I Colóquio Discurso e Práticas Culturais – DIPRACS (Cultura, Cotidiano e Identidades Discursivas)

Primeira Chamada de Trabalhos

O Grupo de Pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais (Discuta) do Programa de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade Federal do Ceará realizará, entre os dias 11 e 14 de agosto de 2009, em Fortaleza – CE/Brasil, o I Dipracs – I Colóquio Discurso e Práticas Culturais. O evento tem por objetivo promover a integração e interação entre grupos de pesquisadores em Análise do Discurso e de outras áreas das ciências humanas que têm os fenômenos culturais como objeto, além de estimular a criação de novos grupos de estudos e pesquisa sobre a cultura e fortalecer os estudos sobre cultura brasileira no espaço acadêmico.

O Evento constará de 6 mesas-redondas, além das conferências de abertura e encerramento. Estão previstos os seguintes temas: Discurso literomusical; Discurso literário; Discurso, Identidade e interculturalidade; Discurso religioso; Discurso regionalista, identidade nacional e globalização; Discurso e imagem. Ao definir esses temas, o Grupo Discuta pretende, nos quatro dias do encontro, fundar uma arena interdisciplinar que reúna pesquisadores brasileiros de diversas áreas interessados na investigação da relação entre cultura, discurso e identidade no mundo contemporâneo. Apesar dessa perspectiva mais central, o I DIPRACS estará aberto para discutir também princípios e metodologias pertinentes à presença da cultura em áreas tais como o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa e de línguas estrangeiras, a Dialetologia, a Etnolinguística, a Sociolinguística, a Semântica, dentre outras.

Inscrições com submissão de trabalhos prazo: De 14 de abril a 20 de julho 2009.

Inscrições sem submissão de trabalhos prazo: De 14 de abril a 11 de agosto 2009.

Os trabalhos, a serem apresentados em pôsteres ou sessões de comunicações (individuais e coordenadas), devem estar vinculados às seguintes temáticas:

– discurso literomusical
– discurso literário
– discurso religioso
– discurso, identidade e interculturalidade
– discurso regionalista, identidade nacional e globalização
– discurso e imagem
– outras relacionadas ao discurso da e sobre cultura e identidade.

Presenças confirmadas:

Arthur Nestrovski (Folha de S. Paulo), Carlos Sandroni (UFPE), Claudiana Nogueira de Alencar (UECE), Durval Muniz (UFRN), João Batista Costa Gonçalves (UECe), João Wanderley Geraldi (Unicamp), José Miguel Wisnik (USP), Kanavilil Rajagopalan (Unicamp), Nádea Gaspar (UFSCar), Ruberval Ferreira (UECE), Tânia Clemente de Sousa (UFF), Tércia Montenegro Lemos (UFC).

Mais informações a respeito de valores, procedimento de inscrição, submissão de trabalhos, minicursos, programação, lançamento de livros, etc. podem ser encontradas no site do Grupo Discuta (http://www.grupodiscuta.ufc.br) ou pelo email grupo.discuta@gmail.com.

De |abril 29th, 2009|Notícia|Comentários desativados em I Colóquio Discurso e Práticas Culturais – DIPRACS (Cultura, Cotidiano e Identidades Discursivas)