Personalidades Negras – Mestre Bimba

Mestre_Bimba

“E a capoeira foi crescendo e se expandiu
Hoje é filosofia de vida em todo o Brasil
E o mais forte de tudo é a perseverança
A esperteza e a malandragem
Que só tem quem tem coragem
E é discípulo de Bimba

Iô, iô, iô, iô, vou ver seu Bimba lá no mar
Iô, iô, iô, iô, quando o berimbau chamar
Iô, iô, iô, iô, olha a mandinga e o mortal
Iô, iô, iô, iô, chora Angola e Iuna
Iô, iô, iô, iô, o capoeira sempre está”

Da música – Discípulo de Mestre Bimba – Natiruts

Mestre Bimba (Manuel dos Reis Machado) filho de Luiz Cândido Machado e Maria Martinha do Bonfim, nasceu no bairro de Engenho Velho, em Salvador (BA) no dia 23 de novembro de 1900. Foi estivador, e começou a praticar Capoeira aos 12 anos de idade, aos 18 já era professor. Como não existiam academias, treinava-se nas esquinas, nas portas dos armazéns e até no meio do mato. Mestre Bimba desenvolveu um estilo de capoeira direto, inspirando-se no antigo “Batuque”, luta na qual seu pai era campeão. Em 1928, mestre Bimba criou a”Capoeira Regional Baiana”.

A partir do Estado Novo, na década de 1930, o Brasil atravessou uma fase de transformações políticas e culturais, com ideais nacionalistas e de modernização. É nesse contexto que surge a oportunidade de Mestre Bimba divulgar seu trabalho. Em 1937 foi convidado pelo então governador da Bahia, o General Juracy Magalhães, para fazer uma apresentação com a presença do Presidente da República. A partir deste evento, Mestre Bimba foi reconhecido como professor de educação física pela Secretaria de Educação e Assistência Pública do Estrado, sua academia foi a primeira no Brasil  a ser legalmente reconhecida.

Mestre Bimba se destacou pelo seu método de ensino, com técnicas de defesa Pessoal até mesmo contra armas . Preocupado em manter sempre a imagem positiva da Capoeira, não permita o treino em sua academia daqueles que não trabalhavam nem estudavam.

De |setembro 30th, 2013|Sem categoria|Comentários desativados em Personalidades Negras – Mestre Bimba