A cultura afro-brasileira nas mídias

Veja, abaixo, resumos de algumas das principais notícias veiculadas na imprensa nacional e internacional sobre a cultura afro-brasileira. Para acessar o conteúdo completo, basta clicar nos links dos títulos.

Movimento negro brasileiro não conhece África, diz Bosco        
A Semana      
27/12/2011
O Movimento Negro brasileiro não sabe nada de África. Os africanos não querem saber se o Brasil tem racismo. Não toca a eles isso. Eles querem saber do Brasil como parceiro comercial e tecnológico. Não temos que ir lá reclamar que o Brasil é um país racista. A opinião é de João Bosco Borba, presidente da Associação Nacional de Empreendedores Afro-brasileiros (Anceabra) e membro do Conselho de Desenvolvimento Económico e Social da Presidência da República, o “Conselhão” […]

Quilombolas receberão orientações sobre benefícios previdenciários
G1.com
29/04/2011
A população quilombola do Vale da Ribeira deve receber orientações sobre os benefícios previdenciários que possuem por direito. A iniciativa é do Ministério Público e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O encontro será realizado na comunidade Córrego do Franco, no município de Adrianópolis (PR), no próximo sábado (30) […].

Imprensa francesa acusa federação de futebol de racismo
Globo Esporte
29/04/2011
A seleção de futebol da França sempre teve muitos jogadores de origens étnicas diferentes. O maior exemplo, nos últimos anos, é o craque Zinedine Zidane, que é descendente de argelinos. No entanto, segundo informações do site Mediapart, a Federação de Futebol da França estaria tomando providências para evitar que isso aconteça nos próximos anos […].

Ministra pede inquérito sobre suposta cota racial no futebol francês
Estadão
29/04/2011
A ministra do Esporte da França, Chantal Jouanno, pediu uma investigação na Federação Francesa de Futebol (FFF) a respeito de acusações de que a entidade estaria adotando, em segredo, uma cota racial para jogadores jovens. Segundo afirmou nessa quinta-feira o site investigativo francês Mediapart, autoridades da FFF teriam aprovado a limitação de 30% […].

UFGD promove seminário com a temática de Racismo e Antirracismo
Portal Universidade
29/04/2011
Os Seminários Racismo e Antirracismo têm se consolidado como espaço de discussão sobre medidas efetivas para inclusão de grupos historicamente marginalizados como negros e indígenas. As Leis 10.639/03 e 11.645/08 são conquistas históricas que se devem aos esforços de militantes do movimento negro e indígena, na luta pelo reconhecimento da sua contribuição para formação da nossa nacionalidade […].

IFAC oferece curso gratuito de Iniciação a Capoeira e Cultura Afro
O Rio Branco
29/04/2011
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC/Campus Rio Branco está com inscrições abertas para o curso de Iniciação a Arte da Capoeira e Cultura Afro até a próxima quinta-feira, 5 de maio, na sala de Registro Escolar, das 8 às 12h e das 14 às 22h. A inscrição é gratuita e para efetuá-la o candidato deve entregar a cópia da carteira de identidade e do comprovante de endereço […].

Livro retrata religiões afros no Estado
Jornal Agora
29/04/2011
O livro Cavalo de Santo – Religiões afro-gaúchas, da fotógrafa Miriam Fichtner, será laçado nesta sexta, 29, às 19h, no Sobrado dos Azulejos. A obra, fotográfica, é resultado de minuciosa pesquisa de campo de mais de quatro anos. Entre 2006 e 2010, Miriam pesquisou 100 terreiros, visitou mais de 30 casas e escolheu 13 para documentar, produzindo mais de 10 mil fotos. O projeto já rendeu, em 2008, exposição no Rio de Janeiro e em Porto Alegre.

O Grande Mural dos Orixás
Terra Magazine
28/04/2011
E assim, cem anos se passaram desde seu nascimento, e, assim tão de repente, cem anos se passaram… E é pelo centenário de seu nascimento que procuramos reviver muitos momentos da vida do artista, com sua alegria de moleque, sempre aprontando alguma das suas muitas peripécias, subindo e descendo as ruas e ladeiras da velha Cidade da Bahia, tão amada por ele, tão representada […].

Campanha pela igualdade racial é lançada em Londrina
BondeNews
28/04/2011
A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros, está em Londrina nesta quinta-feira (28) para o lançamento da campanha nacional “Igualdade Racial é Pra Valer”. A ocasião vem de encontro com as comemorações do Ano Internacional dos Afrodescendentes, instituído em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU) […].

Quando racismo e sexismo se encontram na UNIJORGE
Fórum Baiano GLBT
28/04/2011
Comunico às organizações de Movimento Negro, Mulheres Negras e Feministas que eu, Nairobe Aguiar, estudante do quinto semestre de História UNIJORGE, Centro Universitário Jorge Amado, fui agredida com uma tapa na cara por um colega, componente da organização do Simpósio de História “Pesquisa Histórica na Bahia” na referida faculdade […].

Deficiente, negro e índio terão cota em concursos
PB Agora
27/04/2011
Algumas regras de concursos públicos podem variar conforme a unidade da federação –União, estado ou município- desde que estejam amparadas em lei, e de acordo com os ditames constitucionais e normas gerais estabelecidas pela União, quando for o caso. Assim, a reserva de vagas para deficientes pode ter percentuais diferentes, e cotas para negros ou indígenas […].

