Centro atenderá 500 famílias de quilombolas
JANAÚBA – O território do Quilombo do Gorutuba recebe, a partir deste mês, um importante benefício. Trata-se do acompanhamento efetivo do sistema de assistência social adotado pela prefeitura de Janaúba. Com equipe própria de profissionais, tanto da área de serviço social quanto de saúde, a prefeitura dará suporte às famílias de quilombolas.
Euzinha Fernandes dos Santos, Tia Teu, presidente da Associação dos Quilombolas do Gorutuba.
Na semana passada foi inaugurado o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – destinado ao território do quilombo. O centro está instalado no distrito de Vila Nova dos Poções. O CRAS Quilombola foi instituído pela parceria entre a prefeitura de Janaúba e o ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
O prefeito José Benedito Nunes Neto,PT, destaca que o objetivo do centro é conceder o atendimento mais qualificado às famílias de comunidades quilombolas remanescentes espalhadas pela região. Cerca de 500 famílias serão atendidas no CRAS, que ficará responsável pelo seu monitoramento e encaminhamento.
– A unidade se soma a outras duas já existentes em Janaúba, que oferecem cursos e oficinas de capacitação, ações de estímulo à inclusão produtiva e ao associativismo, além de atividades para jovens e para a terceira idade, dentre outras – comentou o prefeito.
O Norte de Minas