A cultura afro-brasileira nas mídias

Veja, abaixo, resumos de algumas das principais notícias veiculadas na imprensa nacional e internacional sobre a cultura afro-brasileira. Para acessar o conteúdo completo, basta clicar nos links dos títulos.

SPFW – Ashton Kutcher, Frida Kahlo, homenagem à cultura negra e desfile ao ar livre marcam terceiro dia
R7.com
16/06/2011
O terceiro dia de SPFW começou com clima de México. A Cavalera, primeira a desfilar nesta quarta-feira (15), apresentou sua coleção em frente ao planetário, no parque do Ibirapuera, com inspiração em Frida Kahlo. A marca também apostou em outra referência feminina, a cantora Janis Joplin, de quem emprestou as bocas de sinos e as referências aos anos 1970 e ao movimento hippie. No verão da marca, há jeans e alfaiataria para garotos; para as garotas, vestidos curtos, transparentes e festivos […].

Osklen se inspira na cultura negra na coleção verão 2012
Revista Exame
16/06/2011
O contraste da pele negra no tecido branco ou cru deu um destaque para as roupas de silhuetas simples e amplas da grife Osklen, na São Paulo Fashion Week. Mas, apesar de ter tentado, o estilista da marca Oskar Metsavaht não conseguiu colocar só modelos negros na passarela. A intenção era aproximar ainda mais o desfile de sua inspiração, a cultura afro-brasileira. Com tecidos rústicos, como linho, malha de algodão e tricô de ráfia, o estilista apresentou saias longas, hot pants […].

Conselho abre processo contra Bolsonaro; relator defende investigação
Agência Câmara de Notícias
15/06/2011
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar instaurou nesta quarta-feira (15) processo disciplinar contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), acusado pelo Psol de abusar das prerrogativas de parlamentar ao disseminar preconceito e estimular violência com declarações contra negros e homossexuais. O relator, deputado Sérgio Brito (PSC-BA) adiantou que vai apresentar parecer prévio no dia 29 de junho defendendo o andamento da investigação. […]

Americanos esterilizados em programa de eugenia lutam por indenização do Estado
Último Segundo
15/06/2011
Em 1968, nos Estados Unidos, foi violentada por um vizinho que ameaçou matá-la se ela relatasse o que havia acontecido a alguém. Criada em ambiente cercado de abusos, filha de pais violentos, na empobrecida cidadezinha de Winfall, na Carolina do Norte, a adolescente tinha 13 anos. Nove meses mais tarde, quando estava no hospital, dando à luz uma criança – fruto do crime de que tinha sido vítima – Riddick foi violentada pela segunda vez, agora pelo Estado – ela diz […].

Grupo Afro Condart realiza performance na Ponte Estaiada
Cidade Verde
15/06/2011
O Grupo de percussão, teatro e dança Afro Condart prepara o espetáculo “Mais Zumbi” e já apresenta em Teresina uma prévia nesta sexta-feira, às 16h, no Arte Itinerante da Ponte Estaiada. A Banda de Música Villa Lobos também toca na mesma tarde. A entrada é gratuita. O projeto Arte Itinerante é uma realização da Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, que também mantêm a Banda de Música infanto-juvenil Vila Lobos, da Escola José Omatti […].

Danny Glover: Obama não mudou nada para negros e latinos
Terra Brasil
14/06/2011
O ator americano Danny Glover afirmou em Havana que a chegada ao poder de Barack Obama em nada mudou a marginalização sofrida por negros e latino-americanos nos Estados Unidos, agravada com a crise, segundo uma entrevista publicada nesta terça-feira. “O fato de ter um presidente negro (…) não trouxe vantagem alguma para os afro-americanos. O certo é que negros e latinos são os setores populacionais que sofrem mais rigorosamente o impacto da crise” […].

Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro abre inscrições
UOL
14/06/2011
Estão abertas as inscrições para 1ª edição do FestFilmes – Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro. O evento contará com três mostras competitivas de curtas-metragens, incluindo uma apenas para filmes de países que tenham o português como idioma oficial, tais como Angola, Moçambique e Timor Leste, além do Brasil. O FestFilmes pretende promover o intercâmbio cultural, social e econômico dos países de língua portuguesa. Será distribuído um total de R$ 47 mil […].

Coro da Camerata se apresenta com percussionista de fama internacional
Jornale
14/06/2011
Na agenda musical deste fim de semana, o destaque fica para o concerto que o Coro da Camerata Antiqua apresenta na Capela Santa Maria, tendo como regente convidada a maestrina Angela Pinto Coelho e a participação de Djalma Corrêa, um dos maiores percussionistas brasileiros. No programa está a Missa Afro-Brasileira (de Batuque a Acalanto), do maestro e compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca. O espetáculo, com sessões às 20h de sexta-feira (17) e às 18h30 […].

JP sedia o 2º Encontro Nacional de Mulheres de Axé de sexta a sábado
PB Agora
14/06/2011
“Mulheres de Axé e os desafios para o Controle Social” é o tema do 2º Encontro Nacional de Mulheres do Axé, que será realizado no auditório da PBTur nesta sexta-feira e sábado (17 e 18), em João Pessoa. O evento, para o qual são esperados cerca de 300 participantes, tem objetivo de buscar o fortalecimento das Mulheres de Axé, um grupo de trabalho da Rede Nacional de Religiões Afrobrasileiras […].

XVII Encontro Internacional de capoeira angola FICA-Bahia
Portal Capoeira Angola
15/06/2011
A capoeira angola está entre as mais importantes manifestações culturais do povo brasileiro, dentre as diversas contribuições africanas na formação da identidade e legado cultural de nosso país. Como arte e filosofia, ela ganhou amantes, praticantes e seguidores por todo o planeta. Com o tema “Capoeira Angola: 16 anos de História”, o núcleo da Fundação Internacional de capoeira angola de Salvador (FICA-BA) realiza, em 2011, a 17ª edição do Encontro Internacional de capoeira Angola […].

Cultura negra e diversidade sexual são temas do 9º Ciclo de Debates
Portal Capoeira Angola
15/06/2011
Nesta semana, os debates do 15º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo dialogam sobre as relações entre as diversas formas de discriminação, sexualidades e inclusão. O Hip Hop, o break e o grafite marcam presença e apresentam a arte como ferramenta de transformação social. De acordo com o decreto da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabeleceu 2011 como o Ano Mundial do Afrodescendente, o Ciclo de Debates do 15º Mês do Orgulho LGBT […].

“Gosto de ir ao meu limite”
Revista Quem
13/06/2011
Roberta Rodrigues não economiza emoção. Seja alegria, por estar vivendo a Fabíola de Insensato Coração, seja tristeza, ao lembrar, com lágrimas nos olhos, que no ano passado foi vítima de racismo em um bar no Rio de Janeiro. “Chorei e repensei minha vida”, disse a atriz ao repórter Pedro Moraes, enquanto respondia às perguntas dos leitores enviadas ao site de QUEM. Nascida na Favela do Vidigal, Zona Sul do Rio, Roberta também canta no grupo Melanina Carioca […].

Duas mulheres, um negro e um gay são pré-candidatos republicanos
G1.com
14/06/2011
Um negro, duas mulheres e um judeu homossexual: o grupo heterogêneo representa metade dos candidatos republicanos às eleições presidenciais americanas de 2012. O partido de Ronald Reagan, George W. Bush e John McCain foi representado por muito tempo por homens brancos, experientes. Mas a realidade mudou ante a batalha de 2012 contra o presidente Barack Obama, com a apresentação de um amplo leque de pré-candidatos às primárias republicanas […].

Negro na arte é tema de palestra do Instituto Antônio Carlos Magalhães de Ação, Cidadania e Memória
Correio da Bahia
14/06/2011
A contribuição dos negros para a história da arte é resgatada hoje e amanhã em duas palestras promovidas pelo Instituto Antônio Carlos Magalhães de Ação, Cidadania e Memória (IACM), em parceria com o Instituto de Educação Brasil-Espanha (Iebe). Batizada de O Negro na Historiografia da Arte Mundial, as palestras acontecem das 18h30 às 21h30, no salão nobre da Escola de Belas Artes da UFBA, no Canela, e são ministradas pela diretora do Iebe, Luciana Brito […].

Entidade do movimento negro faz protesto em frente ao SPFW
Revista Veja
13/06/2011
Educação e Cidadania de Afro-descendentes e Carentes, rede de cursinhos pré-vestibulares comunitários, está promovendo um protesto diante do Pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera, em São Paulo, na tarde desta segunda-feira. O protesto, iniciado às 16h30, é dirigido ao São Paulo Fashion Week, que tem início nesta segunda, no local. Com faixas e cartazes, cerca de 20 pessoas pedem uma maior participação de negros nas passarelas […].

Músico do Olodum, Germano Meneghel morre aos 49 anos
O Dia
13/06/2011
Morreu nesta segunda-feira, em Salvador, o cantor e compositor Germano Meneghel, de 49 anos, um dos vocalistas do bloco afro Olodum. Germano foi encontrado sem vida por volta das 9h, em sua casa no bairro de Pero Vaz. A causa da morte ainda é desconhecida. O músico sofria de pressão alta e chegou a se queixar de dores no peito com amigos. Ele era casado com Angélica Araújo e pai de três filhas. “É com grande pesar que informamos o falecimento do cantor Germano Meneghel […]”.

Seminário em Cuba comemora Ano dos Afrodescendentes
Vermelho
13/06/2011
Começou nesta segunda-feira (13) seminário “Cuba e os povos Afrodescendentes na América”, em Havana, Cuba, que vai reunir grandes nomes da diáspora africana nas Américas, como o ator estadunidense Danny Glover. O evento, que prossegue até sexta-feira (17), vai discutir a importância dos afrodescendentes para a cultura e a história de Cuba. O evento é organizado pelo Instituto Cubano de Investigação Cultural Juan Marinello em comemoração ao Ano Internacional dos Afrodescendentes […].

Livro causa polêmica ao acusar Smurfs de racistas e antissemitas
G1.com
09/06/2011
Um livro lançado na França tem provocado polêmica ao afirmar que os pequenos duendes azuis Smurfs – personagens de histórias em quadrinhos criados no final dos anos 50 – seriam racistas, antissemitas, sexistas e viveriam em um regime totalitário. “Le petit livre bleu” (O pequeno livro azul, em tradução literal), de Antoine Buéno, que diz fazer uma “análise crítica e política da sociedade dos Smurfs”, vem despertando inúmeras críticas por parte dos fãs dos personagens […].

Cotas para negros e índios em concursos é foco de polêmica
PB Agora
08/06/2011
A medida que cria cotas para negros e índios em concursos públicos no Rio de Janeiro, publicado nesta terça (7/7) no “Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro”, é foco de polêmica no Estado fluminense. O decreto nº 43.007, do governador Sérgio Cabral (PMDB), institui 20% das vagas em seleções para negros e índios nos quadros do Poder Executivo e das entidades da administração indireta do Rio de Janeiro. […]

Governo federal discute saúde da população negra
Vermelho
08/06/2011
A equipe da Secretaria de Ações Afirmativas da Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) se reuniu nesta terça (07), com representantes da Secretaria de Gestão Participativa do Ministério da Saúde, do Ministério do Planejamento e do Comitê Técnico de Saúde da População Negra para discutir a inclusão da política de saúde integral da população negra no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015. […]

Entrevista: Vilson Caetano Jr, antropólogo
A Tarde
08/06/2011
Pós-Doutor em Antropologia pela UNESP e pesquisador de temas relacionados ao candomblé e à matriz africana no Centro de Estudos das Populações Afro e Indígenas Americanas (CEPAIA), Vilson Jr lança hoje, 08/06, o projeto Na Palma da Minha Mão: Temas Afro Brasileiros e Questões Contemporâneas, em parceria com o artista plástico Rodrigo Siqueira. Trata-se de um livro e uma exposição, composta de 20 telas em óleo, que versam sobre a modernidade e as mudanças sofridas pelo candomblé […].

