Semana Teixeira e Sousa: Primeiro romance brasileiro será reeditado

Foto: Paulo Roberto

Mesa de solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica

O Termo de Cooperação Técnica para reedição do livro “O Filho do Pescador”, primeiro romance brasileiro escrito em 1843, foi assinado na última quarta-feira (28), entre a Fundação Cultural Palmares (FCP) e representantes da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Cultura. O evento aconteceu na Casa de Cultura José de Dome – Charitas -, no dia do bicentenário de nascimento de Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa.

A cerimônia contou com a presença do Chefe de Gabinete Alfredo Gonçalves, representando o prefeito Marcos da Rocha Mendes; do presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira Araujo; do diretor do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra da FCP, Carlos Moura; do secretário de Cultura de Cabo Frio, José Correia; do subsecretário João Félix e do vereador, Rogério do Laboratório.

“Hoje estamos dando um passo fundamental para a concretização do nosso grande sonho que é reeditar as obras de Teixeira e Sousa”, disse o secretário de Cultura que entregou ao presidente da FCP uma Placa Comemorativa pelos 200 Anos de Teixeira e Sousa.

Para o presidente Eloi Ferreira, a assinatura do documento é um gesto marcante e representa Cabo Frio querendo resgatar a sua memória. “Quero levar as edições publicadas sobre Teixeira e Sousa para o presidente da Biblioteca Nacional, além de divulgá-las em feiras literárias e bienais. É bom saber que aqui em Cabo Frio há um berço da cultura negra nacional”, declarou.

Foto: Paulo Roberto

"Reedição de obras de Teixeira e Sousa representa o sonho realizado"

Com informações Ascom/ Prefeitura de Cabo Frio

De |março 30th, 2012|Notícia, Secundária|Comentários desativados em Semana Teixeira e Sousa: Primeiro romance brasileiro será reeditado