A cultura afro-brasileira nas mídias

Veja, abaixo, resumos de algumas das principais notícias veiculadas na imprensa nacional e internacional sobre a cultura afro-brasileira. Para acessar o conteúdo completo, basta clicar nos links dos títulos.

Secretaria de Educação de Londrina ainda não apresentou o parecer pedagógico sobre livros considerados racistas
O diário.com por Pauline Almeida
30/07/2011
A polêmica em relação à compra dos livros “Vivenciando a Cultura Afro-Brasileira e Indígena” continua em Londrina. Em uma coletiva à imprensa, os jornalistas pediram a apresentação do parecer pedagógico que autorizaria a compra do material para a secretária municipal de Educação, Karin Sabec Viana. Ela disse que não mostraria, pois o documento tinha sido enviado ao Ministério Público, o que foi desmentido pelo promotor de Defesa dos Direitos Constitucionais, Paulo Tavares […].

Diego Maurício ouviu ofensas racistas na Vila: ‘Me chamaram de macaco’
Globo Esporte
28/07/2011
Muito feliz com a importante vitória do Flamengo sobre o Santos, mas chateado com o que ouviu de parte da torcida do Peixe na Vila Belmiro. De volta ao Rio, o atacante Diego Maurício afirmou que foi vítima de ofensas racistas durante o confronto, nesta quarta-feira. Segundo ele, a discriminação ocorreu enquanto os atletas rubro-negros que estavam no banco de reservas faziam o aquecimento. – Ouvi na hora de aquecer. Uma minoria da torcida do Santos […].

Negros e mulheres são minoria dos transplantados no Brasil
Vermelho
28/07/2011
As informações levantadas pelo estudo “Desigualdade de Transplantes de Órgãos no Brasil: Análise do Perfil dos Receptores por Sexo, Raça ou Cor”, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), foram apresentadas na abertura da audiência pública “A População Negra e a Política de Transplante de Órgãos e Doação de Medula Óssea”, realizada nesta quinta-feira (28/07), no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador […].

Paulo Henrique Amorim responde ação por racismo
Consultor Jurídico
28/07/2011
A Justiça criminal do Distrito Federal vai decidir em poucos dias se o blogueiro Paulo Henrique Amorim deve ser condenado pelo crime de racismo ou injúria racial contra o jornalista Heraldo Pereira. A acusação é movida pelo Ministério Público. Réu em diversas ações civis e criminais, Amorim vem acumulando condenações. A Ação Penal que já concluiu pela prática de discriminação corre na 5ª Vara Criminal de Brasília. Segundo o MP do DF, Amorim promoveu uma “campanha” racista […].

Nota Pública: Homicídios no Espírito Santo
Correio do Brasil
28/07/2011
O Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo –FEJUNES- vem mais uma vez manifestar sua preocupação com os altos índices de homicídios ocorridos no estado. Números revelam que já chegamos à marca de mil assassinatos este ano, sendo que mais uma vez as vítimas preferenciais são jovens e negros. Reafirmamos a necessidade do Governo Estadual adotar políticas específicas para esses segmentos historicamente excluídos […].

Projeto inclui promoção de culturas afro e indígena na Lei Rouanet
Agência Câmara de Notícias
28/07/2011
A Câmara analisa o Projeto de Lei 759/11, do deputado Padre Ton (PT-RO), que inclui a promoção das culturas indígenas, de comunidades afro-brasileiras e do folclore nacional entre as finalidades do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), criado pela Lei Rouanet (8.313/91). Proposta de igual teor (PL 3242/04) do ex-deputado Eduardo Valverde foi aprovada pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Educação e Cultura antes de ser arquivada ao final da legislatura passada […].

Ângela participa de Lançamento do Fórum de Mulheres Negras
Vermelho
28/07/2011
Uma noite de debate, reflexão e confraternização. Assim pode ser definido o evento que marcou a passagem do Dia Estadual da Mulher Negra, celebrado todo 25 de julho, que foi realizado na noite desta quarta-feira, na Capital. Organizado pelo gabinete da Deputada Ângela Albino (PCdoB), autora da lei que estabeleceu a data no calendário oficial do Estado, o encontro contou com a presença de lideranças comunitárias e representantes de entidades de defesa dos direitos das mulheres […].

