Filme O Xadrez das Cores expõe conflito racial

O conflito entre uma mulher de 80 anos, extremamente racista, e uma moça negra que vai trabalhar na casa da idosa. Este é o enredo do curta-metragem O Xadrez das Cores, que será exibido nesta sexta-feira (17 de novembro), a partir de 8h30, no Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, na Praça Multieventos, no bairro da Pajuçara, em Maceió (AL). Com o nome de Cine Fórum, a programação faz parte do projeto Vamos Subir a Serra, em comemoração ao Mês da Consciência Negra e que conta com apoio da Fundação Cultural Palmares (FCP).

O filme tem direção de Marco Schiavon. No elenco estão Anselmo Vasconcellos, Mirian Pyres e Zezeh Barbosa. Em 2005, O Xadrez das Cores recebeu diversos prêmios, entre eles o de Melhor Filme pelo Júri Popular, no Festival de Cinema de Goiás; Melhor Curta do Júri Popular, no Festival de Cinema Brasileiro de Miami; e Melhor Curta Metragem Nacional do Júri Popular e Prêmio Especial, no Festival de Cinema e Vídeo de Curitiba.

Após a sessão, haverá debate com estudantes da rede municipal de ensino para discutir questões como racismo, preconceito e discriminação.

De |novembro 16th, 2017|Destaque, Notícia, Sem categoria|Comentários desativados em Filme O Xadrez das Cores expõe conflito racial