Negras e com baixa escolaridade são maioria das trabalhadoras domésticas
Correio Braziliense
27/04/2011
Mulheres negras e com baixa escolaridade formam a maioria das trabalhadoras domésticas brasileiras. Em entrevista por ocasião do Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas, a presidente da federação da categoria, Creuza Maria de Oliveira, disse que no Brasil a atividade deriva do trabalho escravo e por isso grande parte da categoria é negra […].

Justiça dos EUA vai revisar pena de morte de ex-Pantera Negra
Estadão (Internacional)
27/04/2011
A Terceira Corte Federal de Apelações dos EUA ordenou ontem a revisão da sentença do ativista Mumia Abu-Jamal, do grupo Panteras Negras. Ele está no corredor da morte há 29 anos pela morte de um policial na Pensilvânia. Segundo a corte, o júri que o condenou em 1982 não havia recebido instruções claras sobre o caso. A acusação terá seis meses para escolher entre uma nova sentença, na qual a pena de morte pode ser confirmada, ou aceitar a condenação à prisão perpétua […].

Avaliação nutricional de quilombolas começa no Rio Grande do Sul
PantanalNews
27/04/2011
Comunidades quilombolas tituladas de Porto Alegre e Canoas, no Rio Grande do Sul, recebem, a partir de hoje (26), as visitas dos pesquisadores do Núcleo de Pesquisa, Informação e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (DataUFF). A instituição, contratada por meio de licitação pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), vai coletar dados da pesquisa de avaliação nutricional […].

Mãe Stella na Casa de Jorge Amado
Áfricas
27/04/2011
A ialorixá e escritora Mãe Stella de Oxóssi, líder do Ilê Axé Opô Afonjá, é a convidada da próxima edição do projeto ‘Com a Palavra o Escritor’, realizado pela Fundação Casa de Jorge Amado. O evento acontece nesta quarta-feira (27), às 17 horas. Entre os livros publicados pela escritora destacam-se ‘Oxóssi – O Caçador de Alegrias’, ‘Òwe – Provérbios’ e ‘Epé Laiyé – Terra Viva’. Antes de comentar sua trajetória como escritora e responder perguntas, Mãe Stella será apresentada por Yeda Castro, etnolingüista e Doutora em Línguas Africanas pela Universidade Nacional do Zaire […].

Festa da Lavadeira e religiões afro
Jornal do Comércio
27/04/2011
Nós, religiosos do Candomblé, Jurema e Umbanda do Estado de Pernambuco, estamos indignados com o tratamento que vem sendo dado ao caso da Festa da Lavadeira Celebração e Festejos às Lavadeiras, que ocorre na Praia do Paiva sempre em 1º de Maio. Este evento traz para nosso povo não só um resgate da religiosidade, como também retrata a luta de mulheres […].

Material didático vai corrigir falhas no ensino da história da África
Geledés
26/04/2011
No Brasil, a história do negro e do seu continente de origem é contada a partir da escravidão. “Parece que a gente nasceu no cativeiro, o que não é verdade, porque a nossa história é de um continente que teve civilizações, produziu aço, trabalhou a pedra, a cultura, a arte e a filosofia entre outras contribuições” […]

O elogio de Monteiro Lobato à KKK
Luis Nassif Online
26/04/2011
A revista “Bravo!” publica em maio cartas inéditas do escritor Monteiro Lobato. “Um dia se fará justiça ao Ku Klux Klan; tivéssemos uma defesa dessa ordem, que mantém o negro no seu lugar, e estaríamos livres da peste da imprensa carioca -mulatinho fazendo o jogo do galego, e sempre demolidor porque a mestiçagem do negro destrói a capacidade construtiva”, escreveu em 1938 o escritor, censurado pelo governo por racismo […].

Ex-vocalista do Destiny’s Child diz que foi vítima de racismo
Jornal de Floripa
26/04/2011
A ex-vocalista do Destiny’s Child Farrah Franklin, 29, diz que foi maltratada e vítima de discriminação racial ao ser presa no sábado passado (23). Franklin foi presa por perturbação da ordem pública e liberada logo em seguida. “Infelizmente, fui a vítima mais recente de uma lista que vemos crescer nos últimos tempos: daqueles que são fichados por discriminação racial e maltratados pela polícia. Fui maltratada pelos oficiais que me prenderam”, acusou a cantora ao site TMZ […].

Fátima Oliveira: Só combater a pobreza é pouco para debelar o racismo
Planeta Osasco
26/04/2011
O Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), produziu dois relatórios sobre a situação dos negros (Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil: 2007-2008 e o de 2009-2010) – obrigatórios para o movimento balizar suas reivindicações e para orientar a ação de governos que não professam a fé bandida do racismo […].

Iterpa devolve título à comunidade quilombola de Igarapé-Açu
Agência Pará
26/04/2011
O presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Carlos Lamarão, devolveu nesta terça-feira, 26, título de reconhecimento coletivo à comunidade quilombola Nossa Senhora do Livramento, localizada no município de Igarapé-Açu, nordeste paraense. O documento já havia sido entregue às famílias em junho do ano passado, mas precisou retornar ao órgão para a área ser arrecadada e matriculada, e posteriormente, o título definitivo ser registrado em cartório imobiliário em nome da comunidade quilombola.

