Encontros de Cinema Negro BRASIL África e Caribe são lançados em DVD

Por Mônica Santos  

Será lançado nesta sexta-feira (9), às 18h30, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro, o DVD “Encontro de Cinema Negro BRASIL África e Caribe – Memórias, com a presença do presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira de Araujo. O trabalho produzido pelo Centro Afro Carioca de Cinema, é resultado de convênio firmado entre  Fundação Palmares e Associação de Cultura e Meio Ambiente, por intermédio do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira. A obra traz os registros dos Encontros de Cinema ocorridos entre 2007 e 2011.  

Os filmes em curta-metragem, que compõem o DVD,  são dirigidos  por Zózimo Bulbul, Luis Antônio Pillar, Antônio Pompeo, Jeferson De, Luciano Vidigal, Joel Zito Araújo, Lincoln Santos & Alexandre Nascimento, Júlio Pecley, Leonardo Cata Preta, Viviane Ferreira, Paulinho Sacramento, Joselito Crispim , Alexandre Rosa e Janaina Oliveira.  

De acordo com o presidente do Centro Afro Carioca de Cinema, Zózimo Bulbul, o movimento cinematográfico pode ser encarado como um trabalho de conscientização, memória e incentivo a novos caminhos, além do aumento da autoestima, do conhecimento e da compreensão do mundo através da arte.  

“Nesses encontros do Cinema Negro, os cineastas da África se encontram com cineastas brasileiros e latino americanos, promovendo oficinas e debates entre produtores, críticos, estudantes e público interessado em cinema em geral”, explica.  

 Para o diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira da FCP, Martvs das Chagas, é importante para a cultura afro-brasileira essa parceria com o Centro Afro Carioca de Cinema, que tem à frente Zózimo Bulbul, uma das maiores referências do teatro e cinema no Brasil.  

“ A ação visa ampliar o fomento à cultura negra e cumprir a missão institucional da Fundação Cultural Palmares, utilizando de todos os meios culturais para valorizar a contribuição dos negros  brasileiros e africanos na formação da nossa identidade”, disse.   

Programação _ Antes do lançamento do DVD duplo, a partir das 14h30, haverá a exibição dos filmes nacionais, que fazem parte da produção. As sessões serão no  Centro Cultural da Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241, Centro – Rio de Janeiro). A entrada é franca. Conheça a relação dos filmes.   

1° SESSÃO:
14h30 – Clássicos e novos realizadores
Mumbi – Viviane Ferreira – 7’
Alma no Olho – Zózimo Bulbul – 11’
Carolina – Jeferson De – 14’
O Papel e o Mar – Antônio Pilar – 15’
O Céu no Andar de Baixo – Leandro Cata Preta – 15’   

2° SESSÃO:
16h30 – Clássicos
Choro e Ladainha – Antônio Pompeo – 15’ Neguinho e Kika – Luciano Vidigal – 18’
Carolina – Jeferson De – 14’ O Papel e o Mar – Luis Antônio Pilar – 15’
Retrato em Preto e Branco – Joel Zito Araújo – 15’
Alma no Olho – Zózimo Bulbul – 11’ FESPACO – Zózimo Bulbul – 15’33”   

3° SESSÃO:
18h30 – Novos Realizadores
Santas Ervas – Lincoln Santos e Alexandre Nascimento – 16’57”
Eu não ganhei esse edital – Julio Pecly – 8’
O Céu no Andar de Baixo – Leandro Cata Preta – 15’ Rap de Saia – Janaina Oliveira – 18’
Mil-tons uma dúzia – Paulinho Sacramento – 12’
Mumbi – Viviane Ferreira – 7’ Filmes Burkina Faso (Vírus Africano – Janaína Oliveira – 4’ + Identidade Africana – Alexandre Rosa – 4’ + Mundo África – Luciano Vidigal – 6’14”)
Memórias D’Um Cadongueiro – Dudu Fagundes – 15’

De |março 9th, 2012|Notícia, Secundária|Comentários desativados em Encontros de Cinema Negro BRASIL África e Caribe são lançados em DVD