A cultura afro-brasileira nas mídias

Veja, abaixo, resumos de algumas das principais notícias veiculadas na imprensa nacional e internacional sobre a cultura afro-brasileira. Para acessar o conteúdo completo, basta clicar nos links dos títulos.

O Nordeste negro
Diário do Nordeste
31/08/2011
Foi em um meio de tarde, abafada, após o já tradicional engarrafamento da Avenida Duque de Caxias, que a equipe do Caderno 3 chegou à casa do artista popular João Pedro de Carvalho Neto, mais conhecido como, João Pedro do Juazeiro, que fica ali, no final da Rua Pedro Pereira, já perto do Colégio Estadual Liceu do Ceará. Casa simples, pintura amarela descascando, muro baixo, porta e janela. “É aqui!”. E João Pedro abre logo as duas bandas da porta e […].

Representantes de Brasil e EUA farão reunião contra racismo
AFP
31/08/2011
Representantes do Brasil e dos Estados Unidos manterão uma reunião sobre igualdade e contra o racismo esta semana, em Brasília, informou o departamento americano de Estado nesta terça-feira. O encontro, previsto para quinta e sexta-feira, visa a aprofundar a cooperação para um maior acesso dos afrodescendentes à saúde, educação e justiça, e a maior participação de empresários negros nos preparativos para os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo que serão realizados no Brasil […].

Dutra: há integrantes dos três Poderes envolvidos com trabalho escravo
Agência Câmara de Notícias
30/08/2011
O presidente da Frente Parlamentar Mista pela Erradicação do Trabalho Escravo, deputado Domingos Dutra (PT-MA), disse nesta terça-feira, durante chat promovido pela Agência Câmara de Notícias, que “há, com certeza, parlamentares federais, estaduais e municipais, integrantes do Poder Executivo das três esferas e até membros do Judiciário envolvidos com o trabalho escravo”. Segundo ele, esse é um dos motivos pelos quais ainda não foi aprovada a Proposta de Emenda […].

União Africana condiciona reconhecimento do CNT à formação de governo de coligação
Àfrica 21
30/08/2011
A União Africana (UA) apenas reconhecerá o Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia se ele afirmar claramente a formação dum Governo de coligação que agrupará todos os Líbios, declarou em Addis Abeba, na Etiópia o presidente da Comissão da organização pan-africana, Jean Ping. A UA reuniu-se sexta-feira para abordar a situação política na Líbia sem reconhecer o CNT. Segundo a UA, a continuação dos combates nalgumas partes do país é inútil e apenas […].

Integrante da Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra é indicado ao Prêmio Betinho – Atitude Cidadã
Surgiu.com, por Lúcia Brito
30/08/2011
Ruimar Antônio de Farias, descendente de negros e morador da Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, foi indicado ao Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, que tem por objetivo valorizar as pessoas que praticam no dia a dia a promoção da cidadania. Ruimar concorre ao prêmio por defender os interesses da comunidade junto aos governos federal, estadual e municipal, garantindo a permanência dos agricultores quilombolas no campo de maneira digna e sustentável […].

Leci aborda genocídio de jovens negros com Maria do Rosário
Vermelho.com
30/08/2011
“O racismo e a discriminação pelo critério de cor fez o movimento negro denunciar o genocídio da juventude negra. As vítimas geralmente são os negros e os pobres, essa mesma população que está alijada das riquezas e oportunidades geradas pelo nosso país. Existe claramente uma exclusão desses cidadãos dos direitos humanos e das liberdades fundamentais”, afirmou Leci. Maria do Rosário foi categórica ao afirmar que o genocídio da juventude negra precisa estar no centro […].

Instituto de Mulheres Negras lança na quarta projeto de artesanato
24 HorasNews
29/08/2011
O Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso fará na próxima quarta-feira, dia 31, lançamento do projeto “Aziza Artesanato Afro – Confecção de bonecos e bonecas negras”, que tem como objetivo promover o resgate da identidade étnica utilizando o artesanato na forma de bonecos e bonecas negras que representam a cultura local. A oficina realizar-se-á […].

Teatro: Lamber as feridas do Apartheid
Correio da Manhã
29/08/2011
Chama-se ‘Vitória’, a peça com que o dramaturgo sul-africano Athol Fugard revê o Apartheid e, acima de tudo, as suas consequências: a existência de uma geração de jovens negros para a qual nenhuma violência – por mais extrema que seja – consegue apaziguar a raiva que sente pela exploração e abuso de que foi vítima ao longo de décadas. ‘Vitória’ é o primeiro dos dois espectáculos que o Teatro dos Aloés apresenta em Cascais no início de Setembro […].

Maranhão na Tela abre inscrições para cursos gratuitos na área de cinema
Jornal Pequeno
28/08/2011
Com o objetivo de incentivar a produção audiovisual em São Luís, o festival de cinema Maranhão na Tela 2011, que é apresentado pela Eletrobras Furnas e patrocinado pela Vale, oferece ao público maranhense 1080 vagas gratuitas de capacitação na área de cinema. As inscrições iniciam na segunda-feira, 29/08, e vão até a sexta-feira, 02/09, no SEBRAE do Centro (Praça Dom Pedro II), das 14 às 18h. As aulas serão ministradas durante o festival […].

Leis de direitos quilombolas sofrem entraves de toda ordem
O Repórter
27/08/2011
A socióloga Vera Rodrigues conduz um estudo de doutorado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) sobre as políticas públicas de reconhecimento de direitos territoriais nos quilombos brasileiros e nos palenques (os equivalentes colombianos), a fim de descobrir como os governos estão construindo políticas para comunidades negras. Os projetos governamentais analisados por ela são o Programa Brasil Quilombola, no caso brasileiro […].

Projeto aprovado pelo FIC leva cultura e arte à periferia do município de Campina Grande
PB Agora
27/08/2011
O projeto “Ação Hip Hop Campina”, aprovado pelo Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos, do Governo da Paraíba, se encerra neste sábado (27) a semana de ações voltadas à cultura hip hop. A programação acontece a partir das 16h, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), no Açude Velho, em Campina Grande. Ao longo desta semana o evento realizou ações artístico-culturais em diversos pontos da cidade. A intenção de divulgar a cultura hip hop […].

