Observatório da População Negra é lançado em São Paulo

Por Rânia Fernandes 

A Faculdade Zumbi dos Palmares e a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República lançaram na última quarta-feira (21), em São Paulo, o Observatório da População Negra. A iniciativa visa criar banco de dados com estatísticas e realizações dos afrodescendentes no Brasil, dos resultados efetivos das políticas públicas para a população negra, reunir análises das informações coletadas, para identificar problemas e avanços em cada segmento de estudo.

Um grupo composto por 30 pesquisadores trabalhará no cruzamento de dados já existentes e na necessidade de levantar novas informações, para facilitar a compreensão de quanto há de discriminação racial ou de racismo nestes estudos, que têm um impacto relevante na produção da sociedade. Colaboradores da Zumbi dos Palmares, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do IBGE terão participação na realização das pesquisas.

José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, apontou que há dados gerais sobre as questões relacionadas à população afrodescendente, mas faltam detalhes e uma quantidade maior de aspectos abordados para a compreensão e exatidão sobre a discriminação racial. “o governo, como criador das políticas públicas, vai ter mais elementos para planejá-las melhor”, explicou.

O banco de dados estará disponível para consulta pública na página da faculdade: www.zumbidospalmares.edu.br 

Fonte: Correio do Brasil

De |março 22nd, 2012|Notícia|Comentários desativados em Observatório da População Negra é lançado em São Paulo