Mestre Teodoro: DF perde sua maior referência em cultura popular
Por Daiane Souza
Faleceu na madrugada do último domingo (15), o mestre referência em cultura popular Teodoro Freire, conhecido como Seu Teodoro. Aos 91 anos, o responsável por garantir o título de patrimônio imaterial ao Bumba-meu-Boi do Distrito Federal (DF) sofria de enfisema pulmonar. O velório ocorreu às 11 horas desta segunda-feira (16), no Centro de Tradições Populares, em Sobradinho. O corpo será cremado em Valparaíso de Goiás.
O presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira de Araujo lamentou a perda. “É uma ausência muito grande para a cultura tradicional afro-brasileira”, disse. “Ele deixa como legado para as próximas gerações a responsabilidade de proteger as manifestações da identidade nacional”, afirmou destacando que as contribuições de Seu Teodoro tiveram papel importante para a auto-estima e valorização da população negra.
Encantador do Boi – Nascido no município maranhense de São Vicente Ferrer, a 280 km de São Luís (MA), aos oito anos, Teodoro tornou-se amante da cultura popular, a qual dedicou sua vida. Conheceu o Planalto Central por meio de um convite para se apresentar no primeiro aniversário da capital federal. Encantado com a cidade recém-construída, retornou em 1962 carregado de saberes e entusiasmo, apto a difundir as manifestações culturais de seu estado natal.
Precursor da combinação de sons e ritmos no DF, apesar de ter o Bumba-meu-Boi como referência, Seu Teodoro foi responsável por apresentar aos brasilienses, o Tambor-de-Crioula, uma dança de origem africana, praticada por afrodescendentes. Por onde passava mencionava sempre suas três grandes paixões: o Bumba-meu-Boi, o Flamengo e a escola de samba Mangueira.
Legado – Em Sobradinho, Seu Teodoro criou o Centro de Tradições Populares com o intuito de preservar as principais manifestações do folclore brasileiro. “As gerações mais jovens precisam conhecer a tradição do boi e as festas que marcam a nossa cultura”, defendia. Mas, o trabalho iniciado pelo mestre Encantador do Boi não será interrompido. Seu filho caçula, Guarapiranga, dará continuidade às atividades.
O Centro de Tradições Populares que na década de 1960 era bem simples, com paredes feitas de taipa, chão de terra batida e teto de palha, hoje tem boa estrutura. O espaço abriga os ensaios de aproximadamente 75 integrantes nas danças do Bumba-meu-Boi, de Tambor-de-Crioula e as preparações para as tradicionais festas de São Sebastião, São Lázaro e da Matança do Boi (essa há 49 anos).
Reconhecimento – Ainda em vida, Seu Teodoro recebeu das mãos do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Ordem do Mérito Cultural que o tornou referência de cultura popular da capital. Ele também teve seu trabalho reconhecido como patrimônio imaterial do Distrito Federal, em 2006.