Bloco Afro Olodum comemora 32 anos
AfrobrásNews
25/04/2011
Nesta segunda-feira (25/04), o Bloco Afro Olodum celebra 32 anos de muito samba reggae, energia, luz e cidadania, como define o presidente da entidade, João Jorge Rodrigues. “São anos na defesa dos direitos humanos, contra o racismo e de resistência cultural”, completa. Composta por 19 músicos (10 percussionistas, 03 cantores e 06 músicos de harmonia), durante seus 32 anos, o Olodum gravou 11 CDs, quatro deles no exterior, já esteve em 35 países do mundo […].

Fator previdenciário atinge mais negros e pardos
Estadão, por Wilson Tosta
25/04/2011
Estudo aponta que o fator previdenciário atinge mais duramente os negros e pardos, reduzindo seu peso no total de beneficiários da Previdência no País. Segundo um dos organizadores do relatório, o economista Marcelo Paixão, por terem empregos mais precários e viverem menos, os afrodescendentes demoram mais a se aposentar e usufruem menos dos benefícios, sendo pouco mais de 1/3 dos aposentados e pensionistas com 80 anos ou mais.

Segurança espanca cliente negro nas Lojas Americanas
Correio do Brasil
25/04/2011
No último sábado, o vigilante Márcio Antonio de Souza foi espancado por um segurança das Lojas Americanas, em Campo Grande (MS), acusado de furtar um ovo de chocolate, comprado em outra loja. Segundo relato da vítima ao site Midiamaxnews, o agressor não pediu a nota fiscal do produto e começou a agredi-lo depois de dizer “você é um ladrão e merece apanhar” […].

Com inscrições prorrogadas, concurso do Detran-MS reserva vagas para negros e índios
MidiaMax News, por Éser Cáceres
24/04/2011
O concurso público do Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul), que teve o período de inscrições prorrogado até 4 de Maio, reserva 10% das vagas para negros e 3% para índios. As cotas definidas em edital seguem a recente regulamentação de uma lei estadual. No total, o concurso do Detran vai selecionar novos servidores públicos para 247 vagas […]

Núcleo de Consciência Negra terá vínculo oficial com a USP
Jornal do Campus, por Clara Roman
25/04/2011
Depois de 24 anos sem vínculo oficial com a USP, o Núcleo de Consciência Negra assinará convênio com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. A efetivação do contrato depende somente da aprovação do Gabinete do Reitor. A Comissão de Orçamento e Patrimônio já manifestou parecer positivo […].

Fecomércio questiona feriado do Dia da Consciência Negra na Justiça
A critica
22/04/2011
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul rejeitou o pedido de liminar da Federação do Comércio do Estado – Fecomércio – contestando o feriado do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. O feriado começou a funcionar no ano passado. A Fecomércio alega que a legislação federal sobre o assunto diz que o feriado […].

Negros sofrem mais com insegurança, diz estudo da UFRJ
O Dia
20/04/2011
Estudo da UFRJ divulgado ontem indica que as condições de segurança nos colégios particulares continuam sendo muito melhores do que na rede pública. E a maior parte dos estudantes sob risco, tanto nas unidades privadas quanto nas do governo, é de negros — os brancos, além de maioria na rede particular, são menos afetados pela insegurança nas unidades escolares […].

Negros têm expectativa de vida seis anos menor do que os brancos
Band
20/04/2011
Negros e pardos têm expectativa de vida 6 anos menor e mais chances de serem assassinados do que brancos. É o que mostra o Relatório Anual de Desigualdades Raciais 2009- 2010, divulgado ontem pela UFRJ. O estudo foi feito com base em dados do Ministério da Saúde e do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE […].

Negros têm o dobro de chances de ser assassinados
Destak Jornal
20/04/2011
A probabilidade de um homem negro morrer assassinado no Brasil é mais do que o dobro se comparada à de um branco. A informação faz parte do Relatório Anual das Desigualdades Sociais, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a partir de dados do Ministério da Saúde e da Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios). Os últimos dados estatísticos disponíveis sobre homicídios são de 2007. O estudo mostra também que, apesar de as taxas […].

Começa a coleta de dados da pesquisa nutricional com quilombolas
PantanalNews
20/04/2011
Durante o mês de abril, 23 comunidades quilombolas tituladas do Maranhão, duas do Rio de Janeiro e seis de São Paulo receberão as visitas das equipes de pesquisadores responsáveis pela coleta de dados da pesquisa de avaliação nutricional. O trabalho de campo começou no dia 9 deste mês e busca revelar o perfil nutricional de crianças menores de 5 anos, além de avaliar a situação socioeconômica das famílias […].

Exposição mostra força das comunidades quilombolas baianas
Vermelho
20/04/2011
A exposição reúne imagens das comunidades de Barra e Bananal (Rio de Contas), Mangal Barro Vermelho (Sítio do Mato) e Rio das Rãs (Bom Jesus da Lapa), que foram os primeiros quilombos baianos a garantir a titulação da terra. As fotografias revelam rostos, lugares, horizontes e gestos transformados em poesia visual, sem perder a força documental, sem deixar de traduzir a história de luta do povo quilombola […].

Comerciante é preso por crime de racismo
Cruzeiro do Sul
20/04/2011
Um comerciante foi preso em flagrante por racismo na tarde desta terça-feira (19). Segundo o artigo 140 parágrafo 3º do código penal, o crime é classificado como injúria qualificada e é inafiançável. O crime aconteceu depois de um acidente de trânsito às 14h30 na Rua Souza Pereira, entre uma WV Saveiro e um WV Quantum. O Saveiro era dirigido pelo comerciante Claudio Tatsuo Kubo […]

Audiência discute intolerância em Camaçari
Tô sabendo.com
20/04/2011
Alvo de polêmica, escola foi inaugurada em fevereiro deste ano A Escola Municipal Zumbi dos Palmares, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), é tema de uma audiência pública na Comissão Especial da Promoção da Igualdade (Cepi), da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (20). De acordo com denúncias do coordenador da instituição, o tata Ricardo Tavares, a escola seria alvo de intolerância religiosa. O Ministério Público (MP) investiga uma suposta campanha de discriminação deflagrada pelo líder comunitário Arailton Rodrigues contra o educandário, fruto de convênio entre a prefeitura […]

Bienal do Livro do Rio celebrará cultura brasileira
Jornal Brasil
20/04/2011
Em sua 15ª edição, a Bienal no Livro Rio segue com a proposta de aproximar o público de um universo de livros e autores, formando novos leitores e celebrando o mercado editorial em uma programação cultural variada e dinâmica. Este ano, entre 1º e 11 de setembro, o grande evento literário do país um dos principais marcos do calendário da cidade, como o carnaval […]

Religião e cultura na Lavagem das Escadarias da Catedral Metropolitana
Campinas.com
20/04/2011
26ª Lavagem das Escadarias da Catedral Metropolitana de Campinas, realizada todos os anos no Sábado de Aleluia, mistura fé, religião, tradição e cultura e celebra a resistência dos povos negros vindos de todas as partes do território africano, com seu rico legado cultural e religioso. O ato religioso não fica apenas por conta do ritual de lavagem das escadarias. Antes disso […].

Onde você guarda seu racismo (preconceito)?
Pravda.ru
19/04/2011
Você saberia responder a pergunta titulo desse texto? Poucos são os que sabem, haja vista nem saberem ou tentarem esconder questão tão explicita que é o preconceito em nossas vidas, mas que por razões díspares escamoteiam-no. Nosso país não se exprime oficialmente como racista e preconceituoso; e de certo que seus membros assim também não o faz, muito embora, quem passa por tais constrangimentos […].

Onde você guarda seu racismo (preconceito)?
Pravda.ru
19/04/2011
Você saberia responder a pergunta titulo desse texto? Poucos são os que sabem, haja vista nem saberem ou tentarem esconder questão tão explicita que é o preconceito em nossas vidas, mas que por razões díspares escamoteiam-no. Nosso país não se exprime oficialmente como racista e preconceituoso; e de certo que seus membros assim também não o faz, muito embora, quem passa por tais constrangimentos […].

OAB exige que governo proteja quilombolas
Plenário
19/04/2011
A Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE acompanha com preocupação os desmembramentos da luta desencadeada pelo Movimento dos Remanescentes de Quilombolas no Estado de Sergipe pela conquista de propriedade na Região do Baixo São Francisco. Diante das denúncias de ameaças praticadas contra a comunidade quilombola […].

Prefeitura aplica Lei Municipal que reserva vagas aos afrodescendentes em concurso público
Agora Paraná
19/04/2011
A Lei nº1005/2007 que dispõe sobre a reserva de vagas para afro-brasileiros em concursos públicos para provimento de cargos efetivos em Colombo de autoria do vereador Onéias Ribeiro (PT) e aprovado pelos demais vereadores, já apresentou os primeiros resultados positivo no concurso público nº 002/2010 para a vaga de professor […].

EUA: Os negros mudam o sul
Jornal do Brasil (Internacional) por Sabrina Tavernisse
19/04/2011
Dados do censo norte-americano, divulgado em meados de abril, mostram que o percentual da população negra vivendo no sul dos Estados Unidos atingiu seu ponto mais alto em meio século. Isto porque a população negra mais jovem e instruída está se mudando das cidades em declínio, no nordeste e sudeste, em busca de melhores oportunidades […].

Dirigente republicana compara Obama a macacos
Opera Mundi
19/04/2011
Uma dirigente republicana do condado de Orange, no sul da Califórnia, Marilyn Davenport enviou um e-mail a seus colegas de partido com uma montagem na qual o presidente norte-americano, Barack Obama, aparece como um pequeno macaco, filho de uma família de chimpanzés. Na parte inferior da foto, há ainda a seguinte afirmação: “Agora você sabe por que não há certidão de nascimento” […].

Audiência discute situação de comunidade quilombola goiana
Agência Câmara de Notícias
18/04/2011
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realiza nesta quarta-feira (20) audiência pública sobre os problemas da população quilombola residente no povoado de Mesquita, situado no município de Cidade Ocidental (GO), próximo a Brasília. O debate foi proposto pela deputada Erika Kokay (PT-DF) […].

‘Bróder’ poderia ser no Capão Redondo, Jardins ou Leblon, diz diretor
Terra
18/04/2011
Bróder vai chegar aos cinemas brasileiros no feriado de Páscoa com modestas, porém sólidas, 45 cópias. O filme que já passou por festivais como o de Berlim, Gramado, Paulínia, Rio e Mostra de SP, estreia finalmente nas salas comerciais na “firmeza”, como diriam seus personagens. Afinal de contas, o longa de estreia de Jeferson De tem na bagagem não apenas críticas positivas como um elenco afinado […]

Discriminação no futebol
Diário da Saúde
18/04/2011
No imaginário brasileiro, existe a idéia de que, no meio futebolístico, as relações raciais são leves e brandas, como se não houvesse discriminação por cor, e como se nos campos o negro tivesse um espaço garantido, respeitado. No entanto, uma série de histórias de vida e experiências contadas por jogadores, dirigentes, treinadores, árbitros, torcedores, jornalistas e intelectuais […].

O Apartheid visível e introjetado
Vermelho por Juci Santana
18/04/2011
As principais leis do apartheid foram: proibição de casamentos entre brancos e negros; proibição de circulação de negros em determinadas áreas das cidades; determinação e criação dos bantustões (bairros) só para negros e a criação de um sistema diferenciado de educação para as crianças dos bantustões. Os negros sempre foram a maioria da população Sul-Africana (70%), os europeus (12%), eurafricanos (13%), indianos (3%), outros 2% […].

Governo Federal revela que Luz para Todos atende a 113 mil quilombolas
Portal Stylo
15/04/2011
O Luz para Todos, do governo federal, já levou energia elétrica a cerca de 13,6 milhões de brasileiros em todo o país. Os quilombolas fazem parte desta imensa massa de beneficiados pelo Programa. Até o mês de março, 22,6 mil famílias de descendentes de escravos foram atendidas pelo Programa, representando 113 mil quilombolas que saíram da escuridão […].

Judiciário atende comunidades quilombolas no Vale do Guaporé
Jornal Rondoniagora
15/04/2011
Uma equipe da Operação Justiça Rápida Itinerante da comarca de São Francisco do Guaporé (RO), a 700 km da capital rondoniense, atende, a partir desta sexta-feira, (15), as localidades de Santo Antônio e Pedras Negras, ambas de origens quilombolas; além da Vila Fazenda Pau D’óleo. O trabalho no Vale do rio Guaporé é coordenado pelo juiz de direito Marcus Vinícius dos Santos de Oliveira […].

Justiça do PR confirma condenação de jovens por site racista
IDG Now
15/04/2011
O Tribunal de Justiça do Paraná manteve a condenação, por crime de racismo, de dois jovens que mantinham uma página na Internet com conteúdo ofensivo a negros e judeus. No processo, Rodrigo Marcel Ribeiro e Adriano Nunes Motter eram acusados de racismo por manterem, num blog criado em 2001, artigos […].

Aluno da USP estuda casos de racismo no futebol como os sofridos por Neymar e Roberto Carlos
Portal Universidade
15/04/2011
Atos racistas, como os que tiveram como alvos os jogadores Roberto Carlos e Neymar recentemente, em jogos na Europa, costumam ganhar maior repercussão justamente quando ocorrem no exterior. Quando acontecem em estádios brasileiros, episódios como esses costumam ser minimizados ou negados pelos autores e até mesmo pelos próprios atletas […].

Ilhéus ganha roteiro de turismo étnico
Mercado e Eventos
14/04/2011
A cidade de Ilhéus (BA) ganhou mais um roteiro turístico. A partir da iniciativa do terreiro de matriz africana Matamba Tombenci Neto, os visitantes e turistas poderão conhecer um pouco mais da história de luta e resistência negra da cidade de Ilhéus, na visitação do Museu Matamba, localizado nas acomodações do próprio terreiro […].

Professora simula ‘leilão de escravos’ com estudantes negros
SRZD (Internacional)
14/04/2011
Um caso que está causando polêmica nos Estados Unidos envolve uma professora da 4ª série de uma escola em Norfolk, em Virgínia, que simulou um leilão de escravos durante uma aula dedicada aos 150 anos da Guerra Civil Americana. O fato provocou críticas dos pais dos alunos, que ficaram chocados com a atitude da professora […].

Tradicional bloco Afro, Ilê Aiyê lança tema para o Carnaval 2012
Globo.com
14/04/2011
O bloco afro Ilê Aiyê já divulgou oficialmente o tema para o carnaval de 2012: Negros do Sul – Lá também tem. A idéia do bloco é chamar a atenção para a presença da cultura negra nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, onde, apesar da dominante influência estrangeira, é expressivo o número de afrodescendentes […].

Pratica do clareamento de pele cresce em bairros pobres da Jamaica
O Globo (Saúde)
14/04/2011
Mikeisha Simpson, 23 anos, cobre o corpo com um creme branco em uma tentativa de evitar o sol forte da Jamaica. Mas ela não está preocupada com o câncer de pele. A moradora de um gueto de Kingston espera transformar sua cor em um tom comum entre a elite jamaicana. Ela acredita que uma pele mais clara pode ser o passaporte para uma vida melhor. Então, gasta suas economias em misturas baratas do mercado negro que prometem mudar sua pigmentação […]

Bar no Paraná deve indenizar casal discriminado
Bonde
14/04/2011
A 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná manteve a sentença do juiz da 2ª Vara Cível do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, que condenou o Bar do Bispo a indenizar um casal de clientes, J.C.V.P. e L.V., em R$ 10 mil para cada um, os quais foram ofendidos, com palavras discriminatórias, por uma funcionária do estabelecimento no momento em que pagavam a conta no caixa.

“Eu me senti pequena”, diz a funcionária vítima de racismo em Caxias do Sul
Pioneiro
14/04/2011
É inegável, Queren é pequena, mede apenas 1m50cm, e momentaneamente arrasta a auto-estima pelo chão. A mulher, contudo, é uma gigante da cidadania. A operadora de caixa não demorou mais que um punhado de horas para transformar uma piada de cunho racista em cavalo de batalha […].

