A cultura afro-brasileira nas mídias

Veja, abaixo, resumos de algumas das principais notícias veiculadas na imprensa nacional e internacional sobre a cultura afro-brasileira. Para acessar o conteúdo completo, basta clicar nos links dos títulos.    

 

Em sessão, autoridades pedem incentivos na cultura e fim da discriminação
Negro em Identidade
30/11/2011
Durante sessão solene em homenagem a Consciência Negra, os discursos foram direcionados mais como cobranças por parte das autoridades da cultura negra por maiores incentivos ao combate a discriminação e nos setores culturais. Apesar de a sessão ser realizada hoje, o Dia da Consciência Negra é lembrado em 20 de novembro – dia da morte de Zumbi dos Palmares.Durante sua apresentação, o músico Everton dos Andes, além de cantar, aproveitou a oportunidade à frente […].  

 Lançada obra inédita com textos de autores negros do século 18 até os dias de hoje
Cedefes
30/11/2011
O Ano Internacional da Afrodescendência e o Dia da Consciência Negra tiveram uma dupla comemoração nesta segunda-feira (28), na Biblioteca Nacional. Além da assinatura de acordos de cooperação com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), foi lançada, em solenidade no início da noite, uma coletânea inédita sobre a literatura de afrodescendentes no Brasil. A obra é resultado de dez anos de pesquisas. O evento também contou com uma homenagem póstuma ao ativista, professor, escritor e poeta Abdias Nascimento, que morreu este ano. […].  

Anderson Silva é eleito o ‘Homem do Ano’
Geledés
30/11/2011
Diversos brasileiros se destacaram em 2011 no esporte. Na natação, Tiago Pereira e César Cielo dominaram os Jogos Pan-Americanos. No futebol, Ronaldinho Gaúcho voltou à seleção, Ronaldo se aposentou e se tornou um super empresário e Neymar virou sinônimo de habilidade no mundo inteiro. Mas em premiação da revista GQ, o “Men of the Year” é Anderson Silva. E não é à toa. […].  

A luta de Martin Luther King ganha adaptação em quadrinhos
Geledés
30/11/2011
Recém-lançado no país pela editora WMF Martins Fontes, “Vejo a terra prometida” traz uma reconstituição da história de Martin Luther King (1929 – 1968) e de sua luta contra a segregação dos negros nos Estados Unidos, durante a década de 1960. Unindo as tradições indianas de contar histórias por meio de imagens, a obra aproxima a arte bengalesa de pintura de pergaminhos da narrativa dos quadrinhos. Uma fusão de linguagens que se serve como material didático interessante sobre […].  

Combater violência contra jovem negro será prioridade, diz Secretaria da Juventude
Geledés
30/11/2011
A socióloga Helena Abramo, representante da Secretaria Nacional de Juventude em audiência na Câmara, afirmou há pouco que o combate à violência contra o jovem negro será prioridade na atual gestão do órgão, que é vinculado à Presidência da República. A declaração foi dada na audiência promovida pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Segundo a socióloga, os problemas que mais afetam os jovens brasileiros são a violência e o desemprego, os quais atingem os jovens […]. 

Pesquisa estuda práticas culturais e sociais dos quilombolas tocantinenses
Negro em Identidade
29/11/2011
Os povos remanescentes de quilombos chamam a atenção pelos seus costumes. Nas Comunidades de Lagoa da Pedra, em Arraias, a 415 km de Palmas, e Redenção, em Natividade, região Sudeste, por exemplo, são cerca de dois séculos de história. Porém no Tocantins, é preciso avançar mais no conhecimento sobre os aspectos históricos, culturais, lingüísticos e sociais dessa população. Com a intenção de estudar de maneira científica as comunidades, a pesquisadora da UFT – Universidade Federal do Tocantins […].  

Autores negros terão edições eletrônicos de suas obras co-editadas pela Biblioteca Nacional em parceria com a Seppir
Combate ao Racismo Ambiental
29/11/2011
Ação está prevista em acordo de cooperação assinado hoje entre a Seppir e a FBN, marcando adesão à campanha Igualdade Racial é pra Valer. Obras do acervo da Biblioteca Nacional, escritas por autores afrodescendentes, serão co-editadas em formato eletrônico e para domínio púbico. A ação está prevista no acordo de cooperação assinado entre a Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura (FBN/MinC) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), visando a adesão […].  

Comunidades quilombolas participam de encontros para debater turismo de base comunitária e patrimônio cultural
Cedefes
29/11/2011
A Casa Paroquial de Iporanga, no Vale do Ribeira, recebeu nos dias 17 e 18 de novembro quilombolas representando 25 comunidades de oito municípios (veja quadro no final) para um encontro onde debateram os impactos do turismo comunitário e participaram da apresentação do Dossiê de Paisagem Cultural do Vale do Ribeira. O primeiro a falar foi Ditão Alves, liderança do quilombo de Ivaporunduva, que relatou a todos suas viagens a Brasília junto com Maurício Carvalho, do ISA, solicitando […].  

Em livro, pesquisadores desmistificam suposta ausência de negros na Amazônia
Geledés
29/11/2011
Pesquisas inéditas e pioneiras sobre comunidades quilombolas, escravidão, alforrias, fugas escravas, a influência negra na literatura e na educação, festejos e manifestações culturais e racismo são abordadas no livro “O Fim do silêncio: presença negra na Amazônia”, obra coletiva que reúne 13 pesquisadores e uma perspectiva renovada sobre a influência dos negros na região. “O livro é resultado de anos de pesquisa e meses de trabalho na organização dos temas. Ele vem para desmistificar um discurso secular […].  

Cuba: Repressão tenta acabar com Encontro Nacional contra o Racismo
Correio Nagô
29/11/2011
O Encontro “Raça e Cubanidade. Cuba presente, passado e futuro”, que está sendo realizado em Cuba, organizado pela sociedade civil negra junto com os diferentes movimentos sociais negros do país, por iniciativa e coordenação do CIR – Comitê de Cidadãos pela Integração Racial (que é dirigido por uma equipe coletiva representativa de todo o país) sofreu grave repressão por parte das autoridades cubanas.(Vários veículos de mídia autorizada na Ilha tiveram permissão das autoridades do governo […]. 

Reunião a Mulher no Mercosul lança concurso de audiovisuais
Igualdade e Identidade
28/11/2011
A Reunião Especializada da Mulher do MERCOSUL (REM) lançou um Concurso Regional de Audiovisuais que irá premiar curtas-metragens de até um minuto que tratem a temática da participação política das mulheres – “Paridade é igualdade”. As inscrições vão até o dia 30 de março de 2012. Mais informações: www.mercosurmujeres.org  […].  

Em seis meses, Dilma deve ir à África defender ampliação de parcerias
Negro em Debate
28/11/2011
Daqui a seis meses, a presidenta Dilma Rousseff deve participar da 3º Cúpula América do Sul-África (ASA), em Malabo, na Guiné Equatorial (África), que ocorrerá nos dias 15 e 16 de maio de 2012. A ideia é recomendar que todos aproveitem os avanços econômicos, políticos e sociais alcançados pelos países das duas regiões e busquem incrementar as relações comerciais. Só no ano passado, o intercâmbio entre as duas regiões alcançou US$ 32,2 bilhões. Na reunião no próximo ano, a presidenta deve […].  

Os negros…onde estão os negros nas revistas de negócios?
Correio Nagô
28/11/2011
Tenho abertas sobre minha mesa algumas dessas revistas dedicadas a homens de negócios. Retirei as revistas de uma pilha aleatoriamente. E abri, também por acaso, a edição de uma “Valor Investe”, que acompanha a edição diária do jornal, como brinde para os assinantes. Michael Douglas e Shia LaBeouf em cena de O Dinheiro Nunca Dorme, sobre o mundo dos negócios.Tendo em vista seu público-alvo, em especial os CEOs e/ou consultores de empresas, parecem muito bem feitos, diga-se, […].  

