Secretário Executivo Juca Ferreira recebe homenagem no Itamaraty


O secretário executivo do Ministério da Cultura (MinC), Juca Ferreira, foi homenageado, nesta terça-feira (29), com a insígnia da Ordem de Rio Branco no grau de Grande Oficial. A solenidade aconteceu no palácio do Itamaraty, onde estavam presentes o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, o vice-presidente, José Alencar, e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.  


 


A insígnia da Ordem de Rio Branco é uma das principais comendas do país. Outras autoridades também receberam a medalha na cerimônia, entre elas, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Galvão Coutinho; o curador do Museu Afro-Brasil, Emanoel Araújo; e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.


 


O secretário executivo disse que a homenagem se deve à importância que o Ministério da Cultura vem recebendo nas relações com outros países. “A importância da honraria me deixa orgulhoso. É também um reconhecimento da minha trajetória pública, o que me deixa envaidecido”, disse Juca. O secretário citou os trabalhos do MinC com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Unesco e o Mercosul Cultural, como os mais importantes.


 


           Instituída em 1963, a condecoração faz parte das comemorações do Dia do Diplomata, e recebeu o nome em homenagem ao Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira. Com cinco graus distintos – Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro – , a honraria é entregue a cidadãos, corporações e serviços prestados ao país ou méritos excepcionais.


De |abril 29th, 2008|Notícia|Comentários desativados em Secretário Executivo Juca Ferreira recebe homenagem no Itamaraty