No Brasil se pratica a modalidade de racismo mais perversa, insidiosa e letal, diz Dojival Vieira em entrevista
Zwela Angola
13/04/2011
Os brasileiros geralmente se orgulham da sua sociedade multicultural, que abraça harmoniosamente todas as pessoas, todas as raças. Os casamentos inter-raciais são comuns. A sua gastronomia, música e dança constituem um legado de centenas de povos indígenas, milhares de colonos portugueses e cerca de 4.5 milhões de africanos trazidos escravos ao país durante um período de mais de 350 anos de escravatura. Isso faz com que o Brasil seja hoje a casa da maior população afrodescendente fora de África […].

Municípios poderão desenvolver projetos de cooperação com Haiti e África
Correio Braziliense (Política)
13/04/2011
Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República lança nesta quarta-feira (13/4), às 16h, no Palácio do Planalto, iniciativa inédita na cooperação do Brasil com o Haiti e países africanos. Municípios com mais de 100 mil habitantes e governos estaduais poderão apresentar projetos de cooperação com o Haiti e com países do Continente Africano no valor máximo de US$ 200 mil. […].

Cores da integração
Revista do Brasil
13/04/2011
Cinco meses antes do término de seu mandato, durante o primeiro encontro de cúpula do Brasil com a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao), em Cabo Verde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que seu sucessor, fosse quem fosse, estaria “moralmente, politicamente e eticamente” comprometido a “fazer mais” pela relação Brasil-África. Essa preocupação se reforça com o estabelecimento de 2011, pelas Nações Unidas, como Ano Internacional do Afrodescendentes […].

Comunidades quilombolas do MA protestam em São Luís
Globo.com
13/04/2011
Representantes de comunidades quilombolas do Maranhão protestaram em São Luís. Eles reclamaram do aumento da violência no campo e da lentidão da justiça em julgar assuntos ligados à disputa de terras. Os quilombolas ergueram faixas diante do Tribunal de Justiça do Maranhão para denunciar a violência no campo. Cruzes de papel simbolizaram as mortes pela disputa da terra […].

Conselho deve discutir denúncia contra o deputado Jair Bolsonaro
Jornal do Brasil
13/04/2011
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, preside agora de manhã em Brasília a 205ª reunião ordinária do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. Entre os itens da pauta está a denúncia de racismo apresentada pela Comissão de Direitos Humanos […].

Basquetebol: jogadoras pintam a cara contra o racismo
Diário Digital
13/04/2011
As jogadoras da liga feminina de basquetebol de Itália vão pintar a cara no fim-de-semana, numa atitude contra o racismo após uma atleta ser vítima de insultos dos adeptos. O incidente ocorreu na semana passada, quando Abiola Wabara, do Bracco Geas, foi vítima de insultos dos adeptos do Pool Comense […].

Câmara debate atos de racismo e preconceito de deputados federais
Vitrine Digital
13/04/2011
A Câmara recebeu do Movimento Negro de Uruguaiana, através de sua presidente Staël Soraya dos Santos Rosa, moção de repúdio às condutas preconceituosas e discriminatórias divulgadas pela imprensa nacional nomês de março, quando o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), no programa CQC, da Rede Bandeirantes de TV, atacou negros e homossexuais […].

Racismo, bullying e outras formas de intolerância nas redes
Bagarai
12/04/2011
No período de 2 a 6 de abril, a MITI Inteligência realizou um estudo inédito para avaliar como a internet se tornou palco de excessos e intolerância na comunicação. No período de cinco dias, foram capturadas mais de 38 mil interações contendo palavras de baixo calão relacionadas a empresas, marcas, personalidade e pessoas comuns, atribuindo inclusive nomes e referências […].

Piauí sediará Seminário Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde
Negro em debate
12/04/2011
O Piauí sediará o VIII Seminário Nacional de Religiões Afros-Brasileira e Saúde, que acontecerá entre os dias 29 de abril e 1º de maio, em Teresina. O seminário é promovido pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, que é uma instância de articulação da sociedade civil, que envolve adeptos da tradição religiosa afro-brasileira, gestores e profissionais de saúde, integrantes de organizações não-governamentais, pesquisadores e lideranças do movimento negro […].

Polícia apresenta conclusão de inquérito do assassinato de ativista dos Direitos Humanos
Negro em debate
12/04/2011
A Polícia apresentou na manhã desta terça-feira, 12, em uma coletiva à imprensa a conclusão do inquérito sobre o assassinato do ativista Sebastião Bezerra, morto no dia 27 de fevereiro. Durante a coletiva o delegado responsável pelo caso, Jacson Ribas, esclareceu como ocorreu o crime e de como chegou à prisão dos acusados […].

Procuradoria da Mulher busca parceria com a SEPPIR
SEPPIR
12/04/2011
A autonomia econômica, política e social das mulheres poderá ser foco de parcerias estabelecidas entre a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara dos Deputados. Este é o entendimento da ministra da SEPPIR, Luiza Bairros, que recebeu hoje (12) representantes do órgão legislativo no Ministério […].

Denúncia de racismo em Salvador: Mulher sofre racismo no Bairro da Paz pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia
Geledes
12/04/2011
No dia 30 de março de 2011, eu, Andréa Santos Souza, integrante do núcleo do MNU (Movimento Negro Unificado) no Bairro da Paz, militante do movimento hip hop de Salvador- Bahia e participante da posse de hip hop Clã Periférico do Bairro da Paz, fomos convidados para uma apresentação em um dos projetos que a Santa Casa de Misericórdia da Bahia tem nesta comunidade, o qual é chamado de “Quartas Culturais” […].

Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão será lançada em Brasília
Correio Nagô
12/04/2011
Na próxima terça (19/04) acontecerá o ato de lançamento da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular, no Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados, a partir das 14h. O ato contará com a presença de parlamentares e representantes de organizações da sociedade civil que discutem o tema […].

Empresário é condenado a pagar indenização por racismo no Oeste de Santa Catarina
Diário Catarinense
11/04/2011
Um empresário foi condenado a pagar R$ 10 mil de indenização por racismo e denúncia falsa de roubo ao pedreiro Luiz Silveira, em Arvoredo, no Oeste de Santa Catarina. O fato aconteceu em junho de 2005 e foi julgado na última semana, pela Câmara Especial Regional de Chapecó […].

Adebayor alvo de racismo no Real Madrid-Tottenham
Record (Internacional)
07/04/2011
Emmanuel Adebayor terá sido alvo de cânticos racistas dos adeptos do Tottenham, no encontro entre os spurs e o Real Madrid, para a Liga dos Campeões. O avançado togolês denunciou a situação após a partida, apesar de o delegado da UEFA presente no Santiago Bernabéu nada ter registrado sobre este assunto […].

Juiz condena empresa de ônibus em Cuiabá por racismo
Mídia News por Antonielle Costa
0
7/04/2011
A empresa Transportes Rodoviários Cantinho Ltda., que opera no sistema de transporte alternativo (microônibus) em Cuiabá, foi condenada ao pagamento de R$ 15 mil, a título de indenização por dano moral, em virtude de um ato de racismo cometido por um motorista da empresa contra a usuária Paulina Rosalia de Pinho […].

Parceria Internacional
Ministério da Cultura
07/04/2011
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, recebeu hoje (07) pela manhã o embaixador da Bolívia José Alberto Gonzales Samaniego. Durante o encontro, o embaixador pediu o apoio do MinC para o desenvolvimento de políticas culturais na Bolívia e se colocou à disposição para a troca de experiências entre os dois países […].

Zenit é multado em R$ 16 mil por racismo contra Roberto Carlos
Globo Esporte
06/04/2011
Zenit foi multado pela Federação Russa de Futebol nesta quarta-feira por causa do racismo de sua torcida contra o lateral-esquerdo brasileiro Roberto Carlos, do Anzhi. Mas a punição foi bem branda: US$ 10.620 (R$ 16 mil). No último dia 21, o Zenit, atual campeão russo, venceu o Anzhi por 2 a 0 pela segunda rodada da liga do país.

Rio de janeiro terá delegacia especializada em discriminação por racismo
Negro em debate
06/04/2011
Rio de Janeiro criará uma delegacia especializada (DECRADI) em investigação de atos violentos e discriminatórios por racismo, intolerância religiosa e demais manifestações de preconceito. A criação da delegacia especializada foi aprovada pela Assembléia Legislativa do Rio, que recuperou um projeto de lei de 2008 que tinha sido vetado. Os deputados derrubaram o veto, transformando em lei o projeto de autoria do deputado Átila Nunes […].

UNE realizará III Encontro de Negras, Negros e Cotistas
Negro em debate
06/04/2011
A União Nacional dos Estudantes, entidade que representa o conjunto dos estudantes brasileiros, sediará em Salvador, no ano de 2011, dois importantes encontros da entidade.Acontecerá de 21 a 24 de abril o IV Encontro de Mulheres Estudantes da UNE (IV EME UNE), espaço de auto-organização das mulheres estudantes e que tem chamada “Ô abre-alas que as mulheres vão passar”.

Coleção da UNESCO será lançada em SP
Afropress
05/04/2011
Especialistas brasileiros e africanos, estudantes e pesquisadores se reunirão no Auditório do Tucarena, na PUC/SP, nesta quarta-feira (06/04) para debater temas ligados à História Geral da África, na sessão solene de lançamento da coleção História Geral da África, editada pela UNESCO e financiada pelo Ministério da Educação, com a coordenação técnica da Universidade Federal de S. Carlos – UFSCAR […].

Piauí sediará Seminário Nacional de Religiões Afros-Brasileira e Saúde
SEPPIR
06/04/2011
O Piauí sediará o VIII Seminário Nacional de Religiões Afros-Brasileira e Saúde, que acontecerá entre os dias 29 de abril e 1º de maio, em Teresina. O seminário é promovido pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, que é uma instância de articulação da sociedade civil, que envolve adeptos da tradição religiosa afro-brasileira, gestores e profissionais de saúde, integrantes de organizações não-governamentais, pesquisadores e lideranças do movimento negro […].

Senadores pedem a Ana de Hollanda descentralização da cultura
Correio do Brasil
06/04/2011
Em sua exposição inicial aos senadores, a ministra disse que será possível promover uma “verdadeira revolução cultural” no Brasil por meio da aprovação de propostas que estão ou que chegarão ao Congresso Nacional nos próximos meses. Dois exemplos seriam o projeto de lei (PL 5798/09) que cria o vale-cultura, ainda em tramitação na Câmara dos Deputados, e a Proposta de Emenda à Constituição 150/03, igualmente na Câmara, que estabelece uma destinação mínima de recursos públicos à Cultura pela União, pelos estados e pelos municípios.

