Prêmio para atividades culturais em quilombos, terreiros e coletivos negros será lançado em Goiânia

Na próxima terça-feira, 07 de outubro, a Fundação Cultural Palmares (FCP/MinC) lança em Goiânia/GO o Prêmio de Culturas Afro-brasileiras. O objetivo do edital inédito é reconhecer e apoiar iniciativas culturais realizadas por comunidades quilombolas, religiosas de matriz africana e coletivos negros. Participam do evento a ministra da Cultura, Marta Suplicy, o presidente da FCP/MinC, Hilton Cobra e Márcia Rollemberg, da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC/MinC), entre outros.

As inscrições para o Prêmio de Culturas Afro-brasileiras estão abertas até 06 de novembro, via Correios ou internet (SalicWeb). O valor total é de R$2,5 milhões oriundos da SCDC/MinC, que serão distribuídos entre os 60 projetos selecionados.

O concurso vai premiar atividades nas áreas de literatura, música, artes plásticas e cênicas. A proposta é investir nas expressões culturais desenvolvidas por essas comunidades e garantir seu acesso aos mecanismos de fomento à cultura. Configura-se, ainda, uma forma de cumprir as diretrizes formuladas pelo Plano Plurianual do Governo Federal e pelo Plano Nacional de Cultura – Meta 6.

Categorias – A premiação está dividida em três categorias: Iniciativa Cultural Quilombola; Iniciativa Cultural de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Iniciativa Cultural de Coletivos Culturais Negros. Estão aptas a participar pessoas físicas e jurídicas que realizam atividades culturais voltadas para comunidades e/ou expressões quilombolas, de povos e comunidades de matriz africana e outros bens culturais afro-brasileiros.

O Prêmio de Culturas Afro-brasileiras é uma parceria entre a Fundação Cultural Palmares e da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC/MinC).

Para outras informações, acesse: http://www.palmares.gov.br/?p=34248

Serviço

Lançamento do Prêmio de Culturas Afro-brasileiras

Data: terça-feira, 07 de outubro de 2014

Horário: 10h30

Local: Auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás – Palácio Alfredo Nasser – Alameda dos Buritis, 231 – Setor Oeste, Goiânia/GO.

Mais informações: (61) 3424-0173 /dep@palmares.gov.br

De |outubro 3rd, 2014|Institucional, Notícia, Secundária, Sem categoria|Comments Off on Prêmio para atividades culturais em quilombos, terreiros e coletivos negros será lançado em Goiânia