A cultura afro-brasileira nas mídias

Veja, abaixo, resumos de algumas das principais notícias veiculadas na imprensa nacional e internacional sobre a cultura afro-brasileira. Para acessar o conteúdo completo, basta clicar nos links dos títulos.

ONU realiza Encontro Ibero-Americano de Afrodescendentes em Salvador
Correio Nagô
30/09/2011
Depois da Cumbre, em dezembro de 2008, Salvador prepara-se para outro grande evento internacional. A ONU vai encerrar na capital baiana a programação do Ano Internacional dos Afrodescendentes realizando de 17 a 19 de novembro o Encontro Ibero-Americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes. O ponto culminante será dia 19, no Palácio Rio Branco (Praça Municipal), quando a presidenta Dilma e o secretário-geral da ONU, o coreano Ban Ki-moon […].

Seminário debate Promoção da Igualdade Racial no Contexto dos Grandes Eventos Esportivos
Correio Nagô
30/09/2011
“Promoção da Igualdade Racial no Contexto dos Grandes Eventos Esportivos”, esse é o tema do seminário que vai ocorrer no dia 03 de outubro de 2011, Hotel Pestana, Espaço Gregório de Matos, a partir das 8h, para discutir quais as ações e as estratégias serão adotadas pelos gestores públicos, empresários e sociedade civil, para garantir a participação da população negra no contexto dos dois megaeventos esportivos que serão sediados no Brasil: A Copa 2014 e as Olimpíadas 2016. […].

Lançamento da Revista RAP NACIONAL
Correio Nagô
30/09/2011
A Revista Rap Nacional é uma criação do Portal Rap Nacional, que tem mais de dez anos de experiência e se consolidou como um dos mais importantes veículos de comunicação do hip –hop no Brasil. O Portal recebe em média 35 mil acessos diariamente e é atualizado 24h por dia. A Revista Rap Nacional é a única publicação impressa e periódica voltada para a cultura hip-hop.A 1ª edição traz na capa Eduardo, Facção Central, duas páginas do livro inédito do rapper […].

Escritores e cartunistas negros participam de Encontro Afro-literário em Florianópolis
Geledés
30/09/2011
A organização do 1° Encontro Afro-literário: 150 anos de Cruz e Sousa confirmou a presença no evento do escritor carioca e do Presidente do Conselho Editorial da Revista Raça Brasil, Maurício Pestana. O evento irá ocorrer de 16 a 26 de novembro, numa promoção do Instituto Énrea, voltado para questões de gênero, raça, etnia e livre orientação sexual e religiosa. A ideia do encontro é proporcionar uma maior comunicação e troca de experiências entre estudiosos da temática afro-brasileira […].

Lei da Ficha Limpa: A norma torna inelegíveis pessoas com condenação em primeira ou única instância por crimes como racismo, homicídio e estupro
Geledés
30/09/2011
A Lei da Ficha Limpa (nº 135/2010), que barra candidaturade políticos condenados pela Justiça brasileira, completa hoje (29) um ano. A iniciativa popular levada a cabo por várias organizações que integram o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), reuniu 1 milhão e 600 mil assinaturas e, ainda hoje, enfrenta resistência por parte de setores conservadores, correndo orisco, inclusive, de não ser aplicada. De acordo com Márlon Reis, membro do MCCE e juiz de Direito […].

Para Ouvidor livro tem conteúdo racista
Afropress
30/09/2011
Anteriormente à homologação do Parecer 06/2011 pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, a SEPPIR havia justificado a não entrada com recurso, alegando que a Ouvidoria não havia sido notificada oficialmente. O prazo para recurso da decisão da Câmara de Educação Básica do CNE ao pleno terminou no dia 09 de agosto, porque a publicação das Súmulas no Diário Oficial da União aconteceu no dia 08 de julho. De acordo com o artigo 33 do Regimento interno do CNE o prazo é de 30 dias. […].

SEPPIR pede que Haddad torne sem efeito Parecer de Nilma
Afropress
30/09/2011
A Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), órgão da Presidência da República com status de Ministério, quer que o ministro da Educação Fernando Haddad, reconsidere o parecer 06/2011, relatado pela professora Nilma Lino Gomes, do Conselho Nacional de Educação, que dá carta branca para que o MEC continue usando dinheiro público na compra do livro “Caçadas de Pedrinho”, do escritor Monteiro Lobato. […].

Comemorando novamente! “Presidenta assina decreto que beneficiará 500 famílias do quilombo Brejo dos Crioulos”
Combate ao Racismo Ambiental
30/09/2011
A presidenta Dilma Rousseff assinou, nesta quinta-feira (29/9), decreto que permitirá, para fins de interesse social, desapropriações de imóveis rurais abrangidos pelo território do quilombo Brejo dos Crioulos, situado nos municípios de São João da Ponte, Varzelandia e Verdelândia, em Minas Gerais. Com as desapropriações, as famílias quilombolas receberão a posse das terras. O decreto foi assinado nesta tarde no Palácio do Planalto […].

Quilombolas pedem no Palácio do Planalto agilidade na titulação de terras em Minas
Negro em Debate
29/09/2011
Representantes de um grupo de quilombolas de Minas Gerais acorrentaram-se hoje (29) a uma placa em frente ao Palácio do Planalto para pedir a assinatura de um decreto de desapropriação do território da comunidade Brejo dos Crioulos, no norte do estado. Eles querem receber a titulação da terra. O decreto está na Casa Civil e aguarda a assinatura da presidenta Dilma Rousseff. Em um manifesto distribuído pelo grupo de quilombolas, eles reclamam da demora na tramitação do processo […].

Mães pela Igualdade saem do armário e mostram a cara no Brasil pelo fim da homofobia e transfobia
Combate ao Racismo Ambiental
29/09/2011
Inspiradas na iniciativa do artista plástico e fotógrafo francês JR, ganhador do prêmio TED de Direitos Humanos em 2011, a organização global pelos direitos LGBT AllOut.org está trabalhando com as Mães pela Igualdade no Brasil em uma campanha pelo fim da violência homofóbica no Brasil. As “Mães pela Igualdade”, corajosas e orgulhosas de seus filhos e filhas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais ou travestis (LGBT), estarão no Congresso Nacional no próximo dia 29 de setembro […].

A Caixa Econômica e a Miss angolana
Combate ao Racismo Ambiental
29/09/2011
Confesso que fiquei numa grande dúvida sobre o tema que deveria abordar neste artigo. De um lado um fato histórico, carregado de simbolismo e preconceito – a celebração dos 150 anos da Caixa Econômica Federal; e de outro, um fato simbólico também carregado de história e preconceito – a eleição da Miss Angola como Miss Universo. Na dúvida resolvi abordar os dois temas, pois embora não pareça os dois fatos estão umbilicalmente ligados e expressam a um só tempo o atraso e o avanço na luta […].

ISA e quilombolas promovem seminário e feira sobre roças, sementes e mudas tradicionais
Combate ao Racismo Ambiental
29/09/2011
Nesta sexta e sábado (30/9 e 1º/10), a cidade de Eldorado, no Vale do Ribeira, recebe dois eventos ligados diretamente às comunidades tradicionais da região: o seminário “Roças, a origem e o futuro dos alimentos” e a quarta edição da Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais. Ambos realizados em parceria do Instituto Socioambiental (ISA), com as Associações das Comunidades Quilombolas. O seminário será uma oportunidade para discussão […].