Projeto oferece bolsas de pré-iniciação científica a alunos do ensino fundamental no Rio
Geledés
28/11/2011
Estudar os triângulos por meio de origamis é o método que a estudante Laís Martins, de 14 anos, desenvolveu para ajudar alunos de matemática a aprender geometria de maneira mais descontraída e lúdica. Laís é uma das bolsistas do Pibiquinho, uma versão infantojuvenil do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A iniciativa é do Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni), instituição ligada à Universidade […].  

CBF promove rodada contra o racismo
ABPN
28/11/2011
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resolveu dar “um basta à discriminação e à intolerância” nos campos brasileiros. Neste fim de semana e no próximo, penúltima e última rodada do campeonato brasileiro da série A, a entidade lança a campanha Rodada contra o racismo. Todos os jogadores de todos os times vestirão camisas com as frases: Diga não ao racismo. Racismo é crime, convocando a sociedade a incorporar a luta contra a discriminação no país.  […].  

Autoridades e estudiosos discutem questão das cotas raciais no Brasil
Afrobrasnews
28/11/2011
Para debatedores, racismo ainda persiste embora tenha se atenuado. Fernando Henrique Cardoso defendeu as cotas, mas com ressalvas. Em São Paulo, autoridades e estudiosos se encontraram para discutir a questão das cotas raciais no Brasil. Para os debatedores, reunidos no Instituto Fernando Henrique Cardoso, o racismo ainda persiste, embora tenha se atenuado nos últimos anos. Mas a questão das cotas raciais gerou polêmica. A ministra da secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Barros defendeu […]. 

 Leci Brandão lançará Frente Parlamentar em Defesa da Cultura
Geledés
25/11/2011
A deputada estadual Leci Brandão (PCdoB) irá lançar, no próximo dia 30 de novembro, a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura na Assembleia Legislativa de São Paulo. A iniciativa é pluripartidária e já conta com a adesão de 32 parlamentares, dos mais variados aspectos políticos. O objetivo é propor e acompanhar a política governamental, os projetos e programas direcionados à preservação, promoção, fomento e incentivo da cultura paulista. […].  

Câmara apresenta plano de ações administrativas para a equidade de gênero e raça
Geledés
25/11/2011
A Câmara vai adotar medidas políticas e administrativas de promoção da igualdade entre homens e mulheres e entre todas as raças, nos termos do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal. Nesta quarta-feira (23), o presidente Marco Maia e a Procuradora Especial da Mulher, deputada Elcione Barbalho, entregaram formalmente cópia do Plano de Ação da Casa para a Secretária de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Ministra Iriny Lopes. […].  

Capixabas marcham contra o extermínio da juventude negra
Geledés
25/11/2011
Protesto acontece durante a Semana da Consciência Negra. Organizadores esperam a participação de mais de 500 pessoas na capital.O Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes) realizou na manhã da segunda-feira (21), a IV Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra, no Centro de Vitória. O protesto acontece durante a Semana da Consciência Negra, que se iniciou no domingo (20). Os organizadores esperam a participação de mais de 500 pessoas. […]. 

PUC do Rio de Janeiro presta homenagens a Lélia Gonzalez
Seppir
25/11/2011
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) fará uma homenagem à professora e militante negra Lélia Gonzalez. A cerimônia incluirá descerramento de uma placa com o nome da homenageada na sala do Núcleo Interdisciplinar de Memória Afrodescendente (Nirema), que congrega pesquisadores dedicados ao estudo da cultura, história e cidadania dos afrodescendentes.  […].  

Jovens que participaram do projeto “Promovendo Direitos de Jovens” lançam Web TV para divulgar cultura da periferia
Correio Nagô
24/11/2011
Divulgar ações e atividades promovidas nos bairros da capital baiana a partir de suas próprias lentes, democratizar o acesso à informação, mobilizar e formar a juventude no uso das ferramentas de comunicação. Estes são alguns dos objetivos do Mídia Periférica, grupo criado por jovens, de ambos os sexos, que participaram do projeto “Promovendo Direitos de Jovens: Cultura e Saúde Sexual e Reprodutiva em Salvador”, iniciativa realizada em 2010 pelo UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas […].  

Direitos Humanos discute desrespeito às comunidades de terreiro
Geledés
24/11/2011
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realizou audiência pública para discutir formas de garantir o cumprimento da Constituição em relação à tolerância religiosa e ao respeito às comunidades de terreiro. O debate foi proposto pelos deputados Janete Rocha Pietá (PT-SP), Luiz Alberto (PT-BA) e Luiz Couto (PT-PB). “O programa Conexão Repórter exibido pelo SBT em 1º de junho abordou os temas preconceito, intolerância e racismo. As imagens transmitidas demonstram claramente […].  

Cultura e História africanas chegam às escolas públicas
ABPN
24/11/2011
As escolas públicas vão receber no ano letivo de 2012 livros didáticos sobre a história e a cultura africana e afro-brasileira.  Serão distribuídas obras para alunos da educação infantil ao ensino médio. A proposta dessa iniciativa é proporcionar aos alunos a compreensão do desenvolvimento histórico dos povos africanos e de sua relação com outros povos, a partir de uma visão objetiva do continente africano.O material tem como referência os oitos volumes da coleção História Geral da África. […].  

Wole Soyinka vai participar da bienal internacional de literatura em Brasília
Igualdade e Identidade
24/11/2011
O secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira da Silva, anunciou a vinda do escritor nigeriano, Wole Soyinka, na bienal internacional de literatura que ocorrerá em abril do próximo ano, afirmou o secretário. Wole Soyinka foi o primeiro africano a ser consagrado com o Prêmio Nobel de Literatura, distinção que recebeu em 1986. Ele é reconhecido e admirado como uma personalidade que dedicou a vida e a obra a denunciar a opressão em seu país, a Nigéria, e na África de modo geral. […].  

Brasil precisa eliminar segregação racial, defende Aníbal Diniz
Aníbal Diniz
23/11/2011
Um dos autores do requerimento para realização da Sessão Especial do Senado em homenagem ao Dia Nacional de Consciência Negra, o senador Aníbal Diniz (PT-AC) destacou, em plenário, o pouco acesso das populações afrodescendentes aos postos de decisão e comando político no Brasil. “Podemos afirmar, sem exagero, que, apesar do Estatuto da Igualdade Racial, ainda vivemos num regime de segregação racial. Somos, infelizmente, segregacionistas do ponto de vista da participação negra […].  

Relatório destaca exclusões e discriminações das juventudes negras na América Latina
Afrobrasnews
23/11/2011
Como parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, o Museu Afro Brasil inaugurou uma escultura de Zumbi dos Palmares, líder negro que resistiu à escravidão no Brasil. Com 2,2 metros de altura, a obra é uma réplica da que se encontra na Praça da Sé, em Salvador, e foi doada ao museu por sua autora, a artista plástica Márcia Magno. A escultura de Zumbi apresenta o líder do Quilombo de Palmares em posição de alerta, portando uma arma de defesa chamada mukwale […].  

Países ibero-americanos criam fundo para história do povo negro 
Correio Nagô
22/11/2011
Ao fim do Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescentes (Afro XXI) neste sábado os países da região acordaram a criação de um fundo com contribuições voluntárias para financiar projetos dedicados à preservação cultural africana, que servirá de reparação histórica à população negra. O fundo será administrado pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib), referendou a declaração assinada no encerramento do evento realizado em Salvador […].  

Museu Afro inaugura escultura de Zumbi
Afrobrasnews
22/11/2011
Como parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, o Museu Afro Brasil inaugura neste domingo uma escultura de Zumbi dos Palmares, líder negro que resistiu à escravidão no Brasil. Com 2,2 metros de altura, a obra é uma réplica da que se encontra na Praça da Sé, em Salvador, e foi doada ao museu por sua autora, a artista plástica Márcia Magno. A escultura de Zumbi apresenta o líder do Quilombo de Palmares em posição de alerta, portando uma arma de defesa chamada mukwale […].  