Música Afro-brasileira na Fundação Ema Klabin nesse sábado, dia 11
Planeta Universitário
08/06/2011
O Programa Música do Mundo da Fundação Ema Klabin apresenta no próximo sábado, dia 11 de junho, às 16h30, música afro-brasileira, com a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene. O grupo musical, que lançou em 2010 seu primeiro CD “Sinfonia de Arame”, mostrará a versatilidade do berimbau interpretando toques da capoeira e ritmos da música brasileira, com arranjos e regência do mestre Dinho Nascimento. […]

Justiça ouve skinheads envolvidos em ataque em SP
R7.com
08/06/2011
A Justiça de São Paulo vai ouvir os quatro skinheads acusados de ataque a quatro pessoas em um evento em repúdio à homofobia e ao racismo, no centro de SP, em fevereiro deste ano. A audiência de instrução ocorrerá no Fórum Criminal da Barra Funda, na zona oeste da capital. Todos os envolvidos foram presos em flagrante no dia 27 de fevereiro. Um dos suspeitos é menor de idade e está detido […].

Gangue latina planejou “libertar” cidade de negros
DN Globo
08/06/2011
Uma gangue latina planejou, nos anos 90, “libertar” uma cidade californiana dos seus habitantes negros, através da intimidação, ameaça e violência, numa tentativa de demonstração da sua lealdade a uma gangue da máfia mexicana na prisão. A revelação consta da acusação do Ministério Público da Califórnia divulgada terça-feira, noticia a AP. Meia centena de pessoas são acusadas de crimes de tráfico de drogas e de crimes de ódio, na sequência de uma operação policial […].

Terras de quilombolas são regularizadas
A voz da cidade
08/06/2011
As terras dos remanescentes das comunidades dos Quilombos do Alto da Serra do Mar, que fica entre Rio Claro e Angra dos Reis, serão regularizadas, segundo o ofício n° 774/2011, enviado pelo superintendente Regional do Incra no Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Souto de Noronha, para a prefeitura. O documento comunicou ainda que será expedido o título de reconhecimento de domínio à Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo do Alto da Serra do Mar […].

Oficina forma professores sobre conteúdo Afro-brasileiro
O Diário na Escola
08/06/2011
Nada de escravidão, miséria e sofrimento, a oficina “África no currículo escolar” promovida pela Secretaria de Educação de Mandaguaçu, no Anfiteatro Santo Carraro, para os educadores da rede municipal, abordou a população Afro pela ótica positiva, dando vez às contribuições culturais e sociais, permitindo o pensar na diversidade de forma ética. Foram apresentadas atividades que objetivam aproximar os alunos da riqueza cultural da população afro, enfatizando o estudo na história […].

Negros e índios terão 674 vagas no estado neste ano
O Dia Online
07/06/2011
Todos os concursos públicos estaduais contarão, a partir de 7 de julho, com reserva de 20% das vagas para candidatos que se autodeclararem negros ou indígenas. A medida, assinada ontem pelo governador Sérgio Cabral, já recairá sobre, pelo menos, 674 das 3.368 oportunidades em oito seleções já anunciadas para acontecerem neste ano no estado. Entre os órgãos com concursos previstos, estão: Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), com previsão de 1.230 vagas; Polícia Civil […].