Acessibilidade e cultura negra retratadas em livros lançados no Café Literário
Jornal O Girassol
28/07/2011
Para garantir a acessibilidade de pessoas com algum tipo de deficiência que comprometa a leitura, o escritor Natanael dos Santos apresentou nesta manhã de quarta-feira, 27, no Café Literário, durante a Flit – Feira Literária Internacional do Tocantins – o sistema de livro falante. O escritor fez o lançamento de três obras, todas focadas na cultura negra e acessibilidade, estando as três disponíveis na versão tinta, braile e falante. A leitura no livro falante é feito por […].

Projeto prevê política contra preconceito na administração federal
Câmara dos Deputados
27/07/2011
A Câmara analisa o Projeto de Lei 756/11, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que estabelece condições iguais de trabalho, de oportunidade e de remuneração para os servidores públicos, independentemente de gênero, etnia, religião, opinião política e orientação sexual. O texto é idêntico ao PL 4842/09, da deputada licenciada Iriny Lopes, que foi arquivado ao final da legislatura passada. Conforme a proposta, a administração pública federal […].

Comunidades Quilombolas já podem emitir nota fiscal na comercialização de mercadorias
ES Hoje
27/07/2011
Após reuniões com entidades governamentais mediadas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), as comunidades quilombolas do Espírito Santo poderão emitir notas fiscais dos seus produtos, o que permitirá o acesso a programas governamentais. Foi publicado o decreto número 2808-R, que regulamenta a emissão de bloco de notas para comercialização de mercadorias produzidas por estes agricultores. O decreto, publicado no Diário […].

Beija-Flor de Nilópolis convoca 700 negros para o desfile
Site da Baixada
27/07/2011
A Beija-Flor está convocando negros, homens e mulheres, de qualquer tipo físico e com mais de 18 anos, para participação no desfile da escola no próximo Carnaval, quando a azul e branco tentará o bicampeonato com o enredo “São Luís – O Poema Encantado do Maranhão”. O carnavalesco Fran Sérgio adianta que os inscritos terão garantidos lugares em carros alegóricos e alas. “Eles estarão em vários pontos do espetáculo. Os negros terão muita importância […].

Curso prepara para cobertura especializada
Jornal A Tarde
27/07/2011
Como o Mundo Afro, realmente, não tem fronteiras está aqui o aviso sobre uma atividade que vai acontecer em oito Estados brasileiros. Eu, inclusive, estou participando do projeto: a Fenaj e a ONU Mulheres, com apoio da Seppir e da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), estão promovendo o Curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas. A atividade vai acontecer em oito capitais brasileiras […].

Vencedora de Grammy torna-se a primeira ministra negra
DN Globo
27/07/2011
Depois de décadas a resgatar a tradição musical afro-peruana, a cantora Susana Baca prepara-se agora para novos desafios. A vencedora de um Grammy Latino pelo álbum Lamento Negro, em 2002, vai assumir a pasta da Cultura no Governo de Ollanta Humala, que toma posse amanhã. A nova ministra já tem o objetivo traçado: democratizar a cultura. É a primeira ministra de raça negra no Peru desde a independência de Espanha, em 1821 […].

Beyoncé quer lançar livro de receitas
Jornal do Brasil
27/07/2011
A cantora está interessada em criar um guia de culinária que contém receitas afro-americanas de sua mãe Tina e está confiante de que o livro seria um sucesso. “Sua mãe, Tina, começou a tradição de cozinhar pratos afro-americanos em qualquer lugar do mundo em que elas estão, ela sempre faz couve, pão de milho e frango frito. Beyoncé adoraria incluir estas receitas de família em um livro”, uma fonte disse ao jornal Daily Mirror […].

Profecia ou destino?
Monitor Mercantil
26/07/2011
Dados extraídos do Mapa da Violência 2011, Os Jovens do Brasil (Julio Jacobo Waiselfisz, www.sangari.com/mapadaviolencia) revelam que, no total da população, o número de vítimas de homicídios de cor ou raça branca diminuiu em 22,3%, entre 2002 e 2008. Entre os negros (pretos e pardos), o percentual de vítimas de homicídio cresceu em 20,2%, no mesmo período. Em 2002, foram vítimas de homicídios, proporcionalmente, 45,6% mais negros do que brancos […].

