Renovação do acervo: Palmares aprova aquisição de 5 mil novos livros

As obras referem-se a publicações bibliográficas nacionais e importadas relacionadas à temática negra

A Diretoria Colegiada da Fundação Cultural Palmares aprovou nesta quinta-feira (28), a aquisição de 5 mil livros, os quais farão parte do novo acervo da instituição. Com a obtenção dos títulos, o rol de livros da entidade finalmente estará em conformidade com o século 21.

Estiveram presentes na reunião o presidente Sérgio Camargo; o Diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio da Cultura Afro-Brasileiro (DPA), Marco Antônio; e o Diretor do Departamento de Fomento e Proteção da Cultura Afro-Brasileira (DEP), Marcos Petrucelli.

As obras que serão adquiridas pela Palmares referem-se a publicações bibliográficas nacionais e importadas relacionadas à temática negra e servirão para compor o acervo bibliográfico do futuro Centro de Estudos Machado de Assis (CEMA), ligado ao Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC).

A equipe do CNIRC é formada pelo coordenador geral Marco Frenette, pelos coordenadores Guilherme Bruno e Gustavo Silva, pelo bibliotecário Henrique Bezerra de Araújo e pelos estagiários Michael Ironham, Isis Lung Vargas, Poliana Kaori e Ana Beatriz de Sousa.

O antigo acervo bibliográfico da Instituição não cumpre sua missão institucional, refletindo uma mentalidade revolucionária e alheia à realidade do negro, além de estacionado anos 1970 e 1980, sem a presença de obras fundamentais à temática negra lançadas nos últimos 40 anos.

Por Fundação Cultural Palmares

De |outubro 29th, 2021|Destaque, Notícia|Comments Off on Renovação do acervo: Palmares aprova aquisição de 5 mil novos livros