FCP prepara Exposição Expressões Africanas em Salvador

Por Rânia Fernandes  

A Fundação Cultural Palmares (FCP), em parceria com a Amafro – Sociedade Amigos da Cultura Afro-brasileira, realizará no dia 25 de maio (Dia da África), a exposição Expressões Africanas na cidade de Salvador. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (30), durante reunião do diretor do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra, Carlos Moura, com o diretor da Amafro e do Museu Afro-brasileiro da Bahia, o poeta José Carlos Capinan. 

“ É uma alegria para a FCP iniciar esta parceria para realizar o evento que vai inaugurar culturalmente a Década dos Povos Afrodescendentes, que terá início em dezembro deste ano, conforme Resolução A/66/460 da ONU ”, disse emocionado o presidente da Fundação Palmares, Eloi Ferreira. 

A mostra será realizada no Museu Afro-brasileiro da Bahia com as presenças dos embaixadores dos países africanos. Para o diretor José Carlos Capinan, o objetivo é aproximar as culturas. “Divulgar a África nos dá uma visão estética bem próxima a cultura raiz de nosso país.”, destacou. 

A exposição Expressões Africanas, considerada uma das principais ações da Fundação Cultural Palmares em 2011, Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, apresentará parte do acervo das Embaixadas do Continente Africano no Brasil com a mostra de peças artesanais, artefatos, quadros, móveis e esculturas que retratam a cultura de África do Sul, Angola, Botsuana, Benin, Cabo Verde, Cameroun, Costa do Marfim, Egito, Gana, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Mauritânia, Moçambique, Namíbia e Quênia.  

Serviço:
O quê: Exposição Expressões Africana
Quando: 25/05 a 13/06
Onde: Museu Afro-brasileiro da Bahia – Largo do Terreiro de Jesus s/n, Prédio da Faculdade de Medicina da Bahia – Centro Histórico de Salvador

De |março 30th, 2012|Destaque, Notícia|Comentários desativados em FCP prepara Exposição Expressões Africanas em Salvador