laine Fabrício