A cultura afro-brasileira nas mídias

Veja, abaixo, resumos de algumas das principais notícias veiculadas na imprensa nacional e internacional sobre a cultura afro-brasileira. Para acessar o conteúdo completo, basta clicar nos links dos títulos. 

  

Estudantes fazem protesto e pedem cotas sociais e raciais na USP
G1 (Ensino Superior) por Fernanda Nogueira
31/03/2011
Estudantes de cursinhos comunitários protestam em frente ao prédio da reitoria da Universidade de São Paulo nesta quinta-feira (31). Eles dizem que a discussão sobre a mudança no programa de inclusão de alunos de escola pública, o Incluso, não é democrática e que gostariam de ser ouvidos para defender um sistema de cotas social e racial na USP[…].

OAB entra com representação contra Jair Bolsonaro pelos crimes de racismo e homofobia
Revista Época (Brasil)
30/03/2011
A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ) entrou nesta quarta-feira (30) com um processo contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) após ele ter feito um comentário de teor racista em um programa de televisão. A Ordem apresentou à Mesa Diretora da Câmara uma representação de sete páginas em que acusa o deputado pelos crimes de racismo e homofobia […].  

MIPTV 2011: Participação brasileira cresce 100%
AdNews
30/03/2011
Depois do sucesso do RioContentMarket, evento internacional sobre produção de conteúdo multiplataforma, realizado no Rio de Janeiro, de 16 a 18 de março, os produtores brasileiros já se preparam para outro evento de grande porte. Será realizado em Cannes, na França, de 4 a 7 de abril a edição de 2011 do MIPTV, um dos eventos mundiais mais importantes de conteúdo de entretenimento […]. 

Ministério da Saúde distribui antirretroviral usado no tratamento da Aids em todo o País
Portal Brasil
30/03/2011
Todas as 700 unidades dispensadoras de medicamentos do Brasil, presentes em todos os estados e no Distrito Federal, já estão abastecidas com o medicamento antirretroviral atazanavir 300 miligramas – um dos 20 utilizados no tratamento da Aids, fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) […]. 

Unctad: ‘economia criativa’ do Brasil pode crescer ainda mais
Correio do Brasil
30/03/2011
Chefe da área na agência da ONU, Edna dos Santos, afirma que país deve aproveitar eventos internacionais como a Rio 2012 e a Copa do Mundo para expor seu potencial criativo […]. 

Feira Música Brasil 2010
Ministério da Cultura
30/03/2011
O Ministério da Cultura confirmou na tarde desta quarta-feira, 24 de março, o pagamento da primeira parcela referente aos cachês dos artistas que se apresentaram na Feira Música Brasil (FMB), ocorrida em dezembro de 2010, em Belo Horizonte […]. 

Fundação Casa de Rui Barbosa
Ministério da Cultura
30/03/2011
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), promove, no dia 5 de abril, dois eventos voltados para o estímulo à leitura. O primeiro deles faz parte da segunda edição da série Leitura e Mediações e será dedicado à reflexão sobre a função da biblioteca e as múltiplas possibilidades de mediação na formação do leitor […]. 

Cultura indígena é estudada em um novo mestrado da Universidade de Brasília
Correio Braziliense (Educação)
29/03/2011
Um seminário intitulado A alma do mundo, ministrado pelo antropólogo Carlos Brandão e pelo líder yanomami Davi Kopenawa, inaugurou, no último domingo, o mestrado profissional em sustentabilidade perante povos e terras indígenas da Universidade de Brasília (UnB). O título assinala o tom de todo o curso, que propõe promover diálogos interculturais para a reflexão da sustentabilidade[…].  

Centro de Cultura Negra realiza palestra sobre discriminação para alunos das escolas estaduais
Jornal Araxá (Cidade)
29/03/2011
O assunto foi tema de palestra na sede do órgão e abriu o projeto “Conexão Hip-Hop” e teve como objetivo acabar com o pré-conceito e discriminação que o negro ainda sofre. “Pretendemos mostrar a nossa cultura e desmarginalizar a visão que algumas pessoas têm de nós”, destacou um dos meninos do projeto e amante do hip-hop, Carlos B.O Happer[…].   