Bahia lembra 213 anos da Revolta dos Búzios
G1.com
26/08/2011
Serão lançados na manhã desta sexta-feira (26), em Salvador, selo e carimbo comemorativos pelos 213 anos da Revolta dos Búzios, também chamada de Alfaiates. A iniciativa é da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir-PR) e o Governo do Estado da Bahia, em parceria com os Correios. O evento está marcado para 11h30 desta sexta-feira, na Governadora, que funciona no Centro Admnistrativo (CAB) […].

Universidade Estadual de Londrina mantém sistema de cotas até 2017
G1.com
26/08/2011
O sistema de cotas raciais e sociais na Universidade Estadual de Londrina (UEL) será mantido até 2017. A decisão é do Conselho Universitário e foi tomada nesta sexta-feira (26). Os conselheiros determinaram que os 40% das vagas, que são reservadas para cotistas, vão ser definidos a partir da quantidade de vagas ofertada por cada curso de graduação e não mais conforme a quantidade de inscritos no vestibular da universidade. Destes 40%, metade das vagas será destinada […].

UEL aprova prorrogação do sistema de cotas
Agência de Notícias do Paraná
26/08/2011
O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Londrina (UEL) aprovou nesta sexta-feira (26) a prorrogação do sistema de cotas, implantado em 2004. Dos 41 conselheiros com direito a voto, 26 votaram a favor do percentual de 40% das vagas para candidatos de escolas públicas – e, deste total, 50% para aqueles que se declararem negros. Com isso, 20% das vagas continuam sendo destinadas a estudantes das escolas públicas e 20% para candidatos que se declararem negros […].

Feira Preta comemora 10 anos de existência
Diário do Grande ABC
26/08/2011
A Feira Preta, a maior feira de cultura negra da América Latina, comemora dez anos em 2011 e se prepara para o próximo evento, que será realizado entre os dias o evento 17 e 18 de dezembro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. As informações são da assessoria de imprensa da feira. A feira, que já recebeu mais de 90 mil pessoas e movimentou R$ 2,5 milhões em negócios, surgiu para fomentar o empreendedorismo étnico e fortalecer a cultura negra no país […].

Aprovadas cotas de 30% para negros nos concursos públicos
Jornal da Mídia
25/08/2011
A Câmara de Vereadores de Salvador aprovou ontem (24), por unanimidade, projeto de lei que estabelece cotas de 30% para negros nos concursos realizados no âmbito da administração municipal. Iniciativa do vereador Gilmar Santiago (PT), o projeto tramitava desde 2009 e previa, inicialmente, a reserva de 50% das vagas para os afrodescendentes. O vereador Alcindo da Anunciação (PSL) apresentou uma emenda reduzindo o percentual para 30% […].

Conselho Universitário da UEL vota nesta sexta, sistema de cotas em Londrina
O Diário.com, por Juliana Leite
25/08/2011
A política de cotas na Universidade Estadual de Londrina (UEL) será discutida nesta sexta-feira (26), às 8h30, no Anfiteatro Maior do Centro de Ciências Sociais (CCH) da instituição. Propostas divergem sobre o sistema, que foi implantado em 2004. Após sete anos de implantação, a universidade vai revisar o sistema que oferece atualmente 40% das vagas para estudantes de escolas públicas, sendo metade dessas oportunidades para negros. De acordo com a reitora da UEL, Nádina Moreno […].

Negros sentem falta de modelos na TV para autoimagem positiva
Com Ciência, por Maria Teresa Manfredo
24/08/2011
A ausência ou a esteriotipagem de personagens negros na mídia insere uma forma de discriminação sobre a população de telespectadores negros. Contudo, a discussão envolvendo a participação de negros em telenovelas não deve girar apenas em torno de uma dimensão estatística, sobre cotas, mas sobre a questão da qualidade desta visibilidade. É o que sugere pesquisa sociológica de Igor Bergamo, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) […].

Agências oferecem passeio ‘afro-americano’ em Paris
BBC Brasil
24/08/2011
Voltado para o público negro americano, as agências levam os visitantes para conhecer os locais onde viveram, no início do século 20, negros americanos, como a cantora Josephine Baker. No início do século, Paris era popular entre parte da intelectualidade e dos artistas negros americanos, que na Europa eram mais bem tratados que nos Estados Unidos. Para muitos, a capital francesa lhes oferecia uma chance de ser eles mesmos, em uma época em que isso era um sonho […].

Afrodescendentes Iberoamericanos Contra o Racismo
Rádio Vaticano
24/08/2011
Com um chamado a acabar com o racismo, a discriminação e as injustiças, a Colômbia abriu ontem o primeiro Encontro Ibero-americano de Culturas e Comunidades Afrodescendentes, dirigido a contribuir para o reconhecimento desta população. O encontro termina hoje e tem a participação de 30 especialistas em temas afro, provenientes de 15 países. No ato inaugural, o representante do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos […]

Diferenças bem longe de casa
Jornal O Povo
24/08/2011
João nasceu dos amores da mãe com o pai, dos laços avós e amantes, dentro da casa dos Có, pelas bênçãos da aldeia e dos espíritos, inscrito à geografia africana, abraçado pelos amigos queridos. É guineense e reconhece as arestas da condição. Como imigrante em Fortaleza, o palestrante africanista João Paulo Có delata sutilezas estrangeiras ininteligíveis e apresenta ao O POVO, junto dos pares negros, as concórdias e peripécias de ser quem se é. Não quem os demais […].

Bahia mistura pilates com música ‘afro’
Agência de Notícias de Floripa
24/08/2011
Em uma sala com esteiras espalhadas pelo chão, oito mulheres e dois homens se deitam e começam a massagear os próprios pés. Não fosse a presença de músicos com tambores, timbaus, flautas, chocalhos e berimbau, pareceria uma sessão de mat pilates (os mesmos exercícios do método, mas sem uso de aparelhos). Todos os sábados, a alemã Stephanie Bangoura, 39, reúne gente no Ciranda Café, em Salvador, para uma aula de afropilates, modalidade que ela inventou […].

Reunião analisa conflito entre quilombolas e fazendeiros
Infonet
23/08/2011
A Procuradoria da União no Estado de Sergipe (PU/SE) participará na próxima quinta-feira, 25, da 245º reunião da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo. O objetivo é analisar a situação de conflito entre a comunidade remanescente de quilombolas “Brejão dos Negros” e fazendeiros da região por causa do imóvel Fazenda Resina, localizada no município sergipano de Brejo Grande. O procurador chefe da União em Sergipe, Alexandre Alves Feitosa destacou […].

