Coletânea de contos de Machado de Assis ganha repercussão nos Estados Unidos

Um dos mais importantes autores da literatura nacional e fundador da Academia Brasileira de Letras (ABL), Machado de Assis (1839-1908) está conseguindo enorme repercussão com sua obra nos Estados Unidos. Nos 110 anos da morte do escritor carioca, o jornal americano The New York Times publicou uma resenha elogiando a coletânea de 76 contos The Collected Stories of Machado de Assis, editada  recentemente na terra do Tio Sam.

No texto intitulado Um mestre da narrativa do Brasil no século 19, a crítica literária Parul Sehgal lembra que Assis já foi comparado a grandes nomes das letras no mundo, como o inglês Charles Dickens, o americano Edgar Alan Poe e o irlandês James Joyce.

Maior representante da tendência literária conhecida como Realismo no país, Machado enveredou pelos diversos gêneros literários, como a poesia, a crônica, o romance, o conto e a crítica. Afro-descendente, retratou em seus textos com maestria a sociedade de seu tempo, envolta em mudanças como a Abolição da Escravidão e a Proclamação da República.

 

De |junho 8th, 2018|Notícia|Comentários desativados em Coletânea de contos de Machado de Assis ganha repercussão nos Estados Unidos