FCP e Ilê Aiyê convidam para encerramento do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes

Joceline Gomes

Para encerrar o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes em grande estilo, acontece, no próximo domingo, 11 de dezembro, o “Ilê Aiyê Convida”. Uma realização da Fundação Cultural Palmares na qual o grupo afro Ilê Aiyê canta ao lado de grandes nomes da música baiana, como Margareth Menezes, Adão Negro e Magary Lord.

Os blocos afros da cidade também estão entre os convidados do Ilê Aiyê, entre eles: Os Negões, Cortejo Afro, Muzenza, Malê Debalê e Okambi. Instituído pela  Organização das Nações Unidas, o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes foi marcado  por uma série de manifestações culturais e eventos que exaltaram a influência da cultura negra no Brasil.

Um dos maiores representantes dos blocos afros do Brasil, o Ilê Aiyê foi criado na Bahia, em 1974, em plena ditadura militar. Nascido no Curuzu, no bairro da Liberdade, onde se concentra o maior contingente de afrodescendentes fora do continente africano, o bloco sofreu, desde sua primeira apresentação, com manifestações de preconceito. Mas o Ilê persistiu em sua trajetória e, de modo pioneiro, abriu as portas para que se formassem outras entidades com objetivos semelhantes, como o Olodum e a Timbalada.

Serviço

O quê: Ilê  Aiyê Convida
Quando: 11 de dezembro, a partir das 11h
Onde: Parque da Cidade, Anfiteatro Dorival Caymmi. Entrada Franca.

De |dezembro 9th, 2011|Notícia|Comentários desativados em FCP e Ilê Aiyê convidam para encerramento do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes