FCP abre concurso para criar monumento em homenagem a Zumbi

A Fundação Cultural Palmares lança o edital de licitação para a criação do Monumento Zumbi dos Palmares. O monumento será construído na Praça da Sé, em Salvador, Bahia. O concurso é também organizado pela ONG baiana A Mulherada. As inscrições vão até o dia 15 de março de 2007. Leia abaixo o edital e como participar do concurso.




CONCURSO NACIONAL
“MONUMENTO ZUMBI DOS PALMARES”
PRAÇA DA SÉ, CIDADE DE SALVADOR, ESTADO DA BAHIA










CONSULTAS E ESCLARECIMENTOS:







  • Gostaria de saber se tenho a obrigação da utilização da apresentação grafica (4.2) de arial 11?

    Resposta: De acordo com o edital-regulamento do concurso (item 4.2): “Deverá ser usada a fonte ARIAL, corpo 11 em todos os textos, na cor preta”.



  • De acordo com o item 4.1 pode-se apresentar uma maquete com até 60cm de altura como complemento a apresentação. Como enviar essa maquete? Ela deve ir embalada junto com as pranchas?

    Resposta: A forma de embalagem e envio da maquete é de responsabilidade do concorrente, podendo ser acondicionada junto as pranchas ou em outro invólucro.




  • Com relação às pranchas, posso mandar fotos do projeto em vez do protótipo?



Resposta: De acordo com o edital, item 4.2. “A apresentação gráfica admitirá o uso de cores, texturas, desenhos a mão livre, plantas, cortes, elevações, perspectivas, gráficos, anotações, textos e qualquer forma de reprodução como plotagens, cópias heliográficas, cópias reprográficas, fotografias, etc. desde que devidamente inseridas na peça gráfica por meio de “scanner”, reprodução fotográfica e outras ilustrações consideradas necessárias à total compreensão do estudo preliminar. Deverá ser usada a fonte ARIAL, corpo 11 em todos os textos, na cor preta.”






  • Gostaria de saber se é obrigatório a entrega de uma maquete?


Resposta: Não, a maquete é optativa.



  • Se o espaço de uma prancha A1 se mostrar suficiente para toda a informação e clareza da proposição do Monumento, é permitido o envio de apenas 01 (uma) prancha A1? (A resposta desta questão foi revista pela Comissão Organizadora do Concurso, após reclamação de interessados e com base no seguinte trecho do edital “As ilustrações serão dispostas em ­até dois painéis e um terceiro, optativo, será reservado exclusivamente a textos explicativos.” )

    Resposta Nula: Não, deve-se apresentar o trabalho em dois painéis. Apenas o terceiro painel é optativo.


Resposta Correta: Sim. O ideal é a apresentação do trabalho em, pelo menos, dois painéis. No entanto, caso o concorrente consiga inserir todas as informações solicitadas pelo edital em um único painel, sem prejuízo para o entendimento do projeto pela Comissão Julgadora, pode enviar apenas um painel.





· Caso o vencedor seja de outro estado, como ficam as despesas de hospedagem, alimentação e traslado?




      Resposta: A decisão sobre estas despesas será tomada no momento de assinatura do contrato, sem prejuízo para o vencedor do concurso.




      · A cópia do CPF precisa ser autenticada?




Resposta: Sim.



  • A entrega dos trabalhos será feita no mesmo endereço da entrega da ficha de inscrição, ou seja, em Brasília?

Resposta: Sim. Os trabalhos devem ser enviados para o seguinte endereço:



Ministério da Cultura – A Mulherada – Concurso para o Monumento Zumbi dos Palmares



FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES


SBN, Quadra 02, Ed. Central Brasília, 1º Subsolo.


CEP: 70.040-904 – Brasília/DF.




· O concurso esta aberto a estudantes de arquitetura? Se a resposta for afirmativa como poderá se responsabilizar tecnicamente pela construção do monumento, uma vez que, como estudante, não possui habilitação para tal junto ao CREA?



Resposta: O Concurso está aberto à participação de qualquer cidadão interessado e que esteja em condições de enviar proposta conforme as definições e orientações do edital. Não há exigência de habilitação junto ao CREA.




· Com relação ao material a ser utilizado no monumento, é exclusivamente bronze ou pode-se propor outro material como, por exemplo, aço carbono?



Resposta: Exclusivamente bronze.





  • A ficha de inscrição (documento .doc) que é para ser enviada com as cópias autenticadas para homologar previamente a inscrição, não consta campo para colocar o e-mail. O que fazer? Enviar também a ficha de identificação nesse primeiro momento?

Resposta: Não. Basta inserir o e-mail no campo endereço da ficha de inscrição.



· É possível fazer o monumento em concreto ou só em bronze? Aí não há necessidade de especificar os materiais.



Resposta:
O monumento deve ser em bronze. O responsável deve inserir as especificações complementares exigidas no edital.





  • Terei que mandar confeccionar a estátua caso seja ganhador com o dinheiro do Prêmio? Os 20.000 serão gastos na confecção da estátua?


Resposta: Não. O vencedor do concurso deverá entregar a matriz final para que possa ser realizada a obra em bronze.




· No item 4.3.1 é exigido memorial justificativo-descritivo, e no item 4.4.2 diz que o painel de textos é optativo. Caso não queira entregar o painel de texto optativo onde devo inserir o memorial?



Resposta: Neste caso, o memorial descritivo/justificativo deve estar inserido, juntamente com as imagens, nos dois painéis obrigatórios.





  • Na inscrição devo inserir cópias autenticadas da identidade e do CPF ou apenas da identidade, já que nesta já tem o CPF? Tenho que por copias autenticadas de todos os participantes da equipe?

Resposta: A homologação da inscrição de pessoa física se dará pelo recebimento pela Comissão Organizadora da ficha de inscrição preenchida e cópias autenticadas da identidade e do CPF do responsável inscrito. A informação de nomes de membros integrantes de equipes, além do inscrito responsável, sejam co-autores, colaboradores, consultores, ou outras funções, será encaminhada através do preenchimento manual de campo específico, destinado a esta finalidade, constante da Ficha de Inscrição.





  • Sobre o item 4.3.4 do edital, como seriam as especificações técnicas dos serviços a serem executados? Poderia me passar um exemplo de especificação técnica?

Resposta: Os concorrentes deverão apresentar especificações genéricas dos materiais a empregar e dos serviços a executar, com a definição dos processos e técnicas utilizados, de acordo com as exigências e normas de apresentação descritas no edital do concurso. Não será fornecido modelo ou exemplo de especificação técnica para os concorrentes.





  • No edital, item 3.2, está escrito que ” poderão concorrer todos cidadãos brasileiros(…)” . E, no anexo – item 4, diz “o presente concurso está aberto a todos profissionais da área cultural”. Normalmente, em concursos, quando alguém menciona a palavra “profissionais” está se referindo a pessoas que têm diploma de curso superior. Gostaria de saber se o concurso está aberto a estudantes de Arquitetura e Urbanismo?

Resposta: O Concurso está aberto à participação de qualquer cidadão interessado e que esteja em condições de enviar proposta conforme as definições e orientações do edital. Não há exigência de diploma de curso superior.




· No edital fala em descrever material e técnica, logo adiante estabelecem o bronze e a cor. Na verdade o que vale? Determinamos o material ou ele tem que ser de bronze? Não pode ser de concreto revestido? De ferro? De resina? De pedra?



Resposta: O monumento Zumbi dos Palmares deve ser em bronze, cor chumbo.




· Quais as dimensões da base do pedestal?



Resposta: O pedestal, em granito, tem aproximadamente 1,5 m de altura.
Não
possuímos informações complementares sobre as dimensões do pedestal.




  • Estou tendo dificuldade em produzir um texto referente a memória descritiva do projeto em Arial tamanho 11 numa prancha A1. Posso enviar o material em duas pranchas?