Zumbi recebe Antropóloga do Banco Mundial
Afrobrasnews
29/09/2011
A Faculdade Zumbi dos Palmares, recebeu no último dia 27 de setembro, a visita da Antropóloga do Banco Mundial (Bird), Judith Lisansky. Gerente de projetos organizados pelo Bird, Judith Lisansky veio ao Brasil com a missão de conhecer projetos sociais e traçar um diagnóstico dos problemas enfrentados por comunidades indígenas e quilombolas. Recebida pelo Diretor Acadêmico da Faculdade Zumbi dos Palmares, Dr. Édio Silva, Judith Lisansky mostrou-se surpresa […].

Governo lamenta morte de estudante
Afropress
29/09/2011
O Governo brasileiro formalizou pedido de desculpas ao Governo da Guiné-Bissau por causa do episódio envolvendo o estudante Toni Bernardo da Silva, 27 anos, assassinado a pancadas por dois policiais militares e um empresário, na madrugada de quinta-feira (22/09) em Cuiabá. “O ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, apresentou pessoalmente, hoje (24/09) em Nova York, ao Embaixador Adelino Mano Queta, Chanceler em exercício e futuro Ministro da Justiça de Guiné-Bissau […].

Quilombolas de Brejo dos Crioulos se acorrentam no Palácio do Planalto
ABPN
29/09/2011
Três quilombolas de Brejo dos Crioulos estão, neste momento, acorrentados em frente do Palácio do Planalto. Junto a eles, permanecem acampados 100 quilombolas, que exigem da presidente Dilma Roussef, a assinatura do decreto de desapropriação do seu território. Há mais de 12 anos, os quilombolas esperam a titularização de suas terras e têm enfrentado uma série de agressões durante esse tempo. Hoje à tarde, às 14h30 horas, os quilombolas participam de Audiência da Comissão de Direitos Humanos […].

Vereadora denuncia inscrição racista em faculdade de Petrópolis
Geledés
29/09/2011
A vereadora da Câmara do Rio Teresa Bergher (PSDB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, está em Petrópolis na tarde desta sexta-feira para denunciar um caso de inscrições racistas e com alusão ao nazismo que foram escritas na porta de um banheiro da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Ela se reuniu com a reitoria da instituição para saber se estão sendo tomadas providências em relação ao caso e encaminhou representação à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância para que apure os fatos. […].

I Fórum da Sociedade Civil
Áfricas
29/09/2011
O I Fórum da Sociedade Civil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai realizar-se de 28 a 30 de Setembro, em Brasília, subordinado ao tema “Promovendo a participação social na CPLP”. Organizado pelo Secretariado Executivo da CPLP em coordenação com o Ministério das Relações Exteriores e com a Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil, este I Fórum da Sociedade Civil pretende ser um espaço de integração efetiva das iniciativas existentes e das organizações […].

Comissão discute decreto que favorece quilombolas
Igualdade e Identidade
29/09/2011
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove amanhã, quinta-feira (29), reunião para tratar de questões relacionadas a Ação Direta de Inconstitucionalidade 3.239, que diz respeito ao Decreto 4.887/2003, o qual assegurou conquistas importantes para as comunidades quilombolas”. […].

Netinho de Paula: Dez anos da Declaração de Durban e a luta contra o racismo
Afrobrasnews
28/09/2011
Este, que foi declarado pela ONU como o Ano Internacional dos Afrodescendentes, é um momento especial de reflexão: em muitos países, a crise econômica mundial agravou o racismo e a xenofobia e causou disputas sociais num cenário de governos enfraquecidos, populações incertas sobre seu futuro e um número cada vez maior de excluídos. Felizmente, o Brasil segue na contramão dessa conjuntura, destacando-se de forma positiva […].

Luiza Bairros: O Brasil tem o que dizer, 10 anos depois
Afrobrasnews
28/09/2011
A III Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e as Formas Conexas de Intolerância, ocorrida em Durban, África do Sul, de 31 de agosto a 9 de setembro de 2001, completa 10 anos. Mas as questões que demandaram sua realização ainda requerem a ação dos Estados para serem superadas. O recrudescimento das intolerâncias em várias partes do mundo deveria atrair a atenção para a Reunião de Alto Nível comemorativa do 10º aniversário da Declaração […].

Incra e UFT iniciam regularização de quilombolas no Tocantins
Cedefes
28/09/2011
O Incra e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) iniciam, os trabalhos de elaboração do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) de seis comunidades quilombolas no Tocantins. Técnicos das duas instituições vão se reunir, no Campus da Universidade em Tocantinópolis, região norte do estado, para definir os procedimentos e os prazos para elaboração conjunta dos relatórios das comunidades. Serão beneficiados os remanescentes de Quilombolas […].

Guiné-Bissau vai apurar condição de estudantes que vivem no Brasil
Igualdade e Identidade
28/09/2011
A Embaixada da Guiné-Bissau vai fazer um levantamento sobre as condições em que vivem os estudantes que vieram morar no Brasil por meio de programas de intercâmbio. Em Mato Grosso, a Folha apurou que 13 estudantes estrangeiros enfrentam problemas financeiros. A situação veio à tona na semana passada, após o guineense Toni Bernardo da Silva, 27, ser morto em Cuiabá. Três pessoas foram presas […].

Valorização da cultura afro-brasileira
Afrobrasnews
27/09/2011
Além de valorizar a cultura africana e dos afrodescendentes, o Concurso Camélia da Liberdade “promove o debate com a sociedade sobre as desigualdades de 79 milhões de negros, que vivem no Brasil”, destaca o conselheiro do CEAP, Ivanir dos Santos. Para o secretário-executivo da instituição, Luiz Carlos Semog (Éle Semog) o Concurso é uma grande oportunidade das instituições de ensino começar a perceber uma vocação de milhares de alunos brasileiros. […].

Luiza Mahin – Uma rainha africana no Brasil é o tema deste ano que homenageia a mãe de Luiz Gama
Afrobrasnews
27/09/2011
As escolas dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro têm até o inicio de novembro para se inscrever no Concurso de Redação Camélia da Liberdade, organizado pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), com a parceria, em São Paulo, do Instituto do Negro Padre Batista (INPB). Os vencedores ganham computadores, seus orientadores também recebem prêmios. A escola do primeiro colocado de cada estado ganha um laboratório de informática. […].

Audiência pública no dia 15 de novembro discutirá racismo institucional e faxina étnica
Geledés
27/09/2011
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realizará audiência pública no dia 15 de novembro para discutir o racismo na sociedade brasileira, o conceito de faxina étnica e o impacto dos grandes eventos esportivos nas populações negras e pobres. O debate foi proposto pelo deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), como parte das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro). “As desigualdades sociais têm cor e estão profundamente enraizadas no racismo institucional que estrutura a sociedade brasileira e que se materializa em políticas praticadas pelo Estado, em todos os seus níveis”, diz. […].

Bolsas de estudos Educafro
ABPN
27/09/2011
Após três anos de expectativa, acabamos de fechar negociação com as Faculdades Alvorada, afiliadas a Ibirapuera–SP, com o objetivo de se destinar bolsas de estudo para a família EDUCAFRO de Brasília. Os interessados deverão comparecer na Igreja Santo Antônio da 911 Sul, no núcleo de Pré-vestibular EDUCAFRO, durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro ou até o fim das vagas disponibilizadas. O núcleo funciona de segunda a sexta, das 19 às 22 horas.
Contatos: fsantos@cnn.org.br ou www.educafro.org.br […].