Hipocrisia brasileira com relação aos afrodescendentes
Zmela Angola, por Maria Cláudia Santos
06/06/2011
A sociedade brasileira precisa abandonar a hipocrisia, assumir que é extremamente racista e, a partir desse reconhecimento, enfrentar o grave problema de frente. Essa é a opinião da Doutora e Filósofa, Sueli Carneiro, que acaba de lançar o livro Racismo, Sexismo e Desigualdades no Brasil. Em entrevista à VOA, a fundadora do Geledés Instituto da Mulher Negra afirma que a sociedade brasileira esconde atrás de um discurso de miscigenação uma realidade de discriminação e exclusão do negro […].

Na África, deslocamentos longos e perigosos aumentam fatalidades
BBC Brasil
07/06/2011
As rodovias da África estão entre as mais perigosas do mundo. O continente ainda tem poucos carros, mas os acidentes de trânsito já causam mais mortes do que a malária e a tuberculose, e o problema tende a piorar. Pessoas que viajam em comboio a funerais estão especialmente sob grande risco de acidentes fatais. À medida que muitas nações africanas se desenvolvem economicamente, os cidadãos deixam o campo em busca de trabalho nas cidades em crescimento […].

Entidade ensina balé a crianças e jovens carentes
D
iário do Grande ABC
07/06/2011
Há oito anos, a Associação Passo a Passo de Diadema ensina balé a crianças e jovens carentes. São 173 alunos atendidos, enquanto outros 348 aguardam em fila de espera. Para continuar o ensino e o trabalho não parar, a entidade precisa de novos patrocinadores. Desde quando começou, se mantém com verba de grande empresa privada de Mauá, que prefere não aparecer, mas que deixará de bancar o trabalho em novembro. Outro montante (30%) vem da Prefeitura […].

DOCTV América Latina III
Ministério da Cultura
07/06/2011
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Audiovisual (SAv/MinC), está recebendo as inscrições dos interessados em participar do 3º Programa de Fomento à Produção e à Teledifusão de Documentários Latino-americanos, DOCTV América Latina III. O edital do concurso foi publicado no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 14 e 15) desta segunda-feira (06). […]

A Imprensa Negra e o Negro na Imprensa
Correio do Brasil, por Pravda
06/06/2011
Debate: A Imagem no Espelho: A Imprensa Negra e o Negro na Imprensa – Mesmo ativos desde o século XIX, os jornais dedicados à população negra são um dos segmentos menos conhecidos da imprensa norte-americana. Este é o primeiro relato sobre os jornalistas que, ajudando negros do sul do país a migrarem para o norte e honrando os soldados negros na Segunda Grande Guerra Mundial, arriscaram suas vidas para que seu povo fosse tratado com dignidade […].

Seppir quer reduzir homicídios de jovens negros
Jornal do Comércio, por Cláudio Isaías
06/06/2011
A população negra no Brasil está mais exposta à mortalidade por causas externas, principalmente os homicídios. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que os assassinatos foram responsáveis pela morte de 50% dos negros com idade entre 15 e 29 anos. Para mudar este quadro, a ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), pretende desenvolver um projeto que trate das ações afirmativas para os jovens negros […].

Estado assina hoje decreto que cria cota em concursos
O Dia, por Aline Salgado
06/06/2011
No tom das políticas afirmativas, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, assina hoje decreto que estabelece reserva de 20% das vagas em concursos públicos estaduais a candidatos que se autodeclararem negros ou indígenas. A medida se insere no conjunto de projetos a serem incentivados ao longo de 2011, instituído como Ano Estadual das Populações Afrodescendentes e das políticas de promoção da igualdade racial. […]

Ministério da Cultura premia espetáculo mato-grossense
24Horas News
05/06/2011
O projeto chorado, que dará origem ao espetáculo de dança contemporânea “Choro da Alma”, foi o único projeto mato-grossense contemplado em 2010 pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna. Após uma reorganização orçamentária do Ministério da Cultura e da Funarte, o pagamento do prêmio só foi regularizado em 2011 e a equipe pode, finalmente, começar a produção do espetáculo. Com direção geral de Karina Arruda e direção artística e coreografia de Rachel Galesso […].