    Resposta: Não. De acordo com o edital, as ilustrações serão dispostas em até dois painéis e um terceiro, optativo, será reservado exclusivamente aos textos explicativos.




  • Sou estudante de arquitetura, e porventura fiquei sabendo deste mesmo em um site de arquitetura que costumo acessar. Li o edital, vi o tema em questão e fiquei empolgado, com idéias para apresentar, porém, eu me pergunto e lhes pergunto se eu posso de fato participar, sozinho, como estudante mesmo, sem ter que envolver um profissional da área. Se eu puder, por favor, me orientem em como proceder com a ficha de inscrição, e orientações gerais.

Resposta: O Concurso Público Nacional “Monumento Zumbi dos Palmares” está aberto à participação de qualquer cidadão interessado e que esteja em condições de enviar proposta conforme as definições e orientações constantes do Edital-Regulamento disponível no site da Fundação Cultural Palmares. Caso o interessado não tenha vínculo institucional, basta preencher a Ficha de Inscrição como pessoa física. Todas as demais orientações se encontram disponíveis no Edital-regulamento e seus anexos.





  • No edital, item 7.9, há referência de que o monumento será uma estátua. Segundo Houaiss “obra de escultura em volume, esp. a representação de pessoa, animal ou ser mítico, em escala levemente reduzida, real ou monumental”. É para idealizar um Zumbi com formas humanas? Qual referência? Não é arriscado personalizar/figurar o personagem dessa maneira? Não se permite uma forma mais livre que possa representar sua forma sem essa falsa fidelidade? Além do mais há um direcionamento aos artistas que tenham trabalhos dessa natureza. Proponho um reflexão sobre o assunto e se possível uma alteração ou explicação pública para os possíveis interessados.

Resposta: Para efeito deste Edital o termo estátua deve ser entendido em sentido mais amplo, enquanto imagem, figura, representação, símbolo. Não é obrigatório idealizar um Zumbi com formas humanas. Os concorrentes têm liberdade de criação e apresentação de propostas, devendo apenas observar o Edital-regulamento no que se refere às dimensões, materiais e outras características técnicas da obra, uma vez que o Monumento à Zumbi dos Palmares será instalado em área tombada.




  • Olá pessoal da FCP, por gentileza enviem-me o regulamento do concurso para meu e-mail pois, não está sendo possível baixá-lo, com exceção da ficha de inscrição. Fico, portanto, aguardando o envio.

Resposta: A Comissão Organizadora do Concurso não está autorizada a enviar documentos ou arquivos para o e-mail dos interessados, uma vez que todos estão disponíveis no endereço . Os documentos, exceto a Ficha de Inscrição, foram disponibilizados em formato .pdf, sendo necessário programa específico para sua visualização. O interessado que não possui o programa Acrobat Reader instalado em sua máquina pode fazer o download gratuito do mesmo no seguinte endereço eletrônico: http://www.adobe.com/br/products/acrobat/readstep2.html.




  • Vou fazer meu projeto em dupla. Neste caso, como realizar a inscrição no nome das duas autoras?

Resposta: Basta inserir o nome de um dos autores como responsável e o outro pode constar como co-autor no espaço da Ficha de Inscrição reservado para outros integrantes da equipe.




  • O concurso vai escolher uma estátua ou um monumento, conforme título do edital, pois entendo que “monumento” não necessariamente seja uma “estátua”. Pode inclusive ter formato abstrato (como por exemplo o monumento aos povos da américa latina, em São Paulo, feito por Oscar Niemeyer, na forma de mão escorrendo “sangue” simbolicamente). No título do edital há claramente “…criação do Monumento Zumbi dos Palmares”. A proposta de criação é livre ou obrigatoriamente deverá ser apresentada uma “estátua”?

    Resposta: A proposta de criação é livre, podendo ter formato abstrato. O concurso é para elaboração de um monumento a Zumbi dos Palmares, não necessariamente de uma estátua.




