2ª Edição do Palmares.DOC apresenta a história da África para crianças em Salvador
Alunos das escolas públicas de Salvador receberão conhecimentos sobre a África e a Lei 10.639
Salvador recebe mais uma vez a mostra de documentários Palmares.DOC, que exibirá nos dias 03 e 09 de outubro, o DVD do espetáculo infantojuvenil “Áfricas”, do Bando de Teatro Olodum, em Salvador. A iniciativa apresenta em solo soteropolitano produções que retratam a arte, a cultura e a religiosidade afro-brasileira.
Realizado pela representação da FCP – MinC, para Bahia e Sergipe esta edição do evento é voltada para crianças de faixa etária entre seis e 15 anos, que moram no subúrbio ferroviário da cidade. O objetivo é atender a comunidade escolar local, oferecendo capacitação e conhecimento sobre a Lei 10.639, que completa 10 anos em 2013.
Fábio de Santana, representante regional da FCP, afirma que a intenção é fazer do Palmares.DOC um projeto contínuo de integração com as comunidades e oferecer maior proximidade com o universo do continente africano. “A idéia é refletir sobre o que é ser negro, desmistificar a história de uma África selvagem, mostrar a importância do continente no processo de formação do país”, afirma. “A ação também possibilitará o diálogo da Fundação Palmares com esse público, destacando a importância e o histórico da instituição. É a atuação da FCP no campo da formação”, ressalta.
Sinopse:
“Áfricas” é o primeiro infantojuvenil do Bando e traz à cena o continente africano, através da sua história, seu povo, seus mitos e religiosidade. Dirigido por Chica Carelli a peça aborda o universo mítico africano em uma tentativa de suprir a escassez de referenciais africanos no imaginário infantil, povoado de fábulas e personagens eurocêntricos.
Assim, desfilam no palco personagens que revelam o modo de ser do povo africano, as formas de se relacionar com a natureza e com o sagrado e os traços que unem o Brasil, em especial a Bahia, ao continente negro. Mas não uma África singular, com as imagens estereotipadas de animais selvagens, doenças e fome. E sim, um continente complexo, formado por mais de 50 países e centenas de dialetos e povos com histórias diferenciadas, formas de resistência e sobrevivência e um rico modo de se relacionar com o sagrado. Enfim, a África no plural.
Mais uma vez, está em cena o talento do elenco do Bando que canta, toca, dança em um espetáculo repleto de músicas, cores e danças para abordar o universo mágico e lúdico das lendas e contos africanos que ultrapassaram séculos e continentes através das narrativas dos griôs, ancestrais detentores da sabedoria e da linguagem oral.
Entre estes contos selecionados, está o da Criação do Mundo, que narra a aventura de Oxalá, enviado por Olorum para criar os recursos da terra e o homem. Conta-se que Oxalá utilizou-se de vários elementos para feitura do ser humano (água, fogo, madeira) e todos se tornaram ineficientes, até que Nanã Buruku, a mais velha e sábia dos deuses, apresentou a Oxalá, a lama, com a qual o homem foi moldado e ganhou vida.
Serviço:
03 de outubro
O que:
- Ás 10 horas, exibição do DVD do espetáculo infantojuvenil “Áfricas”, do Bando de Teatro Olodum, com bate papo com Geise Oliveira, produtora, mestranda em Pós-Cultura pela UFBA.
- Ás 15 horas, exibição do DVD do espetáculo infantojuvenil “Áfricas”, do Bando de Teatro Olodum, com bate papo com Régia Mabel da Silva Freitas, mestra em Políticas Sociais.
Onde: Centro Cultural Plataforma, Praça São Brás, S/N, Plataforma, Salvador/BA
09 de outubro
O que: Exibição do DVD do espetáculo infantojuvenil “Áfricas”, do Bando de Teatro Olodum e
bate papo com Geise Oliveira (Produtora, Mestranda/PosCultura/UFBA), a partir das 18 horas
Onde: Sede do Grupo Cultural E² (É ao quadrado) – Rua Adilson Leite, 39E, Alto do Cabrito,
Salvador/BA
Contato: fcp.bahia@palmares.gov.br