Luta contra racismo destaca Nova Mutum no site do Unicef
Tô Sabendo.com
23/08/2011
Quem acessar o site do Unicef hoje vai se deparar com o relato da coordenadora de Cultura Zizelle Ferreira, destacando o trabalho da rede pública municipal na luta contra o racismo. O depoimento sobre o projeto Harakati Zumbi está publicado na seção “Minha Ação Contra o Racismo” e pode ser acessado pelo link http://www.infanciasemracismo.org.br/2011/08/23/nossa-acao-projeto-harakati-zumbi-nova-mutum-mt/ um trabalho importante que vem […].

Questões dos indígenas e dos quilombolas discutidas na Justiça Federal do Ceara
Direito CE
22/08/2011
O curso questões dos indígenas e dos quilombolas proporcionará aos magistrados um debate amplo sobre essa temática das minorias, assim como os limites e possibilidades de aplicação e efetivação de seus direitos em conformidade com as previsões legais da Constituição de 1988. Teve início quarta-feira (17/08) e prosseguiu até sexta-feira (19/08), na Seção Judiciária da Justiça Federal no Ceará, o Curso Questões dos Indígenas e dos Quilombolas. Iniciativa da Escola de Magistratura Federal […].

Cientistas negros recebem menos bolsas de investigação médica nos EUA
Público PT
22/08/2011
Os cientistas negros ficam atrás dos brancos nas bolsas de investigação que recebem do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. Uma desvantagem de dez pontos percentuais que não pode ser explicada nem pela educação, nem pela experiência, mostra um estudo publicado nesta quinta-feira na revista Science. Num editorial que acompanha o artigo, Francis Collins, o diretor do instituto norte-americano que gasta anualmente perto de 21 mil milhões de euros nestas bolsas […].

Alagoas é o quinto Estado do país a receber o projeto a Cor da Cultura
Correio do Povo
22/08/2011
Alagoas passou a ser o quinto Estado brasileiro a receber o Projeto Cor da Cultura, cujo objetivo é o de valorizar o patrimônio cultural afro-brasileiro e de reconhecimento da história e contribuição afrodescendente nas escolas públicas. Isso porque, durante quatro dias, 30 técnicos e professores da rede estadual receberam capacitação para introduzir o projeto na grade curricular das escolas. A capacitação foi encerrada na sexta-feira (19) no Centro de Formação Ib Gatto Falcão, no Centro Educacional […].

Políticas públicas miram a igualdade no trabalho
DCI Notícias
22/08/2011
Será realizado nesta quinta-feira o 1º Seminário de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial: Geração de Trabalho, Emprego pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet). O evento promoverá debates sobre as temáticas ligadas à inserção e às oportunidades que a população negra tem no mercado de trabalho. Voltado aos profissionais das áreas de recursos humanos, psicologia, serviço social, acadêmicos, advogados, sindicatos […].

Radiografia Cultural: Periferia e Arte no DF
Dicas da Capital
19/08/2011
Abrindo a mostra, no dia 23, às 19h30, no auditório do CCBB, será realizado o debate Cinema na Favela, com os diretores Adirley Queiroz, do DF, e Peu Pereira, de São Paulo, e mediação da jornalista Julliany Mucury. A Mostra de Documentários será aberta no dia 24, às 20h45, no CCBB, com o curta O Chiclete e a Rosa, de Dácia Ibiapina, seguido do longa Afrobrasilienses, de Jaqueline Fernandes, às 21h. No dia 25, a partir das 20h45, serão apresentados os curtas Rap […].

Propaganda da Nivea é acusada de racismo
Revista Exame
19/08/2011
A Nivea foi envolvida num escândalo por conta de uma das suas mais recentes campanhas publicitárias. Muitas pessoas consideraram a peça em questão racista e fãs da cantora Rihanna chegaram a pedir que ela se afastasse da marca – da qual é garota-propaganda. Na imagem, um homem negro, barbeado e com o cabelo bem cortado, se prepara para arremessar longe uma versão mais “roots” de si mesmo: cabelo afro e barba por fazer. Aconselhando o uso de um produto da marca, a agênia DraftFCB adotou o seguinte texto: “re-civilize yourself”, algo como “recivilize-se”.

Intolerância religiosa afeta autoestima e dificulta aprendizagem
Terra Notícias
19/08/2011
Fernando* estava na aula de artes e tinha acabado de terminar uma maquete sobre as pirâmides do Egito. Conversava com os amigos quando foi expulso da sala aos gritos de “demônio” e “filho do capeta”. Não tinha desrespeitado a professora nem deixado de fazer alguma tarefa. Seu pecado foi usar colares de contas por debaixo do uniforme, símbolos da sua religião, o candomblé. O fato de o menino, com então 13 anos, manifestar-se abertamente sobre sua crença provocou a ira […].

Incra licita relatórios para territórios quilombolas
Portal Stylo
19/08/2011
O Incra lançou processo de licitação para contratar empresas, fundações e outras pessoas jurídicas para elaborar relatórios antropológicos de 158 territórios quilombolas em 16 estados. O objetivo é acelerar o processo de regularização das áreas, que culmina com a concessão do título de propriedade da terra às comunidades, beneficiando 15,9 mil famílias no País. No Tocantins, dez comunidades serão contempladas com a elaboração do relatório, beneficiando mais de 800 […].

Mulheres do campo terão incentivo nos programas de aquisição de alimentos e assistência técnica rural
Pantanal News
18/08/2011
Organizações produtivas femininas ou mistas com mais de 70% de mulheres terão uma reserva de 5% da dotação orçamentária do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que soma R$ 793 milhões em 2011. A decisão, anunciada durante a Marcha das Margaridas, em Brasília, nesta quarta-feira (17), também dá prioridade a projetos cujas mulheres representam 40% dos membros da cooperativa nas modalidades de Compra da Agricultura Familiar, com Doação Simultânea […].

Negros poderão ser a prioridade do ProJovem, diz assessora do MEC
Agência Câmara de Notícias
18/08/2011
A assessora da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC) Misiara Cristina Oliveira afirmou nesta quinta-feira (18) que o Programa ProJovem Urbano poderá passar a priorizar o jovem negro. O programa, destinado a jovens de 18 a 29 anos, combina a formação no ensino fundamental com a qualificação profissional. Misiara, que participou de debate na Comissão de Trabalho, de Administração […].

