Município de Juiz de Fora responderá a questionário sobre saúde da população negra

A equipe da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, município de Minas Gerais, apresentará à comunidade de Furtado Menezes na próxima  quinta-feira (1), às 15 horas, um questionário sobre saúde da população negra. As respostas apresentadas serão instrumento para o levantamento do perfil de saúde deste público e para a detecção de diagnósticos específicos de problemas de saúde prováveis para este grupo.

A iniciativa faz parte da implementação da Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) Furtado de Menezes, onde acontecerá o encontro. De acordo com Eliana Custódio Neto, assistente social da Uaps, serão apresentadas também as diretrizes estipuladas pela Política Nacional de Saúde da População Negra (PNSPN). “O levantamento vai apontar indicadores socioeconômicos, políticos, sociais, de violência, discriminação, saúde bucal e patologias específicas da etnia negra”, destaca Eliana.

O objetivo do seminário será o estabelecimento de metas a serem alcançadas a partir dos principais temas demandados pela população local e, também, do diagnóstico realizado pela equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF), em parceria com o Conselho Local de Saúde. “O questionário poderá ser alterado a partir de sugestões da comunidade que podem ser consideradas de relevância para o levantamento”, explica Eliana.        

Para a sessão, foram convidados representantes do Conselho Local de Saúde, das escolas estaduais Maria Ilydia Resende Andrade e Teodorico Ribeiro de Assis, do Curumim local, do Lar Luiza de Marillac, do Cras, do Grupo Casa, da Associação de Moradores dos bairros Vila Ozanan, Furtado de Menezes e Vila Olavo Costa, entre outras instituições.            

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones (32) 3690-7123 / 7389. 

Fonte: Prefeitura de Juiz de Fora

De |fevereiro 28th, 2012|Notícia, Secundária|Comentários desativados em Município de Juiz de Fora responderá a questionário sobre saúde da população negra