Ciclo de Palestras Conheça Mais: Movimento Negro é tema de encontro no Ceará

Os movimentos sociais são resultado das dificuldades encontradas por perfis populacionais para o alcance de um determinado objetivo. Seja pela falta de acesso a informação, pela invisibilidade social ou por burocracias, a garantia de um direito fundamental negligenciado pode ser foco para a articulação de pessoas com um objetivo comum: de que todos tenham acesso as mesmas condições de vida. O assunto será abordado na próxima quinta-feira (9), em Juazeiro do Norte/CE, durante as atividades do Ciclo de Palestras Conheça Mais Cultura Afro-Brasileira.

O professor Reginaldo Ferreira Domingos, doutorando pela Universidade Federal do Ceará (UFC) , conceituará na palestra Movimento Negro: Lutas e Conquistas a ideia de movimentos sociais, onde destacará os movimentos negros. Entre eles, o especialista destacará o Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec), o Dia da Consciência Negra como espaço às reflexões sobre como os negros foram e são tratados na sociedade e os movimentos de mulheres negras na luta por direitos humanos.

Em sua exposição, Domingos ressaltará ainda a Caminhada pela Liberdade Religiosa, que acontece anualmente na região, com o objetivo de atentar para a intolerância sofrida pelos adeptos das religiões de matriz africana. “Atos públicos como esse também têm características de movimentos sociais”, disse.

Mais sobre o Movimento Negro – O encontro também será marcado por outras duas palestras: Reflexões Sobre o Movimento de Mulheres NegrasO Movimento de Mulheres Negras: Um Olhar Sobre os Vlogs de Beleza.

As exposições realizadas durante o Ciclo de Palestras serão convertidas em livros para compor a Coleção Conheça Mais.  As publicações visam atender à demanda por material didático na área de cultura afro-brasileira, de acordo com a Lei nº 10.639/2003. O papel didático-pedagógico das publicações é ser referência para pesquisas, estudos e reflexões sobre os mais diversos temas. As obras são distribuídas gratuitamente nas escolas e bibliotecas.

Acompanhe a Agenda do Ciclo de Palestras

A iniciativa é da Fundação Cultural Palmares/MinC, por meio do Centro de Informação e Referência da Cultura Negra – CNIRC.

SERVIÇO

O quê: Ciclo de Palestras Cultura Afro-brasileira: Nosso Patrimônio
Tema: O Movimento Negro em Questão

Palestra 1:
Reflexões Sobre o Movimento de Mulheres Negras
Palestrante: Joselina da Silva (Fundação Cultural Palmares)

Palestra 2: Movimento Negro: Lutas e Conquistas
Palestrante: Reginaldo Ferreira Domingos (Universidade Federal do Ceará- UFC)

Palestra 3: O Movimento de Mulheres Negras: Um Olhar Sobre os Vlogs de Beleza
Palestrante: Dávila Feitosa (Grupo de Mulheres Negras – Preta Simoa)

Quando: 09 de outubro
Horário: 18h30
Onde: Universidade Federal do Cariri, Campus Juazeiro do Norte, Piso Inferior do 3º Bloco – Sala 87
Endereço: Av. Tenente Raimundo Rocha S/N – Bairro Cidade Universitária,  Juazeiro do Norte – CE

De |outubro 2nd, 2014|Notícia, Secundária|Comentários desativados em Ciclo de Palestras Conheça Mais: Movimento Negro é tema de encontro no Ceará