Ação contra demarcação de terras quilombolas será discutida em duas audiências
Cedefes
27/09/2011
Duas comissões realizarão nesta semana audiências públicas para debater a ação em tramitação no Supremo Tribunal Federal contra o decreto que regulamenta a titulação das terras ocupadas por comunidades remanescentes de quilombos. A ação direta de inconstitucionalidade, de autoria do DEM, propõe a anulação do Decreto 4.887/03, que regulamentou o reconhecimento, a demarcação e a titulação das áreas ocupadas pelos quilombolas […].

Audiência sobre o Quilombo do Alto da Serra
Cedefes
27/09/2011
Está marcada para o próximo dia 28 de setembro, às 14h20min, a realização de uma audiência de conciliação sobre o imóvel onde está situado o quilombo do Alto da Serra, na Comarca de Rio Claro, RJ. Apesar da manifestação de ambas as partes pela declinação do processo para a esfera federal, já que o assunto versa sobre território em fase de regularização fundiária por parte INCRA, ainda não houve manifestação do Juízo Cível acerca de sua competência para prosseguimento do feito […].

Superior Tribunal de Justiça mostra o racismo como crime contra a dignidade
Negro em Debate
27/09/2011
A Coordenadoria da Rádio Justiça preparou a reportagem especial esta semana, que traz a opinião do presidente do STJ, ministro Ari Pargendler, depoimentos e o entendimento do Tribunal sobre o racismo. A reportagem completa pode ser acessada a partir das 8h, deste domingo (25) no site do STJ, espaço Rádio, durante a programação da Rádio Justiça (FM 104.7) e, ainda, pelo no site da Rádio Justiça.
Ouça a matéria […].

Após polêmica, Caixa Econômica Federal fará novo VT com Machado de Assis
Negro em Debate
27/09/2011
A Caixa Econômica Federal (CEF) está produzindo um novo VT para corrigir a representação de Machado de Assis na campanha alusiva aos 150 anos da instituição. A medida foi comunicada através de ofício encaminhado à Ouvidoria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). No documento, além do “pedido de desculpas pela caracterização inadequada do escritor” na peça publicitária, a presidência do banco informa as providências adotadas para retificar o erro […].

Sepromi prorroga as inscrições do Edital Novembro Negro 2011
Seppir
27/09/2011
Devido à greve dos Correios e com o objetivo de não inviabilizar a entrega de propostas de entidades estabelecidas no interior do Estado para o Edital de Seleção de Projetos – Novembro Negro 2011, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) decidiu prorrogar as inscrições até o dia 30/09/2011. Serão selecionados 24 projetos apresentados por entidades da sociedade civil sediadas no Estado da Bahia, que proponham ações relacionadas à finalidade da SEPROMI […].

 

Revista Afro-Ásia disponível em site
Correio Nagô
26/09/2011
Afro-Ásia disponibiliza três novas edições em site. Os números 40, 41 e 42 da revista Afro-Ásia já estão disponíveis no site www.afroasia.ufba.br. Afro-Ásia é, desde 1965, a revista semestral do Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia (Salvador, Brasil). Esta publicação dedica-se à divulgação de estudos relativos às populações africanas, asiáticas e seus descendentes no Brasil e alhures. Os artigos estão disponíveis em PDF. […].

Morre queniana Wangari Maathai, Prêmio Nobel da Paz em 2004
Correio Nagô
26/09/2011
A ambientalista queniana Wangari Maathai, Prêmio Nobel da Paz em 2004, morreu neste domingo (25), anunciou nesta segunda-feira (26) o Movimento Cinturão Verde, que ela fundou há mais de 30 anos. “Com imensa tristeza, a família de Wangari Maathai anuncia seu falecimento, ocorrido em 25 de setembro de 2011, depois de uma grande e valente luta contra o câncer”, anuncia a organização em sua página na internet. […].

Correios aderem à campanha Igualdade Racial é pra Valer
Geledés
26/09/2011
Acordo de cooperação que será assinado terça-feira (27/09), às 15h, prevê uma série de ações pela promoção da igualdade no âmbito de atuação dos Correios. Nas próximas semanas, todas as agências dos Correios terão cartazes da campanha Igualdade Racial é pra Valer. A estratégia de divulgação faz parte de um amplo acordo de cooperação técnica, que a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) assinará terça-feira (27), às 15h, com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). […].

Quarta-feira dia 28 de Setembro: STF vai julgar a ADPF contra as COTAS: um balanço nas Universidades Públicas, 10 anos depois.
Geledés
26/09/2011
A advogada, Dra. Roberta Kauffman, contratada pelo DEM, moveu uma ação no Superior Tribunal Federal (STF), onde questiona as COTAS na Universidade Federal de Brasília (e todas as demais do Brasil) que recentemente foi contratada pelo PSDB para abrir uma ADPF contra o decreto do Governador Sergio Cabral de reserva de COTAS no serviço público do Rio de Janeiro. As afirmações dela, na opinião da EDUCAFRO, são equivocadas: “As cotas irão institucionalizar o racismo no Brasil criando um Estado racionalizado”. […].

Exposição Yalorixás no século XXI e Mulheres Negras do fotógrafo Alberto Lima
Cedefes
26/09/2011
A estrutura econômica, social e cultural do nosso país foi baseada na mão de obra escrava dos indígenas e dos afros descendentes; a crueldade e desrespeito deste modelo de sociedade obrigaram o negro brasileiro a criar vários mecanismos de superação; transportar no próprio corpo energias ancestrais momentaneamente vivas, imprimiu no cidadão negro insígnias intransponível que chegaram ao século XXI, em forma de intolerância, ódio e racismo. […].

Começam as Conferências Territorias e Setoriais de Cultura
Secult BA
26/09/2011
Esta semana os municípios baianos começam a realizar as Conferências Territoriais e Setoriais da Cultura. “A Partir do dia 24 de setembro vamos percorrer todos os 26 Territórios de Identidade da Bahia”, afirma Adalberto Santos, da Superintendência de Desenvolvimento Territorial e da Cultura (Sudecult), da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Neste novo momento, após reunir os resultados obtidos nas Conferências Municipais […].

Seppir retifica prazos da Chamada Pública nº 02/2011
Seppir
26/09/2011
De acordo com o novo calendário, a comissão avaliadora deverá finalizar o processo no dia 05 de outubro. A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir-PR) torna pública a retificação de prazos da Chamada Pública nº 02/2011, voltada para a seleção de projetos que visem à realização de eventos alusivos ao Dia Nacional da Consciência Negra, o 20 de Novembro. A alteração está regulamentada pela Portaria N° 114, de 20 de setembro de 2011, disponível no site da Seppir. […].

Dez anos da lei de Cotas Raciais no Brasil
Correio do Povo
26/09/2011
O sistema de cotas para os que se consideram negros e pardos ingressarem nas instituições públicas de ensino completa uma década de existência no Brasil. A primeira lei, a 3.708/01, foi implantada no Rio de Janeiro, e assegurou 40% das vagas aos estudantes afrodescendentes em escolas de ensino superior do Estado. Hoje, são cerca de 110 mil cotistas negros em 32 universidades estaduais e 38 universidades federais de todo o país […].

ONU reforça luta contra racismo e discriminação racial
Prensa Latina
23/09/2011
Presidentes e chanceleres de 60 países comemoram hoje o décimo aniversário da Declaração de Durban adotada pela Conferência mundial contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e a intolerância. O encontro se realiza na sede da ONU em Nova York visando conseguir uma maior mobilização política e mais ações concretas para a prevenção e combate na matéria, segundo os organizadores. […].