  • Não compreendo o item 7.10. já que o concurso se trata efetivamente da elaboração de uma estátua, como indica o próprio e-mail. Gostaria, por favor, de esclarecimento, com relação a este item.

Resposta: O item 7.10 do Edital-regulamento do concurso significa que o vencedor será responsável pelo acompanhamento da coordenação e execução do projeto naquilo que for pertinente em relação à instalação do “Monumento Zumbi dos Palmares”.





  • O uso do pedestal é obrigatório?


Resposta: Sim.




  • Serão disponibilizados imagens tipo .jpg ou similar para uso na apresentação, além das fornecidas em formato .pdf?

Resposta: Não.




  • No edital do concurso consta que a área destinada ao monumento é tombada pelo patrimônio histórico. Como não foram divulgadas as diretrizes urbanas do local, solicito informações sobre o limite máximo de altura para o monumento, em função das restrições da área de intervenção. Há limite de altura ou ficará a critério do autor da proposta ?

Resposta: Todas as informações sobre as dimensões do monumento constam no item 7.9 do Edital-regulamento do concurso publicado. Em resumo, trata-se de um monumento em bronze, cor de chumbo, altura: 2,20 m, largura aproximada: 1 m, para ser colocada sobre pedestal, em granito, com aproximadamente 1,5 m de altura, já existente no local.




  • Gostaria de saber se é possível entregar somente uma prancha contendo todo o material gráfico mais o texto do memorial ou é preciso separar as imagens em uma prancha e memorial em outra, sendo então contabilizadas 2 pranchas mínimas no caso do participante escrever um memorial justificativo.

Resposta: De acordo com o edital-regulamento do concurso, “As ilustrações serão dispostas em até dois painéis e um terceiro, optativo, será reservado exclusivamente a textos explicativos.” Portanto, entende-se que o terceiro painel com textos explicativos não é obrigatório.



· Tenho outra dúvida quanto à apresentação dos trabalhos, será em formato A2 ou A1? No edital diz tamanho A2, mas num arquivo dos anexos afirma tamanho A1.



Resposta:
Os painéis, em número máximo de 03 (três), terão tamanho A1 (0.841m x 0.594m) com a dimensão maior na horizontal. O item 4.4.2 do edital-regulamento foi retificado (Ver documento “Edital-Regulamento-Retificação” disponível no endereço www.palmares.gov.br).




· Qual as medidas (largura e comprimento) da área que será ocupada pelo monumento no pedestal?



Resposta: Infelizmente não possuímos esta informação.



· Tenho que mandar a ficha de inscrição primeiro para ser homologada e a partir de tal homologação posso fazer meu projeto?



Resposta: Sim.



· Tenho que entregar o painel obrigatoriamente ou somente as pranchas contendo desenhos, perspectivas e projeto grafico?



Resposta:
De acordo com o edital do concurso, os trabalhos devem ser apresentados “em um jogo de peças gráficas, coladas em painéis rígidos e leves, de pouco peso, tipo papel pluma, isopor, cartão metier ou cartão reforçado. Não serão aceitas apresentação sobre compensados e/ou outros materiais do tipo “eucatex” ou similar.




· Sendo o objeto deste concurso um monumento de 220cm de altura a ser afixado num pedestal existente de 150x100x100cm, não consigo perceber a necessidade de projetos complementares de estrutura, urbanização, paisagismo e muito menos conforto ambiental como sugere o edital. As fotos enviadas dão um panorama do contexto e considero interessante embora, apenas sirvam para isto. Ou estou equivocado?



Resposta: As fotos foram inseridas apenas para o participante conhecer a área e o pedestal onde será instalado o monumento. A pergunta se refere ao item 7.10 do Edital-regulamento do concurso, que significa apenas que o vencedor será responsável pelo acompanhamento da coordenação e execução do projeto naquilo que for pertinente em relação à instalação do “Monumento Zumbi dos Palmares”.

De |janeiro 31st, 2007|Notícia|Comentários desativados em FCP abre concurso para criar monumento em homenagem a Zumbi