Quilombo de Preto Forro receberá titulação definitiva
Quilombolas da comunidade de Preto Forro, no Rio de Janeiro, se preparam para receber a titulação definitiva de suas terras. A cerimônia de entrega do registro imobiliário acontecerá nesta quinta-feira (01), às 10 horas, no Palácio Guanabara.
Com mais de 300 anos de história, o Quilombo localizado no município de Cabo Frio foi denominado “Preto Forro” por ter se constituído por negros livres em um local situado entre duas fazendas, onde os trabalhadores ainda eram mantidos escravos. Não se sabe se estes quilombolas se tornaram livres antes ou depois da Lei Áurea.
Apontado como legítimo dono das terras, Ludgério dos Santos, ex-escravo nascido em 1871, deixou as terras em regime de usufruto que previa a utilização coletiva do território, apesar dos moradores terem que manter as áreas das casas cercadas para proteger as roças e o gado das ações de grileiros. Mesmo com esta singularidade a regra no povoado é que as terras nunca sejam partilhadas ou vendidas por se tratar de território de herdeiros.
Reconhecimento – A certificação de autorreconhecimento quilombola de Preto Forro foi emitida pela Fundação Cultural Palmares (FCP) em 2004, o que tornou possível os estudos e processos em defesa da comunidade, garantindo a titulação territorial pelo Incra. Eloi Ferreira de Araujo, presidente da FCP, que participará da cerimônia de entrega da titulação, acredita que com a posse a comunidade terá maior segurança e autonomia na administração de suas terras. “Essa retratação cria possibilidades para reparar as desigualdades históricas existentes e estimular o interesse sobre a importância da contribuição do negro na formação da nação”, enfatiza.
Segundo Elias dos Santos, presidente da comunidade de Preto Forro, a entrega da titulação do quilombo será um momento histórico para as 15 famílias que vivem no local. “Esperamos 20 anos por esta titulação. Agora buscaremos ajuda do governo para fazermos melhorias em nosso sistema de irrigação, de cultivo da terra, saneamento básico, entre outros”, afirma otimista.
Pioneiro – O primeiro Quilombo do Rio de Janeiro a conseguir titulação foi o Campinho da Independência, em Paraty, em 1999. Há outros 33 aguardando diferentes etapas burocráticas, antes que o sonho se concretize.
Serviço
O que: Entrega do Registro Imobiliário da Comunidade de Preto Forro
Quando: 01 de março às 10 horas
Onde: Salão Nobre do Palácio Guanabara – Rua Pinheiro Machado s/nº, Laranjeiras -Rio de Janeiro / RJ.