Afro-americanos sofrem com deficiência de vitamina D
Boa Saude UOL
23/09/2011
Norte-americanos negros que vivem em regiões com baixa incidência da luz solar são três vezes mais propensos a terem deficiência de vitamina C do que os brancos. A constatação é de pesquisadores da Northwestern University Feinberg School, em Chicago, nos Estados Unidos. A falta de vitamina D fragiliza os ossos e pode causar câncer de próstata, diabetes, artrite reumatóide e esclerose múltipla. Em homens afro-descendentes, o aumento da melanina em blocos de pele mais escuras […].

Brasileiras pedirão na ONU maior combate ao racismo
Bem Paraná
23/09/2011
A necessidade de uma atenção maior ao problema da mulher negra na América Latina será levantada por representantes da organização não governamental (ONG) Geledés – Instituto da Mulher Negra, que participam nessa quinta-feira(22), em Nova York, da reunião de alto nível sobre os dez anos da Conferência de Durban. A reunião faz parte dos debates da 66ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). […].

Carta Aberta 1º Encontro das Comunidades Tradicionais do Baixo São Francisco:Terra e Território
ABPN
23/09/2011
Vindos dos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe nos encontramos em Propriá (SE) para debater os principais impactos dos projetos em execução ou previstos para a Bacia do Rio São Francisco. Somos mais de 47 pessoas, vítimas da cobiça dos grandes projetos previstos pelo Governo (Energia Nuclear, Mineração, Transposição do Rio São Francisco, Transnordestina, Hidroelétricas, Canal do Sertão e etc.) para esta região. Estavam presentes representantes dos movimentos sociais, pastorais, sindicatos, ONGs […].

Sepromi lança edital para Novembro Negro 2011
Correio Nagô
22/09/2011
A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) lançou dia 20 de setembro, o Edital de Seleção de Projetos – Novembro Negro 2011, no qual selecionará um total de 24 propostas apresentadas por entidades da sociedade civil sediadas no Estado da Bahia, que proponham ações relacionadas à finalidade da SEPROMI: promoção da igualdade racial, promoção e defesa de direitos da população negra; fortalecimento das comunidades quilombolas […].

Bloco Alvorada realiza a 27º Caruru com samba
Correio Nagô
22/09/2011
Caruru, vatapá e samba são alguns dos ingredientes do tradicional Caruru do Bloco Alvorada, que acontece neste domingo (25), a partir das 15h, na Praça Tereza Batista, Pelourinho. O evento marca o início das atividades comemorativas dos 37 anos do Bloco, para o desfile do carnaval de 2012, na sexta-feira de carnaval, no circuito Osmar. Regado a samba e azeite, a distribuição do caruru é um destaque dentro da grade de programação dos ensaios realizados pelo Bloco […].

Mídia, diversidade cultural e políticas públicas para afrodescendentes será o tema do I Simpósio promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos
Afropress
22/09/2011
Organizado pelo Grupo de Pesquisa Comunicação e Economia Política (CEPOS) e Mídia, Cultura e Cidadania (MIDIACID), do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade, sob a coordenação dos professores Denise Cogo e Valério Cruz Brittos, o I Simpósio acontecerá no Auditório da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), na Av. Borges de Medeiros, 915-b – 7º andar, em Porto Alegre. […].

Diretrizes para a educação escolar quilombola são discutidas em audiências públicas
Negro em Debate
22/09/2011
Quilombolas, especialistas em educação e gestores governamentais participarão, no dia 30 deste mês, da segunda audiência pública sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Promovida pelo Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE), em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), a atividade reunirá representações nordestinas do segmento em São Francisco do Conde, Bahia. […].

“Oscar” da comunidade negra é lançado no Rio de Janeiro
Áfricas
22/09/2011
No próximo dia 27 de setembro, a ONG Afrobras e a Faculdade Zumbi dos Palmares lançam oficialmente o Troféu Raça Negra 2011, no Rio de Janeiro, na sede da Coca-Cola Brasil, que promove o almoço e apoia a nona edição do prêmio, considerado o “Oscar” da comunidade negra. Durante o almoço, que reunirá artistas, personalidades e celebridades, será apresentado aos presentes como será o troféu deste ano, cujo homenageado será um dos maiores ídolos da música popular brasileira, Jair Rodrigues. […].

Hoje na História, 1909, nascia Kwame Nkrumah
Geledés
21/09/2011
Kwame Nkrumah (Nkroful , 21 de Setembro de 1909 — Bucareste , 27 de Abril de 1972 ) foi um líder político africano , um dos fundadores do Pan-Africanismo . Foi primeiro-ministro (1957-1960) e presidente de Gana (1960-1966). Nascido Francis Nwia-Kofi Ngonloma, estudou em escolas católicas no Gana e posteriormente em universidades Norte Americanas .Em 1945 , ajudou a organizar o sexto Congresso Pan-Africano em Manchester , Inglaterra . Depois disso, começou a trabalhar para a descolonização da África . […].

Caixa tira do ar anúncio que retrata Machado de Assis como branco
Geledés
21/09/2011
A Caixa Econômica Federal suspendeu a veiculação de uma campanha publicitária sobre os 150 anos do banco que retrata o escritor Machado de Assis como um homem branco. A decisão veio após protestos na Internet e um pedido formal da Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), órgão do governo federal com status de ministério. O comercial criado pela agência Borghierh/Lowe viaja no tempo para mostrar que até os “imortais” foram correntistas do banco público […].

Para Dirceu, cotas para negros na reforma não tem chances
Afropress
21/09/2011
S. Paulo – Embora representem 50,7% da população brasileira, de acordo com o Censo do IBGE 2010 – 96,7 milhões -, e estejam sub-representados no Senado, Câmara Federal, e em todo o parlamento brasileiro nos três níveis – União, Estados e Municípios – os negros estão fora da reforma política. Em entrevista ao editor de Afropress, jornalista Dojival Vieira, o ex-ministro chefe da Casa Civil no primeiro Governo do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, José Dirceu […].

Brasil Sem Miséria: chamada de ATER Quilombola vai atender 5.520 famílias
Cedefes
21/09/2011
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) publicou nesta terça-feira (20) no Diário Oficial da União (DOU) chamada pública para a prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) a famílias quilombolas em situação de vulnerabilidade social no Pará, Maranhão, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. No valor R$ 9,19 milhões, a ação faz parte do Plano Brasil Sem Miséria. As empresas selecionadas vão atender 5.520 famílias […].

UFMT decide em outubro “cota” para alunos da rede pública
Só Notícias
21/09/2011
O Conselho de Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) decide no dia 3 de outubro se adotará o Programa de Ações Afirmativas para estudantes egressos de escolas públicas. Proposta desenvolvida pela instituição prevê reserva escalonada para os próximos 5 anos, iniciando com direcionamento de 30% das vagas de cada curso aos candidatos que estudaram todo Ensino Médio na rede pública, chegando, em 2014, aos 50%. […].

Cotas: 10 anos de inclusão nas universidades públicas brasileiras
Geledés
20/09/2011
Em audiência pública com mais de três horas de duração, nesta segunda-feira (19), senadores, militantes e especialistas debateram os dez anos de existência do sistema de cotas raciais para ingresso em universidades públicas brasileiras. A conclusão dos participantes dessa reunião da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) foi unânime: depois de uma década, a ação afirmativa mostrou ser bem sucedida ao promover significativa e relevante inclusão da população negra brasileira no ensino superior público. […].