Começa debate sobre Estatuto da Igualdade Racial
Portal Stylo (Política)
28/03/2011
Ainda existe muito preconceito entre os brasileiros, apesar da criação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e da promulgação do Estatuto da Igualdade Racial. A avaliação foi feita, nesta segunda, 28, pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), senador Paulo Paim (PT-RS)[…] 

Seminário discute racismo, igualdade e políticas públicas em Brasília
Afrobrasnews
28/03/2011
O Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) em parceria com a Universidade de Brasília realiza, nos dias 30 e 31 de março, o “Seminário Racismo, Igualdade e Políticas Públicas”. O evento contará com alguns dos principais especialistas da área e, além de tratar das desigualdades e do racismo enfrentado pelos brasileiros […]. 

“Lampião” sai em busca da liberdade e da igualdade
Jornal Cruzeiro do Sul
28/03/2011
O professor e pesquisador do programa de Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), Maurício Reinaldo Gonçalves, acentua a importância dos meios de comunicação que abordem temas de comunidades específicas. Atuante na área de pesquisa referente à comunicação e suas relações com a sociedade, a identidade nacional, a história e a diversidade, o professor que conhece a história do jornal “Lampião da Esquina” […]. 

Escola de Danças Folclóricas iniciam aulas com vagas abertas
Portal 45Graus
28/03/2011
A Escola de Danças Folclóricas Nação Tremembé, mantida pela prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, iniciou na manhã desta segunda-feira, 28, a oficina de dança no intuito de formar novas turmas para pesquisas folclóricas através do movimento corporal. Muito mais do que aprendizado, a oficina tem uma função social importante para as comunidades que cercam o bairro Matadouro[…]. 

Mudanças na Lei Rouanet beneficiariam o circo, diz coordenador da Funarte
Correio da Bahia
27/03/2011
Em seu atual modelo, a Lei Rouanet raramente beneficia um circo itinerante ou grupo circense. A afirmação é do responsável pela Coordenação de Circo da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Marcos Teixeira, e reforça as atuais críticas feitas à lei de estímulo à produção artística criada em 1991[…].   

Museu Afro Brasil é destaque no Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes
Portal Fator Brasil
25/03/2011
O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, começa a programação do primeiro semestre inaugurando uma série de exposições sobre a arte e cultura na perspectiva negro-africana. Este ano, os eventos ganham destaque e reforçam a importância do Museu, que está perfeitamente inserido na declaração da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) […]. 

Cid Gomes ressalta resgate histórico e cultural do Palácio da Abolição
Governo do Estado do Ceará
25/03/2011
“Há 127 anos, mais precisamente no dia 25 de março de 1884, o Ceará declarava a libertação de todos os seus escravos. Esse fato histórico, de incalculável transcendência, repercutiria profundamente em nosso meio e no Brasil inteiro. Por justas razões, o pioneirismo libertário tornou-se um dos nossos orgulhos, enquanto a Abolição passou a ter, para nós, profundo simbolismo […]. 

Crateús discute Educação afro-brasileira e africana
Vermelho (Notícias)
25/03/2011
A iniciativa é fruto da necessidade de atender o cumprimento da lei 10639/2003 e da resolução nº 0019/2011 do conselho municipal de educação. Na atual legislação a cultura afro-brasileira e africana é componente curricular obrigatório na rede de ensino, da educação infantil aos cursos de formação de professores nas universidades, especialmente nas disciplinas de história, literatura, artes e geografia […]. 

Centro de Referência Afro está com inscrições abertas para cursos
EPTV (Educação)
25/03/2011
Estão abertas as inscrições para as oficinas culturais e cursos profissionalizantes gratuitos realizados pelo Centro de Referência Afro de Araraquara. Os interessados devem ter idade mínima de 14 anos, apresentar RG e comprovante de endereço no ato de inscrição, que deve ser efetuado no próprio Centro. Todos os cursos e oficinas oferecidos são gratuitos […].   

Ministra lança Frente Parlamentar da Cultura
Correio do Estado (Política)
24/03/2011
A Frente Parlamentar Mista da Cultura será instalada no dia 6 de abril, com a participação da ministra da Cultura, Ana Holanda; de integrantes do Conselho Nacional da Cultura, além de artistas e intelectuais. O evento será às 8 horas, no Salão Nobre […]. 

