Edital de fotografia mostrará o cidadão negro em sua amplitude e dignidade

Criado pelo Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC), o edital premiará cinco conjuntos de imagens que valorizem o cidadão negro brasileiro

A Fundação Cultural Palmares lança nesta segunda-feira, 18 de outubro, o edital “Iº PRÊMIO DE FOTOGRAFIA PALMARES – AMPLITUDE E DIGNIDADE”. Serão premiadas fotografias produzidas em qualquer parte do território nacional.

“Cada participante escolherá um recorte temático para produzir seu conjunto de 25 fotografias. Por exemplo, pode decidir fotografar uma determinada profissão ou uma série delas; ou pode escolher como recorte a infância, ou um aspecto social ou cultural da vida do negro, e assim por diante. Uma vez escolhido o recorte temático, deverá ir a campo para fazer sua interpretação do tema por meio da produção de fotografias”, explica Marco Frenette, coordenador-geral do CNIRC.

Uma Comissão Julgadora escolherá os cinco conjuntos de imagens que melhor representem o conceito central do concurso, o qual visa se contrapor a uma visão parcial que reduz a condição do cidadão negro a esteriótipos. As imagens premiadas mostrarão o cidadão negro nas mais variadas situações, indo desde as pessoas de origem humilde até os que vivem em boas condições financeiras, passando por trabalhadores intelectuais e braçais, e visitando os cidadãos negros de todas as idades, sexos e crenças religiosas.

“Ao fim do certame, as fotografias premiadas inaugurarão o novo banco de imagens da Fundação Cultural Palmares, o qual demonstrará a força e a dignidade com que os cidadãos negros brasileiros conduzem suas vidas, apesar de todas as dificuldades de nosso país”, diz Frenette.

As fotos premiadas serão disponibilizadas gratuitamente ao público por meio do site oficial da Fundação Cultural Palmares (www.palmares.gov.br).

O Concurso é para pessoas físicas (PF) ou Microempreendedor Individual (MEI), e a premiação será de 50 (cinquenta) mil reais para cada um dos cinco ganhadores. Podem participar fotógrafos profissionais e amadores. As inscrições se encerram no dia 2 de dezembro.

EDITAL Nº 05/2021 – I PRÊMIO DE FOTOGRAFIA PALMARES – AMPLITUDE E DIGNIDADE

ANEXO I – DECLARAÇÃO DE QUE NÃO POSSUI QUALQUER TIPO DE VÍNCULO COM O MINISTÉRIO DO TURISMO OU A FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES
Versão DOC / Versão PDF

ANEXO II – DECLARAÇÃO ANTIPLÁGIO
Versão DOC / Versão PDF

ANEXO III – TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS (CDA)
Versão DOC / Versão PDF

ANEXO IV – TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM E VOZ
Versão DOC / Versão PDF

ANEXO V – CONTRATO DE CESSÃO DOS DIREITOS AUTORAIS E PATRIMONIAIS
Versão DOC / Versão PDF


Por Fundação Cultural Palmares

De |outubro 18th, 2021|Banner, Notícia|Comments Off on Edital de fotografia mostrará o cidadão negro em sua amplitude e dignidade