Chamada: “Territórios e População Negra”
ABPN
22/11/2011
A Revista da ABPN receberá, até o dia 20 de Dezembro, textos inéditos sobre a temática “Territórios e População Negra”. Obrigatoriamente, os textos devem ter como foco as Relações Étnico-raciais no Brasil, nos países africanos e nos demais espaços afro-diaspóricos. A Revista da ABPN aceita trabalhos originais e inéditos em português, espanhol, inglês e francês em diversas modalidades (artigos, entrevistas e resenhas), submetidos em consonância com as normas editoriais da revista. […].  

 

UnB já formou mais de 1 mil universitários pelas cotas
ABPN
22/11/2011
O programa de cotas para negros da Universidade de Brasília (UnB) completou sete anos com um saldo de 1.024 cotistas formados. Desde o segundo semestre de 2004, quando a primeira turma de estudantes aprovada pelo sistema iniciou suas aulas na instituição, 6.180 candidatos cotistas já se matricularam na universidade. Para a reitoria, o programa – o primeiro de uma universidade federal – é símbolo de sucesso. “Estamos no meio do processo, mas o programa é de grande sucesso e tem atingido as metas. […].  

Pesquisa estuda práticas culturais e sociais dos quilombolas tocantinenses
Negro em Debate
22/11/2011
Os povos remanescentes de Quilombos chamam a atenção pelos seus costumes. Nas Comunidades de Lagoa da Pedra, em Arraias, a 415 km de Palmas, e Redenção, em Natividade, região Sudeste, por exemplo, são cerca de dois séculos de história.  Porém no Tocantins, é preciso avançar mais no conhecimento sobre os aspectos históricos, culturais, lingüísticos e sociais dessa população. Com a intenção de estudar de maneira científica as comunidades, a pesquisadora da UFT – Universidade Federal do Tocantins […].  

MS – Ato contra a impunidade e em defesa dos Povos Indígenas: dia 25, às 9h, no plenário da Assembleia Legislativa
Combate ao Racismo Ambiental
22/11/2011
Vinte e oito anos depois da morte de Marçal de Souza Tupã I, Mato Grosso do Sul e p mundo acompanham estarrecidos a denúncia dos Kaiowá Guarani sobre mais um crime contra suas lideranças. No dia 18 de novembro, Nisio Gomes, cacique Ñhanderu, foi brutalmente assassinado durante invasão ao acampamento indígena na terra Guaviry, na região sul do Estado. […].  

Ações de saúde e saneamento beneficiam comunidades remanescentes de quilombos
Combate ao Racismo Ambiental
22/11/2011
O governo federal desenvolve ações nas comunidades remanescentes de quilombos para melhorar a saúde familiar e bucal, educação básica, formação de professores, segurança alimentar e nutricional. Os investimentos compreendem saneamento básico, construção de moradias e escolas, eletrificação, incentivo ao desenvolvimento local, ampliação do acesso ao Bolsa Família e instalação de Cozinhas Comunitárias . Os investimentos em saneamento, entre 2004 e 2010, totalizaram R$152,2 milhões, em 256 municípios. […].  

Processos de regularização fundiária abrangem 1.076 comunidades remanescentes de quilombos
Cedefes
22/11/2011
Existem 3.524 comunidades remanescentes de quilombos identificadas no Brasil, em 24 estados da federação. Neste universo, 1.076 comunidades estão em processo de regularização fundiária. Desde 2003, quando uma lei federal regulamentou os procedimentos, 189 comunidades já foram tituladas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e órgãos estaduais da terra, ou seja, estão completamente regularizadas. As áreas regularizadas compreendem cerca de um milhão […]. 

Miséria é a principal herança da escravidão, diz Dilma
Geledés
21/11/2011
A presidente da República Dilma Rousseff definiu a “invisibilidade da pobreza e a miséria” como a herança mais marcante da escravidão, ao fazer o discurso de encerramento do Encontro Iberoamericano de Alto Nível em Comemoração ao Ano Internacional dos Afrodescendentes (África XXI) no início da tarde desse sábado, (19). Segundo ela, atrelada a essa herança, veio a visão das “elites” de que o País poderia crescer “sem distribuir renda e incluir”. Nesse sentido […].  

Pobreza no Brasil tem face negra e feminina, diz Dilma
Geledes
1
1/11/2011
No encerramento do Encontro Ibero-Americano de Alto Nível, em comemoração ao Ano Internacional dos Afrodescendentes, a presidente Dilma Rousseff afirmou que “a pobreza no Brasil tem face negra e feminina”. A declaração, feita neste sábado em Salvador, destaca a necessidade de reforçar as políticas públicas de inclusão e as ações de saúde da mulher. Em discurso, a presidente explicou por que as políticas de transferência de renda têm foco nas mulheres, e não nos homens: elas “são incapazes […].  

Diferenças no mercado de trabalho seguem desfavoráveis a negros
Combate ao Racismo Ambiental
21/11/2011
São Paulo – Estudo divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), de São Paulo, confirmam que prosseguem as diferenças históricas desfavoráveis aos negros no mercado de trabalho. Na região metropolitana de São Paulo, universo da pesquisa, a taxa de desemprego dos negros é maior que a dos não negros (brancos e amarelos) e o rendimento é menor. […].  

Crianças descobrem a beleza e a cultura herdadas da África
Combate ao Racismo Ambiental
21/11/2011
Para refletir e valorizar a cultura afro-descendente, projetos desenvolvidos por várias instituições, isoladamente ou em parceria com escolas, ganham visibilidade nas comemorações de 20 novembro, Dia da Consciência Negra. A instituição Ramacrisna promove trabalhos sobre a cultura negra nas escolas durante todo o ano. “Temos vários projetos de conscientização, entre eles, A Cor da Cultura, uma proposta do Governo Federal que incentiva a leitura e a valorização da negritude”, explica a […].  

Cultura negra é cada vez mais presente no visual e nas músicas preferidas pelos jovens
Combate ao Racismo Ambiental
21/11/2011
Brasília – A expressão “orgulho de ser negro” foi abolida do vocabulário de muitas pessoas por medo do preconceito. Com o passar do tempo, porém, o resgate cultural fez com que os negros assumissem a “negritude” na maneira de ser. Cada vez mais difundida entre os jovens brasileiros, a cultura afro está presente no visual, nas preferência musicais, nos estudos e na religião. Por influência da mãe, o motoboy Calleb Augusto do Nascimento, de 22 anos, começou a se engajar no movimento […].  

Cúpula Iberoamericana de Alto Nível em Comemoração ao Ano Internacional dos Afrodescendentes – “Declaração de Salvador”
Seppir
21/11/2011
Os Chefes de Estado da República Federativa do Brasil, da República de Cabo Verde, da República da Guiné, da República Oriental do Uruguai, o Vice-Presidente da República da Colômbia, a Ministra da Cultura de Angola, o Ministro da Cultura, da Alfabetização, do Artesanato e do Turismo da República do Benin, o Ministro da Cultura da República de Cuba e a Ministra da Cultura da República do Peru reuniram-se em Salvador, Bahia, Brasil, em 19 de novembro de 2011 para celebrar […].  

Chefes de Estado firmam compromissos contra racismo
Seppir
21/11/2011
Chefes de Estado e representantes de países da América Latina, Caribe e África participaram no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico da capital baiana, do encerramento do Encontro Ibero-americano do Ano Internaciona dos Afrodescendentes (Afro XXI). O documento final do evento, denominado Declaração de Salvador, foi assinado por cinco chefes de Estado e pelos delegados de outros 11 países presentes à reunião. Dentre os destaques, estão a criação de um fundo internacional […].  

Incluir negros no Bolsa Família ajuda a combater miséria, diz economista
R7 Notícias
21/11/2011
Criar estratégias para localizar e inscrever a população negra em programas de distribuição de renda como o Bolsa Família contribuirá para a diminuição do número dos miseráveis no país. A avaliação é do economista Marcelo Paixão, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). – É necessário perseguir expressamente um recorte racial. É preciso prestar atenção para ver se a população negra está sendo efetivamente atendida pelo programa porque, muitas vezes, a baixa autoestima […].  

