Fundação Palmares publica o documento “Políticas de Acervo”, o qual balizará as ações do futuro Centro de Estudos Machado de Assis

Com a finalidade de trazer o acervo da Palmares para o século 21, o Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC) publicou nesta segunda-feira (20), o PDF “Políticas de Acervo”, contendo dois importantes documentos: “A Política de Formação, Desenvolvimento e Gestão do Acervo” e o “Manual do Processamento Técnico do Acervo da Futura Biblioteca da Fundação Cultural Palmares”.

O primeiro documento é essencial para instruir e orientar os profissionais lotados no CNIRC quanto aos processos e procedimentos de formação e desenvolvimento de acervos, no que tange a coerência na qualidade e na quantidade necessária ao atendimento dos usuários, de acordo com a missão e os objetivos da Fundação Cultural Palmares.

De acordo com o bibliotecário Henrique Araújo, “Políticas do Acervo” oficializa as diretrizes e os critérios que orientarão os processos e as atividades de formação e desenvolvimento de coleções, tanto no quesito da incorporação de novos materiais ao acervo.

Já o segundo documento, o “Manual do Processamento Técnico do acervo bibliográfico da Futura Biblioteca da Fundação Cultural Palmares”, é mais técnico e especializado, abordando todas as diretrizes e parâmetros necessários para o processamento técnico do acervo. Tal ação consiste em várias etapas, algumas simples, outras complexas, que requerem conhecimentos técnicos da área da Biblioteconomia.

“O processamento técnico visa a recuperação e o uso do documento. Ele pressupõe a aquisição, a coleta, o tratamento técnico, o tombamento, o registro da obra, a classificação, a catalogação, a indexação, a etiquetagem, o armazenamento dos itens na estante, a disseminação, a recuperação e o uso”, enumera Henrique.

Tendo em vista a complexidade do tratamento do acervo, fez-se necessário a elaboração de um manual para orientação dos profissionais responsáveis pelo processamento técnico do acervo que comporá a futura Biblioteca da Fundação Cultural Palmares.

DAS POLÍTICAS DE ACERVO – POLÍTICA DE FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DO ACERVO E O MANUAL DO PROCESSAMENTO TÉCNICO DO ACERVO DA FUTURA BIBLIOTECA DA FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES: (Veja aqui)

Por Fundação Cultural Palmares.

De |dezembro 20th, 2021|Destaque, Notícia|Comentários desativados em Fundação Palmares publica o documento “Políticas de Acervo”, o qual balizará as ações do futuro Centro de Estudos Machado de Assis