Próximo concurso, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro oferecerá 20% de suas vagas para negros
Geledés
20/09/2011
Em seu próximo concurso, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro oferecerá 20% de suas vagas para negros – e, além disso, as vagas para estágios também terão cotas de 20% para negros. Foi o que informou há pouco, durante audiência pública no Senado, o defensor público geral do Rio de Janeiro, Nilson Bruno Filho. Ele reforçou que a defensoria de seu estado é a maior do país. – Entre os 800 defensores que há em meu estado, não há mais que 12 negros – ressaltou. […].

Sala São Paulo recebe Troféu Raça Negra 2011
Afrobrasnews
20/09/2011
A Sala São Paulo recebe no próximo dia 13 de Novembro de 2011, a nona edição do Troféu Raça Negra, realizado pela Afrobras e pela Faculdade Zumbi dos Palmares. Considerada a maior e mais moderna sala de concertos da América Latina, foi no passado a estação de trem Júlio Prestes, que pertencia à Estada de Ferro Sorocabana. Esta é a oitava vez que artistas e personalidades passam pelo tapete vermelho da Sala que possui arquitetura única e é palco para apresentações sinfônicas e de câmara. […].

Inscrições abertas para seleção de Mestrado e Doutorado do PosAfro
ABPN
20/09/2011
O Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PosAfro) inscreve, a partir do dia 19 de setembro, para seleção de Mestrado e Doutorado 2012. As inscrições terminam no dia 21 de outubro. Número de vagas: Mestrado até 15 (quinze) e Doutorado até 8 (oito). O Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos busca formar pesquisadores voltados para o contexto africano e para as populações afro-americanas […].

Curso de inglês online para organizações que trabalham com a promoção da igualdade racial
Correio Nagô
19/09/2011
Está aberta uma nova chamada para representantes de organizações sociais que queiram aprender o idioma Inglês. O primeiro edital, lançado no mês de agosto desse ano, selecionou 110 organizações que receberão um curso completo de inglês online (confira a lista no site www.japer.org). A Bolsa Japer, destinada à organizações que desenvolvem projetos no campo da igualdade racial e étnica, habilita um represente de cada organização para aprender o idioma inglês por meio de um sistema virtual multimídia […].

CEAO lança site que reúne textos em jornais do século XX
Correio Nagô
19/09/2011
Já está no ar a mais nova produção do Centro de Estudos Afro-Orientais. Trata-se do site “O negro na imprensa baiana do século XX”. Nele estão catalogadas mais de 1.400 matérias de 13 jornais da primeira década do século passado (Jornal de Notícias, Correio de Notícias, A Bahia, A Coisa, Diário de Notícias, A Ordem, Foia dos Roceros, O Estímulo, Correio do Brasil, Gazeta do Povo, Correio da Tarde, Correio de Alagoinhas e O Serrinhense). As notícias expressam aspectos da vida social da população afro-brasileira, das manifestações culturais às entidades políticas […].

No Senado, Vicentinho Alves propõe redução no tempo de aposentadoria para remanescentes quilombolas
Negro em Debate
19/09/2011
“Não é possível deixar de perceber que o esquecimento nacional ainda persiste quando se trata de discutir a contribuição destes descendentes diretos dos negros africanos trazidos escravos para o Brasil Colônia; e como estas comunidades que resistiram ainda se encontram isoladas e distantes do acesso aos benefícios públicos a que têm direito. Eles, como cidadãos brasileiros que são, estão ainda condicionados a viver no isolamento do Brasil Rural do distante século XIX do que no Brasil Contemporâneo.” […].

Projeto cria auxílio para mestres da cultura popular brasileira
Blog Heli Fidelis
19/09/2011
A Câmara analisa a criação do Programa de Proteção e Promoção dos Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares, que vai garantir auxílio financeiro de, pelo menos, dois salários mínimos a pessoas que reconhecidamente representem a cultura brasileira tradicional. É o que prevê o Projeto de Lei 1176/11, do deputado Edson Santos (PT-RJ). Pela proposta, a pessoa reconhecida como mestre terá direito à diplomação solene, ao auxílio financeiro para a manutenção […].

Raça humana pode ter nascido no sul da África, segundo descoberta
Geledés
19/09/2011
Fósseis de Australopithecus com 1,9 milhões de anos, encontrados na Africa do Sul, pode mudar a teoria de que a raça humana surgiu no leste do continente africano, como se imagina. Esqueleto encontrado no ano de 2010 pode mudar a forma de como se vê a evolução do homem na terra, segundo artigo da revista “Science”. Ossos possuem grandes semelhanças com humanos atuais e seu ancestral sul-africano, como diz o professor Lee Berger […].

Segundo relatório da UFRJ, negros não acessam Justiça e são geralmente vítimas de assassinados
Pco.org
19/09/2011
O documento elaborado pelo Instituto de Economia da UFRJ também afirma que os negros estão mais vulneráveis em relação à chamada “segurança alimentar”, ou seja, são os que mais passam fome. Em relação ao acesso ao Poder Judiciário, o relatório mostra que a maioria dos processos por crime de racismo julgada nos Tribunais Regionais de Trabalho (TRTs) é vencida pelo réu da ação e não pela vítima, como já divulgamos em outras oportunidades […].

Novo filme de Pelé deve ter selo Globo e busca achar ‘gol de placa’ do Maracanã
Geledés
19/09/2011
A vida e obra do “Rei do futebol” chegará às telas de cinema mais uma vez, provavelmente no primeiro semestre de 2013. Responsável pela produção de “Pelé Eterno”, documentário de 2004, o cineasta Aníbal Massaíni prepara uma continuação do filme, em projeto que deve contar com a parceria da Globo Filmes e que batalha para encontrar registros perdidos do chamado ‘gol de placa’ do Maracanã. A nova série sobre o ídolo da seleção deverá contar ao todo com 300 minutos de produção […].

Salvador reserva 20% das vagas em concursos para negros
ABPN
16/09/2011
A Câmara de Vereadores de Salvador aprovou, por unanimidade, em 24 de agosto, projeto de lei que estabelece cotas de 30% para negros nos concursos realizados no âmbito da administração municipal. Iniciativa do vereador Gilmar Santiago (PT), o projeto tramitava desde 2009 e previa, inicialmente, a reserva de 50% das vagas para os afrodescendentes. O vereador Alcindo da Anunciação apresentou uma emenda reduzindo o percentual para 30%. “Houve ampla negociação na Casa para garantir a aprovação da medida, que já foi adotada do Rio de Janeiro. Na Bahia, o governador Jaques Wagner acenou para a implantação no estado”, comemorou Santiago. […].

Estudo aponta desigualdades raciais no atendimento público
Revista Áfricas
16/09/2011
O Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil 2009-2010 foi debatido em seminário promovido na última quarta-feira (14), pelas comissões de Legislação Participativa e de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. O documento, elaborado pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aponta que a população negra e parda tem mais dificuldades em acessar o Sistema Único de Saúde (SUS) […].

Afrodescendentes debatem avanços do IV Congresso Nacional do PT e eleições 2012
Blog do Adeli
16/09/2011
Visando reorganizar os movimentos, núcleos e setoriais do partido, o presidente do PT-POA, vereador Adeli Sell, realizou nesta última quarta-feira (14.09) um almoço com cerca de 40 membros e representantes do segmento afro do PT-POA. O encontro foi proposto pela direção para comunicar as mudanças aprovadas no início do mês, quando os delegados do IV Congresso Nacional do PT referendaram um novo modelo paritário de gestão. Ficou estabelecido que 20% dos cargos em direção deverão ser ocupados por afrodescendentes. […].

