Sesc promove diversas atividades dentro da Semana da Consciência Negra
Já “O Catedrático do Samba” mostra o registro sobre a vida do cantor e compositor paulista Germano Mathias. O filme traz histórias saborosas contadas pelo próprio sambista, destaque para o itinerário das gafieiras, lembra o início de tudo a descoberta das latinhas de engraxate como instrumento musical e a nostalgia do músico ao lembrar do centro antigo de São Paulo.
No sábado (8), às 17h, acontece o seminário sobre cultura de rua, hip hop e educação. Trata-se de um encontro de movimentos e instituições organizadas, para reflexões sobre a importância da cultura Hip Hop, como ferramenta de valorização do indivíduo e inclusão social através das redes sociais. O encontro contará com a presença do rapper Thaíde, da professora Márcia Aparecida Lima Vieira, e do coordenador do Programa Difusão Cultural Afro-Brasileira de Piracicaba, Antonio Filogenio de Paula Júnior e do educado ca casa do Hip Hop de Piracicaba, Osvaldo Nazareth e de Soweto Gevanilda da Casa do Hip Hop de Campinas.
O Dia da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e celebrado em 20 de novembro. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Durante cem anos (1595-1695), Palmares constituiu um foco de resistência aos ataques da Coroa. Em função da sua expressão histórica, representa um ícone de formação social e cultural que contribui no fortalecimento de ações para ampliação da cidadania.