FCP/MinC entrega kit multimídia para Espaço Cultural Palmares no Mato Grosso do Sul


Dourados, MT, 19/10/06 – O projeto Espaço Cultural Palmares em Dourados já está garantido. Foi realizada nesta quarta (18) no Teatro Municipal de Dourados, a cerimônia de lançamento do programa na cidade, com a entrega do kit multimídia para a realização de oficinas e eventos voltados à produção audiovisual. O Espaço Cultural Palmares está sendo assegurado a comunidade da cidade matogrossense por convênio firmado entre a Fundação Cultural Palmares/MinC e a Prefeitura Municipal de Dourados, através da Fundação Cultural e de Esportes (FUNCED).


Autoridades locais e estaduais participaram da festividade de lançamento do projeto em Dourados. O deputado federal João Grandão (PT/MS) considera de fundamental importância a chegada do material a Dourados, o que permitirá uma abordagem maior das questões raciais, com apresentação de diversas produções e desenvolvimento de projetos que visem discutir os problemas relacionados a este segmento. “É de fundamental importância que haja investimentos em cultura, principalmente quando se trata de um segmento que diz respeito à cultura negra, historicamente relegada a um segundo plano em nosso País”, disse Grandão. O presidente da Fundação Cultural Palmares, professor-doutor Ubiratan Castro de Araújo esteve presente ao evento, o qual foi seguido de uma palestra. Ubiratan Castro fez questão de ressaltar ao público que continuará se empenhando e respondendo com trabalho direcionado a promoção da cultura e da história afro-brasileira até o último dia de seu mandato.


Material para apoio:


Os equipamentos que compõem o kit multimídia são um projetor de imagens multimídia Benq MP 610; um DVD Player CCE, uma câmera fotográfica digital Sony, uma webcam Clone, uma mesa de áudio behringer, uma caixa acústica Ciclotron, um aparelho de som Gradiente, um aparelho de televisão CCE, um aparelho de vídeo cassete Semp Toshiba, microfones de mesa Karset, uma filmadora Sony, um gravador portátil Nakashi, uma tela para projeção Nardelli, e um home theather Semp Toshiba.


Espaço Cultural Palmares chega a mais nove cidades:


Iniciativa da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura, e tem o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura afro-brasileira através da promoção de atividades ligadas ao audiovisual. Dourados é a segunda cidade a receber a iniciativa. A primeira foi  Recife, cujo lançamento fora realizado recentemente. O  projeto funcionará na capital pernambucana na casa n.º 8 do Pátio de São Pedro. No local, cedido pela Prefeitura do Recife, serão realizadas oficinas de cinema e mostras de vídeos. Até o fim do ano, o projeto da Fundação Palmares deverá ser lançado em mais nove cidades do Brasil.


Todas as cidades envolvidas no projeto – Recife (PE), Uberlândia (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), Dourados (MS), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG) e Barra do Ribeiro (RS) – receberão da Fundação Palmares vários equipamentos multimídia (gravador, máquina fotográfica, filmadora, DVD player, vídeo-cassete), resultando num investimento de R$ 25 mil por local.

De |outubro 19th, 2006|Notícia|Comentários desativados em FCP/MinC entrega kit multimídia para Espaço Cultural Palmares no Mato Grosso do Sul