Funarte disponibiliza pagamento dos contemplados com o Prêmio Klauss Vianna 2010
Correio de Uberlândia (Cultura)
24/03/2011
A Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura, começará a pagar, a partir de amanhã (25), os contemplados com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010. Os selecionados terão 250 dias para executar o projeto, a contar da data do depósito […] 

FICTV/Mais Cultura
Ministério da Cultura, por Débora Palmeira
22/03/2011
O Ministério da Cultura promoverá no próximo dia 30 de março, às 20h30, a solenidade de encerramento do FICTV/Mais Cultura na sala BNDES da Cinemateca Brasileira. O evento contará com o pré-lançamento das minisséries Natália, Brilhante Futebol Clube e Vida de Estagiário[…].

Dilma Rousseff busca aproximação com artistas

Folha de São Paulo (Cinema), por Ana Flor
22/03/2011
A presidente Dilma Rousseff dá início, na sexta-feira, a uma série de encontros culturais no Palácio da Alvorada, em que pretende se aproximar da classe artística. A partir de março, ela organizará um evento artístico por mês, com convidados de diferentes áreas. A estreia será com cerca de 30 cineastas mulheres, que estão sendo convidadas para um jantar com a presidente[…].  

Governo paulista lança medidas para erradicar o racismo
DCI (Política)
22/03/2011
Ontem, 21 de março, Dia Internacional contra a Discriminação Racial, o governo do Estado de São Paulo lançou o projeto “São Paulo contra o Racismo”, no Salão dos Pratos no Palácio dos Bandeirantes (Av. Morumbi, 4.500), sob a organização da Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena, da Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania[…]. 

Casa de Cultura Brasil-Angola promove encontro sobre jornalismo literário
Portugal Digital
22/03/2011
“O Jornalismo Literário” é o tema do próximo encontro literário, a realizar dia 15 de Abril, em Luanda, promovido pela Casa de Cultura Brasil- Angola. Segundo a diretora da Casa de Cultura Brasil-Angola, Tessa Piscont, o encontro terá como palestrante a jornalista brasileira Cíntia Oliveira e tem como objectivo principal debater aspectos sobre a literatura brasileira[…]. 

Núcleo de Negócios Afroétnicos Zumbi dos Palmares é inaugurado oficialmente
Afrobrasnews
18/03/2011
De fato o dia 21 de março estará repleto de ações que contemplam o desenvolvimento da comunidade negra. Dentre as atividades previstas para o dia está a inauguração oficial da unidade do PEIEX (Projeto de Extensão Industrial Exportadora), dentro do campus da faculdade Zumbi […]. 

Rede Morena inaugura mais um Ponto de Cultura
Correio do Estado (Arte e Cultura)
18/03/2011
Neste sábado (19), das 9h às 14h, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Querência realizará em sua sede a primeira atividade do Ponto de Cultura – Projeto Cultura de Galpão. O programa Rede Morena de Pontos de Cultura é resultado de um convênio entre o Ministério da Cultura (Minc) e a Prefeitura de Campo Grande por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) […]. 

 ‘Favela Festival’ começa sábado, em Manguinhos, lançando talentos
Jornal O Dia (Diversão e TV)
18/03/2011
Rio – Samba da Vila Operária. Forró do Quitungo. Rock de Vaz Lobo. Soul do Vidigal. E o Cidade Negra anuncia em nova canção: “Após a bela noite, o sol vem irradiando a luz do dia, que desperta a cidade, desperta a periferia”. Com o retorno do cantor Toni Garrido, a banda da Baixada Fluminense é convidada de honra da estréia de um novo capítulo na história dos festivais da MPB, que vai liberar uma represa de talentos […]. 

Projeto abre inscrições para escolas públicas de Rondônia
Correio Popular
17/03/2011
Escolas públicas dos estados de Rondônia e também de outros estados brasileiros interessadas em participar do projeto “Minha Escola Lê” tem até o dia 31 de março pra fazer suas inscrições. O trabalho é desenvolvido pelo grupo ‘Projeto de Leitura’, instituição sem fins lucrativos, sediada em São Paulo, que atua em todo Brasil com diversas atividades que tem a finalidade de incentivar o hábito da leitura entre crianças, adolescente e adultos […]. 

Projeto Viva a Leitura movimenta a região
Tribuna do Interior (Educação)
17/03/2011
A itinerância do Projeto Viva a Leitura, que visa fomentar a leitura nos 25 municípios da Comcam segue nessa sexta-feira para o município de Fênix, depois de ter desenvolvido suas atividades literárias e artísticas em Campo Mourão, Boa Esperança e Goioerê. O projeto é resultado de convênio firmado entre o Ministério da Cultura – Programa Mais Cultura com a Fundação Cultural de Campo Mourão[…]. 

Filmes sobre o movimento negro e sobre a obra de Bergman abrem o É Tudo Verdade
Uol (Cinema)
17/03/2011
O Festival de Documentários É Tudo Verdade divulgou nesta quinta-feira (17) os filmes que abrirão o evento, marcado para acontecer entre 31 de março e 10 de abril em São Paulo e entre 1º e 10 de abril no Rio. As sessões de abertura são fechadas para convidados, mas estarão abertas ao público ao longo da programação. 

Cine Ceará – inscrições abertas até 10 de abril
Associação Brasileira de Cinema de Animação
16/03/2011
Estão abertas, até 10 de abril, as inscrições para a 21ª edição do Cine Ceará, que acontece de 8 a 15 de junho, em Fortaleza. O regulamento completo do festival, que tem apoio do Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovisual (SAv/MinC), está disponível no site: www.cineceara.com. Concorrem ao troféu Mucuripe os filmes inscritos nas categorias longa metragem […]. 

Divulgados os cinco selecionados para ocupar Pontos de Cultura, em Caxias
Pioneiro (Cultura)
16/03/2011
Foram divulgados, na tarde desta terça-feira, os cinco selecionados para ocupar Pontos de Cultura em Caxias do Sul. Os projetos foram inscritos no segundo edital da iniciativa. O primeiro edital aprovou outras cinco propostas, em 2010. A rede de Pontos de Cultura é um convênio entre Ministério da Cultura e a prefeitura de Caxias do Sul […]. 

Programa Cultura Móvel oferece sessões de cinema na Orla Taumanan
Boa Vista Agora (Cultura e Educação)
16/03/2011
Sessões de cinema gratuitas serão disponibilizadas pela Prefeitura de Boa Vista todas as semanas na Orla Taumanan pelo programa Cultura Móvel. As atividades começam nesta quinta-feira (17), a partir das 18h, durante a programação do projeto Feirinha na Orla. As sessões duram 30 minutos e podem atender a até 50 pessoas. O programa foi implantado em 2009, resultado de um convênio entre a Prefeitura de Boa Vista e o Ministério da Cultura […]. 

Incra publica relatório técnico de comunidade quilombola no RS
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
15/03/2011
Foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (15), o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) do território da comunidade quilombola de Morro Alto, nos municípios de Maquine e Osório. O relatório aponta uma área de 4,5 mil hectares da comunidade, em processo de regularização, que beneficiará cerca de 500 famílias[…]. 

O terceiro lado da discussão
Correio Braziliense (Diversão e Arte), por Nahima Maciel
11/03/2011

Incomodados com a polarização do debate sobre a reforma da lei de Direito Autoral, um grupo formado por músicos, compositores e artistas de todo o país preparou manifesto no qual sugere uma terceira via formada por profissionais que não são nem contra nem a favor da reforma. Assinado por 130 artistas – entre eles, poetas como Alice Ruiz e músicos como Dado Villa-Lobos, Roberto Frejat, Jair Rodrigues, Ivan Lins, Luciana Mello, Thalma de Freitas, Ná Ozzetti, Tim Rescala e Jorge Vercillo –, o documento elenca uma série de pontos não contemplados no projeto de lei enviado pelo ex-ministro Juca Ferreira à Casa Civil e também inexistentes na Lei nº 9610, de 1998 […]. 

Ana diz que crise na sua gestão foi ‘fabricada’
Jornal de Brasília, Política
10/03/2011

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, disse na tarde de hoje que a crise atribuída a sua gestão é “fabricada”. “Não vejo como crise. É parte do processo da cultura. Se você for olhar, o ministério sempre teve crise: a aceitação de um lado, a insatisfação do outro lado”, afirmou a ministra depois de visitar a Casa de Rui Barbosa […]. 

Projeto Mama África divulga trabalhos classificados
24HorasNews, Cultura
10/03/2011

Olhar a África e ver o Brasil. Esse é o nome do trabalho vencedor do projeto Mama África 2010, coordenado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT). O primeiro lugar foi conquistado pela Escola Zeferino José de Mattos, do município de São José dos Quatro Marcos, a 343 km de Cuiabá. Além de notebook e um kit afro, o coordenador do projeto será contemplado com uma viagem a Cabo Verde, na África […]. 

Visão maniqueísta sobre o direito autoral
O Globo, Opinião
10/03/2011
A legítima e correta decisão da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, de retirar do Congresso o ainda pouco discutido projeto de mudanças nas regras do direito autoral deflagrou um processo maniqueísta de acusações que só fazem obscurecer ainda mais este necessário debate. Não importa que o projeto tenha sido apresentado à audiência pública, pois as dúvidas que ainda pairam sobre o tema justificam o ato da ministra […] 

MinC terá novo projeto de direito autoral
O Globo, por Fabio Vasconcellos
08/03/2011

Após a crise na sua pasta, causada pelas declarações do ex-futuro presidente da Casa de Rui Barbosa, Emir Sader, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, disse que o caso já está superado. A ministra, que passou o primeiro dia de carnaval no camarote do governador Sérgio Cabral, na Marquês de Sapucaí, no Rio, anunciou que vai apresentar ao Congresso nova proposta para a legislação de direitos autorais. […]. 

Ana de Hollanda
Jornal do Brasil – RJ, por Leandro Mazzini
08-03-2011
A mulher já tem conquistas indiscutivelmente importantes na sociedade. Estas conquistas vão do campo profissional e institucional – a ocupação de cargos máximos nas corporações e na vida política do país, tanto que está aí nossa primeira presidenta – até a conquista de direitos como, por exemplo, o da licença-maternidade de seis meses, em vez de quatro. Mas isso, por enquanto, só é válido para funcionárias públicas e celetistas cujas empresas tenham adotado esse procedimento. Deve ser ainda pequeno o número de mulheres beneficiadas com isso. É por aí que eu percebo que a mulher ainda tem muito a conquistar. Li recentemente que uma pesquisa Dieese demonstra que ainda hoje, em São Paulo, as mulheres ganham 76% menos do que é pago a homens na mesma função. Curiosamente, a diferença chega a aumentar quando a mulher é de nível superior […]. 

Gil sente “firmeza razoável” em Dilma e diz que foi mais criticado que Ana de Hollanda
Veja on line, por Adriana Caitano
07/03/2011
O difícil começo de Ana de Hollanda à frente do Ministério da Cultura não surpreende o ex-ocupante do cargo Gilberto Gil. A pasta está no centro da polêmica dos direitos autorais – cuja flexibilização Gil defendeu no governo Lula -, e a ministra em pessoa foi chamada de “meio autista” pelo sociólogo Emir Sader, o que acabou custando a ele a presidência da Fundação Casa de Rui Barbosa. “Ela está esquentando as máquinas”, diz Gil, que recebeu a atual ministra em sua casa em Salvador, em almoço no sábado. “Eu fui ainda mais criticado que ela.” O músico conversou com o site de Veja em seu camarote 2222, que já conta 13 carnavais. Vestido de branco, Gil circula naturalmente entre convidados, conversa com os fãs como se fossem velhos amigos – e aplaude a substituição do autógrafo pela foto digital. “É um momento mais afetivo e real”, diz […]. 

Direito Autoral
Declaração da ministra Ana de Hollanda à revista Carta Capital
05-03-11
Se o criador, seja de artes gráficas, música, literatura, teatro, dança, fotografia ou de qualquer outra área, perder o direito a receber pelo seu trabalho, vai viver do quê? Temos que entender isso como uma profissão, é quase uma questão trabalhista. O público da internet não paga pelos provedores, pelos softwares, pelas telefônicas usadas para baixar esses produtos? Por que não vai pagar ao autor do conteúdo, o elo mais fraco em meio a essas ferramentas todas? […].