Obama fará discurso na inauguração de memorial a Martin Luther King
Geledés
16/09/2011
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará um discurso na inauguração do memorial Martin Luther King no dia 16 de outubro, informou a Casa Branca. A inauguração e o discurso estavam previstos para 28 de agosto passado, 48 anos depois de seu célebre discurso “Tenho um sonho”, mas o evento foi adiado por causa da chegada do furacão Irene.Luther King, prêmio Nobel da Paz em 1964, foi assassinado em 4 de abril de 1968. […].

Dona Canô comemora 104 anos em Santo Amaro, na Bahia
G1
16/09/2011
Esta sexta-feira (16) é dia de festa no recôncavo baiano. Claudionor Veloso, ou dona Canô, como é popularmente conhecida, comemora 104 anos de idade. Os aniversários da matriarca da família Veloso, mãe de Caetano e Maria Bethânia, já são tradição em Santo Amaro. Os filhos devem participar da festa. A programação está marcada para começar no início da manhã desta sexta-feira, com um café da manhã para os familiares e amigos mais próximos. Às 10h, uma missa será celebrada na Igreja de Santo Amaro da Purificação […].

Movimento propõe a criação da coordenadoria para negros
Cidadeverde.com – Por Caroline Oliveira
14/09/2011
O Movimento Negro está solicitando ao governo do Estado que crie a Coordenadoria Estadual de Saúde para a População Negra. O pedido está sendo oficializado na reunião do Conselho de Saúde, presidida pela secretária Lílian Martins, com representação de 30 entidades. Ruimar Batista, que representa o Moram, disse que o Estado está perdendo verba do Governo Federal devido à falta de um órgão específico para esse setor. Segundo ele, 77% da população do Piauí é negra.

Professor em formação do PARFOR tem trabalho aceito em evento nacional
BV News
14/09/2011
Nos dias 21 e 22 de setembro, em Brasília, será realizado o I Encontro Nacional do Programa Nacional de Formação de Professores de Educação Básica – PARFOR. Dentre os trabalhos a serem apresentados, um é de autoria de Petrônio Guivares, do terceiro módulo do Curso de Licenciatura em Educação Física, abordando a temática da cultura afrodescendente, desenvolvido no Projeto de Intervenção “Herança africana: ontem, hoje e sempre – o Jogo Mankala” […]

Angolana torna-se Miss Universo 2011
Correio Nagô
13/09/2011
O Brasil foi palco da celebração da diversidade na noite dessa segunda-feira (12). O concurso Miss Universo 2011 elegeu a angolana Leila Lopes como a mais bela mulher do mundo. A jovem de 25 anos alcançou o primeiro lugar na disputada competição, ficando o segundo e terceiro lugares para as candidatas da Brasil e Ucrânia, respectivamente. A vitória foi bastante comemorada nas redes sociais, rendendo a segunda posição dos assuntos mais comentados do Twitter. […].

Brasília realiza Seminário sobre o Relatório Anual das Desigualdades Raciais
Correio Nagô
12/09/2011
Na próxima semana, dia 14/09, Brasília realizará o “Seminário Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil”. O evento ocorrerá a partir das 14h na Câmara dos deputados e tem como objetivo discutir os principais temas tratados pelo Relatório, que utiliza como eixo fundante a questão da Seguridade Social. O trabalho, produzido pelo Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aponta, mais uma vez, o quadro de desigualdades entre pretos e pardos e brancos. […].

Organizações pedem apoio a Congresso Nacional de Terras, Territórios e Soberania
Correio do Brasil
12/09/2011
Entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro ocorrerá, em Cali, na Colômbia, o Congresso Nacional de Terras, Territórios e Soberanias. Promovido por organizações sociais, objetiva apresentar alternativas para os problemas sociais que mais afligem o país, partindo do posicionamento dos grupos mais atingidos – indígenas, afrodescendentes e ativistas de direitos humanos […].

Brasil lidera ensino da História de África
Afrobrasnews
12/09/2011
O Brasil é o unico país a adoptar uma lei que integra o ensino da História e da Cultura africanas, incluindo a História Afro-brasileira, nos ciclos primário, secundário e pré-escolar do sistema educativo nacional. Essa informação foi prestada quarta-feira na capital zimbabweana, Harare, durante uma reunião de peritos da UNESCO, citado hoje (quinta-feira) pela PANA. O encontro de Harare foi organizado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) para promover o ensino da História fundada na perspectiva cutural africana. […].

Petistas querem mulher negra ministra do STF
Geledés
09/09/2011
Um grupo de parlamentares do PT indicou à presidenta Dilma Rousseff (PT) o nome da desembargadora Neuza Maria Alves da Silva, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, para substituir Ellen Gracie no Supremo Tribunal Federal (STF). A ministra se aposentou no dia 8 de agosto. Se a presidenta concordar, Neuza Maria será a primeira mulher negra no STF. A candidata está no TRF-1ª Região desde 2004, promovida pelo critério de merecimento. Ingressou na magistratura federal em 1988 no Estado de Rondônia. É especializada em Processo Civil, Processo Penal e Direitos Humanos. Neusa Maria é natural de Salvador. […].

Mestres – Camará – Congresso mundial de capoeira promove atividades pelo estado Secretaria de cultura – BA
09/09/2011
Evento pretende reunir praticantes da capoeira de diversas partes do mundo, promovendo palestras, competições, festivais, cursos e atividades culturais. O objetivo maior do congresso é fortalecer a ligação da capoeira com processos de educação formal e produção científica, para que o trabalho em cultura corporal seja trabalhado nas escolas. Além destas atividades, acontecem passeios turísticos por cidades da Bahia. […].

Centro cultural faz aniversário com programação especial no Ceará
G1
09/09/2011
O Centro Cultural CUCA Che Guevara comemora, este mês, dois anos de funcionamento. Para celebrar a data, o CUCA promove, até o dia 10, uma programação especial com atividades culturais, artísticas e esportivas para os jovens da cidade. Durante esses dias, haverá festival de esportes, visitas guiadas, mostra artística, abertura da exposição de artes visuais, exibição de filmes e muito mais. […].

A partir de amanhã, jovens afrodescendentes se reúnem em encontro nacional
Geledés
09/09/2011
No marco do Ano Internacional dos Afrodescendentes, o Movimento Afro cultural, a Agrupação Afro Xangô e Amigos da Ilha de Cabo Verde, junto com a Associação de Jovens Argentinos Caboverdianos realizam amanhã (9), sexta-feira (10) e sábado (11),na cidade de Buenos Aires, Argentina o Encontro Nacional de Jovens Afrodescendentes. O evento, que pretende ser um espaço de encontro, debate e empoderamento de jovens, quer visibilizar o coletivo afro da Argentina e promover odesenvolvimento de políticas públicas para os afrodescendentes a nível nacional. […].

Parques de Santo André terão ação contra preconceito sexual e racial
Geledés
09/09/2011
Prefeitura inicia projeto de conscientização e combate à intolerância. A prefeitura de Santo André iniciou uma campanha de combate a vários tipos de preconceitos que violam os direitos individuais. A ação é específica para os parques municipais da cidade e começou no Parque Celso Daniel. A administração colocou cartazes e distribuirá panfletos de combate à homofobia nos próximos 15 dias. Após o período será a vez do material sobre racismo, machismo, sexismo ou xenofobia. […].

Arte Negra é apoiada por edital da Seppir
ABPN
08/09/2011
As artes negras são o foco da chamada pública nº 03/2011 da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir-PR). O Edital selecionará projetos da sociedade civil, cujo objetivo seja a divulgação de aspectos da cultura negra através do teatro, dança, vídeo, cinema, entre outras linguagens artísticas. As propostas deverão ser inseridas até 05 de outubro de 2011, no Sistema de Gestão de Convênio (Siconv), após credenciamento da entidade, pelo portal www.convenios.gov.br, junto ao Órgão 20126 – Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Programa nº 2012620110058 – Chamada Pública. […].

