Sesc promove diversas atividades dentro da Semana da Consciência Negra

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Sesc Piracicaba promove diversas atividades gratuitas a partir de hoje (5). às 14h, serão exibidos os documentários “Samba Riachão” e “O Catedrático do Samba”. O primeiro acompanha a trajetória e o cotidiano do sambista Clementino Rodrigues, o Riachão, autor de canções consagradas como: Cada Macaco no Seu Galho e Vá Morar com o Diabo e outros. Para ilustrar a importância do sambista, o filme traz o depoimento de músicos baianos de renome como Tom Zé, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Dorival Caymmi, Carlinhos Brown e Daniela Mercury. Prêmio de melhor filme no 34° Festival de Brasília na escolha do público e júri.

Já “O Catedrático do Samba” mostra o registro sobre a vida do cantor e compositor paulista Germano Mathias. O filme traz histórias saborosas contadas pelo próprio sambista, destaque para o itinerário das gafieiras, lembra o início de tudo a descoberta das latinhas de engraxate como instrumento musical e a nostalgia do músico ao lembrar do centro antigo de São Paulo.

No sábado (8), às 17h, acontece o seminário sobre cultura de rua, hip hop e educação. Trata-se de um encontro de movimentos e instituições organizadas, para reflexões sobre a importância da cultura Hip Hop, como ferramenta de valorização do indivíduo e inclusão social através das redes sociais. O encontro contará com a presença do rapper Thaíde, da professora Márcia Aparecida Lima Vieira, e do coordenador do Programa Difusão Cultural Afro-Brasileira de Piracicaba, Antonio Filogenio de Paula Júnior e do educado ca casa do Hip Hop de Piracicaba, Osvaldo Nazareth e de Soweto Gevanilda da Casa do Hip Hop de Campinas.

O Dia da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e celebrado em 20 de novembro. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Durante cem anos (1595-1695), Palmares constituiu um foco de resistência aos ataques da Coroa. Em função da sua expressão histórica, representa um ícone de formação social e cultural que contribui no fortalecimento de ações para ampliação da cidadania.

De |novembro 5th, 2008|Notícia|Comentários desativados em Sesc promove diversas atividades dentro da Semana da Consciência Negra