Festival ‘Black na Cena’ traz ícone do funk ao Brasil
Estadão (Cultura) por Roger Marzochi
06/04/2011
Dar credibilidade às vertentes da música black no Brasil. Foi o desafio reafirmado no lançamento do primeiro festival “Black na Cena”, que ocupará a Arena Anhembi de 22 a 24 de julho reunindo 19 bandas, 9 DJs e grafiteiros. O evento contará com George Clinton – um dos grandes inovadores do funk ao lado de James Brown, que tocará no dia de seu aniversário de 70 anos – além de Sandra de Sá, Marcelo Yuka, Racionais MCs, Xis, Redman, Public Enemy, O Baile do Simonal e o rapper Thaíde. Outras dez bandas serão anunciadas ao longo do mês […].

Revista Raça traz reportagem sobre cultura e moradores da cidade de Areia
Click PB
06/04/2011
A cultura e os habitantes da cidade de Areia, no Brejo paraibano, são destaques na edição de abril da revista Raça. Com o título “Pelos caminhos do engenho”, o jornalista Eduardo Vessoni passeia pelo “passado negro” da Paraíba ao descrever em detalhes os perfis de duas moradoras daquela cidade […].

Ato de protesto
Sindser
05/04/2011
Em reunião plenária na última sexta-feira, o FOAFRO deliberou sobre a realização de manifestação de repúdio aos deputados Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Marco Feliciano (PSC-SP), por suas declarações RACISTAS, HOMOFÓBICAS, DISCRIMINATÓRIAS E PRECONCEITUOSAS. O ato ocorrerá nesta quarta-feira, dia 06 de abril, às 13h, no Congresso Nacional (Câmara dos deputados federais). Concentração no Salão Mário Covas (entrada pelo anexo 3), ao lado do corredor das comissões.

Ministra Luiza Bairros fala sobre ações da SEPPIR em reunião com movimento negro baiano
Correio Nagô
05/04/2011

Na noite de ontem (04), a ministra da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros, encontrou-se com representantes dos movimentos sociais do Estado da Bahia, para tratar das demandas desse segmento e discutir a política de atuação do órgão. O encontro teve a presença, também, da senadora Lídice da Mata e da secretária de Políticas de Ações Afirmativas da SEPPIR, Anhamona de Brito. Essa foi a primeira vez que a ministra falou com os movimentos sociais da Bahia desde que assumiu a pasta no mês de janeiro […].

Museu Afro Brasil inaugura no dia 14 de abril, a exposição “Elos da Lusofonia”
Afrobras
05/04/2011
A programação inclui o lançamento do livro “Homens de Ferro – Os ferreiros na África Central no Século XIX”, de Juliana Ribeiro e a abertura de mais duas exposições: “Lutadores do Mundo – de Cesare Pergola” e “Panos e Tapas – Jóias e Adornos d’Africa” […].

Presidente se prepara para lançamento de campanha à reeleição
Afrobras
05/04/2011
O presidente americano Barack Obama deve anunciar nesta semana sua candidatura à reeleição para a presidência dos EUA. O momento é favorável devido à recuperação da crise econômica e dará mais tempo aos democratas para arrecadar fundos de campanha. A equipe de Obama pode apresentar ainda nesta segunda feira, 4 de abril […].

Movimento Negro cobra do Governo Federal ações efetivas em relação ao Plano JAPER
Correio Nagô
04/04/2011
Discutir o papel da sociedade civil frente ao Plano Brasil-EUA de Promoção da Igualdade Racial e Étnica (JAPER), esse foi um dos objetivos de uma série de reuniões que aconteceram nas cidades de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro entre os dias 21 e 24 do último mês de março. Os encontros, que sucederam a visita ao Brasil do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama, nos dias 19 e 20, foram organizados de forma independente por entidades do movimento negro e contou com a participação de jornalistas, empreendedores e lideranças religiosas e da luta antirracismo […].

Concursos terão vagas para negros e índios no estado do Mato Grosso do Sul
SEPPIR
04/04/2011
O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, publicou na última sexta-feira, 1º de abril, o Decreto número 13.141, que regulamenta o programa de reserva de vagas em concursos públicos do estado. Com base no decreto, 10% das vagas oferecidas em qualquer edital do Poder Executivo devem ser destinadas a candidatos negros e outros 3% a concurseiros indígenas […].

Angola assinala o Dia da Paz
África 21
04/04/2011
Angola assinala nesta segunda-feira, 4 de Abril, o nono aniversário da assinatura do Memorando de Entendimento Complementar ao Protocolo de Lusaka, entre o Governo angolano e a Unita, acto que mudou o curso da história de Angola […].

Angola quer reforçar cooperação com o Brasil na área agrícola
África 21
03/04/2011
Após participar, em Buenos Aires, do I Encontro Argentina e Países da África Subsariana, sobre produção agroalimentar, o ministro angolano da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas, Afonso Pedro Canga, visitará o Brasil, de 9 a 13 deste mês, a convite do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento brasileiro […].

Conselho Superior de Cinema
Ministério da Cultura
01/04/2011
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, abriu os trabalhos da primeira reunião ordinária de 2011 do Conselho Superior de Cinema (CSC), na tarde desta quinta-feira, 31 de março, em Brasília. A implantação do Plano de Metas do Setor Audiovisual foi o tema principal do encontro. A secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana, e o presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine/MinC), Manoel Rangel, também participaram da mesa dos debates[…].

UE quer reforçar diálogo sobre educação superior com o Brasil
Terra (Brasil)
01/04/2011
A União Europeia (UE) e o Brasil iniciarão na próxima semana um diálogo político para reforçar sua colaboração no âmbito da cultura e da educação superior, com ideia de abordar os frutos deste processo na cúpula que ambas as partes realizarão em outubro em Bruxelas[…].