Florianópolis será sede de Encontro Afro-Literário
ABPN
08/09/2011
Florianópolis irá sediar o 1º Encontro Afro-literário da cidade. O evento, previsto para novembro, é uma organização do Instituto Énrea, voltado para questões de gênero, raça, etnia e livre orientação sexual e religiosa. A iniciativa contará com a presença da atriz de televisão e poetisa Elisa Lucinda, que atua na novela da Rede Globo de Televisão Insensato Coração, no papel de mãe do personagem de Camila Pitanga. A expressão Énrea significa encanto, repouso e amor. Foi criada pelo folclorista catarinense Franklin Cascaes. […].

As inscrições do III Congresso Baiano de Pesquisadores Negros foram prorrogadas até 10 de Setembro
Correio Nagô
05/09/2011
As inscrições do III Congresso Baiano de Pesquisadores Negros e do III Seminário Áfricas foram prorrogadas até 10 de Setembro. Os congressos acontecerão na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Campus V – Santo Antonio de Jesus no período de 12 a 16 de outubro de 2011. Este encontro de caráter interdisciplinar, que é uma promoção da Associação Baiana de Pesquisadores Negros (APNB) e da Rede Internacional de Estudos Africanos e da Diáspora (READI) […].

Fundo Africano para as Emergências de Saúde Pública é aprovado por 45 países
Afrobrasnews
05/09/2011
A maioria dos países propôs que o fundo seja gerido pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). A proposta do Fundo Africano para Emergências de Saúde Pública foi aprovado quarta-feira (31), na Costa do Marfim, com 45 Estados-membros da OMS/AFRO a favor e apenas uma abstenção, da Tanzânia. O fundo tem como finalidade mobilizar, gerir e obter recursos suplementares dos Estados-membros para dar resposta rápida e eficaz às emergências de saúde pública de interesse nacional e internacional, incluindo doenças epidémicas e pandemias. […].

Incra publica relatório de demarcação da comunidade quilombola Curral da Pedra (BA)
Combate ao Racismo Ambiental
05/09/2011
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Médio São Francisco publicou na quinta-feira (1º), no Diário Oficial do Estado da Bahia, edital do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) da comunidade remanescente quilombola Curral da Pedra, no município de Abaré (BA), no Sertão baiano. A comunidade é composta por 102 famílias e o território identificado e delimitado possui área de 4.515 hectares. […].

Exposição sobre a África mobiliza escolas em Belém
Áfricas
05/09/2011
Na noite de terça-feira, no Museu Histórico do Estado do Pará, foi realizada a abertura da Exposição “África: Olhares Curiosos”, conjunto de fotografias de Guiné-Bissau, Senegal, Marrocos e África do Sul, e objetos africanos e quilombolas paraenses que desafiam o visitante a desenvolver um olhar diferente e instigante sobre a diversidade que une a África e o Brasil. A exposição visa contribuir na mudança de impressões correntes sobre a África e as populações africanas e afrodescendentes. […].

Chega de Preconceito! Trabalho Igual, Salário Igual!
CSP Conlutas
05/09/2011
Na última Coordenação Nacional, a CSP-Conlutas lançou a campanha: “Chega de preconceito. Trabalho Igual, Salário Igual!”. O objetivo é estimular as entidades filiadas à central a incorporar as demandas específicas destes segmentos para fortalecer a luta e transformar os sindicatos/movimentos em pontos de apoio para todas as demandas dos trabalhadores, incluindo as reivindicações de negros, mulheres e LGBT que são parte da nossa classe. […].

Metodista e Educafro oferecem vagas para cursinho para afrodescendentes e população de baixa renda
Universidade Metodista de São Paulo
05/09/2011
A Universidade Metodista de São Paulo e o Educafro movimento social de inclusão da população afrodescendente e de baixa renda nas universidades, por meio de cursinhos preparatórios para o ENEM, PROUNI e concursos públicos, oferecem 60 vagas para o cursinho que será realizado neste semestre. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de setembro. Para isso, é necessário apresentar originais e cópias do RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda e uma foto 3×4. […].

Beleza negra é homenageada em exposição de barbies afrodescendentes
Guiame
05/09/2011
A beleza negra será homenageada através de uma exposição que vai reunir 85 exemplares afrodescendentes da boneca Barbie. A mostra, entitulada de “Black Barbie – uma celebração da beleza negra”, terá abertura no dia 9 de setembro, no Raposo Shopping. A boneca, branca e de cabelos claros, foi criada em 1959, mas ganhou sua primeira versão negra em 1980. O exemplar original, criado pela estilista negra Kitty Black Perkins, com longo vestido vermelho, cabelos e adereços de inspiração étnica […].

CFF – Bahia vai ser sede de Encontro do Ano Internacional dos Afrodescendentes
Camaçari Fatos e Fotos
05/09/2011
A Bahia vai abrigar nos dias 17, 18 e 19 de novembro o Encontro Mundial em Comemoração ao Ano Internacional dos Afrodescendentes. O embaixador especial da Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib), Juca Ferreira, e o secretário estadual para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, estão á frente do evento no estado. De acordo com secretário, ainda serão definidos os grupos de trabalho que ficarão responsáveis por organizar o local do encontro, os temas que serão debatidos e a programação cultural. […].

Projeto dobra dedução do IR para quem adotar criança com 2 anos ou mais
Agência Câmara de Notícias
05/09/2011
Conforme a proposta, terá o mesmo benefício quem adotar criança afrodescendente ou que tenha deficiência ou doença grave. A Câmara analisa o Projeto de Lei 942/11, do deputado Carlinhos Almeida (PT-SP), que dobra a dedução do Imposto de Renda relativa a dependente para quem adotar criança com 2 anos de idade ou mais (adoção tardia). No ano-calendário de 2011, a dedução por dependente é de R$ 1.889,64. O projeto estende o benefício para a adoção de criança de qualquer idade que seja afrodescendente ou que tenha deficiência ou doença grave. […].

Cotas para negros em serviço público visam reduzir desigualdades
A Tarde Online
05/09/2011
Apesar de os negros (pretos e pardos) representarem a maioria da população no Estado (76,2%) e na capital, (79,4%), segundo dados preliminares do Censo Demográfico 2010 do IBGE, a dificuldade de inserção deste segmento no mercado de trabalho foi o principal motivo para a Câmara Municipal de Salvador e a Assembleia Legislativa acolherem projetos de lei que dispõem sobre a reserva de vagas, comumente chamada de cotas, para negros nos concursos públicos, 30% no âmbito municipal e 20% estadual. […].

Negros de MS participa do Encontro de Segurança Alimentar
MS Notícias
05/09/2011
Representantes das lideranças negras do Estado de Mato Grosso do Sul participam do “1º Encontro Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional da População Negra e dos Povos e Comunidades Tradicionais”. O evento será realizado no período de 4 a 6 de setembro, em Guarapari – Espírito Santo. A solenidade de abertura será às 19 horas, domingo (4), com a presença do presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Renato Maluf. […].

Encontro Estadual da Juventude da UNEGRO
Zumbiminas
05/09/2011
Objetivo: reunir um grupo de jovens lideranças negras para discutir e preparar a militância para a atual luta política, seja nos governos, sociedade e no parlamento. Com ênfase para as conferências de juventude ( municipal,estadual e federal).Tema: A juventude negra compartilhando o poder. Data: 16 a 18 de setembro de 2011 – Local: Ouro Preto – Minas Gerais – Atividades: Palestras, oficinas, encontros de bandas e grupos de dança. […].

Seminário discute a implementação de curso de teologia para afro-umbandistas
Jornal Agora
05/09/2011
O Sindicato da Alimentação do Rio Grande sediou, no último sábado, 3, o Seminário de Aperfeiçoamento em Educação para as relações étnico-raciais.O evento contou com a presença do teólogo e sacerdote da religião matriz africana e afro-umbandista Jayro Pereira. Durante o encontro, ele abordou o tema “A dinâmica da cosmovisão africana: breves considerações teológicas e filosóficas acerca da religião matriz africana e afro-umbandista” e “Terreiros de religião matriz africana e afro-umbandista como espaços de valores civilizatórios de estudos afro-teológicos e de potencialização da vida”. […].

Integrante da Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra é indicado ao Prêmio Betinho – Atitude Cidadã
Surgiu
05/09/2011
Ruimar Antônio de Farias, descendente de negros e morador da Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, foi indicado ao Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, que tem por objetivo valorizar as pessoas que praticam no dia a dia a promoção da cidadania. Ruimar concorre ao prêmio por defender os interesses da comunidade junto aos governos federal, estadual e municipal, garantindo a permanência dos agricultores quilombolas no campo de maneira digna e sustentável. […].

EUA querem brasileiros negros em universidades americanas
Terra Brasil
0
2/09/2011
Uma delegação com representantes de faculdades e universidades americanas está no Brasil para estudar a possibilidade de alunos negros, cotistas ou bolsistas do ensino superior, participarem de programas de intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos. O grupo, que já passou por São Paulo, visita nesta sexta-feira e no sábado a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) […].

 

Brasileira produz documentário sobre refugiados negros na Alemanha
DW World
02/09/2011
Depois de mais de dois anos de filmagens e pesquisa, não foi fácil reduzir quase 80 horas de gravação para 80 minutos de documentário. De 20 entrevistados, a produtora Denise Garcia escolheu para o filme O fardo das fronteiras quatro protagonistas, todos eles negros que solicitaram asilo político na Alemanha. A brasileira – natural do Rio de Janeiro, mas de criação e sotaque porto-alegrenses – veio para a Europa após o sucesso de Sou feia, mas tô na moda, produção de 2005 […].

Luís Sambo manifesta orgulho por Angola albergar sessão da OMS/Afro
Angola Press
02/09/2011
Yamoussoukro (Do enviado especial) – O diretor regional da OMS/AFRO, o angolano Luís Gomes Sambo, manifestou hoje, sexta-feira, em Yamoussoukro, Cotê d’ Ivoire, o seu orgulho pelo fato de Angola ser designada para albergar a 62ª sessão da organização, em Agosto de 2012. No seu discurso, no encerramento da 61ª sessão, Luís Sambo sublinhou que aos participantes o Governo de Angola e o seu povo não irão decepcioná-los. Qualificando “satisfatório” e […].

Programa Brasil Quilombola é discutido em Maceió
Aqui Acontece
02/09/2011
Representantes do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) participam do Seminário Integrado do Programa Brasil Quilombola. Promovido pela Secretaria da Mulher da Cidadania e dos Direitos Humanos, o evento é realizado nesta quinta (1º) e sexta-feira (2), no auditório da Faculdade de Alagoas (FAL). O Seminário Integrado é focado nos futuros gestores de projetos quilombolas. Neste sentido, representantes das secretarias dos municípios e do Estado se reúnem […].

ONG condena violência contra negros na Líbia
AngolaPress
01/09/2011
A Iniciativa para o Renascimento do Movimento Abolicionista (IRA), uma Organização não Governamental mauritana de defesa dos direitos humanos, condenou, nesta quinta-feira, com veemência os atos de violência racista das tropas do Conselho Nacional de Transição (CNT) na Líbia contra os negros desde o início do conflito armado neste país. Esta população negra constituída por migrantes originários da África Ocidental e cidadãos líbios de pele negra que são […].

Proposta de orçamento prevê salário mínimo de R$ 619,21 em 2012
Portal Geledés
01/09/2011
Informação é da ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Pela proposta, reajuste será de 13,61%, com impacto de R$ 21,5 bilhões. A proposta de orçamento federal de 2012 prevê um salário mínimo de R$ 619,21, informou nesta quarta-feira (31) a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, após entregar o documento para o presidente do Senado Federal, José Sarney […].

Sucesso de público em Salvador, peça Namíbia, não! fará 2 apresentações em Camaçari
Portal Geledés
01/09/2011
Nos dias 3 e 4 de setembro, a peça de maior sucesso de público do ano em Salvador se apresenta no Teatro Cidade do Saber. O espetáculo teatral Namíbia, não! chega aos palcos do Teatro Cidade do Saber, em Camaçari, nos dias 3 e 4 de setembro, depois de três temporadas de sucesso na capital baiana. Com passagens pela Sala do Coro do TCA e pelos teatros Vila Velha e Martim Gonçalves, a peça reuniu mais de dez mil espectadores em três meses de apresentações […].

Projeto quer criar rede de cooperação entre comunidades afrorrurais da América Latina
ABPN
01/09/2011
Quilombos, palenques, cumbes, maroons e cimarrones são denominações dadas em diferentes países da América Latina para comunidades rurais de afrodescendentes. Locais que trazem o traço comum de luta contra a escravatura – praticada durante séculos em diversas nações do continente – e de marginalização, no presente. No Ano Internacional dos Afrodescendentes, estabelecido pela Organização das Nações Unidas, em 2011, essas comunidades serão tema do projeto Quilombo das Américas, trata-se de uma iniciativa piloto. […].

Curso “200 Anos de Poesia na Bahia” destacará a importância da literatura negra
Correio Nagô
01/09/2011
Na próxima sexta-feira, dia 2 de setembro, o poeta baiano José Carlos Limeira ministrará a palestra “De Luiz Gama a Landê Onawalê: um retrato da poesia baiana de matriz africana”. A atividade faz parte dos festejos alusivos ao Bicentenário da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, e integra o curso 200 Anos de Poesia na Bahia ministrado pelo poeta Douglas de Almeida, que já se encontra no terceiro módulo. O evento terá início às 15h, na sala Katia Mattoso da biblioteca localizada nos Barris. […].

II Encontro das Comunidades Quilombolas de Alcântara:Direitos de quilombolas em debate
Combate ao Racismo Ambiental
01/09/2011
Acontece de hoje (1º.) a sábado (3) o II Encontro das Comunidades Quilombolas de Alcântara, que tem como tema “Pela garantia do território e o fortalecimento da identidade étnica das comunidades quilombolas”. Organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alcântara, Movimento dos Atingidos pela Base Espacial de Alcântara (Mabe) e Fórum em Defesa do Território Étnico Quilombola de Alcântara, com apoio da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) […].

Acervo da exposição Fronteiras do Baú relata história da população negra
JC Rio Claro
01/09/2011
No próximo sábado, dia 3, acontece abertura oficial da Exposição Fronteiras do Baú, às 19h30, no Centro Cultural “Roberto Palmari”. A exposição pretende contar a história da população negra de todo o mundo através de seu acervo. A atividade marca também as comemorações do Ano Internacional dos Afrodescendentes em Rio Claro.De acordo com Kizie de Paula Aguiar Silva, assessora de Integração Racial da Prefeitura de Rio Claro, a exposição Fronteiras do Baú conta com mais de 2 mil peças entre fotografias […].