Monumento a Zumbi dos Palmares sofre pichações no RJ
Band News
05/06/2011
Símbolo da resistência negra nos tempos de escravidão no Brasil, o Monumento Nacional a Zumbi dos Palmares no Rio de Janeiro foi pichado neste domingo. A estátua que fica na Avenida Presidente Vargas, no bairro da praça Onze, no centro do Rio, amanheceu com pichações na escultura da cabeça e com inscrições de cunho racista em sua pirâmide de sustentação. […]

Morreu Albertina Sisulu, ícone da luta de libertação
Expresso
03/06/2011
Albertina Sisulu, um dos maiores ícones da luta de libertação do povo sul-africano, morreu no início da noite em sua casa em Joanesburgo aos 92 anos de idade. Viúva do ex-secretário-geral do Congresso Nacional Africano (ANC), Walter Sisulu, e uma das mais respeitadas e amadas figuras do universo político da África do Sul, Albertina Sisulu, que era conhecida por “Mama Sisulu”, dedicou grande parte da vida à luta contra o antigo regime do ‘apartheid’ […].

ONU abre inscrições para programa de bolsas para afro-descendentes
Planeta Universitário
03/06/2011
No contexto do Ano Internacional dos Afro-descendentes, a Unidade Antidiscriminação do escritório do Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas está lançando um programa de bolsas para descendentes de africanos de 10 de outubro a 4 novembro de 2011. O objetivo é proporcionar a oportunidade de aprofundar a compreensão do Sistema de Direitos Humanos da ONU e de seus mecanismos […].

Terras de quilombolas são regularizadas em Rio Claro
Diário do Vale
02/06/2011
O superintendente Regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no estado do Rio, Gustavo Souto de Noronha, enviou o ofício nº 774/2011 à prefeitura de Rio Claro comunicando a regularização fundiária das terras dos remanescentes das comunidades dos quilombos do Alto da Serra do Mar, entre os municípios de Rio Claro e Angra dos Reis. Anexado ao ofício, está o relatório técnico de identificação e delimitação do território. Além disso, […].

Exposição reúne obras da cultura afro-brasileira em Araçatuba
Folha da Região
02/06/2011
O Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon, de Araçatuba, recebe desta sexta-feira a 16 de julho a exposição itinerante do Museu Afro Brasil “Emblemas Afro-Baianos de Rubem Valentim”. A abertura é nesta sexta, às 20h, e a visitação é gratuita. A mostra é composta por 14 obras produzidas com a técnica de serigrafia (processo de impressão a partir de um molde) pelo artista plástico Rubem Valentim. As imagens simbolizam o candomblé […].

Os nove anos de ação do Grupo Mocambo
Corrêa Neto
02/06/2011
O Instituto Mocambo é uma entidade sem fins econômicos que tem como principal missão contribuir com a promoção da igualdade racial por meio de políticas de ações afirmativas para os afrodescendentes do Estado do Amapá. Atuamos por meio do Projeto Ciranda Zumbi dos Palmares na formação de educadores(as) para a implementação da Lei 10.639/03-MEC que trata da inclusão de conteúdos voltados a cultura afro-brasileira e africana […].

Viveiro Municipal de Jacareí recebe II Encontro de Culturas
Agora Vale
02/06/2011
O Viveiro Municipal recebe neste sábado (04) o II Encontro de Culturas. Durante o evento acontecerão diversas atividades, como dança típica do candomblé, apresentação indígena, capoeira, músicas, exposição de objetos e palestras. A programação ocorrerá das 13h às 16h, com entrada gratuita. De acordo com o organizador, Ederson Carlos Pereira, para a palestra sobre Meio Ambiente foram convidados professores da Faculdade de Teologia Umbandista (FTU) […].

