FESTIVAL DE EDITAIS
Faça já sua inscrição nos concursos da FCP

A Fundação Cultural Palmares está com cinco editais abertos, os quais proporcionam ao cidadão brasileiro, e principalmente às Comunidades Quilombolas, oportunidades em diversas áreas do conhecimento.

Temos o Prêmio de Fotografia Princesa Isabel; o Prêmio de Pintura e Desenho André Rebouças; o Edital de Seleção – Curso online de fotografia e marketing digital; a 2ª Edição- Prêmio Palmares de Arte e o Edital Contando Nossa História.

O Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC) lançou dois editais nesta data comemorativa. O PRÊMIO DE FOTOGRAFIA PRINCESA ISABEL, o concurso tem por objetivo valorizar e dar visibilidade às atividades culturais protagonizadas por negros brasileiros que obtiveram sucesso em suas áreas de atuação, por meio do qual, premiará 10 projetos fotográficos em preto e branco, relacionados à categoria escolhida por cada participante.

E o Edital Prêmio de Pintura e Desenho André Rebouças com finalidade de proporcionar e dar visibilidade necessária às realizações do grande engenheiro e fortalecer o conceito artístico por meio de 18 obras de arte, nas categorias pintura, desenho e xilogravura, as quais deverão figurar os trabalhos realizados pelo engenheiro, serão escolhidas as seis melhores propostas em cada uma das três categorias.

O Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileiro (DPA) impulsionou mais dois Editais: o “Contando Nossa História”, onde cada comunidade remanescente de quilombo terá a chance de contar a história de sua Comunidade de acordo com a sua perspectiva em vídeo. Dessa forma, a FCP propõe valorizar, mapear e divulgar as diferentes histórias, com o objetivo de fortalecer e preservar o patrimônio material e imaterial dessas comunidades, além de demonstrar como dá-se a relação entre ancestralidade e/ou modernidade na cultura local. Ao final do concurso, os vídeos premiados serão divulgados no site e nas redes sociais institucionais do órgão.

Já o Edital de Seleção – Curso online de fotografia e marketing digital visa fomentar atividades empreendedoras junto às comunidades quilombolas por meio da realização de curso de capacitação, profissionalizantes, e inseri-los no mercado de trabalho, tornando-os participantes ativos da economia criativa e cultural.

A 2° Edição do Concurso Prêmio Palmares de Arte, realizada pelo Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira (DEP) terá como objetivo selecionar oitenta produções artísticas, idealizadas por afro-brasileiros, membros de Comunidades Remanescentes de Quilombo certificadas pela Fundação Cultural Palmares, pertencentes às Comunidades Tradicionais de Terreiro, bem como autodeclarados pretos ou pardos para participar nas categorias Artesanato; Música; Dança e Leitura, escrita e oralidade: Mitos, narrativas folclóricas e culinária tradicional de sua escolha.

Por Fundação Cultural Palmares

De |junho 15th, 2022|Destaque, Notícia|0 Comentários