A cultura afro-brasileira nas mídias

Veja, abaixo, resumos de algumas das principais notícias veiculadas na imprensa nacional e internacional sobre a cultura afro-brasileira. Para acessar o conteúdo completo, basta clicar nos links dos títulos.

 

Lançamento do Edital das Relatorias Nacionais em Direitos Humanos
Geledés
29/02/2012
A Plataforma Dhesca Brasil lançou dia 17 o Edital das Relatorias Nacionais em Direitos Humanos, para o mandato 2012-2014. As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de março, e o resultado final será divulgado no dia 02 de abril.As Relatorias em Direitos Humanos, criadas em 2002, tem como objetivo contribuir para que o Brasil adote um padrão de respeito aos Direitos Humanos, sendo um importante instrumento de sua justiciabilidade e exigibilidade. Os/as Relatores/as realizam missões, o que permite […]. 

Seminário Internacional “O Percurso dos Quilombos: de África para o Brasil e o Regresso às Origens”
Geledés
29/02/2012
Realiza-se a 7 de março de 2012, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, o Seminário Internacional “O Percurso dos Quilombos: de África para o Brasil e o Regresso às Origens”. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Marquês de Valle Flôr, no âmbito do projeto homónimo, cofinanciado pela Comissão Europeia e pelo IPAD.O projeto tem como principais objetivos apoiar a capacitação das Associações Culturais Quilombolas, promover o legado cultural Quilombola através da relação […]. 

Quilombo de Preto Forro recebe titulação definitiva amanhã, 1 de março
Cedefes
29/02/2012
O Quilombo de Preto Forro, de Cabo Frio, será o segundo do Estado do Rio de Janeiro a receber sua titulação definitiva, em cerimônia em acontecerá às 10h de amanhã, quinta-feira, no Palácio Guanabara. Preto Forro tem 14 famílias, num total de 80 pessoas. As terras pertenciam a Ludigério Santos, nascido em 1871, que as deixou em regime de usufruto, mas a comunidade cada vez mais estava sendo ameaçada pela grilagem. Agora, terão paz para construir suas vidas com tranquilidade. […]. 

Vitória! “Governo Federal assegura preservação de direitos do quilombo Rio dos Macacos”
Cedefes
29/02/2012
O governo federal assegurou em reunião no Quilombo Rio dos Macacos, na Bahia, que todos os direitos da comunidade serão preservados. Os moradores do território tiveram também a garantia de que a ordem de reintegração de posse emitida pela Marinha do Brasil, prevista para ser cumprida em 04 de março, está suspensa por cinco meses até a conclusão do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). […].

África e temas sociais conquistam Berlim
Geledés
28/02/2012
A escolha de uma adolescente congolesa, como melhor atriz pelo júri do 62° Festival Internacional de Cinema de Berlim é um fato novo e mostra que a África vai se tornando um tema importante para o mundo do cinema. A presença e a homenagem à atriz Meryl Streep foi também motivo para revalorizar Out of Africa, o filme de Sydney Pollack filmado, em 1985, no Quênia. Mais que isso, o júri deste ano, presidido pelo realizador inglês Mike Leigh, demonstrou nítida sensibilidade pelos temas […].

Movimento negro e as políticas de igualdade racial
Correio Nagô
28/02/2012
Considero o movimento negro o principal, e em muitos momentos solitário, protagonista da luta pela emancipação da população negra do jugo do racismo, trata-se de um ator social que expressa com profundidade as contradições raciais impregnadas na sociedade brasileira, por isso é imprescindível e estratégico para promoção da igualdade racial. Promover a igualdade racial significa um ajuste na abordagem das relações raciais no Brasil, um conceito relativamente novo, mais completo, pois […]. 

MPF aciona Incra, Fundação Palmares e União para agilizar demarcação de terras quilombolas
Cedefes
28/02/2012
Ação quer desfecho para o procedimento que se arrasta há oito anos, enquanto a comunidade remanescente de quilombo Salamina Putumuju enfrenta conflitos de terras e vive quadro de pobreza, sem acesso a programas, empréstimos e benefícios para subsistência. Buscar o justo desfecho para o processo de demarcação e titulação das terras da comunidade remanescente de quilombo Salamina Putumuju, que vive na região de Maragogipe, a 130km da capital baiana.  […]. 

Fundo COMGÁS de patrocínio Sociocultural 5ª edição
ABPN
28/02/2012
O Fundo Comgás de Patrocínio Sociocultural (Fundo) é promovido pela Companhia de Gás de São Paulo – Comgás para fomentar empreendimentos socioculturais que gerem aprendizado transformador capaz de promover relações sustentáveis. O termo aprendizado transformador refere-se a todo tipo de aprendizado que, valorizando os saberes locais, desperte crianças, jovens e comunidades para novas perspectivas de vida, ampliando-lhes a autonomia. O termo relações sustentáveis refere-se a todas as […]. 

O drama do racismo
Revista Áfricas
28/02/2012
Depois de “Cavalo de Guerra”, “A invenção de Hugo Cabret” e o “Os Descendentes”, outra produção indicada ao Oscar de melhor filme na edição deste ano chega a Araraquara. “Histórias Cruzadas” estreia esta sexta-feira no Cine Lupo1.Além da indicação a principal categoria o Oscar, a produção também concorre à estatueta de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante. Ambientada nos Estados Unidos dos anos de 1960, a trama tem como principal foco o racismo contra as empregadas negras […]. 

A cor da crise
Geledés
27/02/2012
Famílias brancas têm 20 vezes mais riqueza do que as negras. O racismo é real e mensurável. E definitivamente ele tem um impacto sobre os resultados econômicos. Mas em uma época na qual o racismo aberto, frontal e institucionalizado é visto como coisa do passado, a discriminação por si só não pode explicar completamente as disparidades entre as conquistas das populações negra e branca – a saber, a renda média inferior dos afro-americanos e o seu índice persistentemente elevado de pobreza […]. 

51ª sessão do Cedaw em Genebra
Geledés
27/02/2012
A contribuição da Seppir incidiu sobre as políticas para as mulheres afrodescendentes, informações sobre políticas de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial. Representantes governamentais e da sociedade civil de Congo, Granada, Noruega, Zimbabue, Argélia e Jordânia também expõem balanços. A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) participou da 51ª Sessão do Comitê sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (Cedaw), […]. 

Rio do Macaco: Audiência discute impasse entre Marinha e quilombolas
Geledés
27/02/2012
Uma audiência pública na comunidade de Rio do Macaco, às 11h desta segunda-feira (27), reunirá representantes do governo e organizações da sociedade civil para discutir o impasse entre quilombolas e a Marinha. A reunião no território é considerada um fato histórico, já que será a primeira vez em 42 anos que o local será visitado por autoridades públicas. O período corresponde ao tempo de presença da Marinha, que impede o livre acesso ao local. Participam da audiência a secretária Nacional de Povos e […]. 

80 anos do direito de voto feminino no Brasil
Combate ao Racismo Ambiental
27/02/2012
As mulheres passaram a ter o direito de voto assegurado pelo Decreto nº 21.076, de 24/02/1932, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. Esta conquista, porém, não foi gratuita.A luta pelos direitos políticos das mulheres começou ainda no século XVIII. No início da Revolução Francesa, o Marquês de Condorcet – matemático, filósofo e iluminista – foi uma das primeiras vozes a defender o direito das mulheres. Nos debates da Assembleia Nacional, em 1790, […]. 

A morte materna invisível das mulheres negras
Combate ao Racismo Ambiental
27/02/2012
Começou dia 13 de fevereiro e vai até 2 de março, em Genebra, Suíça, a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (Cedaw), da Organização das Nações Unidas (ONU). Para o Brasil, especificamente, sexta-feira passada (17) foi chave. A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), apresentou um relatório sobre as medidas adotadas pelo Estado brasileiro para promover a igualdade de gênero. […]. 

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural 2012
ABPN
27/02/2012
O Ministério da Cultura (MinC) publicou no Diário Oficial da União (Seção3, apartir da página 13), o Edital nº 1/2012 do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, desenvolvido pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic). Com investimentos de R$ 3,3 milhões, a seleção contempla viagens que ocorrerão entre abril e setembro de 2012. As inscrições para viagens em abril vão até o dia 12 de março. Com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), o Programa consiste na […]. 

UNFPA abre vaga para Representante Assistente em Brasília
ABPN
27/02/2012
O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) abre vaga de Representante Assistente para atuar durante um ano em Brasília. Sob a orientação do Representante e supervisão do Vice-Representante, o Representante Assistente tem um papel duplo. Ele/ela é o executor principal do Programa no país assim como desempenha um papel de liderança com uma equipe do Programa no escritório do país. O profissional contribui para a gestão das atividades do UNFPA nas áreas de saúde reprodutiva, […]. 

Paulo H. Amorim vai se retratar com Heraldo Pereira
ABPN
27/02/2012
Os jornalistas Heraldo Pereira, da TV Globo, e Paulo Henrique Amorim, da TV Record e do blog Conversa Afiada, entraram em um acordo, em audiência de instrução e julgamento, realizada no último dia 15/02, em Brasília (DF), referente à ação movida por Pereira contra Amorim por danos morais. No ano passado, Amorim publicou texto em que citava o repórter e apresentador da TV Globo e, entre diversos “adjetivos”, classificou Pereira de “negro de alma branca”. […]. 

Quilombolas ganham reconhecimento legal pela 1ª vez no Ceará
Revista Áfricas
27/02/2012
Limoeiro do Norte O Ceará obteve, neste mês, a primeira legitimação dos processos de reconhecimento e delimitação de seus territórios quilombolas. É um marco na luta de comunidades remanescentes de quilombos. A partir de agora, não se pode mais contestar que cinco comunidades nos Municípios de Horizonte, Pacajus, Tamboril, Araripe e Salitre são quilombolas e, portanto, originárias de comunidades de negros fugidos durante a escravidão. […].

Revista Nguzu aceita textos até 5 de março
Igualdade e Identidade
24/02/2012
Até 5 de março de 2012, a  Revista Nguzu, publicação semestral do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos (NEAA), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), aceita contribuições para o seu segundo número. A edição terá como tema principal a cultura banto. Mais informações: (11) 55724435 / 55713886 […].

Incra obtém posse da primeira fazenda para a criação de território quilombola no Espírito Santo 
Geledés
23/02/2012
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foi imitido na posse, na manhã da sexta-feira dia17, do primeiro imóvel expropriado visando à criação do Território Quilombola de Retiro, localizado no município de Santa Leopoldina, no Espírito Santo. Os ex-proprietários da fazenda Santa Mônica, de 120 hectares, terão 15 dias para desocupar a área. Após o prazo, a comunidade, formada por 77 famílias de remanescentes de quilombos que foram cadastradas durante a elaboração do Relatório […]. 

Casos de racismo, sexismo e homofobia chegam a 331 durante o Carnaval de Salvador
Geledés
23/02/2012
Segundo relatório parcial do Observatório da Discriminação Racial, foram registrados 205 casos de racismo, 110 de sexismo (violência contra a mulher) e 16 de homofobia. No total, foram 331 casos de agressões contra as minorias, um aumento significativo em relação ao ano passado, quando foram contabilizadas 237 ocorrências. […]. 

Bloco Filhos Gandhy participa de campanha para combater violência contra a mulher
Correio Nagô
23/02/2012
Com forte trabalho na propagação da cultura de paz, o afoxé Filhos de Gandhy abraça o tema do combate à violência contra a mulher no Carnaval 2012. O objetivo da mobilização é envolver os 15 mil associados, entre baianos e turistas, numa campanha pela igualdade de gênero e divulgação da Lei Maria da Penha. O laço branco, símbolo da campanha, será atado no braço do presidente do afoxé, Agnaldo Silva, pela Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, na Praça Castro […]. 

Quilombolas de Porto Alegre realizam manifestação no carnaval em apoio ao Quilombo Rio dos Macacos na Bahia
Combate ao Racismo Ambiental
23/02/2012
Os quilombolas urbanos de Porto Alegre uniram-se para realizar uma manifestação em apoio a permanência da posse e do título do território do Quilombo dos Macacos, na Bahia. A Marinha está tentando despejar os quilombolas de uma área que habitam há mais de 100 anos. Eles estão sob ameaça constante dos militares que controlam a entrada do Quilombo e não permite a construção de novas casas e nem de banheiros para a comunidade. A Marinha pretende despejar os quilombolas no início de março. […]. 

Governo Dilma titula apenas uma Terra Quilombola
Igualdade e Identidade
23/02/2012
Durante o primeiro ano do governo de Dilma Rousseff apenas uma Terra Quilombola foi titulada pelo governo federal, de acordo com o estudo Terras Quilombolas – Balanço 2011. A publicação foi lançada hoje na última semana pela Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI-SP). A comunidade beneficiada com o título foi a Colônia São Miguel, no Mato Grosso do Sul. O placar de terras quilombolas tituladas no Brasil alcançou 110 o que significa que apenas 6% das 3 mil comunidades quilombolas que se estima […].

PF tenta conter risco de conflito em área quilombola
Combate ao Racismo Ambiental
17/02/2012
O risco de conflitos graves levou a Polícia Federal a deflagrar, ontem (16), a Operação Brejo dos Crioulos na área quilombola de mesmo nome no norte de Minas. O objetivo era apreender armas e munição e prender pistoleiros que estariam sendo contratados por fazendeiros que devem ter as terras na área desapropriadas. A operação foi coordenada pela PF em Montes Claros e foi desencadeada nos municípios de Varzelândia, Verdelândia e São João da Ponte. Agentes da Polícia Federal já fizeram duas operações […]. 

Lançada em Salvador Campanha contra Exploração de Crianças e Adolescentes
Seppir
17/02/2012
Na Bahia, serão distribuídos 500 camisetas, 1.500 máscaras de papel, mil viseiras, 40 mochilas, banners, cartazes, adesivos. A mobilização será realizada em blocos carnavalescos, aeroportos, rede hoteleira, bares, restaurantes, rodoviárias e estradas. Ministra Luiza Bairros participou do lançamento da campanha, cujas ações incluem distribuição de materiais de divulgação em 19 estados. O lançamento da Campanha de Mobilização Nacional pelo Combate à Exploração Sexual a Crianças e Adolescentes […]. 

Conjuve vai escolher novos representantes da sociedade
Igualdade e Identidade
17/02/2012
O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) divulgou edital de convocação da Assembléia de Eleição dos representantes da sociedade civil que vão compor o colegiado no biênio 2012 e 2013.  As inscrições devem ser feitas até o dia 5 de março, mediante o preenchimento de formulário específico, disponível no site da instituição. Como órgão consultivo, o Conjuve tem a finalidade de formular e propor diretrizes da ação governamental voltada para a promoção das políticas públicas de juventude […]. 

Campanha de Carnaval pela proteção de crianças e adolescentes será levada a 19 capitais
Andi
17/02/2012
A grande mobilização do Governo Federal, liderada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), para a proteção dos direitos de crianças e adolescentes no Carnaval 2012, pretende contar com a ajuda de toda a sociedade. Com o Slogan “LIGA DA PROTEÇÃO – Proteja nossas crianças e adolescentes. Violência sexual é crime. Denuncie”, a campanha estará presente em 19 capitais brasileiras. A ministra da SDH/PR, Maria do Rosário, participará dos […]. 

Bloco Filhos Gandhy participa de campanha para combate à violência contra a mulher
Correio Nagô
16/02/2012
Com forte trabalho na propagação da cultura de paz, o afoxé Filhos de Gandhy abraça o tema do combate à violência contra a mulher no Carnaval 2012. O objetivo da mobilização é envolver os 15 mil associados, entre baianos e turistas, numa campanha pela igualdade de gênero e divulgação da Lei Maria da Penha. O laço branco, símbolo da campanha, será atado no braço do presidente do afoxé, Agnaldo Silva, pela Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, na Praça […]. 

Movimento revolucionário baiano é tema do Bloco Afro Tomalira neste carnaval
Correio Nagô
16/02/2012
O movimento social ocorrido em Salvador em 1798 que significou um marco na luta pelos direitos humanos das pessoas na Bahia – a Revolta dos Búzios é o tema do carnaval do Bloco Afro Tomalira, este ano. João de Deus, Lucas Dantas, Manuel Faustino e Luís Gonzaga, os quatro heróis e mártires do movimento serão homenageados no desfile. Entre as novidades no bloco está a ala de dança com 80 dançarinos, embalados pela percussão de 100 músicos. “Nosso objetivo é fazer […]. 

Por falta de opções, Dilma pode manter ministra da SEPPIR
Afropress
16/02/2012
Apesar da gestão considerada apagada, a ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, poderá permanecer no cargo, porque a presidente Dilma Rousseff estaria encontrando dificuldades para identificar nomes que se encaixem no perfil que deseja na SEPPIR, e que aceitem assumir o cargo. A maior evidência de que a ministra poderá ficar são as exonerações de Anhamona de Brito e Ivonete Carvalho, as titulares das duas principais Secretarias – a Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais (SECOMT) […]. 

Audiência discute inclusão da capoeira em políticas públicas
Igualdade e Identidade
16/02/2012
A Câmara Legislativa promove hoje, quinta-feira (16), debate sobre a inclusão da capoeira entre as políticas públicas do Distrito Federal. A iniciativa é do distrital Wasny de Roure (PT). O evento ocorrerá no auditório do Órgão, a partir das 15 horas. Foram convidados para participar do evento representantes das áreas de educação e cultura do GDF e de entidades representativas da capoeira no DF. Mais informações: http://www.cl.df.gov.br/cldf  […]. 

SESC-DF seleciona projetos para 2012
Igualdade e Identidade
16/02/2012
O SESC-DF receberá, até o dia 16 de abril, projetos de mostras, mostras temáticas e de gêneros específicos, festivais, vitrines, testes de audiência, pré-lançamentos, palestras, seminários, workshop, oficinas, cursos, a serem realizados este ano. Os projetos precisão ter apresentação, justificativa, objetivos, metodologia, cronograma de execução, com estimativa de data e período de realização, orçamento com proposta em reais (R$), dos custos necessários para realização. Também é necessário o currículo […]. 

ONU seleciona especialista para capacitações sobre segurança pública e mulher em comunidades do Rio com UPP’s e UPPSocial
Seppir
16/02/2012
Currículos devem ser enviados até 29 de fevereiro para vacancy@onuhabitat.org, com o assunto: BRA EDITAL MDG-GENDER SAFETY AUDITS: SENIOR. A ONU Habitat abriu uma vaga para contratação de profissional da área de Ciências Humanas, com experiência de cinco anos na área de violência com enfoque de gênero, para desenvolver trabalho entre os meses de março a maio de 2012 na cidade do Rio de Janeiro. A remuneração da consultoria será definida de acordo com o perfil do selecionado. […].

Carnaval Salvador – Cento e vinte observadores combaterão à violência racial, de gênero e homofóbica, durante a folia
Geledés
15/02/2012
“Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direito”. Esta é a premissa para a execução dos trabalhos do Observatório da Discriminação Racial, Violência Contra a Mulher e LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) que atuará pela sétima vez no Carnaval. Nesta quinta-feira (16), às 17 horas, no posto localizado na Ladeira de São Bento, servidores da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), iniciam a fiscalização que pretende identificar atos de discriminação e violência racial […]. 

Itajaí ganha Plano Municipal de Igualdade Racial
Combate ao Racismo Ambiental
15/02/2012
Documento lançado em janeiro, foi elaborado com apoio da Seppir e participação da sociedade civil. O município de Itajaí, no estado de Santa Catarina, lançou em janeiro o seu Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O documento tem a finalidade de articular, implementar e efetivar as políticas de enfrentamento ao racismo e a superação da desigualdade racial. O processo de construção do plano foi coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais e Temáticas de Itajaí (Serit) […]. 

Inscrições abertas para a Escola de Fotógrafos Populares 2012
Combate ao Racismo Ambiental
15/02/2012
Estão abertas as inscrições para uma nova turma da Escola de Fotógrafos Populares. O curso realizado pelo Programa Imagens do Povo já formou quatro turmas desde sua criação, em 2004, e agora chega a mais uma edição integrando o projeto Rio Geração Consciente, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, associada ao Ministério da Justiça e à Fundação Oswaldo Cruz. O projeto Rio Geração Consciente oferecerá oficinas para […]. 

Chamada de artigos Revista Sankofa
ABPN
15/02/2012
A Revista SANKOFA para configurar um espaço democrático de saberes, convida pesquisadores e estudantes de pós-graduação da área para o envio de artigos ou resenhas. Os textos devem obedecer as normas de publicação apresentadas no site. Artigos e resenhas para o nono número (julho de 2012) podem ser enviados para o e-mail revistasankofa@gmail.com até 30 de maio de 2012. Organizada pelo Núcleo de Estudos de África, Colonialidade e Cultura Política foi lançada no primeiro semestre […]. 

Oportunidades – Quinto instituto de verão sul-sul : repensar o desenvolvimento: alternativas globais e regionais para o desenvolvimento no sul
ABPN
15/02/2012
A Associação de Estudos Asiáticos Políticos e Internacionais (APISA), o Conselho Latino Americano para as Ciências Sociais (CLACSO) e o Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA) têm o prazer de anunciar – no quadro da segunda fase de três anos do Africa/Asia/Latin America Scholarly Collaborative Program – o apelo a candidaturas para participação no Quinto Instituto de Verão Sul-Sul sobre Repensar o Desenvolvimento: Alternativas […]. 

Seminário que discutirá rumos da Antropologia abre inscrições
Cedefes
15/02/2012
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) abriu as inscrições para o seminário nacional “Dialogando sobre os rumos da Antropologia brasileira”. O encontro acontecerá entre os dias 12 e 14 de março, reunindo antropólogos de todo o país. O objetivo do seminário é a compreensão mútua dos campos da Antropologia e a promoção de debates sobre seus rumos de forma aberta. Confira a programação completa no site do PPGA. […]. 

Festival de Declamação de Poemas de Castro Alves
Secretaria de Cultura da Bahia
15/02/2012
Interessados em participar da 11ª edição do Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves já podem se inscrever. O evento acontece no dia 10 de março em Cabaceiras do Paraguaçu, município do recôncavo baiano situado a 170 quilômetros de Salvador, e integra o conjunto de atividades que será promovido pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) para celebrar os 165 anos do nascimento do trovador baiano. As ações acontecem no Parque […].

Escola Acadêmicos de Vigário Geral presta homenagem ao ativista negro Abdias do Nascimento
Correio Nagô
14/02/2012
O vice-presidente da escola Acadêmicos de Vigário Geral, João Carlos Basílio, fala sobre o enredo de homenagem ao ativista Abdias do Nascimento, que foi senador, artista e escritor. Abdias faleceu no ano passado, mas deixou ampla reflexão sobre racismo no Brasil. Produção Rádio Nacional do Rio e grupo Mídia Afro. Para ouvir a matéria, Clique aqui. Fonte – EBC 

Dilma deve estreitar diálogo com movimentos em 2012
Geledés
14/02/2012
Após primeiro ano de pouca conversa direta com movimentos sociais e de governo ter contribuído a criar um clima ‘anti-ONGs’, a presidenta Dilma Rousseff inicia o segundo ano de seu mandato disposta a estreitar as relações com as organizações da sociedade civil. O posicionamento contra a ação de reintegração de posse no caso Pinheirinho, por exemplo, foi uma maneira de se posicionar ao lado dos movimentos. Já a nova proposta de repasse à entidades, prevista para março, manterá financiamento público. […]. 

Lei Maria da Penha é constitucional e incondicional
Geledés
14/02/2012
O Supremo Tribunal Federal, ao reconhecer a constitucionalidade da Lei Maria da Penha, disse o óbvio. Os ministros ratificaram exatamente o que ela diz: que a ação penal independe de representação da vítima e não cabe ser julgada pelos Juizados Especiais. Somente quem tem enorme resistência de enxergar a realidade da vida pode alegar que afronta o princípio da igualdade tratar desigualmente os desiguais. Cada vez mais se reconhece a indispensabilidade da criação de leis que atendam a segmentos […]. 

Promoção Correio Nagô no Carnaval – Concorra a Abadás dos principais blocos de Samba da Bahia!!
Correio Nagô
14/02/2012
O portal Correio Nagô entra no ritmo do carnaval, dando destaque aos principais blocos, suas histórias e personagens e a relação dos associados com entidades que já fazem parte da tradição da folia baiana. Até o carnaval, o portal publicará, reportagens revelando o amor dos foliões pelos seus blocos, por meio da promoção “Meu bloco do coração”, que sorteará fantasias e abadás para que o público do Correio Nagô se divirta na festa. Para participar é fácil: basta enviar um email […]. 

Coletânea da Selo Negro conta a história de personalidades, instituições e movimentos negros
Correio Nagô
14/02/2012
Apesar dos avanços observados nas últimas décadas, a historiografia brasileira ainda aborda o tema do negro partindo quase exclusivamente de duas vertentes: a da escravidão e a das relações raciais no país. O resultado é que a população e os estudiosos deixam de conhecer personagens, instituições e movimentos negros que se destacaram depois da abolição, ocorrida em 1888. Com o objetivo de preencher essa lacuna, Flávio Gomes e Petrônio Domingues organizaram a coletânea Experiências […]. 

Mauricio Pestana – Festa no mar, medo no ar
Geledés
14/02/2012
Dois de fevereiro, data especial para se chegar a Salvador. Festa de Iemanjá no Rio Vermelho e pouco a se comemorar numa cidade em que os conflitos históricos ganham um componente explosivo com a greve da PM. A violência cotidiana, anestesiada pela alegria e pela fé de uma gente que, por vezes, sintetiza a essência do povo brasileiro, coloca pela primeira vez negros, brancos, ricos, pobres, evangélicos, religiosos de matrizes africanas, esquerdistas e Carlistas num só lado: o lado do medo.  […].

Lançado relatório sobre violência contra mulheres e LGBT e discriminação racial
Geledés
13/02/2012
Iniciativa apresenta dados sobre racismo, sexismo e homofobia ocorridos durante o Carnaval em Salvador; 58% das ocorrências em 2011 tiveram como foco a discriminação racial. A garantia de direitos e a prevenção da violência contra a população negra, LGBT e de mulheres durante o Carnaval são tema de um relatório lançado na sexta-feira (10) pela Secretaria da Reparação da prefeitura de Salvador (BA). O projeto conta com o apoio do PNUD, no âmbito do Programa Interagencial […]. 

NOTA OFICIAL: Morre deputado José Candido (PT/SP)
Geledés
13/02/2012
Faleceu na manhã deste domingo (12/2) o deputado estadual por São Paulo, José de Souza Candido, 70 anos, pai do prefeito de Suzano, Marcelo Candido. O parlamentar estava internado, desde 12 de janeiro, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para onde foi transferido a fim de recuperar-se de uma parada cardíaca sofrida na seqüência da realização de uma cirurgia de pedra na vesícula. No sábado, o deputado apresentou complicações em seu quadro clínico e voltou à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) […]. 

África do Sul emite dinheiro com a imagem de Nelson Mandela
Geledés
13/02/2012
Líder anti-apartheid estará nas notas de 10, 20, 50, 100 e 200 rands. Objetivo é expressão gratidão ao ex-presidente, segundo o governo. As autoridades da África do Sul anunciaram uma nova emissão de notas com a imagem do ex-presidente Nelson Mandela, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1993 por sua liderança nas negociações para a transição do “apartheid” para a democracia.”Hoje, em nome do governo e do povo sul-africano, tenho a honra de anunciar que as novas notas […].

11 de Fevereiro 14h – Marcha Contra o RACISMO, a Higienização Sócio Racial e a Criminalização da Pobreza
Geledés
10/02/2012
Marcha Contra o Racismo, a Higienização Sócio Racial e a Criminalização da Pobreza. O Estado, racista, oprime a todos nós! “Quantas guerras vou ter que vencer por um pouco de paz?” Basta de racismo, “higienização” sócio-racial e criminalização da pobreza. Concentração às 14h na Praça do Metro Santa Cecília – São Paulo. […]. 

Instituto Mídia Étnica no I Encontro Nacional sobre o Direito à Comunicação, em Recife
Geledés
10/02/2012
Entre os dias 09 e 11 de fevereiro, a equipe do Instituto Mídia Étnica e Correio Nagô estará em Recife, participando do I Encontro Nacional sobre o Direito à Comunicação (http://endc.org.br/). O encontro, que acontecerá na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), reunirá comunicadores comunitários, pesquisadores, professores, estudantes, representantes de ONGs, grupos da juventude, movimentos sociais e associações de classe, para discutir a liberdade de expressão e a comunicação […]. 

Assista a história do Ile Ayiê no documentário “Que bloco é esse”
Geledés
10/02/2012
Encontros Musicais – Depois do sucesso do clipe “Que bloco é esse” com o Ilê e o rapper carioca Criolo, a Petrobrás divulgou nesta semana o registro do encontro entre o grupo Muzenza e a Nação Zumbi, que cantaram“Muzenza – Guerrilheiro da Jamaica”, e do rapper Emicida com o Malê de Balê, que gravaram a inédita “Malê A Insurreição”. Ainda neste mês será divulgado a participação de Preta Gil no Ensaio do Cortejo Afro que cantou o pout-pourri “Eu Sou Preta/ Sonho Meu”. O clipe “Que Bloco é Esse” […]. 

Transmissão televisiva da entrevista da Ministra Luiza Bairros no Bom Dia Ministra
Seppir
10/02/2012
O Bom Dia Ministro de quinta-feira (09) entrevistou a ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Luiza Bairros. No programa, a ministra falou sobre protocolo de intenções, assinado com a Petrobras, para a implantação de estratégias que objetivam fortalecer iniciativas de combate ao racismo e promoção da igualdade racial, assim como a efetivação de ações afirmativas. O documento foi firmado com a empresa na última terça-feira (7). […]. 

Tese: Movimentos negros, educação e ações afirmativas
Geledés
09/02/2012
Esta tese se propõe a discutir por que renomados cientistas sociais da área de estudos e pesquisas sobre as relações raciais brasileiras – brancos em sua maioria absoluta, de acordo com a classificação do IBGE –, são contra a implementação de cotas para os estudantes negros nos vestibulares das universidades públicas brasileiras. Para responder a essa questão, o autor busca sustentar a hipótese de que a política de cotas para negros no ensino superior público brasileiro extrapola o seu objetivo imediato, […]. 

Joaquim Barbosa – Entrevista
Geledés
09/02/2012
Nos últimos seis meses, o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, perdeu 9 quilos. Ele cortou as massas e aumentou a quantidade de verduras no prato – em mais uma tentativa de arrefecer as dores na coluna, problema de saúde que o persegue há anos. Aos 56 anos de idade, o ministro também carrega sobre os ombros a pesada responsabilidade de relatar o processo do mensalão – o maior escândalo de corrupção da história brasileira, que tanto pode levar a cadeia figurões da política, […]. 

Preconceituosos são menos inteligentes, diz estudo
Geledés
09/02/2012
O estudo revela que crianças com baixo QI estão mais dispostas a realizar atitudes preconceituosas quando se tornarem adultas. Um estudo feito pela Universidade de Ontario, no Canadá, parece ser bastante provocador. A pesquisa chegou à conclusão de que pessoas menos inteligentes – sim, isso é um eufemismo – são mais conservadoras, preconceituosas e racistas. O estudo revela que crianças com baixo QI estão mais dispostas a realizar atitudes preconceituosas quando se tornarem adultas. […]. 

Ligue 180 registra quase 2 mil ligações por dia em 2011
Geledés
09/02/2012
A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 -, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), contabiliza, desde sua criação em abril de 2006 até junho deste ano, 1.952,001 atendimentos. Desses, 434.734 registros se referem a informações sobre a Lei Maria da Penha (11.340/06), o que corresponde a 22,3% do total das ligações. Fatores como melhorias tecnológicas, capacitação de atendentes, campanhas de divulgação e o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (que tinha como meta […]. 

Charge racista é publicada em perfil do Facebook de futuros policiais 
Correio Nagô
09/02/2012
Em meio ao clima tenso da greve da Polícia Militar da Bahia, a página do Facebook Concurso PM BA 2012 publicou uma charge que está causando debate na rede social por seu teor racista. Na tira, demoninada “Abadás”, quatro personagens estão numa cena: um oficial do Exército, um policial militar grevista, um ladrão e um “cidadão”. Dos quatro personagens, o único negro é justamente o ladrão. Além de racista, a charge torna-se ainda mais grave pois foi publicada no perfil de futuros policiais, demonstrando […].

Primeiro concurso de escolas de samba no Rio completa 80 anos
Igualdade e Identidade
09/02/2012
Há 80 anos uma festa popular tomava conta das ruas do centro do Rio de Janeiro. Foi o primeiro concurso das escolas de samba. Ópera popular, o maior carnaval da Terra. Muitas expressões foram criadas para tentar definir o desfile das escolas de samba do Rio. Mas o que hoje é um espetáculo grandioso começou modesto há 80 anos. Foi o jornal Mundo Esportivo que promoveu o concurso no dia 7 de fevereiro de 1932. A Mangueira foi campeã. Portela e Estácio empataram em segundo lugar. […]. 

Divulgação do curso pós-afirmativa UnB FCC FF
Correio Nagô
08/02/2012
O Curso Pós Afirmativas tem por objetivo preparar potenciais candidatos(as) negros(as) aos processos seletivos de Programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado Acadêmico) das universidades brasileiras, especialmente da Universidade de Brasília. Trata-se de um curso preparatório para tais seleções apoiado pela Reitoria da Universidade de Brasília, recebendo financiamento da Fundação Ford e da Fundação Carlos Chagas. Mais informações em anexo e no site www.posafirmativas.com.br […]. 

Conheça o novo site da Relatoria da ONU para o Direito à Moradia Adequada
Correio Nagô
08/02/2012
Está no ar o novo site da Relatoria Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada. Foram muitos meses de trabalho para deixá-lo mais atraente, acessível e mais fácil de navegar. Agora está mais fácil encontrar todos os relatórios produzidos pela Relatoria, tanto os temáticos como os de missões em países, informações institucionais, e os fundamentos legais do direito à moradia. Por fim, lembramos que a atualização do site depende muito da colaboração de leitores/as e organizações […]. 

ONU lança guia para orientar denúncias de discriminação étnico-racial
Geledés
08/02/2012
A Organização das Nações Unidas no Brasil desenvolveu um guia de orientação para denúncias de discriminação étnico-racial com o objetivo de orientar as pessoas na busca de seus direitos em casos de discriminação étnica e racial sofridas no país. O guia, organizado em cinco capítulos, apresenta o conjunto de instrumentos e mecanismos nacionais e internacionais que garantem a igualdade étnico-racial, bem como informações sobre o marco legal brasileiro e internacional e ainda endereços de órgãos […]. 

Governo deve lançar até março Programa Nacional de Ações Afirmativas, diz ministra
Geledés
08/02/2012
O governo deverá lançar, até o final do primeiro trimestre, o Programa Nacional de Ações Afirmativas, com medidas que incentivem a inclusão das diversas matrizes raciais no processo produtivo e cultural do país. O anúncio foi feito hoje (7) pela ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros. Ela participou, na Petrobras, da assinatura de um protocolo para a promoção da igualdade racial dentro da empresa, juntamente com o presidente da estatal, José […]. 

Paraiba: Conselho quer mídia étnica maior
Geledés
08/02/2012
Propostas voltadas para o fortalecimento da mídia étnico-racial, inclusive com a indicação de que um percentual dos anúncios institucionais do Governo Federal seja destinado a este segmento, foram aprovadas pelo CNPIR (Conselho Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), que se reuniu em Brasília nos dias 30 e 31/01, inclusive com representação da Paraíba. Também foram analisadas propostas da Agenda Transversal de Promoção da Igualdade Racial para o Plano de Acão Plurianual […]. 

Petrobras assina contrato para promover igualdade racial; Nordeste será foco
Geledés
08/02/2012
Um protocolo de intenções entre a Petrobras e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) foi assinado na sede da estatal, no centro do Rio de Janeiro. O objetivo do documento é firmar uma cooperação para o desenvolvimento de ações que promovam a igualdade racial e o combate ao racismo. De acordo com a ministra da Seppir, Luiza Bairros, a região Nordeste será uma das maiores beneficiadas com a política de incentivos, já que é na área há uma concentração […].

Educação para as Mídias e Relações Raciais
Geledés
07/02/2012
As mediações tecnológicas vêm exigindo novas posturas dos sujeitos sociais e redimensionamentos nas práticas até então vigentes. A mídia vem ocupando lugares importantes para a formação das pessoas a tal ponto de se converter também em um instrumento educativo. O curso Educação para as mídias e relações raciais procura analisar a pedagogia dos meios, tratando simultaneamente a comunicação como mediação cultural na sociedade e como recurso tecnológico nos processos […]. 

Kilombos: um filme-resgate sobre o Brasil quilombola
Cedefes
07/02/2012
Filmado no Brasil, Guiné-bissau e Cabo verde, o documentário “kilombos”, realizado por Paulo Nuno Vicente, transporta-nos pela memória oral das raízes africanas das comunidades quilombolas, cruzando-as com o território das suas manifestações culturais contemporâneas. A estreia do filme está agendada para 7 de março, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. […].  

MV Bill, Leci e Assunção são cogitados para lugar de Luiza
Afropress
07/02/2012
S. Paulo – O rapper carioca MV Bill, dirigente da Central Única das Favelas (CUFA) e ator do seriado Malhação da Rede Globo, a cantora e deputada estadual pelo PC do B de S. Paulo, Leci Brandão, e o deputado federal Valmir Assunção (foto), do PT da Bahia, são os novos nomes que passaram a ser cogitados para o cargo de ministro da Secretaria da Igualdade Racial (SEPPIR), em substituição a socióloga Luiza Bairros na mini-reforma ministerial promovida pela Presidente Dilma Rousseff e que esta semana […]. 

Seppir e Petrobras celebram de combate ao racismo
Igualdade e Identidade
07/02/2012
 A Secretaria de Igualdade Racial da Presidência da República e a Petrobrás celebram hoje, terça-feira (7) protocolo de intenções para implementação de estratégias conjuntas para fortalecer iniciativas de combate ao racismo e promoção da igualdade racial. A cerimônica será no Edifício Sede da Petrobrás, à Avenida República do Chile,  nº 65, 2º Andar, no Centro do Rio de Janeiro.  […].

Todo apoio ao Quilombo Rio dos Macacos: hoje, 6/2, 19h, no Teatro Vila Velha em Salvador
Cedefes
06/02/2012
A comunidade quilombola do Rio dos Macacos que está sendo ameaçada de expulsão pela Marinha do Brasil. A Justiça deu até 4 de março para a área ser delimitada e titulada, mas o trabalho do INCRA está sendo dificultado pela Base Naval de Aratu, que aposta no não cumprimento do prazo. Por isso o apoio ao ato político de amanhã, a partir das 19 horas, é fundamental. Estarão presentes os grupos culturais Macota Valdina, Lazzo Matumbi, Juliana Ribeiro, Tonho Matéria,  Ilê Aiyê, Negões, Banda […]. 

Rio de Janeiro instala grupo de trabalho de enfrentamento à Intolerância Religiosa
Secretaria de Direitos Humanos 
06/02/2012
A coordenadora de Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Marga Stroher, representou a ministra Maria do Rosário, durante Cerimônia de Instalação do Grupo de Trabalho Permanente de Enfrentamento à Intolerância e a Discriminação Religiosa, do Rio de Janeiro/RJ. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos […]. 

“Quilombolas vivem quase como indigentes no Brasil”, critica Paim
Cedefes
06/02/2012
 O presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, Paulo Paim (PT-RS) reafirmou na quarta-feira (1º) o compromisso da casa legislativa federal em aprovar projetos favoráveis a população quilombola no Brasil. “Eles vivem quase como indigentes hoje”, afirmou em conversa com o Sul21. Paim espera ver aprovada este ano é o projeto de lei do Senado (PLS 113/08), de sua autoria, que autoriza o Poder Executivo a criar Centros de Integração Federal em todas as comunidades quilombolas […].  

O Que é Raça?
Geledés
06/02/2012
A gradual e a sofrida mudança da submissão de cada homem, do seu próprio grupo étnico, para o mais amplo círculo de toda a humanidade, constitui uma das maiores revoluções do nosso tempo. Hoje, cada ser humano deve perguntar a si mesmo onde ele está situado nesta revolução, pois ninguém ficará intocável pela sua força.Há mais de cem anos, Bahá’u’lláh preparou o homem para esta mudança impetuosa, quando proclamou a Unidade da Humanidade e fez disto o princípio fundamental da Fé Bahá’í. […]. 

Presidente Dilma compromete-se com presença na Quinta Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa
Geledés
06/02/2012
A presidente da República, Dilma Rousseff, recebeu o livro de fotografias “Caminhando a gente se entende” e um convite para participar da Quinta Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (em 16 de setembro) das mãos do interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), babalawo Ivanir dos Santos, em Salvador, em cerimônia realizada pelo Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, em 29 de janeiro de 2012, no Fórum Ruy Barbosa. Afirmando fazer o “possível e […].

Curso do projeto Delegacia Legal apresenta estereótipo do negro traficante e o branco usuário de drogas
Geledés
06/02/2012
O negro traficante com cara de mau e o branco usuário de drogas. Um estereótipo comum na sociedade brasileira, que foi incorporado pelo curso de atualização do programa Delegacia Legal, da Polícia Civil, chocou alguns especialistas ouvidos pelo EXTRA e o próprio subchefe da instituição, delegado Ricardo Martins (clique aqui para comentar no Casos de Polícia). O quadro, que apresenta ainda a corporação como órgão repressor e mostra as drogas nessa relação, é usado como lição no módulo sobre tráfico […]. 

Entidades preparam Ato contra o racismo
Afropress
06/02/2012
Entidades dos Movimentos Estudantil, Negro e Popular, reunidas no autodenominado Comitê Contra o Genocídio da Juventude Negra, promovem no próximo dia 11/02, a partir das 14h, a Marcha Contra o RACISMO, a Higienização Sócio Racial e a Criminalização da Pobreza 09/02, com concentração a partir das 14h na Praça do Metro Santa Cecília. Com bandeiras de luta que vão da denúncia do “genocídio contra a juventude negra” à palavras de ordem contra as desapropriações no Pinheirinho […]. 

Aula da Unifesp analisa temas como saúde e diáspora africana
Afropress
06/02/2012
A Prefeitura de Embu das Artes, em parceria com a UNIFESP, realizou a primeira aula do curso de “Saúde da População Negra no Estado de São Paulo”, primeiro curso oficial sobre o tema no Estado. A aula magna foi conduzida por Luis Eduardo Batista, pesquisador do Instituto de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde e que foi, durante 4 anos, coordenador de saúde do Comitê de Saúde da População Negra do Estado de São Paulo. […]. 

Inscrições abertas para o Prêmio Criança 2012
Andi
06/02/2012
Empresas ou organizações sociais que desenvolvem iniciativas para crianças de 0 a 6 anos, gestantes ou parturientes podem ser inscritas até o dia 23 de março. Concedido pela Fundação Abrinq desde 1989, o Prêmio Criança tem como objetivo identificar e reconhecer boas práticas voltadas para a primeira infância (0 a 6 anos), gestantes e parturientes, com a proposta de dar visibilidade a iniciativas exitosas desenvolvidas no Brasil. A decisão em se premiar esta faixa etária dá-se pela importância […]. 

Cotas e a cisão racial no Brasil
Revista Africas
06/02/2012
O Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) promoveu neste mês de novembro um seminário para discutir a política de cotas raciais. A ministra, Luiza Barrios, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), foi convidada a fazer uma palestra de 30 minutos, seguida de debate com os demais membros da mesa: a procuradora do Distrito Federal e mestre em direito pela UnB, Roberta Fragoso; o antropólogo e pós-doutorando da Faperj no Programa de Pós-Graduação em Sociologia […]. 

Posse de terras gerará recursos para quilombo do Cafundó
Combate ao Racismo Ambiental
06/02/2012
A posse de 122 hectares, de 218 pertencentes à comunidade de remanescentes de quilombo Cafundó, gerará recursos para a comunidade. A informação foi passada pelo Superintendente Regional do Incra/SP, José Giacomo Baccarin, durante o ato de imissão da posse da Fazenda Eureka em benefício da Associação Remanescente de Quilombo Kimbundu do Cafundó. Segundo informações do Incra, a Fazenda Eureka é a primeira de quatro glebas do quilombo do Cafundó a ser desapropriada. […].

São Paulo viu crescer 46,8% os casos de denúncias de crimes de racismo
Geledés
02/02/2012
O número de queixas sobre discriminação por raça, cor, etnia e procedência nacional na Delegacia de Crimes Raciais e de Intolerância (Decradi) aumentou 46,8% de 2010 para 2011. Para o advogado Hédio Silva Júnior, um dos mais importantes líderes do movimento negro, ex-secretário de Justiça e acadêmico da Faculdade Zumbi dos Palmares, os índices revelam coragem. “Não é a sociedade que está mais racista. São os cidadãos estão cada vez mais lutando por seus direitos. Pela igualdade”, destacou.  […]. 

Quilombolas reclamam de demora na regularização de terras
Cedefes
02/02/2012
Vilarejo Rumo, em Cururupu, no norte do Maranhão, é uma das 300 áreas em conflito no Maranhão. De um lado, estão fazendeiros que reivindicam a posse da terra. Do outro, ficam os trabalhadores rurais que se dizem descendentes de escravos e esperam conseguir a titulação no Incra. Cento e sessenta famílias que vivem no vilarejo se queixam de ter que pagar o que chamam de Foro, uma taxa cobrada pelos fazendeiros para poderem plantar na área. “Se eles fazem três paneiros de farinha, um é do dono […]. 

Inscrições abertas para oficinas do MAM-BA até 10 de fevereiro
Secretaria de Cultura da Bahia
02/02/2012
Desde o início deste mês, o MAM-BA vem promovendo oficinas de pintura, desenho, gravura em metal e litogravura. Quem não conseguiu se inscrever para estas atividades, ainda tem chance de participar dos cursos de Cerâmica e xilogravura que serão realizados a partir de março. Interessados devem se inscrever até 10 de fevereiro através do telefone 3117-6143. As oficinas se estendem até junho. O artista Florival Oliveira irá ministrar a oficina de xilogravura. As aulas acontecerão das 8h às 12h e das 14h às 18h […].

Quilombo Rio dos Macacos: ato público dia 6/2, às 10h, no Teatro Vila Velha
Cedefes
01/02/2012
Diversas entidades da Bahia, entre as quais a Coordenação Colegiada do Programa CEAFRO e o CEAO – Centro de Estudos Afro-Orientais da FFCH/UFBA, estão convocando para um Ato público no próximo dia 6, segunda-feira, às 19 horas, no Teatro Vila Velha, de apoio à Comunidade Quilombola Rio dos Macacos. Estarão presentes lideranças de diversos movimentos, artistas, líderes religiosas/os e representantes de outras entidades, para manifestar seu apoio à afirmação dos direitos […].

Zulu Araújo – Ausência de cheque e tênis de marca
Geledés
01/02/2012
O ano de 2012 não está nada alvissareiro para a cidadania no Brasil.De um lado, a junção da prepotência, violência policial e injustiça social, em defesa do capital imobiliário, expressos na desocupação dos moradores do bairro de Pinheirinho, em São José dos Campos, no Estado de São Paulo. E, de outro, a permanente e irritante leniência do Estado brasileiro, na proteção aos seus cidadãos, expressos no desmoronamento dos três prédios no centro do Rio de Janeiro. Nestes episódios […].

Fúlvia Rosemberg – É preciso mais negros na universidade para ampliar seu espaço social
Geledés
01/02/2012 
Professora da PUC-SP; defende ações afirmativas, afirma que Brasil tem racismo historicamente instaurado e diz que livros didáticos deveriam ter avisos sobre “deformações da vida social e política”. Psicóloga e escritora, Fúlvia Rosemberg é uma das maiores autoridades do País nos estudos sobre ações afirmativas e educação infantil. Pesquisadora sênior da Fundação Carlos Chagas (FCC) e professora titular em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) […].