Brasil fecha pacote de parcerias com o Benin

A presidente Dilma Rousseff fechou um pacote de parcerias com o Benin durante a primeira visita do presidente Boni Yayi ao Brasil, na semana passada. Os acordos incluem ampliação do trabalho conjunto nas áreas econômica e social e pesquisas em petróleo.

O Benin faz parte do projeto de cooperação técnica que se destina ao fortalecimento da cadeia produtiva do algodão, o Cotton-4. As relações políticas e econômicas entre os dois países se intensificaram, em 2006, com a abertura das embaixadas de ambos. O comércio bilateral, em 2011, ultrapassou US$ 139 milhões, o que corresponde a um aumento de 225% em relação a 2006.

Desenvolvimento – Entre as parcerias se destaca a promoção do acesso ao tratamento da anemia falciforme, doença caracterizada pela deformação genética das hemácias que tem entre outras sequelas o entupimento das artérias, que atinge principalmente a população negra. Yayi pediu ainda apoio com a produção de medicamentos genéricos a fim de combater e prevenir a AIDS em seu país.

Outras ações para o desenvolvimento do Benin serão o fortalecimento de cursos de educação profissional e cooperativismo, além de programas de inclusão social. A presidente Dilma Rousseff se comprometeu em acelerar a pesquisa de petróleo no Benin, seguindo acordo firmado entre os dois países.

Além disso, a construção de uma estrada, financiada pelo governo brasileiro, que ligará o sul ao norte do país encurtará a distância entre os dois pontos em 200 quilômetros e proporcionará o desenvolvimento nas localidades atravessadas por ela. O investimento será de US$ 14 milhões.

Para Yayi, o apoio dos Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China, países em desenvolvimento) seria relevante à construção da paz e para o desenvolvimento do continente africano.

 

De |março 27th, 2012|Notícia, Secundária|Comentários desativados em Brasil fecha pacote de parcerias com o Benin