MS lança cartilha sobre comunidades quilombolas

Raimunda Luzia de Brito, coordenadora de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul

A Coordenação de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul lança hoje pela manhã (03/07), no auditório da Funasa, uma coletânea sobre 13 comunidades rurais quilombolas do Estado.

Segundo a Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul (Funass), para realização dos trabalhos foram pesquisadas 13 comunidades do Estado: Ourolândia (Rio Negro); Picadinha (Dourados); São Miguel (Maracaju); Furnas da Boa Sorte (Corguinho); Furnas do Dionísio (Jaraguari); Chácara Buriti (Campo Grande); Família Bispo (Sonora); Família Malaquias (Figueirão); Família Os Pretos (Terenos); Família Quintino (Pedro Gomes). E ainda, as comunidades da Família Cardoso, Família Araújo e Ribeiro, localizadas no município de Nioaque, e a comunidade Furnas dos Baianos, do município de Aquidauana.

A coletânea de informações sobre as Comunidades Negras Rurais Quilombolas de Mato Grosso Do Sul tem o intuito de conhecer e identificar as peculiaridades de cada uma das treze comunidades através de pesquisa realizada pela equipe do setor de Educação em Saúde da Coordenação Regional da Funasa de Mato Grosso do Sul (CORE/MS). De acordo com o órgão, essas comunidades negras descendem de escravos fugitivos que migraram de várias partes do país ainda no século XIX e se alojaram em áreas rurais geralmente de difícil acesso, formando as Comunidades Quilombolas, onde mantiveram suas tradições e culturas.

Segundo a Funasa, para traçar um perfil embasado nos dados repassados pelas comunidades foram pesquisadas: a diversidade artística e cultural, faixa etária e sexo, condições de moradia e de saneamento básico, problemas de saúde mencionados pelos moradores e necessidades existentes (reivindicações para melhoria da qualidade de vida, grau de escolaridade, ocupação e aspecto religioso). Em um ano de pesquisas foram ouvidas 1.078 pessoas de 286 famílias residentes em Quilombos.

De acordo com o órgão, a divulgação desta coletânea junto aos órgãos públicos do Estado, municípios de Mato Grosso do Sul e dentro das próprias comunidades, tem por finalidade contribuir na busca de ações articuladas, para garantir melhor qualidade de vida e resgatar a auto-estima e cidadania da Comunidade Negra de Mato Grosso do Sul.

Convidados

Foram convidados para o evento:

– Membros das Comunidades Quilombolas de MS

– Beatriz Dobashi – Secretária de Estado de Saúde do MS

– Luiz Henrique Mandetta – Secretário Municipal de Saúde de Campo Grande

– CONERQ – Coordenação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas de Mato Grosso do Sul

-Prefeitos e Secretários de Saúde dos Municípios onde existem quilombos

– Dra. Raimunda Luiza de Brito – Ceppir – Coordenadoria de Políticas para a Promoção de Igualdade Racial de MS

– Sra. Lucinda Pedrosa Rosário – Gerente da Igualdade Racial do MS

– Marina Rosa de Sampaio Bragança – Superintendente da SETASS

– Silvia Raquel Bambokian – Chefe do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde do MS

– Celso Arruda – Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário de MS

– Waldir Cipriano Nascimento – Superintendente Regional do Incra de MS

Entidades:

– Do movimento negro:

– Instituto Luther King

– Coletivo de Mulheres Negras de MS

– Instituto Casa da Cultura Afro-Brasileira

– Conselho Estadual dos Direitos do Negro – Cedine

– Fórum Permanente da Diversidade Racial

– Fórum Permanente de Entidades do Movimento Negro

– TECAM – Associação Trabalho Estudo Cultura Afrodescendente em Movimento “José Mauro Masssias da Silva”

– Fórum permanente da Diversidade Racial/ Forpeder-MS

Serviço

Evento: Lançamento da Coletânea das Comunidades Negras Rurais Quilombolas de Mato Grosso do Sul

Data: 03 de julho de 2009

Local: Auditório da Coordenação Regional da Funasa de Mato Grosso do Sul – Rua Jornalista Belizário Lima 263, Vila Glória – Campo Grande-MS

Hora: 9 horas.

Fonte: Notícias MS – Com informações da Funasa/MS – Foto: Rachid Waqued

De |julho 3rd, 2009|Notícia|Comentários desativados em MS lança cartilha sobre comunidades quilombolas