Faculdade Zumbi dos Palmares e Governo Federal criam o Observatório das Realizações da População Negra
Afrobrasnews
18/11/2011
Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Dr. Wellington Moreira Franco, em parceria com o Governo Federal e Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, a Faculdade Zumbi dos Palmares realizou no último dia 16 de novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, o Seminário “Perspectivas das Políticas de Promoção da Igualdade Racial”. Parte da programação do “Vinte na Zumbi” […].  

OAB SP vai atuar como órgão receptor de denúncias de crime de racismo
Afrobrasnews
18/11/2011
O encaminhamento das denúncias a Secretaria da Justiça prioriza, segundo advogados ouvidos por Afropress prioriza apenas as punições de caráter administrativo com base na Lei 14.187/2010, deixando de lado a responsabilidade penal dos agressores e civil por parte das empresas, que tem o dever de indenizar as vítimas. 
Segundo esses mesmos advogados, que falaram sob o compromisso de que seus nomes não fossem revelados, “priorizar apenas o aspecto administrativo, […].  

Negros são responsáveis por movimentar R$ 673 bilhões em renda por ano
UOL Notícias
18/11/2011
A população negra é responsável, hoje, pela movimentação de R$ 673 bilhões em renda por ano, de acordo com estudo do Data Popular, a partir dos dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio). Desse total, 37% vêm da renda de mulheres negras. O estudo divulgado nesta quinta-feira (17) ainda mostra que o percentual da massa de renda pertencente aos negros continua sendo inversamente proporcional ao aumento de classe social: enquanto na classe A, 82,3% da massa de renda […]. 

Dia da Consciência Negra ganha festa na Quinta da Boa Vista
O Dia Online
18/11/2011
Rio – Segundo Seu Jorge, a existência do feriado do Dia da Consciência Negra “não é uma retratação, mas um reconhecimento da participação dos negros”. Nascido e criado em São Cristóvão, numa época em que era praticamente proibido sonhar, o artista, hoje habituado ao sucesso, vai cantar pela primeira vez lá neste domingo e de forma mais do que especial. “Eu sou negro, a música é negroide e todo mundo aderiu à ideia. Tem lugar melhor para essa celebração?”  […].  

ONU lança relatório sobre perfil de jovens afrodescendentes na AL
Radio ONU
18/11/2011
As Nações Unidas estão lançando, nesta sexta-feira, em Salvador, na Bahia, um relatório sobre os jovens afrodescendentes na América Latina.O estudo foi compilado pelo Fundo de População das Nações Unidas, Unfpa, e pretende promover o debate sobre as consequências da discriminação e das desigualdades enfrentadas pela juventude afrodescendente. Exclusão – O Brasil é o país com mais jovens de ascendência africana. São mais de 22,5 milhões de pessoas ou 47,3% do total de jovens do país. […].  

Atividades Culturais Comemoram Ano Internacional dos Afrodescendentes
Governo da Bahia
18/11/2011
O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), promove até o próximo domingo (20), uma programação cultural especial dedicada à comemoração ao Ano Internacional dos Afrodescendentes e ao Dia Nacional da Consciência Negra. Shows, exposições, espetáculos e atrações culturais locais, nacionais e internacionais de diversas linguagens acontecem gratuitamente nas praças e largos do Pelourinho, com artistas e manifestações que representam a criação cultural contemporânea […].  

Investir em políticas para a juventude afrodescendente é o caminho para eliminar as desigualdades, afirma o UNFPA
Andi
18/11/2011
Jovens afrodescendentes da América Latina e do Caribe são um dos grupos populacionais que enfrentam as maiores desvantagens, exclusão e discriminação, segundo o relatório “Juventude afrodescendente na América Latina: realidades diversas e direitos (des)cumpridos”, que o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) apresenta em Salvador (BA) esta sexta, 18 de novembro, em evento paralelo ao Afro XXI – Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes. […]. 

Exposição em estações do metrô marca Mês da Consciência Negra em Brasília
Negro em Debate
17/11/2011
A exposição sobre igualdade racial é uma das atividades programadas para comemorar o Mês da Consciência Negra em Brasília. A mostra de quadros e painéis, aberta em algumas estações do metrô da cidade, tem o objetivo de promover a história e a cultura africana no país. Para o ajudante de pedreiro Paulo César Belusco, visitante da exposição, promover o resgate da cultura negra é importante para resgatar as raízes brasileiras. “A exposição está mostrando a cultura africana, que é muito esquecida […].  

Mostra de Cinema Nigeriano “Bem-Vindo a Nollywood: Tunde Kelani” em São Paulo
Correio Nagô
17/11/2011
Os filmes serão exibidos no Cine Olido, Cinemateca Brasileira e Pólo Educativo e Cultural de Heliópolis. Presença confirmada do diretor Tunde Kelani. O evento tem a curadoria da vietnamita, que mora na Nigéria, Bic Leu e do brasileiro Alex Andrade. De 18 de novembro a 04 de dezembro, São Paulo recebe a mostra de cinema nigeriano “Bem-Vindo a Nollywood: Tunde Kelani”. Com curadoria da vietnamita que mora na Nigéria, Bic Leu, Diretora de Operações do Del-York International, e do brasileiro […].  

ONU lança relatório sobre a juventude afrodescendente na América Latina
Andi
17/11/2011
Na América Latina, a juventude afrodescendente representa mais de 24 milhões de pessoas, de um total estimado em mais de 81 milhões de afrodescendentes. O Brasil é o país com maior população de jovens afrodescendentes: são mais de 22,5 milhões de pessoas ou 47,3% do total de jovens do país, segundo dados do Censo de 2000. Embora representem uma parcela expressiva da população latino-americana, as e os jovens afrodescendentes enfrentam o impacto da discriminação e da exclusão […].  

Conen recebe parlamentares e intelectuais da França e America Latina para a sessão especial pelos seus 20 anos
Correio Nagô
17/11/2011
A Coordenação Nacional de Entidades Negras –CONEN, vem se consolidando nestes vinte anos como uma rede de articulação nacional, cujo o objetivo é a  construção  da unidade na ação das centenas de entidades  negras que compõem sua rede  em todo território Brasileiro. Estas organizações conjuntamente vêm lutando para garantir condições de vida digna para a população negra. Comemorando estas duas décadas de luta, a Conen juntamente com o mandato da Vereadora Marta Rodrigues […].  

Paulo Paim: Brasil deve muito aos quilombolas
Geledés
17/11/2011
Em debate realizado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) sobre as comunidades quilombolas gaúchas, realizado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou a dívida dos brasileiros com as populações descendentes de pessoas que lutaram contra a escravidão. Ele destacou o consenso entre os debatedores quanto à necessidade de se levar dignidade aos quilombolas. Acordamos sobre o acesso às políticas públicas […].  

“Roda de Todos os Santos” abre Semana Zumbi dos Palmares em Suzano
Geledés
17/11/2011
A “Roda de Todos os Santos”, evento de valorização da cultura popular desenvolvido desde 2005 pela Prefeitura guia da cidade Suzano, abrirá a Semana Zumbi dos Palmares, realizada pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Sociocultural Negro Sim. A atividade será na terça-feira (15/11), a partir das 13h, no Pavilhão da Cultura Afrobrasileira Zumbi dos Palmares, com entrada gratuita.A “Roda de Todos os Santos” contará com folia de reis, literatura de cordel, capoeira, afoxé, jongo, circo, hip hop […]. 

 

Centro Cultural celebra Dia da Consciência Negra com marcha pelo respeito à ancestralidade africana 
Geledés
17/11/2011
O Centro Cultural Orùnmilá oferece uma programação especial de eventos entre os dias 18 e 20 de novembro para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra. Na sexta-feira (18), às 19h, na sede do centro, que fica na rua Orùnmilá, 100, no bairro Tanquinho, acontece uma oficina e torneio de Ayo, jogo africano baseado na lógica e matemática. No mesmo dia, às 20h, também ocorre a exibição do documentário “Até Oxalá vai à Guerra – Uma História de racismo e intolerância religiosa”. […]. 

Entidades Negras homenageiam ativista Abdias do Nascimento na 11ª Caminhada da Liberdade, em Salvador (Bahia)
Correio Nagô
16/11/2011
O Fórum de Entidades Negras da Bahia realiza no próximo domingo (20) – Dia da Consciência Negra –, às 10h, a 11ª Caminhada da Liberdade, sob o lema “Viva Abdias! Viva Zumbi! Igualdade é pra Valer”, em referência ao ator, diretor, dramaturgo, artista plástico, poeta e militante brasileiro Abdias do Nascimento, que faleceu em maio deste ano, aos 97 anos. A Caminhada que reúne centenas de baianos e turistas brasileiros e estrangeiros sairá do Curuzu (Liberdade) em direção ao Centro Histórico […].  

Dilma Roussef institui Dia Nacional de Zumbi
Igualdade e Identidade
16/11/2011
A presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou ontem, sexta-feira (11), a Lei 12.519, que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ser comemorado, anualmente, no dia 20 de novembro, data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares. A  comemoração do 20 de Novembro como Dia Nacional da Consciência Negra surgiu no contexto das lutas dos movimentos sociais contra o racismo. O dia homenageia Zumbi e o Quilombo de Palmares […].  

Prorrogado para 15 de dezembro o prazo para entrega de redações do Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2011
Afrobrasnews
16/11/2011
Prorrogado até o dia 15 de dezembro (quinta-feira) a entrega das redações do Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2011, do Centro de Articulações das Populações Marginalizadas (CEAP), voltado a alunos do ensino médio de escolas públicas, particulares e cursinhos pré-vestibulares populares. As escolas dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro têm até 30 de novembro para se inscrever no Concurso de Redação Camélia da Liberdade, organizado pelo Centro de Articulação de Populações […].  

Mapa mostra SP e Rio com maior número de negros no Brasil
Afropress
16/11/2011
Rio – Ao contrário do que reza o senso comum, S. Paulo e Rio são as duas cidades com maior número de pretos e pardos em todo o país com 4,21 milhões e 3 milhões de habitantes, respectivamente, de acordo com o Mapa da População Preta e Parda, lançado nesta segunda-feira (14/11), pelo Laboratório de Análises Históricas, Econômicas, Estatísticas das Relações Raciais (LAESER) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).O Mapa consolida a posições de S. Paulo e Rio […].  

Cidade do Maranhão tem maioria absoluta
Afropress
16/11/2011
O Mapa da População Preta e Parda mostra ainda algumas curiosidades: em uma cidade brasileira os pretos e pardos são maioria absoluta: Antonio Cardoso, no Maranhão, onde representam 50,7% da população residente. Coincidentemente é o mesmo percentual da população preta e parda no Brasil, de acordo com o Censo do IBGE 2010.
Lajeado com 47,5% e S. Gonçalo dos Campos, com 42%, ambas na Bahia, ocupam o segundo e o terceiro lugar, respectivamente. […]. 

 Estudos Africanos – Uniscastelo oferece quatro cursos
Afrobrasnews
16/11/2011
A Uniscastelo oferece quatro cursos de pós graduação em estudos africanos, são eles  Educação Para Relações Étnico-Raciais.  História da África e do Negro no Brasil,  História, Sociedade e Cultura e  Literaturas Africanas e Afro-Brasileira. As aulas começam em fevereiro e as inscrições podem ser feitas pelo site da Universidade. O coordernador do curso é o professor  Dr. Bas`Ilele Malomalo  Doutorado em Sociologia pela UNESP/FCLAr, Docente da Historia e Cultura Africana e Afro-Brasileira […]. 

 Informe do Dia: ‘O racismo brasileiro é algo terrível’, diz Nei Lopes
Combate ao Racismo Ambiental
16/11/2011
Rio – No mês da Consciência Negra, o compositor e escritor Nei Lopes lança seu novo romance. ‘Essa árvore dourada que supomos’ (Editora Babel) conta a história de Vagner Adriano, negro casado com uma branca e que é vítima de preconceito por parte do sogro. O drama se agrava quando um dos três filhos do casal fica doente. Como surgiu o livro? Nei Lopes: Da constatação de que o racismo brasileiro ainda é terrível, algo que a gente não consegue curar. A estratificação do poder continua e os negros […].  

Negros e pardos são maioria em 56,8% dos municípios, mostra estudo
Combate ao Racismo Ambiental
16/11/2011
O número de municípios onde os domicílios tinham maioria de pretos e pardos aumentou 7,6 pontos percentuais, entre 2000 e 2010, ao passar de 49,2% para 56,8%. A constatação faz parte do Mapa da População Preta & Parda no Brasil segundo os Indicadores do Censo de 2010, divulgado ontem (14).Em 1.021 cidades (18,3% do total), pretos e pardos eram mais de 75% da população. O estudo foi elaborado pelo Laboratório de Análises Econômicas, Sociais e Estatísticas das Relações […].  

Quilombolas contribuem para a preservação de florestas, diz estudo
Cedefes
16/11/2011
Estudo realizado com 35 comunidades quilombolas instaladas na região de Oriximiná, no Norte do Pará, aponta que a manutenção desta população descendente de escravos em áreas das intocadas da Amazônia ajuda na preservação da floresta e evita o desmatamento ilegal. O levantamento aponta ainda que 8 mil moradores da região começam a sofrer interferências externas devido a projetos de infraestrutura na região amazônica, além de assédio de madeireiras, de acordo com a organização […].  

Público terá acesso livre a solenidade de abertura do Afro XXI
Seppir
16/11/2011
Uma grande celebração à igualdade marcará a abertura oficial do Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (Afro XXI), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. O governador do estado, Jaques Wagner estará ao lado de Enrique Iglesias, que comanda a Secretaria Geral Ibero-americana, entidade parceira do governo brasileiro na organização do evento. Ainda comporão a mesa a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial […].  

Livro aborda a presença do negro na publicidade
Correio Nagô
11/11/2011
Organizado pelos professores Leandro Leonardo Batista e Francisco Leite, o livro “O negro nos espaços publicitários brasileiros: perspectivas contemporâneas em diálogo”, será lançado em tarde de autógrafos com debate no dia 25 de novembro, às 17h, no Teatro Camargo Guarnieri, na Universidade de São Paulo (USP). Na ocasião, será realizado o painel “Os desafios para a abordagem do negro na publicidade brasileira”, com a participação dos autores. A entrada é franca.  […].  

Demorou, mas o racismo ganha espaço na mídia
Combate ao Racismo Ambiental
11/11/2011
Ações afirmativas e outras iniciativas que têm ajudado os negros a superar as mazelas sociais provocadas pelo preconceito e o racismo, principalmente nos campos da educação e do trabalho, a situação específica da mulher negra e o panorama sobre a vida dos remanescentes dos Quilombos, no campo e na cidade, foram alguns dos principais temas abordados pelos vencedores do 1º Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, cuja cerimônia de entrega foi realizada na noite desta segunda-feira, 7 de novembro, no Teatro Oi Casa Grande no Leblon, no Rio de Janeiro. […].  

“África-Brasil, Ancestralidade e Expressões Contemporâneas”, no Centro Cultural da Justiça Federal
Combate ao Racismo Ambiental
11/11/2011
A
té o dia 4 de dezembro você confere a exposição “África-Brasil, Ancestralidade e Expressões Contemporâneas” no Centro Cultural da Justiça Federal, no centro do Rio. A mostra, uma parceria do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro) e do Centro Cultural, trará uma abordagem áudio visual das civilizações africanas e sua história, a criatividade plástica que expressa o saber, a tradição e a simbologia epistemológica dos povos africanos na sua expressão plástica brasileira atual. […].  

Convite: Audiência Pública – Situação dos Territórios Quilombolas RS
Combate ao Racismo Ambiental
11/11/2011
Os processos de regularização e titulação dos territórios das Comunidades Remanescentes de Quilombos e de demarcação das terras indígenas estão gravemente ameaçados pelas investidas do latifúndio e do agronegócio manifestos nas ações das senadoras  Ana Amélia Lemos (gaúcha), Kátia Abreu e da ADIN _ Ação direta de inconstitucionalidade do Decreto 4887/03.  impetrada pelo DEM junto ao STF, contra as Comunidades Quilombolas. Eles querem manter seus privilégios. […].  

CONEN faz Feijoada Político Cultural
Afropress
11/11/2011
A Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN), a corrente política de lideranças filiadas ou próximas ao Partido dos Trabalhadores (PT) realiza neste sábado (12/11), a partir das 8h, na Praça das Artes, no Pelourinho, em frente a sede do Olodum, a sua 3ª Feijoada Político-Cultural. A feijoada, prato símbolo da culinária nacional está diretamente ligada à presença do negro no Brasil, sendo um prato resultado da fusão de costumes alimentares europeus e dos povos africanos.  […]. 

 Olinda comemora o Dia da Consciência Negra
Geledés
10/11/2011
A Prefeitura de Olinda preparou várias atividades para comemorar o dia 20 de novembro. O ciclo de debates sobre Igualdade Racial ocorre na Câmara de Vereadores entre os dias 17 e 18. Começam nesta quarta-feira (16) as comemorações pelo dia 20 de Novembro, dia este em que é comemorada a Consciência Negra. A Prefeitura de Olinda preparou diversas atividades em homenagem ao dia 20. A abertura será na Câmara dos Vereadores,  às 14h, com um ciclo de debates, que também acontecerá nos dias 17 e 18. […].  

Audiência Publica – Lei Nº 10.639/03: Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais
Geledés
10/11/2011
Audiência Pública – Lei nº 10.639/03: Implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Dia: 23 de novembro de 2011 – Hora: 14h30 -Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. – Avenida Pedro Alvares Cabral, 201. Auditório Teotônio Vilela – 1º Andar  […].  

O que é que a Nigéria tem?
Geledés
10/11/2011
Entre os dias 18 de novembro a 14 de dezembro, São Paulo recebe a mostra de cinema nigeriano Bem-Vindo a Nollywood: Tunde Kelani, que tem curadoria da nigeriana Bic Leu, diretora de operações do Del-York International, e do produtor e pesquisador brasileiro Alex Andrade. Os filmes serão exibidos na Cinemateca Brasileira, no Cine Olido, além de uma sessão especial no dia da Consciência Negra (20/11), no Polo Educativo e Cultural de Heliópolis. O evento vai homenagear e exibir nove longas […].  

Invernada dos Negros ganha filme e exposição de fotos
ABPN
10/11/2011
Durante todo o mês de novembro, moradores e visitantes de Santa Catarina terão a chance de conhecer o projeto Invernada dos Negros, de André Costantin e Daniel Herrera, que ficará em cartaz na biblioteca pública estadual de Florianópolis. Selecionado e realizado no âmbito do 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras, o projeto traz uma pesquisa e documentação etnográfica dos personagens e da paisagem cultural de um território particular do planalto catarinense. […].  

Salvador será o centro dos debates mundiais das políticas de combate ao racismo
Negro em Debate
10/11/2011
A cidade que tem a maior população de afrodescendentes fora da África será durante quatro dias o centro das atenções dos debates mundiais acerca de políticas de combate ao racismo, à xenofobia e à discriminação e à intolerância raciais. Salvador recebe a partir do próximo dia 16 de novembro chefes de Estado, gestores públicos, representantes de organizações da sociedade civil, artistas e pesquisadores envolvidos com a questão racial para participar do Encontro Ibero-americano […].  

Concurso vai escolher o mais belo casal negro de Campo Grande
A crítica de Campo Grande
10/11/2011
O 4º Concurso Beleza Negra deve revelar o mais belo casal negro de Campo Grande neste final de semana. O concurso é realizado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), em parceria com o idealizador do evento, Rodynei Pereira Nolasco. O desfile e a premiação serão às 20h, no sábado (12), no Armazém Cultural, que fica ao lado da Feira Central de Campo Grande. […].  

Deputada anuncia homenagens aos afrodescendentes
Faxaju
10/11/2011
A deputada estadual Conceição Vieira anunciou na tribuna da Assembleia Legislativa a entrega da Medalha Abdias Nascimento a cinquenta personalidades no próximo dia 17. Segundo a parlamentar, a homenagem será feita a personalidades negras que se destacaram em vários segmentos da sociedade. “Abdias Nascimento é um ex-senador negro, nascido em Franca, São Paulo. É um grande estadista que no ano passado foi indicado para receber o Nobel da Paz”, observou. […].  

ONG oferece cursos grátis de cultura afro na Baixada Fluminense
ABPN
09/11/2011
A Casa da Cultura da Baixada oferece 420 vagas para oito cursos de cultura afro, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. As inscrições estão abertas até o dia 11 de novembro. A iniciativa faz parte do projeto Afro Baixada, que tem o apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), do governo federal. Ao todo, são oito modalidades: capoeira, jongo, dança afro, hip hop, teatro griot, para pessoas a partir de 7 anos, e artesanato, penteado e trançado e imagem (foto e audiovisual)  […].  

Salvador recebe chefes de Estado para debater combate ao racismo
Seppir
09/11/2011
A cidade que tem a maior população de afrodescendentes fora da África será durante quatro dias o centro das atenções dos debates mundiais acerca de políticas de combate ao racismo, à xenofobia e à discriminação e à intolerância raciais. Salvador recebe a partir do próximo dia 16 de novembro chefes de Estado, gestores públicos, representantes de organizações da sociedade civil, artistas e pesquisadores envolvidos com a questão racial para participar do Encontro Ibero-americano dos Povos Afrodescendentes (Afro XXI). Além da presidente Dilma Rousseff, são esperados outros 11 chefes de Estado.  […].  

Quilombolas pedem regularização de suas terras durante audiência no Senado
Cedefes
09/11/2011
No mesmo dia em que é lançada a Campanha em Defesa dos Direitos do Povo Quilombola, com a realização de uma marcha na Praça dos Três Poderes, o Senado promoveu uma audiência pública sobre o tema. Um dos principais assuntos discutidos na reunião desta segunda-feira (7) foi a regularização das terras quilombolas – que, segundo os representantes dessas comunidades, enfrenta uma série de resistências, as quais estariam resultando até em assassinatos. […]. 

Itamaraty: Ministro fala sobre avanços e desafios da pauta de igualdade racial na agenda internacional
Correio Nagô
08/11/2011
A discussão da promoção da igualdade racial é uma pauta discutida no Brasil, mas também em todo o plano internacional. O desenvolvimento social da população mundial também depende da inserção desta temática nas discussões, tomando-a como prioritária. E, para que os avanços e desafios relacionados a agenda de promoção, proteção e garantia dos direitos humanos na sociedade brasileira, sejam monitorados, o Ministério de Relações Exteriores (Itamaraty) possui a Divisão de Temas Sociais (DTS). […].  

Ensaios e referências bibliográficas sobre cem escritores afrodescendentes
Negro em Debate
08/11/2011
Será lançada no dia 28 de novembro, no Rio de Janeiro, a coleção “Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica”, organizada pelo professor Eduardo de Assis Duarte, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A coleção reúne, em quatro volumes, uma série de ensaios e referências bibliográficas sobre cem escritores afrodescendentes dos tempos coloniais até hoje.
Fruto da colaboração de 61 pesquisadores de 21 universidades brasileiras […].  

No Tocantins, 6º Fórum Estadual de Educação e Cultura Afro-Brasi​leira abordará educação nas relações étnicas
Negro em Debate
08/11/2011
Focada em instigar um mês inteiro de reflexão sobre a Consciência Negra, normalmente pela maioria apenas lembrada no dia 20 de novembro, data reservada a esta temática no calendário brasileiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio da Diretoria de Educação Indígena e Diversidade, promove o 6º Fórum Estadual de Educação e Cultura Afro-Brasileira, entre esta terça, 08, e quinta-feira, 10. A abertura oficial do evento está prevista para as 18h30, no Colégio São Francisco de Assis […]. 

 Estudos Africanos – Unicastelo oferece quatro cursos
Geledés
08/11/2011
A Uniscastelo oferece quatro cursos de pós graduação em estudos africanos, são eles  Educação Para Relações Étnico-Raciais.  História da África e do Negro no Brasil,  História, Sociedade e Cultura e  Literaturas Africanas e Afro-Brasileira. As aulas começam em fevereiro e as inscrições podem ser feitas pelo site da Universidade. O coordernador do curso é o professor  Dr. Bas`Ilele Malomalo  Doutorado em Sociologia pela UNESP/FCLAr, Docente da Historia e Cultura Africana e Afro-Brasileira […].  

Reportagem sobre racismo em supermercados vence Prêmio
Afropress
08/11/2011
Reportagem sobre racismo em redes de supermercados, publicada no Jornal Brasil de Fato em março deste ano, e assinada pelos jornalistas Jorge Américo e Eduardo Sales de Lima foi a vencedora da 1ª edição do Prêmio Abdias do Nascimento, categoria Mídia Alternativa/Comunitária. O anúncio dos vencedores ocorreu nesta segunda-feira (07/11), no Espaço Oi Casa Grande, no Leblon, no Rio. A matéria traz denúncias de racismo e tortura cometidos contra consumidores negros […].  

Unegro realiza congresso em Brasília
Igualdade e Identidade
08/11/2011 
Serão quatro dias de extensos debates com mais de mil representantes de várias entidades negras, que discutirão quais as estratégias a serem utilizadas para que a população negra tenha uma maior participação nos destinos da nação. A Unegro é uma organização fundada em 14 de julho de 1988, e tem por objetivo precípuo o combate ao racismo e toda forma de discriminação e opressão social. Segundo o coordenador da Unegro, Edson França, o movimento negro deve exercer a cidadania plena no país. […]. 

Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira será aberto com três grandes exposições
Cultura Baiana
07/11/2011
Abertura será no dia 13 de novembro com um acervo que reúne peças da ancestralidade, arte sacra, fotografias e trabalhos contemporâneos ligados ao universo afro. O Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira é o primeiro museu federal neste segmento, e faz parte das comemorações pelo Dia Nacional da Consciência Negra. Pelo menos dois andares do prédio neoclássico do antigo Tesouro do Estado, no Centro Histórico […].  

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, lideranças buscam apoio para elaboração de roteiros turísticos que tenham cultura negra como atrativo
Geledés
07/11/2011
No próximo dia 18 vai acontecer em Palmas uma programação em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Um dos objetivos é discutir o Programa de Desenvolvimento do Turismo Étnico Afro Brasileiro no Estado, a elaboração de um trabalho em parceria com o governo, Sebrae e Senac para o apoio técnico na elaboração de roteiros turísticos tendo a cultura negra como atrativo. O movimento negro do Tocantins começa no próximo dia 18 uma ampla programação em comemoração […].  

Inscrições para o Afro XXI estão abertas pela internet
Seppir
07/11/2011
Estão abertas as inscrições para o Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (AfroXXI), que acontece em Salvador, entre os dias 16 e 19 de novembro, no Centro de Convenções da Bahia. Na ocasião, líderes da sociedade civil, de governos e parlamentares de países ibero-americanos, africanos e caribenhos vão se reunir para refletir sobre a realidade da população negra nos países participantes e propor novas ações que assegurem os direitos dos povos afetados pelo racismo. […].  

Dia 7 de novembro: Somos tod@s Quilombolas!
Combate ao Racismo Ambiental
07/11/2011
Mais de 300 quilombolas de todos os estados do País são esperados hoje em Brasília, para a realização da Marcha Nacional da Campanha em Defesa dos Direitos do Povo Quilombola, aprovada no IV Encontro da CONAQ, realizado no Rio de Janeiro, na UERJ.Ao final da Marcha, a CONAQ entregará ao Governo Federal um documento de monitoramento das políticas e do orçamento de titulação de terras quilombolas elaborado pelo Projeto Ijé Ófè.  […].  

Saúde das Mulheres Negras
Cedefes
07/11/2011
Segundo o Censo de 2008, a população de mulheres negras brasileiras era de 36 milhões e vive, em sua maioria, na zona urbana. Conforme o IPEA, a população e as mulheres negras são de 30% da população feminina. Além disso, os dados disponíveis mostram que a maioria das negras encontra-se abaixo da linha de pobreza, exibindo a seguinte situação: A taxa de analfabetismo é o dobro das mulheres brancas; São majoritariamente chefes de famílias sem cônjuge e com filhos […].  

Câmara comemorará Dia da Consciência Negra em sessão solene
Câmara dos Deputados
07/11/2011
A Câmara promove na sexta-feira (11) sessão solene em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro). A data homenageia o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi. A Lei 10.639, de 2003, que incluiu a comemoração no calendário escolar dos níveis fundamental e médio, também tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileiras e de temas como história da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. […]. 

Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado realizará audiência pública no próximo dia 29 para discutir a violência contra jovens negros
Geledés
04/11/2011
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado realizará audiência pública no próximo dia 29 para discutir a violência contra jovens negros. O evento estava marcado para a terça-feira (8), mas foi adiado em virtude da agenda da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, uma das convidadas. […] 

Senador defende que Indígenas e Quilombolas sejam ouvidos no debate sobre o novo Código Florestal
Negro em Debate
04/11/2011
O senador Vicentinho Alves defendeu em discurso no plenário do Senado Federal (03), que as comunidades indígenas e quilombolas do Brasil sejam ouvidas nas discussões que envolvem o novo código florestal. Para Vicentinho, “a priorização do agronegócio e a ausência dessa discussão necessita de cuidado. Afinal, o planeta é a nossa casa, a casa de todos”, daí a inclusão destas comunidades nas discussões é essencial, pois índios e quilombolas vivem em áreas de floresta. […] 

CCJ aprova cota para qualificação de negros e pardos
ABPN
03/11/2011
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na quarta-feira (26) a aplicação obrigatória de pelo menos 20% do Programa do Seguro-Desemprego em projetos de formação profissional de negros e pardos. A medida está prevista no Projeto de Lei 832/03, segundo o qual, desse percentual, uma subcota será destinada especificamente às mulheres. Essa subcota será calculada a partir da proporção de mulheres na população de negros e pardos no Brasil. […] 

Ministra Luiza Bairros recebe medalha Zumbi dos Palmares na Câmara Municipal de Salvador
ABPN
03/11/2011
A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, receberá a medalha Zumbi dos Palmares, em solenidade na Câmara Municipal de Salvador, no dia 17 de novembro, às 19h. A honraria é concedida a pessoas, grupos ou entidades que se destacam nos diversos setores da sociedade, na luta pelo combate à prática do racismo e a favor da cultura afro-brasileira. […]  

Em campanha no Facebook, africana acusa restaurante de Gana de racismo
ABPN
03/11/2011
Uma campanha realizada por uma africana no site de relacionamentos Facebook, relatando um suposto episódio de racismo em um restaurante, gerou comoção em Gana. Elizabeth Okoro, 26 anos, se disse chocada por ouvir do gerente do restaurante de frutos do mar The Atlantic Lobsters and Dolphins, na capital de Gana, Acra, que o local era “apenas para brancos”. […] 

Adolescentes fazem ofensas racistas a atacante no Twitter e são presos
Geledés
03/11/2011
A intolerância de parte dos torcedores do futebol europeu segue fazendo vítimas. Na última terça-feira, o atacante Sammy Ameobi, do Newcastle, foi agredido com ofensas racistas através de sua conta no Twitter por dois adolescentes ingleses, que, segundo informa a página do jornal inglês Daily Mail, acabaram identificados e presos pela polícia. […] 

Quilombolas de Rio dos Macacos vencem mais uma batalha: expulsão é adiada!
Combate ao Racismo Ambiental
03/11/2011
O GT Combate ao Racismo Ambiental, este Blog e todas as entidades e pessoas que vêm acompanhando e apoiando, com suas assinaturas, adesões e divulgação, a situação da comunidade Quilombola de Rio dos Macacos têm motivo para comemorar: mais uma etapa da batalha foi vencida e temos, agora, um prazo para garantir às famílias todos os seus direitos. A “ordem de despejo” concedida dia 20 pela juiz Evandro Reimão dos Reis contra a Comunidade foi adiada por quatro meses […]. 

Brasil elege poucos negros, enquanto Minas tem mais deputados que se declaram negros
Combate ao Racismo Ambiental
02/11/2011
Minas Gerais é o estado brasileiro com maior número de deputados estaduais – cinco no total – que se declaram negros, conforme pesquisa divulgada ontem pela União de Negros pela Igualdade (Unegro), realizada em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). O número é superior até mesmo ao registrado pelo levantamento na Bahia: quatro. O estado nordestino possui, proporcionalmente, o maior contingente nacional de negros na comparação com a população global do estado […]. 

Consulta Pública para elaboração do Relatório Nacional sobre a situação dos direitos humanos no Brasil
Combate ao Racismo Ambiental
02/11/2011
O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas criou, em março de 2006, o “Mecanismo de Revisão Periódica Universal”, um novo instrumento para acompanhamento da implementação dos Direitos Humanos pelos Estados Membros da Organização das Nações Unidas (ONU). O mecanismo consiste no diálogo construtivo entre Estados, Sociedade Civil e órgãos das Nações Unidas, como o Alto Comissariado para Direitos Humanos […]. 

Justiça solicita assistência para retirada de moradores da Comunidade Dandara
Combate ao Racismo Ambiental
02/11/2011
Após negar a reconsideração da ordem de desocupação feita pelos moradores da Comunidade Dandara, no Bairro Céu Azul, na Região de Venda Nova, a Justiça mineira determina que vários órgãos ofereçam apoio para auxiliar na retirada das cerca de mil famílias que vivem no local desde 2009. De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais (OAB-MG), e a Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Belo Horizonte deverão indicar observadores para acompanhar o cumprimento da ordem judicial de reintegração de posse da área […]. 

Presença negra no Governo Dilma é a menor desde 2003
Afropress
01/11/2011
No ano em que o Censo do IBGE 2010 declara que os negros são maioria no Brasil – 50,7%, o equivalente a 96 milhões – a presença de afro-brasileiros na Esplanada dos Ministérios é a menor desde o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, iniciado em 1º de janeiro de 2003. Com a queda na semana passada do ministro Orlando Silva, acusado de chefiar o escândalo de desvio de verbas no Ministério dos Esportes, não restou mais nenhum negro ou negra ocupando cargo de ministro. […] 

Casal realiza 1º casamento civil de Salvador em um terreiro de candomblé
Áfricas
01/11/2011
O primeiro casamento civil de Salvador realizado em um terreiro de candomblé ocorreu neste sábado (29), no bairro de Massaranduba. Desde 1988, a constituição brasileira permite esse tipo de celebração, mas faltava a regularização dos terreiros. […] 

Nota de 7/10: Comunidade Quilombola do Rio dos Macacos é reconhecida pela Fundação Palmares
Combate ao Racismo
01/11/2011
O Quilombo é formado por cerca de quarenta famílias descendentes de escravos e com uma história que remonta mais de um século de existência e o pedido oficial de reconhecimento foi encaminhado à Fundação Palmares, da qual  resultou a  Certidão de Auto Reconhecimento, seguindo os termos do artigo 68 do ADCT e do artigo 2º do Decreto 4.887, de 20 de novembro de 2003. Recentemente a União conseguiu decisão contra alguns moradores, ordenando a saída da comunidade quilombola da área em litígio. A equipe técnica da AATR, em parceria com a Comissão Pastoral dos Pescadores – CPP, está pensando os próximos passos jurídicos e políticos para permanência no território e garantia da demarcação das terras quilombolas, que passa, imediatamente, pelo requerimento no Instituto de Colonização e Reforma Agrária.[…] 

Projeto Cordel nas Comunidades Quilombolas levará conscientização antidrogas no Tocantins
Negro em Debate
01/11/2011
As comunidades quilombolas tocantinenses Pé do Morro, Projeto da Baviera, Dona Juscelina, Grotão, Cocalinho e arredores, receberão a partir desta sexta-feira, 28, toda a magia da literatura de cordel, por meio de palestras educativas antidrogas do cordelista Júnior Brasil e distribuição de livretos de cordel, em Santa Fé do Araguaia, região Norte do Estado. A ação é fruto do Projeto Cordel nas Comunidades Quilombolas, uma realização da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Proteção dos Direitos Humanos e Sociais, Diretoria de Proteção dos Direitos das Etnias e Minorias e Coordenadoria dos Afrodescendentes, com apoio da Superintendência de Ações sobre Drogas e Fundo Estadual sobre Drogas.[…] 

Concurso Nacional de Ideias para requalificar largos do Pelourinho
Secretaria de Cultura da Bahia
01/11/2011
Palcos para apresentações musicais, peças de teatro, feiras de artesanato e até espaço de exibição de filmes, os Largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, considerado como o coração do Centro Histórico de Salvador (CHS), devem passar por reformas. A Secretaria de Cultura do Estado (Secult), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento Bahia (IAB-BA), está preparando um Concurso Nacional de Ideias para selecionar um Projeto Arquitetônico que vise a requalificação desses espaços formados na década de 1990 – quando ocorreu a recuperação da área – a partir dos antigos quintais do casario dos séculos 18, 19 e 20.
O edital do concurso será lançado no dia 03 (novembro, 2011), às 10h, no salão principal do Palácio Rio Branco (Praça Municipal de Salvador) para arquitetos de todo o país. […] 

Países africanos convidados a formar mais dirigentes em saúde
Geledés
01/11/2011

O diretor do Instituto Superior de Gestão da Saúde (ISMS) do Centro Africano de Estudos Superiores em Gestão (CESAG), Amani Koffi, exortou os países africanos a formar mais dirigentes de elite para tornar os seus sistemas de saúde mais competitivos, refere hoje a Agencia Pana. “É indispensável apoiar a formação de recursos humanos de qualidade para os sistemas de saúde com vista a uma melhor qualidade dos sistemas de saúde em África “, declarou. Falando durante a cerimônia de encerramento dum atelier de formação sobre a planificação e a orçamentação das estratégias para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em matéria de saúde, ele sublinhou o papel do CESAG na formação dos recursos humanos na África Ocidental, nomeadamente na África Francófona. […] 

Consciência Negra 2011 – SERRA DA BARRIGA Governo do Estado apoia homenagem a ativista negro Abdias Nascimento
Geledés
01/11/2011
Já está em pleno andamento a preparação da homenagem à vida e à obra do ativista negro Abdias Nascimento, que acontece nos próximos dias 11, 12 e 13 de novembro, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, e também durante seminário em Maceió. Realizado pelo projeto Raízes da África, o evento tem o apoio do Governo de Alagoas, da Fundação Cultural Palmares e de lideranças do movimento negro. O evento integra as celebrações do Mês da Consciência Negra em Alagoas. Um dos apoios já recebidos foi a melhoria do acesso de cerca de 6 km que leva ao topo da Serra, por onde as personalidades e autoridades convidadas seguirão para a homenagem. As obras foram realizadas pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER).[…]