SEPPIR e Palmares discutem políticas públicas voltadas à Serra da Barriga

No dia 20/02 (segunda-feira), na sede da Fundação Cultural Palmares, em Brasília, reuniram-se representantes desta Entidade e da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos. A reunião teve o escopo de possíveis parcerias para a realização de projetos voltados à Serra da Barriga, localizada em União dos Palmares (AL). Nesse sítio histórico está situado o Quilombo dos Palmares – o maior refúgio de negros escravizados da América Latina -, onde viveu seu maior líder, Zumbi dos Palmares.

Também foi mencionado pelo secretário interino da SEPPIR, Sr. Juvenal Araújo, a importância de implementar as políticas previstas na Agenda Social Quilombola naquela região. Bem como a necessidade de uma força-tarefa para conseguir o apoio de outros entes do Governo Federal para a realização de ações afirmativas destinadas à comunidade do local.

Segundo o presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira, as parcerias firmadas são essenciais para o desenvolvimento, com destaque para a existência de um planejamento de ações e um acordo de cooperação técnica que envolve, entre outros aspectos, o incentivo ao turismo.

Tendo em vista apresentação do planejamento da Fundação Palmares para um alinhamento das agendas entre SEPPIR e FCP, uma parceria para que as agendas conjuntas atendam as pautas e interesses em comum.

A Serra da Barriga fica a cerca de 9km do município de União dos Palmares, situado a 80 km de Maceió (AL). Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, em 1985, a região faz parte do Planalto Meridional da Borborema, ocupando uma área verde de aproximadamente 27,97km².

Em 2007, o Ministério da Cultura, por intermédio da Fundação Cultura Palmares, implantou o Parque Memorial Quilombo dos Palmares na Serra da Barriga, local este dedicado à cultura negra do país.

De |fevereiro 21st, 2017|Banner, Notícia, Sem categoria|Comments Off on SEPPIR e Palmares discutem políticas públicas voltadas à Serra da Barriga