Atividades Culturais de Iemanjá contam com apoio da Fundação Cultural Palmares

Há mais de 30 anos, a festa de Iemanjá em Brasília é realizada no dia de virada do ano, simbolizando a abertura de novos tempos. A festa reúne cerca de 100 mil pessoas, entre adeptos e simpatizantes das religiões de matrizes africanas, que fazem sua peregrinação antes mesmo da virada do ano, a partir do dia 26. As atividades marcadas para o dia 31 de dezembro começam às 18 horas, na Praça dos Orixás, com apresentações culturais e um suporte completo para os visitantes.

Este ano, as Atividades Culturais de Iemanjá contarão com o já tradicional apoio da Fundação Cultural Palmares, da Secretaria de Cultura, da Administração de Brasília, e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal (SEPIR/DF). O evento tem como objetivo promover a disseminação de elementos de valorização da cultura afro-brasileira, proporcionando, assim, um melhor entendimento da importância na cultura negra na formação do Estado brasileiro.

Programação – A celebração religiosa inicia-se com o cortejo de Iemanjá, que se concentrará na rodoviária do Plano Piloto, às 20h. Os religiosos acompanharão o carro dos presentes para Iemanjá até a Prainha. Na tenda principal da Praça ocorrerá a grande roda de santo, onde todas as matrizes religiosas de origem africana serão contempladas.

A roda de santo encerra-se às 23h30 com os preparativos para a entrega dos presentes à beira do lago. Na virada da meia noite, os presentes serão entregues à “Mãe das águas” e o ano novo será recebido com uma inédita queima de fogos, soltos no meio do Lago Paranoá.

De |dezembro 23rd, 2011|Destaque, Notícia|Comentários desativados em Atividades Culturais de Iemanjá contam com apoio da Fundação Cultural Palmares