Fundação Biblioteca Nacional promove Colóquio Internacional Brasil-Itália

Brasília, 9/8/06 – A Fundação Biblioteca Nacional, o Instituto Italiano de Cultura, o Instituto Histórico Geográfico, e a Associação Anita e Giuseppe Garibaldi promovem no Rio de Janeiro, nos dias 10 e 11 de agosto, o Colóquio Internacional Brasil e Itália – Travessias: políticas, urbanas, literárias e cinematográficas. O propósito é mostrar e debater sobre as diversas semelhanças que unem esses dois países. Seja nas artes, na vida urbana ou na literatura, muito tem se descoberto em comum entre as duas culturas.

O evento contará com a presença de intelectuais brasileiros e italianos que nos últimos anos vêm estudando, através da parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Università degli Studi di Roma Tor Vergata, as trocas culturais e políticas entre os dois países, reunindo o passado disperso e catalogando as figuras de um Brasil italiano e de uma Itália brasileira.

A abertura, dia 10, às 9h, será no Auditório Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional, com a mesa-redonda Travessias Brasil-Itália. Esse primeiro encontro será formado pelo diretor do Instituto Italiano de Cultura, Franco Vicenzotti; pelo presidente da FBN, Muniz Sodré; pelo reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Nival Nunes de Almeida; pelo titular de Literatura Brasileira da Università di Roma, Aniello Angelo Avella; pelo presidente da Asssociação Anita e Giuseppe Garibaldi, Andrea Lanzi; e pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Arno Wehling.

Ainda pela manhã acontece a conferência de abertura Itália-Europa-Brasil: um percurso comum de civilização jurídica. E, após breve intervalo, Silvano Santiago, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), fará apresentação de lançamento do livro Pan di Zucchero al Colosseo. Intellettuali brasiliani a spasso per le vie di Roma e dintorni, de Aniello Angelo Avella, membro da Università di Roma.

À tarde, o professor da Università, Bruno Torri; o cineasta Nelson Pereira dos Santos; a atriz, diretora e produtora de cinema, Norma Bengell; e o crítico de cinema Dejean Magno Pelegrin participam da mesa-redonda Travessias Cinematográficas. Às 16h30, haverá exibição do documentário Adolfo Celi: un uomo per due culture (Brasile e Italia), de Leonardo Celi.

A programação do primeiro dia termina ao som da pianista italiana Maura Pansini, apresentando o concerto Romanticismo e musica a programma: Franz Listz, na Sala Cecília Meireles/Auditório Guiomar Novaes.

No segundo e último dia do Colóquio Internacional serão realizadas três mesas-redondas que traçarão um paralelo urbano, literário e político dos dois países. A primeira delas tratará das Travessias Urbanas. Participam: o urbanista Jayme Zettel; e os professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Cléia Schiavo Weyrauch e Orlando de Barros. A segunda, Travessias Literárias, tem, entre os debatedores, Maria Aparecida Rodrigues Fontes, PhD UFRJ e PDEE Università La Sapienza, e o professor Orlando de Barros, da UERJ.

Às 16h, ocorre a mesa que tem como tema as Travessias Políticas. Será composta pelo deputado federal e presidente do Partido Popular Socialista (PPS), Roberto Freire; pelo senador italiano eleito pela Unione–Brasil, Eduardo Pollastri; pelo diretor da Fundação Astrojildo Pereira, Gilvan Cavalcanti; e pelo presidente da Associação Anita e Giuseppe Garibaldi. As duas primeiras mesas-redondas serão realizadas no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional e a última, na Sala Itália do Instituto Italiano de Cultura. O encerramento está previsto para às 18h, no Instituto Italiano de Cultura.

De |agosto 9th, 2006|Notícia|Comentários desativados em Fundação Biblioteca Nacional promove Colóquio Internacional Brasil-Itália