Cantora Leci Brandão e rapper Gog participam do 23º aniversário da Fundação Palmares
Correio Braziliense, por Maíra de Deus Brito
18/08/2011

Desde o começo, assumi um compromisso: o de fazer da arte um instrumento para ajudar os menos favorecidos. Nesses 36 anos, cantei pelas minorias: índios, mulheres, negros… Deus determinou que eu trilhasse o caminho da música, então, falei que usaria esse dom para lutar. Sei que sou uma artista consciente, engajada e, por causa, disso tive muitos problemas com a mídia deste país. Fiquei cinco anos sem gravadora. Muitos programas não me convidam e eu sei por que. O racismo existe” […].

Ministra lança caravana nacional de direitos humanos
Jornal do Brasil
18/08/2011

A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República lança hoje (18) em Fortaleza( CE) a Caravana Direitos Humanos pelo Brasil, que vai percorrer o país para levar informações sobre políticas públicas e identificar violações de direitos humanos. A ministra da SDH, Maria do Rosário, disse que a caravana quer consolidar uma “cultura de direitos humanos no Brasil” e aproximar os cidadãos de seus direitos. “Queremos mostrar que direitos humanos dizem respeito […].

Universidades da gestão Lula mantêm desigualdades
Veja
18/08/2011

A política de expansão das universidades federais do governo Lula (2003-2010) não conseguiu reduzir as desigualdades sociais e econômicas que sempre predominaram nas instituições públicas de ensino superior do País. Em cinco das 14 novas universidades há mais ricos que pobres, em oito a porcentagem de alunos brancos é maior que a média nacional, enquanto que a de alunos que se declararam pretos é menor que a média em nove delas. É o que mostra levantamento […].

Faculdade Zumbi dos Palmares começa campanha para ampliar
Paraná Shop
17/08/2011

A Faculdade Zumbi dos Palmares lidera um movimento nacional de coleta de 100.000 assinaturas para garantir a participação de negros nas 100 mil bolsas de graduação, mestrado, doutorado e pós doutorado no exterior, como parte do Programa Ciência Sem Fronteira do Ministério da Ciência e Tecnologia. A campanha foi lançada na última sexta-feira (12), durante Aula Magna do vice-presidente da República Michel Temer, e vai para as ruas a partir desta segunda […].

Deputado Freitas retoma defesa da derrubada de decreto quilombola
Século Diário por Flávia Bernardes
17/08/2011

O deputado Freitas (PSB) voltou a defender a derrubada do Decreto nº4887/03, do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, que garante o direito de identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação de terras tradicionalmente quilombolas no País. Tuitando, ele afirma ainda, que o Decreto fere o direito de propriedade garantido pelo artigo 5º da Constituição Federal, em que todos são iguais perante a Lei. O assunto foi retomado pelo deputado Freitas […].

Turismo étnico-afro é foco de seminários em Salvador
Mercado e Eventos
17/08/2011

O ciclo de seminários regionais sobre Turismo Étnico-afro da Bahia será realizado nesta quarta (17/08) e quinta-feira (18/08), das 8h30 às 16h, em Salvador. O evento ocorrerá no anfiteatro da Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, no Centro Histórico, e tem por objetivo sensibilizar e envolver as comunidades na produção de atividades associadas ao turismo, identificando demandas, dificuldades, entraves e, principalmente, apontar alternativas e socializar ações e experiências exitosas […].

Vila Isabel abre inscrições para negros
O Dia
17/08/2011
Com o enredo ‘Você semba lá…que em sambo cá’, de autoria da carnavalesca Rosa Magalhães, a Vila Isabel pretende sacudir a avenida e produzir uma grande festa em homenagem a Angola. Última a desfilar no domingo de carnaval, dia 19 de fevereiro, a escola está convocando negros e negras que se identifiquem com a história da nação africana e desejem fazer a diferença no desfile da azul-e-branca em 2012. Os candidatos precisam ser maiores de 18 anos […].

Políticas públicas e cotas na universidade em debate em Salvador
Fátima Missionária
17/08/2011
Falando sobre políticas públicas e cotas na universidade, na paróquia de São Brás de Plataforma, no subúrbio ferroviário de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues garantiu que as políticas afirmativas são medidas especiais e temporárias, somadas ou determinadas pelo Estado e/ou pela iniciativa privada. Espontânea ou compulsivamente, pretendem eliminar as desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidades e tratamento […].

Estudo considera ‘Angola país pobre mais rico do mundo’
O País
17/08/2011
Um relatório publicado recentemente em Luanda pela Fundação Open Society aponta que as desigualdades sociais no país continuam acentuadas, principalmente nos domínios da renda e sua distribuição, nas várias regiões e consequente divisão urbana e rural. O mesmo documento, com cerca de 100 páginas, indica ainda a existência profunda de diferenças em termos raciais e as classes existentes, assim como no acesso aos serviços sociais, nomeadamente para os grupos mais vulneráveis, entre os quais as mulheres que habitam nas áreas rurais.

Santiago quer cota maior para concurso público
To Sabendo.com
16/08/2011
Câmara Vereador quer que cotas sejam de 30% após o governador Jaques Wagner demonstrar ser favorável ao projeto de instituir uma cota de 20% nos concursos públicos do estado para negros e índios, o vereador Gilmar Santiago declarou, nesta terça-feira (16), que a parcela ainda é pequena, dada a presença majoritária de pessoas de cor negra nesta unidade federativa. “A Bahia é majoritariamente negra, por isso a nossa proposta é que a reserva deveria ser de 30% das vagas” […].

Coordenadoria de Igualdade Racial participa de Encontro de Educação
Rádio Fandango
16/08/2011
A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial – COMPPPIR, participará nesta quarta-feira do I Encontro de Educação Escolar Quilombola evento promovido pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, em parceria com a Defensoria Pública da União do Rio Grande do Sul (DPU/RS) que acontece em Porto Alegre, na Estação Experimental Agronômica da UFRGS – Eldorado do Sul […].

Festa da Boa Morte atrai visitantes para Bahia
Mercado e Eventos
15/08/2011
Tradicional manifestação étnico afro, a festa de Nossa Senhora da Boa Morte chega ao auge nesta segunda-feira (15/08). Às 5h, iniciaram-se os festejos com alvorada de fogos de artifício, seguida de missa solene às 9h. Entre os presentes, baianos, turistas e autoridades, como o governador da Bahia, Jacques Wagner, e o secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli. Ainda hoje, haverá procissão festiva, samba de roda e feijoada […]

Comentário “os brancos tornaram-se negros” incendeia ânimos
Visão
13/08/201
No rescaldo dos motins no Reino Unido, esta é, talvez, a explicação mais polemica para as pilhagens e violência a que o mundo assistiu, perplexo, nos últimos dias. Contra o comentador britânico que a proferiu, multiplicam-se as acusações de racismo. Desde o início dos motins em Londres que muito se especulou sobre quem seriam aquelas centenas de jovens indignados, dispostos a destruir a cidade, numa onda de tumultos que rapidamente se alargou a várias cidades britânicas […].

O extermínio negro direto e indireto como parte do projeto de poder no Brasil
Correio do Brasil
12/08/2011
Em maio de 2011 o governo federal definiu o limite da miséria – renda de até R$ 70 por mês – e divulgou que 16,2 de pessoas se encaixam nele. Uma semana depois, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a cor ou raça declarada deste grupo de pessoas. De acordo com os dados, 4,2 milhões dos brasileiros pobres se declararam brancos e 11,5 milhões pardos ou pretos – isso significa que o número de pobres negros é 2,7 vezes o número de pobres brancos.

Seppir seleciona projetos sobre Consciência Negra
Vermelho
12/08/2011
Órgãos ou entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos podem concorrer a repasses de até R$100 mil para realizar eventos alusivos ao Dia Nacional da Consciência Negra, o 20 de Novembro. O apoio aos selecionados será garantido por convênio ou termo de cooperação técnica a ser firmado com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir-PR). O processo seletivo tem base na Chamada Pública 02/2011 […].

Organização de jornalistas negros retoma união com associações de minorias
Portal Imprensa
10/08/2011
Membros da Associação Nacional de Jornalistas Negros (NABJ, na sigla em inglês) votaram, durante uma convenção realizada na Filadélfia, a favor da retomada da coalizão com a Unity: Journalists of Color, aliança que representa as minorias de jornalistas. As informações são do site Knight Center. Lançada no começo da década de 1990, a Unity uniu organizações representantes de minorias de jornalistas, como a Associação Nacional de Jornalistas Hispânicos […].

Literatura afro nas unidades de educação infantil e creches
ABN News
11/08/2011
O kit de literatura afro, antes distribuído para as escolas de ensino fundamental, será entregue também para todas as Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e creches conveniadas a partir de 2012. O anúncio foi feito pela secretária municipal de Educação, Macaé Evaristo, durante o Fórum de Diretores da Educação Infantil, na terça-feira, dia 9. Na ocasião, também foram abordados temas como o processo de inscrições para novos alunos […].

Seminário sobre educação democrática inclui tema afro-brasileiro
Panorama Brasil
11/08/2011
Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) e o Instituto do Negro Padre Batista (INPB) lançam o Seminário Caminhos para uma Educação Democrática – Lei 10.639/03, no dia 15 de agosto (segunda-feira). O evento, que marca a IV edição do Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2011 no Estado de São Paulo, lançado dia 30 de junho pela Internet também para o Estado do Rio de Janeiro, será no Espaço da Cidadania da Secretaria da Justiça e da Defesa […].

Fenel pede ao MPF o recolhimento dos livros em todo o país
O Diário.com
11/08/2011
O Fórum das Entidades Negras de Londrina (Fenel) entrou com um pedido no Ministério Público Federal (MPF) para que os exemplares da coleção “Vivenciando a Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, da Editora Ética, sejam recolhidos em todo o território nacional. Os livros foram considerados racistas, além de apresentarem diversos erros gramaticais e de ortografia, segundo análise de especialistas em uma investigação da Promotoria de Direitos Constitucionais do Ministério […].

Reunião para Fórum de Clubes Sociais Negros é realizada em Salto
ITU.com
10/08/2011
Reuniões preparatórias para decidir sobre os clubes sociais das cidades – que são pontos de referência na comunidade – foram organizadas na tarde de 6 de agosto, na sede da Secretaria de Ação Social e Cidadania, em Salto. Marcaram presença representantes das seguintes cidades: Araraquara, São Carlos, Piracicaba, Jundiaí, Rio Claro, Sertãozinho, Mogi das Cruzes, Campinas, Salto, entre outras. Estiveram presentes o vice-prefeito Juvenil Cirelli e o coordenador da Igualdade Racial […].

Organização de jornalistas negros retoma união com associações de minorias
Portal da Imprensa
10/08/2011
Membros da Associação Nacional de Jornalistas Negros (NABJ, na sigla em inglês) votaram, durante uma convenção realizada na Filadélfia, a favor da retomada da coalizão com a Unity: Journalists of Color, aliança que representa as minorias de jornalistas. As informações são do site Knight Center. Lançada no começo da década de 1990, a Unity uniu organizações representantes de minorias de jornalistas, como a Associação Nacional de Jornalistas Hispânicos […].

Resgatando origens da arte africana, Acadêmicos do Setor 1 vão em busca do campeonato
SRZD
10/08/2011
Os grandes campeões do Grupo Especial do Carnaval Virtual da LIESV em 2010, os Acadêmicos do Setor 1 vão em busca do bicampeonato com um tema afro que mostra toda o desenvolvimento da arte africana. “…Por Mãos Negras” é o enredo que o carnavalesco Caio Araújo, em seu segundo não na agremiação irá desenvolver para o desfile da escola neste ano de 2011. De autoria da Comissão de Carnaval da escola o enredo da Setor 1 vai às origens da arte africana para mostrar […].

Núcleo da Semed promove palestra sobre comunidades quilombolas
Aqui Acontece
10/08/2011
O Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Diversidade Étnico-Racial (Neder) da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) realizou uma palestra, proferida pelo professor de ciências sociais, historiador e mestre Cristiano Barros, com o tema “As comunidades negras quilombolas em Alagoas”. O evento, realizado no auditório Paulo Freire, na Semed, reuniu diretores, coordenadores e técnicos pedagógicos das unidades de ensino da rede municipal. A coordenadora do Neder […].

Unilab e Iphan discutem projetos para comunidade quilombola
Vermelho
10/08/2011
Durante o encontro, Verônica Pontes, arqueóloga do Iphan, deu detalhes acerca do projeto de escavação que o Iphan realizará na Serra do Evaristo. No local, moradores encontraram urnas funerárias de argila, presumivelmente utilizadas por comunidades indígenas que lá residiram há muito tempo. Segundo a arqueóloga, o processo compreende a escavação, a análise laboratorial do material escavado, a documentação técnica de todo o trabalho, e a consequente […].

Honduras:congresso de afro-descendentes fim racismo
Agência Informativa Latinoamericana
09/08/2011
Afro-descendentes de todo mundo se reunirão em Honduras sob o auspicio das Nações Unidas, para reclamar o fim do racismo e igual acesso à justiça, à saúde, à moradia, ao emprego e ao financiamento. O encontro, promovido por esse organismo no ano internacional dos afro-descendentes, se celebrará no caribenho porto da Ceiba, 450 quilômetros ao norte de Tegucigalpa, de 18 a 20 de agosto. Respeitante nisso, o ministro das Etnias de Honduras, Luis Green, confirmou […].

Lei Federal incluiu líderes baianos no Livro dos Heróis Nacionais
JB Wiki
09/08/2011
Em 12 de agosto de 1798, a cidade de Salvador foi cenário da maior revolta política social da história, conhecida como Revolta dos Búzios. Como resultado, os soldados Lucas Dantas de Amorim Torres e Luís Gonzaga das Virgens e Veiga e os alfaiates Manoel Faustino Santos Lira e João de Deus do Nascimento foram enforcados e esquartejados como revoltosos. Agora, mais de 200 anos depois, os quatro líderes são homenageados e aclamados como Heróis Negros da nação brasileira […].

Ipiaú debateu o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas Escolas
Notícias de Ipiaú
09/08/2011
O auditório da Pousada Cardoso sediou na manhã desta terça-feira (09/08), o 1º Seminário sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, que debateu a inclusão da matéria no currículo escolar. Além de fazer um raio-x sobre o tema, os organizadores do evento cobraram das prefeituras do interior a aplicação da Lei Federal 11.645 em vigor desde março de 2008, que torna obrigatório o estudo das matérias nas escolas das redes pública e particular. Das discussões participaram […].

Violência em Londres espelha relação tensa da comunidade negra com a polícia
Público PT
09/08/2011
Ainda é cedo para tirar conclusões sobre a verdadeira dimensão daqueles que são considerados os maiores motins dos últimos anos em Londres. Mas as relações tensas da polícia com a comunidade negra britânica são apontadas como uma das principais explicações para aquilo que alguns lêem como o protesto de membros de uma comunidade que são parados oito vezes mais do que os de outras pelas autoridades no chamado “stop and search” – um regulamento que na prática permite fazer discriminação racial em buscas policiais.

Rapper MV Bill lança cursinho para jovens carentes de Salvador
Correio da Bahia
09/08/2011
O rapper e cofundador da Central Única das Favelas (Cufa) MV Bill chega nesta terça-feira (9), a Salvador, onde visita as comunidades do Lobato, Liberdade e Calabar. “A proposta é conhecer as cenas de bairros periféricos da Bahia”, conta o produtor Celso Athayde, também fundador da Cufa. Amanhã, MV Bill participa da aula inaugural do curso pré-vestibular Pré-Cufa, em Sussuarana. São 50 vagas para jovens da periferia com idades entre 16 e 22 anos […].

Educação quer ressarcimento de livros ‘racistas’
Jornal O bonde
08/08/2011
A Secretaria Municipal de Gestão Pública pretende entrar em contato ainda nesta semana com representantes da Editora Ética, a responsável pela distribuição de 13,5 mil exemplares da obra “Vivenciando a História Afro-brasileira e Indígena” aos alunos da Rede Municipal de Ensino. A intenção é marcar uma reunião para discutir a devolução dos R$ 600 mil investidos pela Secretaria de Educação na compra dos livros, considerados racistas por movimentos negros […].

Ceap lança seminários em mais uma ação pela implementação da Lei 10.639
Monitor Mercantil
08/08/2011
O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap) lança o seminário “Caminhos para uma Educação Democrática – Lei 10.639/03”, no dia 12 de agosto, no Palácio Gustavo Capanema, a partir das 9h. O evento, que marca a quinta edição do Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2011 – lançado em 30 de junho pela internet -, acontecerá também em São Paulo, Vassouras, Queimados, Macaé e Cabo Frio. O patrocínio é da Petrobras, e tem vários […].

“Histórias da Mãe África” no Teatro Plácido de Castro
Agências de Notícias do Acre
08/08/2011
Considerado um dos melhores espetáculos infantis pela crítica dos principais jornais do país, “Histórias da Mãe África”, com a atriz Priscila Camargo estreia em Rio Branco, nos dias 13 e 14 deste mês, às 17 horas, no Teatro Plácido de Castro. O espetáculo reúne histórias de diferentes regiões da África, numa geografia não cartográfica, mas afetiva, religiosa e de tradições. O projeto teatral conta com o apoio do governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour […].

Conselho mais antigo do Brasil elegerá novo presidente
Afropress
05/8/2011
Os trinta e dois membros do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de S. Paulo (22 da sociedade civil e 10 indicados pelas Secretarias do Governo do Estado), se reúnem nesta sexta-feira (05/08), a partir das 10h, na sede do Conselho na Rua Antonio de Godoy, centro de S. Paulo, para apresentação da nova composição do colegiado e possível escolha do novo presidente […].

Carlinhos Brown se prepara para show na França
O Fuxico
05/08/2011
Entre os dias 13 e 18 de agosto Carlinhos Brown se apresentará na 10ª edição da Lavage de La Madeleine, a maior festa brasileira realizada na Europa. Neste ano a celebração acontecerá em Paris, na França. A expectativa é de que neste ano mais de 10 mil pessoas participem da festividade. A festa também contará com a participação de Robertinho Chaves, e da banda Maniçoba Hype. Lavage de La Madeleine é inspirado nas lavagens das escadarias das Igrejas de Nosso Senhor […].

A estratégia para superar o obstáculo da cor da pele
Planeta Osasco
0
4/08/2011
A cor da pele tem influencia, sim, na profissão e na ascensão profissional. Esta é a opinião de 71% dos entrevistados numa pesquisa do IBGE, que ouviu moradores de 15 mil domicílios e pessoas de mais de 15 anos de idade. Sobre esse assunto, eu conversei no programa Entrevista Record Atualidade, da Record News, com o reitor José Vicente, da Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, que tem 1.700 alunos e cinco cursos: administração, direito, publicidade e tecnologia dos transportes […].

Colunista sul-africano é demitido por chamar editora de outro jornal de “cobra negra”
Portal Imprensa
04/08/2011
Eric Miyeni, colunista do jornal Sowetan, foi demitido na última terça-feira (2) depois de chamar a editora de outro jornal, Ferial Haffajee, do City Press, de “‘cobra negra escondida na grama’ que trabalhava para brancos” em sua coluna, noticiou o Los Angeles Times. A publicação agravou as tensões raciais no país. Miyeni contestou uma reportagem escrita por Haffajee em que denuncia supostos casos de corrupção envolvendo um dos líderes jovens do partido […].

Comunidade negra realiza Festa do Folclore
Correio do Estado
04/08/2011
A Associação dos Pequenos Produtores das Furnas do Dionísio promove nos dias 13 e 14 de agosto o 1º Folclore Fest, no município de Jaraguari. Segundo os organizadores serão dois dias de festas, com shows com duplas sertanejas, apresentações de danças, barracas (comidas típicas), leilões, dentre outras atrações. Na opinião do secretário geral da Coordenação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas de Mato Grosso do Sul (Conerq/MS), Antônio Borges dos Santos, também presidente […].

Parceria do Unicef com empresas aéreas levará alimentos para África
África 21
03/08/2011
Nova York – O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, lançou um apelo para companhias aéreas transportarem alimentos, de graça ou a preços reduzidos, para o Chifre da África. A região, no extremo leste do continente, está passando por uma crise causada pela pior seca dos últimos anos. Em duas regiões da Somália, a situação de fome foi declarada, informa a rádio ONU. As empresas British Airways, Lufthansa, Virgin e Cargolux já confirmaram o transporte de ajuda […].

PM do caso AfroReggae é punido com 30 dias de prisão no Rio
G1.com
03/08/2011
Um dos PMs condenados por envolvimento na morte do coordenador do AfroReggae, Evandro João da Silva, de 42 anos, em 18 de outubro de 2009, foi punido com prisão administrativa por 30 dias. A determinação do secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, na última sexta-feira (29), foi confirmada pela secretaria nesta terça-feira (5). A medida foi tomada com base no parecer da Corregedoria Geral Unificada […].

Autor de atrocidade racista em 1964 morre na prisão nos EUA
Terra Notícias
03/08/2011
James Ford Seale, membro da organização racista Ku Klux Klan e autor de um dos atos mais violentos da segregação social no sul dos Estados Unidos na década de 1960, morreu, na última terça-feira, na prisão de Terre Haute, em Indiana. O homem de 76 anos, condenado à perpétua em 2007 por sequestro e conspiração, é um dos responsáveis pela morte de dois adolescentes negros em 1964. As informações são do jornal britânico The Guardian […].

Remanescentes de quilombolas discutem avanços nas políticas públicas
Jornal do Brasil por Thaís Leite
03/08/2011
Cerca de 500 representantes de grupos remanescentes de quilombos de vários lugares do país vão se reunir de hoje (3) até sábado (6), no Rio de Janeiro, no 4º Encontro Nacional das Comunidades Quilombolas. Durante os quatro dias de evento, serão discutidos os avanços nas políticas públicas para essa parcela da população brasileira, como a regularização fundiária de territórios que ocupam. De acordo com o coordenador executivo da Coordenação Nacional de Articulação […].

Paraíba será beneficiada com Programa Brasil Quilombola
PB Agora
03/08/2011
Por ser um dos poucos estados a instalar de forma unificada o Brasil Quilombola, a Paraíba será um dos beneficiados com o programa do Governo Federal. A definição aconteceu durante o IV Diálogo do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (Fipir) realizado em Brasília. Na Paraíba existem 34 comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Palmares e uma titulada, que é a Senhor do Bonfim, no município de Areia, onde moram 20 famílias […].

Concentração de Afro-religiosos em apoio à OAB-PA
Corrêa Neto
03/08/2011
A sensibilidade da atual gestão da OAB-PA com as causas populares tem mantido abertas as suas portas para acolher os representantes dos mais diversos movimentos da sociedade civil organizada. Diante do exposto, vimos à publico expressar a nossa mais sincera solidariedade diante das notícias divulgadas pela imprensa local que maculam sua honrabilidade, e convidar todas e todos (as) a estarem presentes na Praça em frente da OAB no dia 11 de agosto de 2011, data em que […].

Prefeitura realiza a II Semana Municipal de Educação para a Igualdade
BV News
03/08/2011
A Prefeitura de Boa Vista realiza no período de 8 a 12 de agosto a II Semana Municipal de Educação para a Igualdade. O evento acontecerá das 7h30 às 18h no auditório do Hotel Aipana Plaza, na Praça do Centro Cívico, Centro. A abertura da programação será às 8h com a apresentação cultural Afro-brasileira da Escola Municipal Maria Gonçalves. Em seguida haverá a palestra do professor doutor em Psicologia, Calvino Camargo, com o tema “A Contribuição do Poder Público […].

Entidades negras não querem participar de reedição de livros racistas, em Londrina
O Diário.com por Juliana Leite
03/08/2011
O Conselho da Promoção da Igualdade Racial e o Fórum das Entidades Negras de Londrina (Fenel) descartam participar da reedição da coleção de livros “Vivenciando a Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. O material que possui erros ortográficos e foi considerado preconceituoso, seria utilizado como fonte para professores das escolas municipais. O presidente do conselho, José Mendes, disse à rádio Paiquerê AM que a edição cabe à Editora Ética […].

Estudantes negros são menos de 10% nas universidades federais
Agência Brasil, por Amanda Cieglinski
03/08/2011
Apesar de políticas afirmativas direcionadas para a população negra, esse público ainda é minoria nas universidades federais. Estudo que será lançado hoje pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) sobre o perfil dos estudantes de graduação mostra que 8,72% deles são negros. Os brancos são 53,9%, os pardos 32% e os indígenas menos de 1%. Ainda que a participação dos negros nas federais seja pequena, houve um crescimento […].

Seminário da Diversidade é aberto com grande congregação e show de interação entre povos distintos
Jornal O Girassol
03/08/2011
Corredores repletos de diferentes povos. Via-se interagindo índios, quilombolas, negros, brancos, orientais; resumindo: a quase-personificação do que representa a diversidade-étnica-cultural se fez presente na abertura oficial do Seminário da Diversidade promovido pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) na Feira Literária Internacional do Tocantins (FLIT), na noite da última segunda-feira, no auditório do Palácio Araguaia. Nesta mesma ocasião […].

Homens são vítimas de discriminação religiosa e homofobia
A Crítica, por Júlio Pedrosa
03/08/2011
Duas novas tentativas de homicídio – uma contra um pai de santo e a outra contra um membro da religião afro – foram registradas pela Comunidade Tradicional de Terreiro da Cidade de Manaus, como mais dois casos de violência atribuída à intolerância religiosa e homofobia em Manaus. Com esses, sobe para sete o número de ataques a pais de santo e frequentadores de terreiros na cidade nos últimos quatro meses. “Foram três homicídios e três tentativas, além de um assalto à mão armada […].

Personagens de Shakespeare e orixás vão dividir o mesmo palco
A Tarde
02/08/2011
Outra Tempestade, montagem selecionada para integrar o 17° espetáculo do Núcleo de Teatro do TCA, destacará a dramaturgia cubana pela primeira vez , desde a criação do projeto. A direção será do cubano Luiz Alberto Alonso, em parceria com a Carranca Produções. As inscrições para a audição de atores encerram-se nesta quinta-feira. Alonso, radicado em Salvador há oito anos, é conhecido dos baianos. Aqui, ele dirigiu, entre outros espetáculos, Branca – O Santo Inquérito (2006) […].

Marvel anuncia que novo Homem-Aranha é negro e hispânico
Terra Notícias
02/08/2011
A Marvel anunciou nesta terça-feira (2) que o herdeiro do uniforme de Homem-Aranha após a morte de Peter Parker será Miles Morales, um jovem negro de origem hispânica que protegerá Nova York de vilões a partir desta quarta-feira, data que o quarto número da série “Ultimate Comics Fallout” chegará às bancas. “Quando apareceu a oportunidade de criar um novo Homem-Aranha, sabíamos que tinha que ser um personagem que representasse a diversidade […].

Estudantes analisam a resistência de negros e índios no Brasil
Rádio Vaticano
02/08/2011
Com o tema “Juventude Negra e Indígena”, realiza-se entre os dias 8 e 14 de agosto a Semana do Estudante 2011. O evento é promovido anualmente desde 2003 pelas Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastoral da Juventude Rural). De acordo com o subsídio do evento, “a Semana tem por objetivos provocar movimentos e oportunizar que os jovens se preparem para viver com maior envolvimento esta data” […].

A história registrada na literatura
Jornal Cruzeiro do Sul por Maria Lígia Conti
02/08/2011
Entendo serem de extrema importância documentos que surgem paralelamente à história oficial. Muitos deles são encontrados na literatura e passam despercebidos pela ciência desenvolvida na academia, que muitas vezes não os reconhecem como fonte de pesquisa. A existência desses “monumentos” àqueles ou àquilo que se tenta sistematicamente apagar da memória de um povo é a prova da resistência, é a fonte (às vezes única) da possibilidade do real conhecimento […].

Teatro Raul Cortez terá oficina gratuita de tambores
Baixada Fluminense
01/08/2011
O palco do Teatro Municipal Raul Cortez vai abrigar uma oficina de tambores no próximo dia 8 de agosto, das 14h às 18h. A iniciativa é voltada para profissionais de dança e música, com perfil de professor ou instrutor, blocos afros, nações griôs e entidades culturais afins e parceiros, direcionados pela Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, através da escola de artes. Outra atração será a exibição do filme “Lixo Extraordinário” no Museu do Duque de Caxias […].

Ciclista italiano é expulso da Volta do Rio por racismo
Jornal Floripa
01/08/2011
Por causa de um episódio de racismo durante uma das etapas do Tour do Rio de ciclismo, no sábado (30/08), um ciclista italiano foi convidado a sair do torneio. Enquanto as equipes percorriam o trecho entre Teresópolis (região serrana) e Rio das Ostras (região dos lagos), o italiano Marco Caledan, da Trevigiani, teria pedido para o brasileiro Renato Santos, da DataRo, puxar o pelotão e este alegou que estava cansado e que não iria fazê-lo. Segundo a assessoria de imprensa […].

Comunidades quilombolas de Poconé são qualificadas pelo Senai-MT
24 Horas News
01/08/2011
Quatro comunidades quilombolas de Poconé (a 115 quilômetros de Cuiabá) estão sendo qualificadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) nas áreas de tecnologia da informação e da construção. Ao todo, foram matriculados 254 estudantes no programa Senai Itinerante em 2011, sendo que 142 deles já concluíram as qualificações e estão habilitados para ingressar no mercado. As comunidades beneficiadas este ano são Campina de Pedra, Jejum, Chumbo e […].

MPF solicita à SSP proteção a quilombolas
Infonet
01/08/2011
O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) solicitou, na segunda-feira, 1º de agosto, em audiência pública, proteção policial para os quilombolas da comunidade Resina, localizada no município de Brejo Grande. No último domingo, a cerca da propriedade foi destruída com um trator por um grupo armado, que ameaçou os moradores da comunidade. Durante reunião realizada nesta tarde, na sede do MPF/SE, os quilombolas relataram que um grupo ligado […].

Quilombolas têm chance de se aprimorar
Diário de Cuiabá por Alecy Alves
01/08/2011
Na comunidade quilombola Jejum, município de Poconé, no Pantanal mato-grossense, a impressão que se tem é que o tempo passa, lentamente, e a paz reina tanto entre as pessoas quanto entre os animais. Lá, onde o gato dorme sobre o cão em perfeita harmonia, a busca pelo conhecimento parece ser não a única, mas uma das poucas pressas dos moradores, especialmente os jovens. Situada a menos de 100 quilômetros de Cuiabá, à margem da rodovia MT-060 […].

Encerramento ganha ares de baile de formatura
Diário de Cuiabá
01/08/2011
Este ano, cerca de 300 quilombolas de comunidades da Baixada Cuiabana fizeram cursos pela Escola da Construção do Senai-MT. Entre as capacitações oferecidas estão informática, pedreiro, eletricista e pintor de parede, como informa o gerente da Escola Senai da Construção Civil, Nilson Luiz da Silva. Por causa das dificuldades de acesso à formação e os desafios para levar o curso até o final, já que muitos trabalham em fazendas do entorno dos distritos, a solenidade de entrega […].

Cursinho da UEM em Maringá abre pré-inscrições
O diário.com por Larissa Ayumi Sato
01/08/2011
O Cursinho pré-vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com pré-inscrições abertas até o dia 10 de agosto. A informação foi divulgada pela equipe do cursinho na segunda-feira, 1º de agosto. As pré-inscrições devem ser feitas somente pelo site. No endereço, também estão disponíveis as regras de seleção. São turmas de semi-extensivo, pelo curso de extensão: apoio à escolaridade com enfoque pré-vestibular. 20% das vagas são ofertadas para afro […].