Fortaleza sedia maior e mais plural encontro de cultura brasileira, o Teia Brasil 2010




No próximo mês de março, entre os dias 25 e 31, a capital cearense receberá milhares de representantes de Pontos de Cultura de todas as regiões do país, no evento Teia 2010 – Tambores Digitais.

Nesta quarta edição do encontro nacional de Pontos de Cultura estão sendo aguardados participantes de cerca de 2.500 instituições conveniadas com o Ministério da Cultura (MinC), por meio dos programas Cultura Viva e Mais Cultura.



Constam da programação debates, seminários, painéis, rodas de prosa, exibições audiovisuais e exposições, além das apresentações artísticas e de manifestações culturais.

A Teia é um emaranhado de manifestações culturais de diversas regiões e em várias linguagens, uma oportunidade de revelar os diversos Brasis através da descentralização da produção.



Como etapas preparatórias ao evento são realizadas as chamadas ´Teias Regionais´, que objetivam promover a interação e o intercâmbio entre os diversos Pontos de Cultura nos estados.



A seguir, alguns desses encontros pelo país:



Goiás


A Vila de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, ao norte do estado de Goiás, está realizando desde ontem, dia 18, o ´Teia Centro-Oeste´.



O encontro, que prossegue até domingo, 21, é para promover o intercâmbio e a capacitação dos gestores culturais de cerca de 250 Pontos de Cultura da região.



Além das oficinas preparatórias, a programação também tem atividades voltadas para a troca de experiências, avaliação de processos e mostra artística. Diversidade cultural, articulação, juventude, meio ambiente, novas tecnologias e outros temas da agenda social estão sendo debatidos em rodas de conversa.



Paraiba


Também desde ontem, 18, está acontecendo em João Pessoa, o Teia Paraíba 2010, que visa ampliar o intercâmbio na Rede de Pontos de Cultura no estado.



No encontro, que termina nesta sexta-feira, 19, são promovidos mostra de produtos e serviços, e o 1º Fórum Estadual dos Pontos de Cultura.



No ´Teia PB´ acontece a mesa-redonda Perspectiva dos Pontos de Cultura na Paraíba: Novos Editais e Articulações, reunindo representantes do MinC, do governo estadual, das prefeituras municipais de João Pessoa e de Campina Grande.



Minas Gerais


Para promover e reforçar a articulação da Rede de Pontos de Minas Gerais será realizado o encontro Teia Minas, de 26 a 28 de fevereiro, no Espaço Centro e Quatro, em Belo Horizonte.
 


O evento é uma promoção colaborativa entre instituições ligadas ao Programa Cultura Viva, comissão e coordenação estaduais de Pontos de Cultura, com o apoio da representação regional do MinC e Funarte.


Na programação estão previstas apresentações artísticas, mesas de debates, rodas de discussão e exposição de painel dos Pontos de  Cultura mineiro. Durante o 3º Fórum Estadual de Pontos de Cultura MG haverá a eleição da nova comissão estadual de Pontos de Cultura de Minas Gerais.



São Paulo


O encontro dos mais de 400 Pontos de Cultura paulistas, por sua vez, será na cidade de Guarulhos, entre 26 de fevereiro e 2 de março, quando a cidade da Grande São Paulo sedia a primeira edição do ´Teia Paulista´.


O evento é realizado pela comissão paulista dos Pontos de Cultura, em parceria com o MinC e a prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.


No dia 26, a partir das 18h30, no Adamastor Centro, a abertura do encontro contará com as boas-vindas do Bloco Afro Ilú Obá De Min – Ilú Onã – Caminhos do Tambor (SP), seguido do início da mostra artística com apresentações de dança de Pontos de Cultura de Diadema e de Guarulhos.


Assessoria de Comunicação da FCP, com informações da Comunicação Social do MinC

De |fevereiro 19th, 2010|Notícia|Comentários desativados em Fortaleza sedia maior e mais plural encontro de cultura brasileira, o Teia Brasil 2010