A cultura afro-brasileira nas mídias

Veja, abaixo, resumos de algumas das principais notícias veiculadas na imprensa nacional e internacional sobre a cultura afro-brasileira. Para acessar o conteúdo completo, basta clicar nos links dos títulos. 

 

Prêmio do Senado promove a cultura afro-brasileira    
30
/03/2012
Geledes
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal aprovou o relatório do senador Inácio Arruda que institui a Comenda Senador Abdias Nascimento, aos que tenham contribuído com a proteção e a promoção da cultura afro-brasileira. O projeto, de autoria da senadora Lídice da Mata e do senador Paulo Paim, homenageia um dos mais combatentes senadores contra a desigualdade racial, Abdias Nascimento […].

Corpo de Tim Maia é exumado para exame de paternidade no Rio    
30/03/2012
Geledes

Exumação foi autorizada pela Justiça a pedido de suposta filha. Os restos mortais do cantor Tim Maia, que morreu em 1998, foi exumado nesta quinta-feira (29) em cemitério da zona norte do Rio, para coleta de material genético que será submetido a exame de paternidade. A exumação foi autorizada pela 2ª Vara da Família do Tribunal de Justiça do Rio, na região da Barra da Tijuca, na zona oeste da capital

[…]. 
          

Organização lança Campanha de Promoção da Identidade Negra na Paraíba nesta quinta-feira
30/03/2012
Geledes
Será lançada nesta quinta-feira (29) pela Bamidelê – Organização de Mulheres Negras na Paraíba, a segunda edição da campanha de Promoção da Identidade Negra na Paraíba Morena/o, não! Eu sou negra/o! A campanha tem entre seus objetivos contribuir para a valorização da raça negra na Paraíba, através da afirmação da identidade de negras/os, como também ampliar o debate junto à sociedade sobre as relações raciais […].          

Combate à discriminação das mulheres é desafio em África     
30
/03/2012
Geledes
Luanda – A deputada do MPLA Júlia Ornelas afirmou que a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres constitui um dos importantes desafios para os movimentos dos direitos humanos em África. O pronunciamento de Júlia Ornelas foi feito durante palestra subordinada ao tema “O Papel da Mulher no Processo Eleitoral e Breves Noções Sobre a Lei Eleitoral” […].         

PF e Incra demarcam área de quilombo no RS  
30/03/2012
Combate ao Racismo Ambiental
  
A Operação Guabiju, deflagrada na última quarta-feira, vai demarcar as áreas do quilombo “Rincão dos Negros”, localizado no município de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de regularizar a situação das terras ocupadas, segundo a Polícia Federal e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), responsáveis pela operação […]. 

PMs são denunciados por racismo
30/03/2012
Combate ao Racismo Ambiental
  
Indignado pela violência imposta a ele, uma filha de 12 anos de idade e a seus alunos, o folclorista José Nascimento Batista, de 51 anos, conhecido como “Bel da Cultura”, denunciou três policiais militares por crimes de racismo e abuso de autoridade. Após relatar o caso na Corregedoria da Polícia Militar, ele foi ontem à Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) reafirmar a denúncia […].

Cidade celebra 463 anos com alegrias, mas muitos protestos    
30/03/2012
Correio24h
No aniversário de 463 anos da primeira capital do Brasil, Salvador ganhou toda sorte de presentes, bons e ruins, do Subúrbio Ferroviário a Itapuã. De um lado, a lista inclui inauguração de ginásio em Valéria e o anúncio de requalificação dos largos Pedro Archanjo, Quincas Berro D’Água e Tereza Batista, no Pelourinho; de outro, mil saquinhos de pipoca, muriçoca gigante de papelão e o enésimo enterro do prefeito […].

Racismo alimenta terrorismo e conflito social na França 
29/03/2012

Geledes
A França enfrenta uma crise institucional ao presenciar o jovem Mohamed Merah, cidadão francês, assassinar cruelmente seus compatriotas. À parte dos distúrbios psicológicos que Mohamed possivelmente sofria, a atitude radical do jovem é reflexo dos problemas raciais no país, afirmou ao R7 Pap N´Diaye, historiador francês especialista em formas de discriminação contemporânea […].

Policiais matam adolescente de 13 anos em Duque de Caixias   
29/03/2012

Geledes

Cinco PMs são afastados após morte de adolescente em Duque de Caxias.
Testemunhas acusam PMs de matar com 4 tiros adolescente de 13 anos. Mãe se encontrou nesta quarta-feira com a chefe de Polícia Civil. O comando do 15º BPM (Duque de Caxias) afastou das ruas um tenente e quatro praças até que seja encerrado o Inquérito Policial-Militar que apura as circunstâncias da morte do estudante […]. 

   

Ministra Luiza Bairros defende que Executivo mantenha demarcação quilombola      
29/03/2012
Geledes
Congresso Nacional analisa proposta que repassa competência das demarcações para o Legislativo. A ministra da Secretaria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) está articulando uma nova estratégia para barrar o avanço da proposta que transfere ao poder Legislativo a competência para demarcação de terras indígenas e de quilombolas […].          

Supremo deve julgar ação sobre terras quilombolas, depois de oito anos de espera    
29/03/2012
Cedefes
Ação protocolada pelo DEM questiona decreto de 2003. Depois de oito anos de espera, a ação que trata da ocupação de terras por descendentes de quilombolas será julgada no dia 18 de abril no Supremo Tribunal Federal (STF). A ação foi ajuizada em 2004 pelo PFL, hoje DEM, para questionar decreto de 2003 que regulamentou a ocupação de terras por remanescentes das comunidades dos quilombos […].  

