EDITAL PRORROGADO
Inscrições para concurso de pintura vão até 28 de julho

Foi prorrogado nesta terça-feira (28), o período de inscrições para o edital: Prêmio de Pintura e Desenho André Rebouças. O novo prazo estende-se até o dia 28 de julho de 2022.

O objetivo do concurso é dar a visibilidade necessária às realizações do grande engenheiro durante o século 19, contribuir para a disseminação das informações a respeito desse ícone da historiografia negra brasileira, além de fortalecer o conceito artístico e iconográfico recém fundado na entidade, assim como fomentar a produção artística na sociedade brasileira.

Serão escolhidas 18 obras de arte, nas categorias pintura, desenho e xilogravura, as quais deverão figurar os trabalhos de engenharia realizados por André Rebouças. O Concurso premiará as seis melhores propostas em cada uma das três categorias.

Aquelas que obtiverem as maiores notas médias nos critérios objetivos, receberão o prêmio no valor bruto de R$ 10 mil reais para cada proposta vencedora. As obras deverão seguir as técnicas descritas por edital: o óleo, a acrílica, o bico de pena, o pastel ou aquarela sobre tela ou papel.

O participante deverá escolher a categoria que mais interessar-lhe. As obras e idealizações de André Rebouças que serão fonte de inspiração para a criação são elas: Docas da Alfandega no Rio de Janeiro; Estrada de Ferro que liga Curitiba a Paranaguá; Docas da Companhia Dom Pedro II no Rio de Janeiro – Incorporou Docas da Gamboa no Rio de Janeiro; Chafariz da Praça do Zacarias de Curitiba; Estrada da Graciosa – (Antônio); Parque Nacional de Iguaçu e Torpedo utilizado na Guerra do Paraguai.

Serão permitidas inscrições de pessoas físicas (PF) ou Microempreendedor Individual (MEI). Cada candidato deverá enviar digitalmente uma fotografia em alta resolução da pintura, desenho ou xilogravura confeccionada. Serão admitidas inscrições de menores de 18 anos desde que ela venha acompanhada de autorização do representante legal do menor.

Cada fotografia será preliminarmente avaliada por uma Comissão Habilitadora, que verificará a obediência do projeto aos requisitos de inscrição. Os projetos habilitados serão encaminhados a uma Comissão Julgadora que, sem acesso aos nomes dos proponentes, atribuirá notas a cada um dos projetos.

A inscrição da proposta deverá ser feita exclusivamente por meio de preenchimento do formulário gratuito específico para cada uma das categorias (Googleforms), e será efetivada mediante o envio de toda a documentação devidamente preenchida.

Em caso de propostas do mesmo candidato enviadas em mais de uma categoria, todas as propostas do candidato serão inabilitadas. Os candidatos que enviarem de forma incompleta os documentos listados no Edital, ou fora do prazo estabelecido, terão suas propostas inabilitadas. Serão desclassificadas as propostas que não forem inéditas ou forem publicadas durante a realização do concurso.

Leia o edital completo clicando aqui.

EDITAL DE RETIFICAÇÂO – Prorrogação das inscrições até o dia 28 de julho de 2022 do edital: prêmio de pintura e desenho André Rebouças clicando aqui. 

 

Por Fundação Cultural Palmares

De |junho 28th, 2022|Destaque, Notícia|Comentários desativados em EDITAL PRORROGADO
Inscrições para concurso de pintura vão até 28 de julho