Policiais fazem papel de juiz frente a queixas por discriminação racial
Diário da Saúde
02/06/2011
Os agentes policiais ainda têm muita dificuldade em discernir o que é preconceito e o que é “brincadeira”. Segundo uma pesquisa da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP, palavras ou termos racistas utilizados pelos acusados devem ser relatados com exatidão pela vítima para caracterizar o crime de racismo e para convencer o agente policial de que realmente houve uma situação ofensiva e racista. […]

Empresa é condenada por racismo no trabalho
Consultor Jurídico
02/06/2011
A empresa Tractebel foi condenada a pagar indenização de R$ 50 mil a um empregado por racismo praticado por colegas de trabalho. A decisão foi do juiz Luciano Paschoeto, da 1ª Vara do Trabalho de Florianópolis. O magistrado também determinou a entrega ao empregado de uma carta de retratação pela ofensa. Para o juiz Paschoeto, ficou evidente que a empresa tinha pleno conhecimento dos fatos, apurados em sindicância, que concluiu pela sua ocorrência. “Verifico uma despropositada agressão […]

Índices educacionais refletem desigualdade entre negros e brancos, diz ministra
Câmara dos Deputados
01/06/2011
A ministra da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Luiza Helena de Bairros, disse há pouco que a desigualdade entre negros e brancos é evidenciada nos índices educacionais e salariais. Segundo ela, quanto maior a escolaridade das pessoas, maior a diferença entre as remunerações de brancos e negros. A ministra participa de audiência da comissão especial destinada a analisar a proposta que cria o Plano Nacional de Educação. […]

UnB (DF) convoca candidatos pelo Sistema de Cotas para entrevista
Seja Bixo
01/06/2011
A Universidade de Brasília publicou edital com a lista de candidatos que se inscreveram para concorrer prioritariamente pelo Sistema de Cotas para Negros no 2º vestibular de 2011 da instituição. As entrevistas vão ocorrer entre os dias 4 e 5 de junho, pela manhã e a tarde. Para verificar o local e o horário em que deverá se apresentar para a entrevista, o candidato deve acessar o edital de convocação para entrevista no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/vestibular/2vest2011 […].

Ministras defendem combate à discriminação nas escolas
Portal Terra
01/06/2011
As ministras da Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros, e de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, defenderam nesta quarta-feira a previsão de medidas de combate à discriminação no Plano Nacional de Educação (PNE). Segundo Iriny, o respeito à pluralidade deve ser incentivado no ambiente escolar. “As crianças começam, desde pequenas, a naturalizar algo que não é natural, que é a discriminação entre homens e mulheres, entre raças, entre orientações sexuais. […]

A Inquisição na história da Bahia é tema de curso gratuito
JBWiki
01/06/2011
No próximo dia 7 de junho, às 17h, na Sala Kátia Mattoso da Biblioteca Pública do Estado (Barris), a Professora Doutora Suzana Maria de Souza S. Severs inicia o ciclo de palestras deste mês do curso Conversando com sua História, do Centro de Memória da Bahia. O tema a ser abordado será “Além da exclusão: convivência entre cristãos-novos e cristãos velhos na Bahia”, o tema é consequência da especialização em História Social, principalmente na história dos cristãos-novos, marranos […].

Censo avalia situação dos quilombos
Diário de Pernambuco
01/06/2011
Uma pesquisa de campo coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) está mapeando 173 comunidades quilombolas do país, com objetivo de verificar a situação em cada uma delas e de medir o desenvolvimento de 5 mil crianças até cinco anos de idade. O último levantamento ocorreu em 2006, em 60 quilombos, e mostrou que quase 50% das crianças estavam em risco de déficit nutricional, com 15% delas apresentando retardo de crescimento […].

