Comenda Abdias Nascimento homenageará a promoção da cultura afro-brasileira

Por Drielly Jardim

As iniciativas que contribuem para a proteção e promoção da cultura afro-brasileira poderão ser reconhecidas, por meio da Comenda Senador Abdias Nascimento. A condecoração, que é fruto do projeto de autoria dos senadores Lídice da Mata (PSB-BA) e Paulo Paim (PT-SP), foi instituída na última terça-feira (27) pelos membros da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.

De acordo com o proposta, a comenda homenageará, anualmente, cinco personalidades. As indicações deverão sempre ser feitas por entidades governamentais e não-governamentais, senadores e deputados federais até o dia 1º de junho, acompanhadas de justificativa e curriculum vitae.

Durante o parecer sobre o projeto, o relator da matéria, senador Inácio Arruda (PC do B-CE), afirmou que “além de ter ocupado, honradamente, a cadeira de Senador da República, Abdias Nascimento destacou-se como sendo um dos mais brilhantes combatentes contra a desigualdade racial em nosso País”.

O Projeto de Resolução que institui a Comenda Senador Abdias Nascimento segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Abdias Nascimento – Com uma trajetória marcada pelo ativismo, Abdias teve como resultado de suas iniciativas importantes desdobramentos na defesa e na inclusão dos direitos dos afrodescendentes brasileiros. Como primeiro deputado federal afro-brasileiro a dedicar seu mandato à luta contra o racismo (1983-87), apresentou projetos de lei definindo o racismo como crime e criando mecanismos de ação compensatória para construir a verdadeira igualdade para os negros na sociedade brasileira. Como senador da República (1991, 1996-99), continuou nessa linha de atuação e foi o primeiro titular da Secretaria Estadual de Cidadania e Direitos Humanos (1999-2000) de São Paulo.

De |março 30th, 2012|Notícia, Secundária|Comentários desativados em Comenda Abdias Nascimento homenageará a promoção da cultura afro-brasileira