Baiano se forma em direito aos 84 anos
Por Rânia Fernandes
Apaixonado por leis, aos 84 anos, Leur Teixeira realizou o sonho de ser bacharel em Direito. E a vida não foi fácil para o sétimo dos doze irmãos. Trabalhou como agricultor, técnico em contabilidade, empreendedor na área de comércio e se formou em administração e pedagogia.
“Sempre gostei muito de ler. Quando eu aprendi não existia escola pública, tinha que pagar um professor para ir em casa ensinar as crianças. Dos 6 aos 10 anos eu aprendi a ler, escrever e a fazer as quatro operações matemáticas em casa”, lembra Leur.
A trajetória de estudos em meio ao sonho de ser advogado passou por várias etapas. De contador em seu próprio escritório passou a trabalhar na área financeira de uma empresa, onde cursou administração. “Em 1960 fiz o vestibular pela primeira vez para direito, mas não passei. Somente em 2007 vi o sonho se transformando em realidade”, conta.
Exemplo de vida – Leur Teixeira nasceu em Ibirataia, no sudoeste da Bahia. Foi somente aos 23 anos que ele cursou o antigo primário e aos 27 concluiu o segundo grau. Aos 30 anos, ele foi para Salvador para trabalhar na área financeira de uma empresa.Começou como assessor técnico. Há dois anos, quando chegou o período de estagiar, ele pediu para trabalhar na área jurídica e foi atendido.
De acordo com o presidente da empresa, agora formado e se preparando para o teste da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ele tem lugar garantido no setor jurídico e vai começar uma nova vida como advogado na empresa.
Com muita alegria e sensação de mais uma meta realizada, o senhor Leur Teuxeira já tem outros projetos. “Agora vou cursar pós-graduação em direito trabalhista, ganhei uma bolsa da faculdade e pretendo escrever dois livros: um sobre a minha vida e o outro sobre a violência em Salvador”, afirma.
Fonte: G1