Ministra da Cultura participa de encontro em Manaus
A Crítica
01/06/2011
O governador do Amazonas em exercício, José Melo, recebe nesta quarta (1), a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente da Funarte, Antonio Grassi, para o I Encontro Microprojetos Mais Cultura – Amazônia Legal, do Governo Federal. A edição de 2010 do edital do programa destinará cerca de R$ 14 milhões para um total de 903 contemplados na região. Desse total, 91 são do Amazonas. Voltado prioritariamente para jovens entre 17 e 29 anos que residem na região, o Microprojetos […].

Biografia do músico nigeriano Fela Kuti é lançada nesta quinta no Recife
PE360º
01/06/2011
A biografia do músico e ativista político nigeriano Fela Kuti, que morreu em 1997, vai ser lançada no Recife na noite desta quinta-feira (2). O livro ‘‘Fela. Esta vida puta’’ será lançado a partir das 17h, no Memorial Chico Science (MCS), no Pátio de São Pedro, que fica no bairro de São José. O escritor, sociólogo e historiador cubano Carlos Moore, que escreveu a obra, vai estar presente no lançamento. Na ocasião, além do bate-papo do autor do livro, será exibido o documentário “Fela Kuti […].

Grafiteiros fazem leitura da obra de José Lins do Rego nesta quarta-feira
Paraíba.com
01/06/2011
Doze grafiteiros vão expressar sua criatividade em painéis de nove metros dispostos na Praça do Povo da Fundação Espaço Cultural da Paraiba (Funesc) nesta quarta-feira (1º), tendo como tema a obra de José Lins do Rego. Para realizar o trabalho, os artistas se prepararam lendo livros do escritor e pesquisando sobre sua vida. Sob os olhos da plateia da Semana Cultural José Lins do Rego, a partir das 8h os grafiteiros vão transpor, através das tintas, suas interpretações do universo Zeliniano […].

Livro “A vida de James Brown” traz fotos raras e discografia do ícone do Soul
UOL Entretenimento
01/06/2011
Fotos raras, discografia completa e a história de um dos maiores ícones da música Soul estão no livro “A vida de James Brown”, que sai esse mês no Brasil pela Editora Madras. Escrito pro Geoff Brown, antigo redator da revista “Black Music” e autor da obra “Michael Jackson – Uma Vida na Música”, o livro ilustrado traça um panorama da vida e carreira do cantor. Leia abaixo trecho inicial de “A vida de James Brown”: James Brown sempre soube reconhecer o verdadeiro valor do natal […].

Pesquisa do Ipea traça perfil de Justiça brasileira
Jornal de Uberaba
01/06/2011
O brasileiro considera ruim a investigação feita pela Polícia Civil, o que dificulta o acesso à Justiça; que os cidadãos mais ricos são os que consideram a Justiça mais rápida e que problemas de família, nas relações de trabalho e entre vizinhos são os três conflitos mais comuns enfrentados pelo brasileiro. Foi o que detectou a pesquisa Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips Justiça) realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada ontem […].

Clube inglês bane torcedor que postou comentários racistas no Twitter dos estádios
UOL Esportes
01/06/2011
Um comentário racista no Twitter foi o suficiente para que Luke O’Donoughe fosse banido pelo seu próprio clube. O jovem de 22 anos criticou a contratação de um jogador trinitino pelo Everton, causou polêmica na internet e irritou o Norwich City, seu time de coração, que fechou as portas de seu estádio para o fã preconceituoso. O comentário sobre o atacante James Vaughan, de Trinidad e Tobago, está causando polêmica na Inglaterra, já foi retirado do serviço de micro-blog […].

TJD recebe denúncia sobre racismo contra Zé Roberto
GAZ, por Ari Resh
01/06/2011
As supostas manifestações racistas da torcida gremista contra o jogador Zé Roberto, do Inter, durante o Gre-Nal que decidiu o Campeonato Gaúcho, há três semanas, ainda repercutem. Nessa terça-feira, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) recebeu denúncia do procurador Alberto Lopes Franco sobre o caso. O Grêmio foi denunciado com base no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que fala em “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante […].