Nova logo do Governo Federal traduz prioridades da gestão Dilma Rousseff
Por Daiane Souza
Em fase de implementação, a nova marca do Governo Federal, evolução da logo anterior, tem por slogan “País rico é país sem pobreza”, em substituição a “Brasil, um país de todos”, e traduz as prioridades da gestão Dilma Rousseff: a erradicação da miséria e a redução da extrema pobreza no País. Lançada há 30 dias, a nova versão é uma contribuição dos publicitários Marcelo Kertész e João Santana ao governo.
Em seus discursos, a presidenta tem ressaltado que a escolha do slogan se deu a partir da constatação de que, por muitos anos, acreditou-se que o Brasil poderia ser rico com milhões de cidadãos e cidadãs vivendo na miséria. Ela explica que a síntese impressa na nova logo reflete a consciência do governo atual e da sociedade, de que não pode haver país rico, efetivamente, se são aceitas condições de extrema pobreza.
MANUAL – O Manual de Uso da Marca do Governo Federal também já foi disponibilizado e oficializado pela portaria da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em 23 de fevereiro deste ano. No guia, estão registrados tipografia, variantes de cores, proporções e formatos de arquivos adaptáveis às mais diversas mídias.
Em atenção ao princípio da economicidade, a portaria destaca que peças e materiais publicitários produzidos com a marca anterior poderão continuar a ser divulgados até o término da campanha ou ação, ato que deve ser ponderado pelo órgão ou entidade responsável. Para saber mais sobre a marca, basta visitar o site da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.