Inscrições para escolha do novo logotipo da Palmares são prorrogadas e vão até 15 de outubro

Em entrevista, o Diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira (DEP), Marcos Petrucelli, falou dos critérios para a escolha do vencedor do concurso

 

À frente do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira (DEP), o Diretor Marcos Petrucelli explicou em entrevista, os preparativos do concurso, para a escolha dos novos logotipo e logomarca da Instituição. As inscrições encerram-se no dia 15 de outubro.

O concurso vai selecionar o melhor projeto de criação tendo como principal objetivo a nova identidade visual do órgão. A escolha da logomarca por Concurso evidencia-se como mais democrática, por ser aberta a toda população, seguindo o preceito constitucional da laicidade do Estado e ainda a grande diversidade existente no país.

“O atual logotipo da Palmares existe desde seu surgimento, há mais de 30 anos, e essa gestão achou por bem criar um novo logotipo, mais moderno. Esse atual faz uma referência ao Machado de Xangô, que é um personagem sobre o qual ninguém vai questionar a relevância do ponto de vista histórico dentro da cultura negra. ” Relatou Petrucelli.

O diretor ainda destacou que o logotipo deve ser uma representação do Brasil. Com as cores do Brasil. “ Tem que ter o espírito do Brasil e que represente todos os brasileiros, inclusive os negros, porque a Missão Institucional da Palmares é a de integrar o negro brasileiro, e não separá-lo do resto da nação. O novo logotipo deve representar essa união dos brasileiros.” Observou.

A identidade visual escolhida para o novo logotipo e logomarca passará a ser de propriedade exclusiva da Fundação Cultural Palmares (FCP) e os logos serão adotados como a “marca oficial”, permitindo sua utilização nas mais variadas peças e meios de comunicação: impressos em geral, outdoors, banners, páginas nas mídias digitais, cartazes, faixas etc.

As propostas não poderão exibir marcas, nomes, pseudônimos, assinatura, ou quaisquer indicações que possam identificar autoria, sob pena de desclassificação. Apresentadas em 02 (duas) diferentes cores: versão multicolorida e versão preto e branco (positivo e negativo).

O autor do projeto vencedor será premiado com R$ 20.000,00. Quanto ao julgamento da escolha, será constituída uma comissão composta por até 5 (cinco) servidores, todos com reputação ilibada e pleno conhecimento da matéria em exame.

Obrigatoriamente, terá que conter formas e cores que remetam única e exclusivamente à nação brasileira, ser original e inédita, podendo ser produzidas em qualquer técnica, sem limitação de uso de recursos gráficos.

 

EDITAL nº 02/2021 – ABERTURA

1ª RETIFICAÇÃO DO EDITAL

2ª RETIFICAÇÃO DO EDITAL

3ª RETIFICAÇÃO DO EDITAL

4ª RETIFICAÇÃO DO EDITAL

PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES

AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS PELO LINK: https://forms.gle/qToVrZ7YmbW5thAy6.

ANEXO IV – Contrato de Cessão dos Direitos Autorais e Patrimoniais do Novo Logotipo e Logomarca da FCP

ANEXO V – Formulário de Avaliação

ANEXO VI – Termo de Uso de Imagem e Voz

ANEXO VII – Formulário de Recurso

PROJETO BÁSICO

DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE

NOTA INFORMATIVA I

NOTA INFORMATIVA II

NOTA INFORMATIVA III

Participe!
Fundação Cultural Palmares.

De |setembro 23rd, 2021|Destaque, Notícia|Comments Off on Inscrições para escolha do novo logotipo da Palmares são prorrogadas e vão até 15 de outubro