Tesouro africano na PUC-Rio
Planeta Universitário
26/07/2011
Ano Internacional do Afrodescendente, proclamado pela Assembléia Geral das Nações Unidas, 2011 contará com um evento que vem para somar na valorização da cultura e na defesa dos direitos fundamentais dos negros. No dia 11 de agosto, das 9h30m às 20h, a PUC-Rio realiza, em parceria com a UNESCO, o MEC e a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio o evento “Tesouro africano no Rio: lançamento da Coleção História Geral da África”. No dia será lançada uma coletânea com […].

Padre e advogado dizem que foram ameaçados de morte no Maranhão
Último Segundo
26/07/2011
O coordenador estadual da Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Maranhão, padre Inaldo Serejo, e o advogado da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Maranhão (OAB-MA), Diogo Cabral, foram ameaçados de morte por fazendeiros na tarde desta segunda-feira, em frente ao fórum da cidade de Cantanhede, distante cerca de 200 quilômetros de São Luís. As ameaças ocorreram antes de uma audiência judicial que iria discutir […].

Encontro discute políticas públicas para mulheres negras na Bahia
Vermelho
26/07/2011
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a Secretaria de Políticas para a Mulher (SPM) da Bahia realizou, nesta segunda-feira (25/7), o encontro Geração-Gênero, Raça, Campo e Ação, no Hotel Vila Velha, em Salvador. O evento reuniu representantes do governo e de entidades negras para discutir políticas públicas voltadas às mulheres negras, que representam mais de 70% das que moram em Salvador, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios[…].

No Dia Nacional da Mulher Negra, Dilma visitou Alagoas
O Diário
25/07/2011
No início do século XIX, a Rainha Tereza de Benguela comandava o Quilombo do Quariterê, em Cuiabá. No Quilombo de Quaritê, um dos redutos mais famosos de escravos fugidos, Tereza de Benguela, além de rainha, era presidenta. Com mão de ferro, a rainha-presidenta Tereza estabeleceu barreiras estruturais para que a geografia do racismo não soterrasse a condição “sine qua non” da população negra e indígena: o direito à liberdade. […]

Seminário Mulheres Negras, Raízes da Resistência aborda a luta pela igualdade de gêneros
Prefeitura Municipal de Cubatão
25/07/2011
Exclusão social, desigualdade de gêneros e preconceito foram alguns dos temas abordados no Seminário Mulheres Negras, Raízes da Resistência que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 25, no auditório da Câmara Municipal (Praça dos Emancipadores, s/nº, Centro). O coordenador da Igualdade Racial e Étnica de Cubatão, Júlio Evangelista Santos Júnior, agradeceu a todos os envolvidos no evento […].

A cor dos brasileiros e a chaga do racismo
Itu.com
25/07/2011
O racismo é uma chaga, como ficou demonstrado por dois acontecimentos dos últimos dias. No mais cruel deles, um extremista de direita norueguês, que não merece ter seu nome mencionado, matou 76 pessoas em Oslo para, como admitiu, iniciar uma guerra racial “em defesa da Europa”. Ele se apresenta como antimuçulmano, odeia negros, árabes e migrantes, e quer a supremacia branca sobre o mundo, portando-se como uma espécie de “cruzado” em pleno século 21 […].

EUA: Disparidade de riqueza entre brancos, negros e hispânicos no máximo de 25 anos
SIC Notícias
25/07/2011
A crise do mercado imobiliário nos Estados Unidos e a recessão que se seguiu aumentou as disparidades de nível de vida entre brancos, negros e hispânicos para um nível a que já não se assistia há 25 anos. De acordo com um estudo do Pew Research Center, um instituto independente, citado pela AFP, o colapso da bolha especulativa no imobiliário em 2006 e a recessão que oficialmente começou em 2007 fizeram com que a riqueza mediana (os ativos menos as dívidas) […].