EUA: protestos e debates raciais lembram morte de jovem negro         
28/03/2012
Geledes
A morte do adolescente negro Trayvon Martin pelo disparo de um vigilante de origem latina em uma comunidade da Flórida completa um mês nesta segunda-feira, e a data será marcada por uma nova manifestação, em meio aos extensos debates sobre racismo, armas e justiça, pelo qual passa os Estados Unidos. No dia 26 de fevereiro, Martin, 17 anos, foi morto por um vigilante voluntário, George Zimmerman, de 28 anos […].

Kabengele Munanga – Trajetória TV USP – parte 1 e 2   
28/03/2012
Geledes

Trajetória é um programa da TV USP sobre a memória de professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). A carreira acadêmica, a vida pessoal, a atuação social e política, são alguns dos temas tratados em entrevistas biográficas, com apresentação do professor da ECA-USP, Ricardo Alexino. Neste programa, você conhece a trajetória de Kabengele Munanga […].

Arquivos e cartas de Mandela são disponibilizados online          
28/03/2012

Geledes
Milhares de cartas, fotografias e documentos relativos ao ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela foram colocados online nesta terça-feira, em um projeto que visa a aumentar o acesso aos arquivos que detalham sua longa caminhada para a liberdade. Entre os itens estão cartas que Mandela escreveu para sua família, o seu cartão de membro da Igreja Metodista de cerca de 80 anos atrás e diários escritos à mão […].

Wallace esquece racismo e conta com torcida fiel na Superliga de vôlei           
28/03/2012
Geledes
Há 27 dias, Wallace, oposto da Seleção Brasileira de vôlei e do Sada/Cruzeiro, foi vítima de um ato de racismo em um jogo da Superliga. A pessoa que cometeu o crime não foi identificada e agora ele tenta esquecer essa história. Na última sexta-feira, ele participou da derrota do seu time, por 3 sets a 1, diante do BMG/São Bernardo. Depois do jogo, ele pouco quis falar sobre o assunto e só disse que já superou o problema […].         

Programa de extensão universitária acata iniciativas pela promoção da igualdade racial       
28/03/2012
ABPN
O Ministério da Educação convoca, por edital, as instituições públicas de ensino superior, a apresentar programas e projetos de extensão universitária. As propostas devem ter foco na inclusão social, nas suas várias dimensões, entre as quais a Promoção da Igualdade Racial, contemplada na linha temática 11 e com os subtemas Educação; Saúde; Desenvolvimento Socioeconômico; Política Cultural Étnico-racial; […].

História da África e cultura afro-brasileira na escola       
27/03/2012
Geledes
Ederson Granetto entrevista a historiadora Marina de Mello e Souza, do departamento de História da Universidade de São Paulo, sobre a inclusão no currículo das escolas brasileiras do ensino da cultura e da história Afro-brasileira. Em 2003, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação foi alterada para motivar essa inclusão, privilegiando a História da África e dos africanos, dos negros no Brasil e a cultura afro-brasileira […].

Educação terá investimento de R$ 1,8 bilhão por ano, diz Dilma
27/03/2012
Geledes

Sobre o lançamento do Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), a presidente Dilma Rousseff disse que a educação tem papel estratégico e transformador para o país e que precisa ser garantida a todos. Ela lembrou que serão investidos R$ 1,8 bilhão por ano para melhorar a educação no campo, beneficiando, produtores da agricultura familiar, assentados da reforma agrária e comunidades quilombolas […].       

Militantes do Educafro fazem greve de fome em frente ao Palácio do Planalto
27/03/2012

Correio Nagô
Cinco militantes do Educafro, movimento que busca a inclusão de pobres e negros na educação, estão deitados em frente ao Palácio do Planalto desde o início da manhã de hoje (26). Envolvidos em correntes, eles fazem greve de fome e reivindicam atenção para ações voltadas aos negros em políticas do governo e querem ser recebidos pelo presidente da República em exercício, Marco Maia, ou representantes no Executivo […].    

Mãe de estudante da Uniban preso por racismo já havia denunciado filho por agressão
27/03/2012
Geledes
O brasiliense Marcelo Silveira já tinha três queixas registradas contra ele na polícia. Duas delas, de difamação e ameaça, aconteceu depois de ele publicar mensagens racistas em um site de relacionamentos na internet. A outra denúncia foi feita por ele atacar a própria mãe com socos e pontapés. A agressão teria acontecido porque a vítima não concordou com a mudança da TV para o quarto dele […].         

Pesquisa mostra que gestantes precisam de mais informação para optar por parto natural
27/03/2012
Geledes
A informação sobre os procedimentos a que serão submetidas é fundamental para que as mulheres optem pelo parto natural. A conclusão parte de estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “As mulheres que escolhem parto humanizado se informam antes”, disse Rosamaria Carneiro, autora da tese Cenas de Parto e Políticas do Corpo: uma Etnografia de Experiências Femininas do Parto Humanizado […].

Área de quilombo será desapropriada       
27/03/2012
Cedefes         
Uma audiência pública de conciliação reuniu donos de terras do Rincão dos Martimianos, no sábado, em Restinga Seca. O encontro visava um acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) sobre o valor da indenização relativa a desapropriação da área. Boa parte dos proprietários ocupa as terras há gerações e alegou não saber que era área remanescente de quilombos […].

Síria aceita plano de paz de Kofi Annan, diz porta-voz     
27/03/2012
G1
O governo da Síria aceitou o plano de seis pontos de Kofi Annan, que considera a decisão importante para acabar com a violência, anunciou o porta-voz do emissário da ONU e da Liga Árabe para o conflito. “O governo sírio escreveu ao enviado especial Kofi Annan para aceitar seu plano de seis pontos, aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU”, afirma o porta-voz de Annan, Ahmad Fawzi, em um comunicado […].

‘Era um desejo meu cursar direito’, diz baiano formado aos 84 anos      
27/03/2012
G1 Bahia       

Ele já trabalhou como agricultor, como técnico em contabilidade, empreendedor na área de comércio, se formou em administração e em pedagogia, mas nunca desistiu do sonho de ser bacharel em direito. Aos 84 anos, o baiano Leur Teixeira realizou esse desejo. No dia 10 de março deste ano ele se formou em direito pela Faculdade Dom Pedro II, em Salvador. A trajetória até aí foi longa e ele já tem outros projetos pela frente […].

Contra exploração sexual, Ministério do Turismo notifica 2,1 mil sites 
27/03/2012
G1

Como parte de uma iniciativa para proteger ícones e símbolos nacionais, o Ministério do Turismo busca, há 1 ano, páginas que associem o Brasil à pornografia e prostituição. Um balanço será divulgado nesta terça-feira (27), mas foi adiantado ao G1. Nesse tempo, foram analisadas 38.865 páginas, das quais 2.169 receberam “notificações administrativas” por conterem conteúdo julgado impróprio […].

Acusado de racismo na UnB recrutava extremistas para concretizar massacre
27/03/2012
Correio Braziliense  
O analista de sistemas Marcelo Valle Silveira Mello recrutava extremistas um massacre a estudantes da Universidade de Brasília (UnB). Investigadores da Polícia Federal (PF) descobriram que o jovem de 26 anos planejava os últimos detalhes do ataque aos estudantes. Em várias mensagens divulgadas na internet, há cerca de duas semanas, ele convocava seguidores a pegar em armas. Os alvos seriam alunos de ciências sociais […].

Paraiba – Pacientes acusaram médica de racismo no Hospital Regional de Sousa      
26/03/2012
Geledes
Um homem identificado por Thiago Soares acusou uma médica racismo nesta sexta-feira (23). O fato ocorreu no Hospital Regional Deputado Manuel Abrantes. A profissional foi identificada apenas por Patrícia. Thiago informou à polícia que chegou ao hospital na noite da quinta-feira (22) vomitando sangue e que, após certa demora foi atendido pela profissional de saúde, que passou a destratá-lo e chamá-lo de “negro” […]. 

Navi Pillay – Ao deixar o preconceito e o racismo ferverem em banho-maria, surge o risco real da erupção do conflito          
26/03/2012
Geledes

A relação entre racismo e conflito é profundamente enraizada e bem estabelecida. Certo número de estudos mostrou que um dos primeiros indicadores de violência potencial é o desprezo pelos direitos das minorias. Uma pesquisa indicou que mais de 55% dos conflitos violentos de intensidade significativa entre 2007 e 2009 tinham as violações dos direitos das minorias ou tensões entre comunidades no centro da violência […].        

Quilombolas vão discutir a sustentabilidade de seus territórios durante a Cúpula dos Povos          
26/03/2012
Cedefes
A defesa da titulação e da sustentabilidade dos territórios é prioridade para as comunidades quilombolas que participarão da Cúpula dos Povos. O evento está sendo organizado pela sociedade civil e ocorrerá paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontecerá em junho, na capital fluminense […].         

Morte de adolescente negro acirra tensão racial nos EUA        
26/03/2012
Correio Nagô           

A morte, há quase um mês, do adolescente negro Trayvon Martin, de 17 anos, por um vigilante voluntário na Flórida, está acirrando a tensão racial nos Estados Unidos. O fato e o responsável pela morte não ter sido indiciado, com base em uma controversa lei da Flórida tem motivado uma onda de protestos em cidades como Miami e Nova York, que nesta sexta-feira ecoou na Casa Branca […].

Suspeito de incitar violência na web já tinha condenação por racismo
26
/03/2012
G1 Brasília   
Um dos dois homens presos pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (22) em Curitiba suspeitos de alimentar sites com mensagens que incitavam a violência contra negros, homossexuais, mulheres, nordestinos e judeus já tinha sido condenado, em 2009, pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal por racismo na internet. O processo tramita em fase de recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) […].

Africanos são descobertos em porão de navio, afirma PF de Ilhéus   
26/03/2012

G1 Bahia      
Dois homens de origem africana foram descobertos escondidos no convés de um navio de carga na manhã de sexta-feira (23), de acordo com a Polícia Federal em Ilhéus, região sul da Bahia. O flagrante foi feito pelos tripulantes da embarcação, destinada ao transporte de cacau, e que já estava atracada no porto da cidade desde terça-feira (20). Polícia afirma que eles viajaram sete dias da Costa do Marfim até a Bahia […].

Homem conta que africano foi agredido por tripulantes de navio        
26/03/2012

G1 Bahia      
Ele flagrou ação que mostra tripulantes agredindo um homem no convés.
Delegada federal disse que não houve agressão. As imagens são fortes e mostram um homem amarrado à estrutura que protege o convés do navio. Enquanto isso, alguns tripulantes da embarcação assistem. Ele disse que vários operadores do Porto de Ilhéus viram a cena […].

TJ cria comissão de enfrentamento à desigualdade racial
23/03/2012
Geledes

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) vai criar, junto com o Movimento Negro do Espírito Santo, a Comissão de Enfrentamento ao Racismo e à Desigualdade Racial. Sob presidência do desembargador Willian Silva, a comissão vai identificar todos os processos relacionados à causa dos afrodescentes e mesmo incentivar a discussão da criação e aplicação de leis que incentivem a igualdade racial no Espírito Santo […].

Mídia pública deve combater racismo e dar voz a trabalhadores
23/03/2012
Geledes
A representante da Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira), Juliana Cézar Nunes, disse há pouco que os meios de comunicação públicos devem ser aliados da sociedade no combate ao racismo. Segundo ela, a comunicação pública, além de combater a discriminação de pessoas por etnia, cor ou raça, deve representar, em sua programação e em seu quadro de pessoal, a diversidade da sociedade brasileira […].

Banco de dados sobre população negra brasileira é lançado em São Paulo
23/03/2012
Agência Brasil

O primeiro banco de dados nacional sobre a população negra foi lançado em São Paulo. Resultado de uma parceria entre a Universidade Zumbi dos Palmares e as secretarias de Assuntos Estratégicos e Especial de Promoção da Igualdade Racial, o Observatório da População Negra vai reunir informações sobre mercado de trabalho, distribuição de renda, demografia, acesso à informação, habitação, estrutura familiar e educação […].

Golpe militar deixa pelo menos 4 mortos no Mali
23/03/2012
G1
Pelo menos quatro pessoas morreram no Mali em um golpe de Estado contra o presidente Amadou Toumani Touré, anunciado por militares que fecharam as fronteiras e decretaram toque de recolher noturno, com a consequente onda de condenações vindas do exterior. O presidente Amadou Toumani Touré segue na capital, Bamaco.
Motim provocou onda de críticas da comunidade internacional […].

INSS atende a remanescentes de Quilombos em Curaça/BA
23/03/2012
Blog da Previdência Social

Mais de 300 descendentes de escravos que se reuniam em Quilombos na região de Curaçá, na Bahia – as chamadas comunidades quilombolas – estão sendo atendidos, nesta quinta-feira (22) e amanhã (23), das 8h30 às 19h, por técnicos do INSS. O governo está presente na região para conscientizar essas comunidades sobre os seus deveres e direitos em relação à Previdência Social […].

Aula inaugural marca início do Pré-Vestibular Quilombola
23/03/2012
Prefeitura de Vitória da Conquista
Vinte e um de março, uma data mais que oportuna e especial para realizar a aula inaugural do Pré-Vestibular Quilombola de Vitória da Conquista. Uma iniciativa que visa dar à população negra acesso ao Ensino Superior e começar a jornada de estudos de muitos alunos que esperam, por meio da educação universitária, escrever um futuro melhor […]. 

Professor é denunciado por racismo e xenofobia contra estudante da UFMA  
22/03/2012
G1 Maranhão           

O Ministério Público Federal encaminhou à Justiça, na última segunda-feira (19), uma denúncia de racismo, xenofobia e injúria racial contra o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Clóvis Saraiva. O professor negou as acusações. “Já tive vários alunos e os trato bem como sempre tratei”, disse Clóvis Saraiva. A vítima é estudante do curso de Engenharia Química da UFMA, o nigeriano Nuhu Ayuba […].

Arquivada ADI no STF contra cotas para negros. Vitória!          
22/03/2012
Geledes
Foi publicada no dia, 21.03.2012, pelo Ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, decisão de arquivamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade ADI 3197 contra a Lei de Cotas na UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro, estabelecida pela lei estadual 4.151, de 2003, uma das primeiras no Brasil a estabelecer cotas para negros nas universidades no Brasil […].

MV Bill – Nota à Imprensa e aos Amigos  
22/03/2012

Correio Nagô
Gostaria de esclarecer os lamentáveis fatos que envolveram o meu nome e o de minha família, hoje, na imprensa. E salientar que estou disponível para falar pessoalmente sobre todos os fatos que relato a seguir: infelizmente, minha irmã sofre, há alguns anos, de um grave problema de saúde. Não são raras as crises psicológicas que nos trazem, como família, grande preocupação e mal estar […].

Nota pelo dia Internacional de Combate ao Racismo da Frente Nacional em Defesa dos Territórios Quilombolas           
22/03/2012

Cedefes
Após mais de 350 anos de opressão histórica contra a população negra, rural e urbana, o século XXI assiste a reedição de medidas sociopolíticas que patrocinam um verdadeiro etnocídio contra comunidades quilombolas brasileiras: tratam-se de assassinatos, ameaças de morte, descaso no cumprimento dos procedimentos administrativos e legais para demarcação e titulação dos territórios […].

Ministério da Justiça: Campanha alerta pais sobre importância da classificação indicativa
21
/03/2012
Geledes
Pais e educadores, atenção para esta campanha iniciada hoje pelo Ministério da Justiça sobre a importância da classificação indicativa dos programas de TV. Nossas crianças passam muito tempo assistindo televisão, é preciso, portanto, atenção ao que elas assistem. Estudos mostram que as crianças estão propensas a imitar o que assistem em filmes, desenhos, novelas e não distinguem ficção e realidade […].

Observatório em SP vai estudar dados específicos da população negra
21/03/2012
Geledes
Será lançado hoje (21) o Observatório da População Negra, uma iniciativa para criar um banco de dados com estatísticas e realizações dos afrodescendentes no Brasil. O núcleo de estudos do Estado de São Paulo vai identificar e elaborar dados estatísticos específicos sobre a população afrodescendente em comparação aos dados gerais do país. […].   

Hoje na História, 1969, Dia Internacional de Luta Contra o Racismo   
21/03/2012

Geledes
O dia 21 de março foi uma data instituída pela ONU em 1969 para defendemos a igualdade dos povos. Do ponto de vista histórico, a data surgiu logo depois do massacre ocorrido na cidade de Sharpeville na África do Sul quando a polícia do Apartheid matou 69 negros e feriu 180, no dia 21 de março de 1960. A data serve como alerta para aqueles que ingenuamente acreditam na superioridade de raças […].

Justiça encerra e arquiva inquérito contra Daniel Echaniz, do BBB 12 
21/03/2012
Geledes
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro encerrou nesta terça-feira (20) o inquérito policial contra o modelo Daniel Echaniz, de 31 anos, investigado por estupro de vulnerável no BBB12. Em nota, a Central Globo de Comunicação afirma que o Tribunal entendeu que, de acordo com o depoimento da estudante gaúcha Monique Amin, de 23 anos, não houve crime […].

Jovem é preso por racismo a Fabrice Muamba    
21/03/2012
Geledes
O caso do ataque cardíaco de Fabrice Muamba, jogador do Bolton, já foi até para as páginas policiais. Um jovem de 21 anos foi detido no País de Gales por proferir termos racistas ao jogador por meio do Twitter. Ele fez piadas sobre o assunto com uma linguagem forte. Quem acusou o jovem foi o ex-jogador Stan Collymore, que sofreu racismo este ano […].

Por demarcações de terras, quilombolas ocupam prédio do Incra          
21/03/2012
Cedefes
Quilombolas de 70 comunidades localizadas no Maranhão ocuparam nesta terça-feira (20) a superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em São Luís. Cerca de 250 quilombolas estão no local para pressionar a direção nacional do Incra a elaborar 54 relatórios antropológicos, documentos que definem perímetro das terras quilombolas necessários para homologar terras […]. 

Torcedores russos jogam uma banana em jogador congolês       
20
/03/2012
Geledes
O congolês Christopher Samba, zagueiro do Anzhi Makhachkala, foi alvo de ato racista no último domingo, quando uma banana foi lançada por torcedores durante uma partida do Campeonato Russo da equipe do Daguestão contra o Lokomotiv de Moscou, informou a imprensa local. Segundo os jornais, Samba se dirigia para os vestiários do estádio do Lokomotiv depois do apito final quando uma banana caiu junto dele […].

Violência e má qualidade de vida favorecem transtornos mentais, aponta pesquisa
20/03/2012
Geledes
A violência urbana e a falta de qualidade de vida favorecem o desenvolvimento de transtornos mentais na população, segundo a coordenadora do Núcleo Epidemiológico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Laura Helena Andrade. Para a pesquisadora, esses fatores são responsáveis pela prevalência de problemas como a ansiedade, depressão e uso de drogas em cerca de 30% dos paulistanos […].

Atores sul-africanos são vetados de filme sobre Mandela por baixa estatura  
20/03/2012

Geledes
Nelson Mandela já foi interpretado no cinema por astros da estatura de Morgan Freeman, Danny Glover ou Sidney Poitier, entre outros. Nenhum deles, porém, nasceu na África do Sul. Agora, o caso se repetiu com a escolha do britânico Idris Elba para o papel principal em uma nova cinebiografia do líder político, “Long walk to freedom”. Os atores locais, como era de se esperar, não gostaram nada da escolha […].

Decepção: Presidente da Libéria e Nobel da Paz defende lei contra gays         
20/03/2012
Geledes
A ganhadora do prêmio Nobel da Paz e presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, defendeu em entrevista ao jornal inglês “The Guardian” uma lei que criminaliza os atos homossexuais: “Nós gostamos de nós mesmos do jeito que somos”. Falando junto com Tony Blair, visivelmente desconfortável com os comentários, Sirleaf disse: “Nós temos certos valores tradicionais em nossa sociedade que gostaríamos de preservar” […].

Negros esquecidos: a herança maldita na literatura brasileira   
20/03/2012
Geledes
Em 2011 um comercial da Caixa Econômica Federal retratou o escritor Machado de Assis como um dos mais antigos correntistas da empresa em comemoração aos 150 anos da instituição. A peça trazia Machado, um afrodescendente, interpretado por um ator branco. Com uma chuva de críticas de entidades ligadas às questões raciais, a Caixa prontamente tirou o vídeo do ar com um pedido de desculpas […].

Incra discute Regularização Fundiária de Territórios Quilombolas        
20/03/2012
Cedefes
Discutir as próximas etapas para realizar a regularização fundiária e entrega de títulos de propriedade nos três territórios quilombolas no Ceará, reconhecidos pelo Incra em fevereiro deste ano. Esta é a proposta da visita a Fortaleza da coordenadora-geral do Programa de Regularização de Territórios Quilombolas do Incra Nacional (DFQ/Incra), Givânia Maria da Silva […].

Representantes de moradores de rua de todo o país se reúnem em Salvador
20/03/2012
Notícias da Bahia
Cerca de 300 representantes de moradores em situação de rua de todo o Brasil estão reunidos em Salvador. Eles vieram participar do I Congresso do Movimento Nacional de População de Rua (MNPR), que vai desta segunda-feira (19) a quarta-feira (21), no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Itapuã. Com características heterogêneas, o morador em situação de rua é um fenômeno essencialmente urbano […].

Trânsito na Ladeira da Montanha continua interditado nesta terça-feira          
20/03/2012
G1 – Bahia     

O acesso à Ladeira da Montanha, em Salvador, permanece interditado na manhã desta terça-feira (20). Este é o segundo dia consecutivo de proibição do fluxo de veículos na principal ligação entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. Um incêndio em um dos casarões, já em ruínas, motivou a interdição por medida de segurança e para permitir a atuação do Corpo de Bombeiros […]. 

Missa festeja 96 anos de Monsenhor Gaspar Sadoc em Salvador         
20/03/2012
G1 – Bahia
     
O ex-pároco da Igreja da Vitória, em Salvador, Monsenhor Gaspar Sadoc, completa 96 anos de idade nesta terça-feira (20). Para comemorar, será realizada uma missa às 10h30, no prédio do religioso, na Rua Crisipo de Aguiar, nº 10, no bairro da Vitória. A celebração será conduzida pelo cônego Edson Menezes, capelão da Igreja do Bonfim. A família diz que todos os fiéis e amigos podem participar da celebração […].

Polícia abre inquérito para apurar se rapper MV Bill agrediu irmã no Rio       
20/03/2012

G1 – Bahia     
A Polícia Civil do Rio informou, na manhã desta terça-feira (20), que abriu um inquérito para apurar uma denúncia de agressão envolvendo o rapper MV Bill. De acordo com o delegado da 32ª DP (Taquara), Renato Mariano, a irmã do rapper esteve na delegacia, na Zona Oeste do Rio, na manhã de segunda-feira (19), onde fez um registro de ocorrência por lesão corporal com violência doméstica […].

Gravação perdida de Malcom X é encontrada por estudante nos EUA
19/03/2012
Geledes
O estudante Malcolm Burnley, de 22 anos, descobriu uma gravação de áudio de um discurso de Malcolm X em uma das universidades mais antigas dos Estados Unidos. Trata-se do discurso que o ativista pelos direitos dos afro-estadunidenses pronunciou em 1961, com apenas 35 anos, na Brown University de Providence, em Rhode Island, para um público de estudantes, em sua maioria brancos […].

2015 – Marcha das Cem Mil Mulheres Negras em Brasília       
19/03/2012

Correio Nagô
Em homenagem às nossas ancestrais e em defesa da cidadania plena das mulheres negras brasileiras marcharemos porque: nós mulheres negras (pretas + pardas) somos cerca de 49 milhões espalhadas por todo o Brasil; o racismo , o machismo, a pobreza, com a desigualdade social e econômica, tem prejudicado nossa vida, rebaixando a nossa autoestima coletiva e nossa própria sobrevivência […].        

Milton Nascimento: “O clube era um retrato do Brasil” 
19/03/2012

Revista Áfricas        
Lembrando casos que envolveram a produção do disco antológico, Bituca está envolto não só com as comemorações das quatro décadas do Clube da Esquina, como também dos 45 anos de Travessia. “Não sei como a gente vai fazer, mas com certeza temos que trabalhar nesses dois projetos. No caso de Travessia, vamos fazer shows não só no Brasil, como na Europa, América Latina a partir de abril”, anuncia […].

Novo Código Florestal pode ser votado nessa semana    
19/03/2012

Revista Áfricas        
Líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia, negocia com ruralistas a votação do substitutivo do Senado. O novo Código Florestal pode ser votado em sessão extraordinária do Plenário essa semana, enquanto o líder do governo na Câmara, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), negocia com os ruralistas a votação do substitutivo do Senado […].

Remédio para doenças cardíacas pode ser a cura para o racismo
16
/03/2012
Geledes
Droga comum para tratamento de dores no peito também diminui atitudes racistas “implícitas”, segundo pesquisa. Testes realizados por cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, revelam que um medicamento usado no tratamento para doenças cardíacas pode ter uma segunda finalidade: a cura para o racismo! Pessoas que usaram a droga tiveram efeitos morais que terão estudos aprofundados […].

TPI declara culpado congolês Lubanga por recrutar crianças-soldado   
16/03/2012
Geledes         
O Tribunal Penal Internacional (TPI) declarou culpado o ex-líder rebelde congolês Thomas Lubanga por recrutar crianças-soldado entre 2002 e 2003 na República Democrática do Congo. “A Promotoria demonstrou que o acusado Thomas Lubanga é culpado pelo alistamento de menores de 15 anos em conflito armado”, concluíram os juízes na primeira sentença emitida por esta corte desde sua criação em 2002 […].

Back2Black confirma Gilberto Gil e Luiz Melodia na edição londrina   
16/03/2012
Geledes
A primeira edição do festival Back2Black em Londres terá shows de Gilberto Gil, Luiz Melodia, Emicida, Flavio Renegado, Marcelo D2, Mart′nalia, Virginia Rodrigues e os grupos Tono e Filhos de Ghandi. Depois de três edições no Rio, o festival faz parte da programação paralela das Olimpíadas de Londres, ocupando nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho um prédio de 1850 em Old Billingsgate […].

Prefeitura do Rio regulariza atividade das cozinheiras da Feira das Yabás
16/03/2012
Geledes
As cozinheiras da Feira das Yabás, em Madureira, Zona Norte do estado, que há décadas encantam a região com suas receitas africanas, receberam das mãos do prefeito Eduardo Paes os alvarás de liberação do exercício da profissão. Criado há dois anos, o Cadastro Único de Comércio Ambulante já beneficiou 35 mil comerciantes, que deixaram de atuar na informalidade […].

Secretaria da Justiça de SP apura se houve racismo em show de humor
16/03/2012
G1
A Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo apura se houve crime de racismo durante o show de humor “Proibidão”, na segunda-feira (12), em São Paulo. No evento, o músico Raphael Lopes, chamou a polícia após uma piada relacionada a macacos ter sido direcionada a ele pelo humorista Felipe Hamachi. Lopes tocava na primeira edição do “Proibidão”, evento que prega o “humor sem limites” […].

Governo define procedimentos para identificação de área quilombola   
16/03/2012
Cedefes
         
O cumprimento ao Termo de Cooperação Técnica que prevê a realização de estudo para identificação e titulação do território ocupado originalmente pela comunidade remanescente de quilombo Cachoeira Porteira, no Pará, foi discutido por representantes de instituições e entidades em reuniões na terça-feira (13) e na quarta (14), na sede do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp) […].

Depois de anos lutando vítima de racismo receberá indenização
15/03/2012
Geledes
Depois de anos lutando, um zelador de 47 anos garantiu na Justiça o direito de ser indenizado pelo crime de dano moral. Por ser negro, sofria constantes constrangimentos causados por um dos moradores do edifício onde trabalha. No dia 2 de agosto de 2007 o réu chegou a deixar uma casca de banana em cima da mesa da vítima. O mesmo homem ainda o xingava com frequência, chegou a agredi-lo e escrevia ofensas nas paredes […].

Idris Elba vai ser Nelson Mandela em cinebiografia       
15/03/2012
Geledes         
O ator Idris Elba e a atriz Naomie Harris vão entrar no filme «Long Walk to Freedom», uma biografia sobre Nelson Mandela. Elba vai ser o protagonista, interpretando Nelson Mandela, o lendário ex-líder rebelde e ex-presidente sul-africano. Naomi Harris vai ser Winnie Mandela, a mulher da icônica figura da África Negra […].

Show com piada racista termina em confusão na zona sul de SP
15/03/2012
Geledes
Acabou em confusão a primeira edição do “Proibidão”, show de stand-up no qual comediantes fazem piadas preconceituosas contra negros, gays, deficientes e mulheres. Um músico da banda que fazia as vinhetas entre as apresentações se sentiu ofendido por uma piada contada pelo humorista Felipe Hamachi. Negro, o tecladista chamou a Polícia Militar que não registrou a ocorrência […].

Em São Paulo, construção de barragem ameaça quilombos
15/03/2012
Cedefes
Na região do Vale do Ribeira, interior de São Paulo, ao menos dez comunidades quilombolas estão ameaçadas pela construção de quatro barragens no Rio Ribeira do Iguape. O projeto de construção das Usinas Hidrelétricas de Batatal, Funil, Itaóca e Tijuco Alto vem do final da década de 1980 e, desde então, os quilombolas, juntamente com caiçaras, indígenas e ribeirinhos, lutam para impedir a realização das obras […].

Parceria entre Seppir e SEIR-Maranhão garante direito à terra para 12 comunidades quilombolas  
15/03/2012
Revista Áfricas
        
A secretária da Igualdade Racial do Maranhão, Claudett Ribeiro, apresentou à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) os resultados da ação do órgão estadual em 2011. De acordo com a secretária, o assessoramento às reivindicações quilombolas resultou em ações articuladas com várias secretarias do Estado, e na entrega das certidões de posse de terra a 12 comunidades quilombolas […].

Magary será anfitrião na festa de aniversário de Salvador               
15/03/02012
Bahia Notícias  
Revelação da música baiana com seu estilo musical conhecido como black semba, o cantor Magary Lord comandará o show de comemoração do aniversário de 463 anos de Salvador no dia 1º de abril, no Farol da Barra. No anúncio realizado nesta segunda-feira, 5, no Palácio Thomé de Souza, Magary comentou que o show do aniversário da cidade será uma retribuição ao público pela aceitação do seu trabalho […]. 

PR – Policiais torturam jovem negro com choques nos genitais e na língua; OAB denuncia barbárie  
14
/03/2012
ABPN

Jovem de 19 anos foi submetido a choques no peito, nos genitais, na língua e teve um saco colocado na cabeça para não respirar. “Vamos levar ele para a desova”, teria dito um dos homens. Ismael começou a rezar. Comando admite culpa e afasta dois suspeitos. Desde que foi liberado da delegacia, na madrugada de domingo, o servente de pedreiro Ismael Ferreira da Conceição se limita a andar do quarto para a sala. […]. 

Fórum Estadual de Cultura consolida sua articulação na Bahia  
14/03/2012

Correio Nagô
A III reunião do Fórum Estadual de Cultura veio pra ficar. Cerca de 70 militantes e artistas de 15 cidades de diferentes territórios de identidade e manifestações culturais, estiveram reunidos em Rio de Contas para debater o regimento e a organização do Fórum. Criado após a IV Conferência Estadual de Cultura, ele tem o objetivo de articular a sociedade para a implementação de políticas de cultura na Bahia […].

Instrumentista Mario Ulloa ganha Título de Cidadão de Salvador         
14/03/2012

Correio Nagô
A vereadora Olívia Santana, através da Câmara Municipal da Cidade de Salvador (CMS), realiza solenidade de outorga de Título de Cidadão Soteropolitano ao violonista costa-riquenho Mario Enrique Ulloa Peñaranda. Residindo há mais de vinte anos na Bahia, o homenageado é doutor em Música, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e dono de técnica rebuscada em seu trabalho musical […].

1ª juíza negra do país é exemplo – Luislinda Valois
14/03/2012
Revista Áfricas        
Uma mulher negra e pobre, juíza Luislinda Valois, que teve a infância marcada pelo preconceito, sempre acreditou que a educação pudesse transformar sua vida. Em reportagem especial o Jornal da Band mostra a volta por cima da filha de lavadeira e motorneiro de bonde do subúrbio baiano que chegou a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia […].

Presidenta afirma – promoção da igualdade de gênero, racial e regional deve ser uma obsessão no Brasil  
14/03/2012
Revista Áfricas
        
Declaração foi feita durante solenidade de entrega do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, através do qual o Senado homenageia mulheres destacadas na defesa dos direitos femininos e nas questões de gênero. Homenagem a Dilma dá tom histórico à 11a edição do prêmio. “Temos que lutar pela igualdade racial junto com a igualdade de gênero”, afirmou a presidenta ao agradecer pelo título Mulher-Cidadã Bertha Lutz 2012 […].

Graça Machel fala aos jovens        
14/03/2012

Revista Áfricas        
A ex-ministra da Educação de Moçambique e ativista social, Graça Machel, disse em Maputo que falta aos jovens um “vínculo emocional à pátria”, recordando que foi o patriotismo que evitou o colapso do Estado após a independência. Ela defendeu a importância de Moçambique firmar um “pacto social”, quando falava numa palestra sobre os 35 anos do apelo do falecido presidente moçambicano Samora Machel […].

Vídeo de ONG para combater guerrilheiro de Uganda irrita africanos  
14/03/2012

Revista Áfricas        
‘Kony 2012’ já foi visto por 76 milhões de pessoas desde o começo do mês.
ONG sugere uso de força contra Kony. O vídeo de quase 30 minutos mostra a formação da organização não-governamental ‘Invisble Children’ (Crianças Invisíveis) e sua estratégia de ação para eliminar o LRA: tornar Kony, procurado pelo Tribunal Penal Internacional, pressionando o governo americano a enviar tropas para Uganda […].

‘Há relação entre negros e pobreza’, diz Nkosinati Biko
14/03/2012
Geledes
         
Apesar do apartheid ter acabado, a desigualdade racial ainda impera na África do Sul. É o que afirma o escritor Nkosinati Biko, 41 anos, filho do ativista antiapartheid Steve Biko, morto em 1977. Em visita a Salvador, Biko conversou com a reportagem de A TARDE, na sede do instituto que leva o nome de seu pai, localizada no Pelourinho. Confira a entrevista […].

São Luis – Estudante relata o racismo sofrido por causa do cabelo        
13/03/2012
Geledes

Uma estudante de dezenove anos denuncia que foi vítima de preconceito racial na entrada da escola em que estuda, no bairro da Liberdade, em São Luiz. A Secretaria de Estado da Educação informou que já tomou conhecimento do caso, irá averiguar a denúncia e tomar as providências cabíveis […].

Albinos africanos lutam contra o tráfico de órgãos, o preconceito e as crenças tribais
13/03/2012
Geledes

Na África, é forte a crença de que portadores de albinismo são presságio de muita sorte ou grande azar. Na Tanzânia, desde 2007, pelo menos 59 pessoas foram assassinadas por traficantes de órgãos. “As crenças existem. De que o albino não morre, desaparece. E de que o sangue ou o cabelo do albino pode ajudar a acumular riquezas”, disse Ana Gabriela Eugênio, presidenta de associação moçambicana que lida com o tema […].

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU sobre drogas       
13/03/2012
Geledes

Uma jovem tímida, de sorriso largo, que vive em uma das regiões mais vulneráveis do Distrito Federal (DF), vai representar o Brasil na 55ª Comissão sobre Narcóticos e Drogas das Nações Unidas, em Viena, na Áustria. Ruth Itunu Adewonuola, de 18 anos, moradora da Ceilândia, foi escolhida como um dos sete embaixadores da juventude da Organização das Nações Unidas (ONU) […].

Salvador recebe exposição da maior coleção de arte africana do mundo    
13/03/2012
ABPN

A partir do dia 19 de março, o público poderá visitar a mostra com recortes da maior coleção de arte africana do mundo, que ficará exposta no Museu de Arte Moderna da Bahia. A exposição itinerante ‘Transit’ reúne mais de 100 obras entre pinturas, vídeos, fotografias, esculturas, vestimentas e instalações. A coleção pertence à Fundação Sindika Dokolo, de Angola, e até 2014 passará por diversas partes do Brasil […]. 

Lideranças do Nordeste Brasileiro se reúnem em Salvador para curso de formação
13/03/2012
Correio Nagô
Começa hoje e segue até 24 de março, o curso de formação do Programa de Equidade Racial no Nordeste Brasileiro, desenvolvido em conjunto pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), o Instituto Cultural Steve Biko e o Instituto Mídia Étnica/Correio Nagô. Visando contribuir para mudanças estruturais na Região Nordeste, o programa tem como foco o combate ao racismo e às desigualdades de gênero […].

Comissão de D. Humanos de Minas visita Quilombo Pimentel 
13/03/2012
Afropress
A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas fará nesta quinta-feira (15/03), às 14h, uma visita técnica ao Quilombo Pimentel, na região metropolitana de Belo Horizonte, para ouvir os moradores ameaçados pelo fazendeiro Lucas Geraldo da Silva, o Luquinha, acusado de pretender expulsá-los da área para ficar com as terras […].

Joseph Kony será capturado vivo ou morto, anuncia ministro da Uganda
12/03/2012
Geledes
Um dos maiores criminosos da Uganda e do mundo, Joseph Kony, será capturado vivo ou morto, disse o governo de Uganda nesta sexta-feira (9/3). O pronunciamento ocorreu depois que um vídeo rodou a internet mostrando as atrocidades do grupo Lord’s Resistance Army (LRA), criado por Kony. O LRA é um exército famoso por sequestrar meninas para serem usadas como escravas sexuais e meninos como soldados […].

Escola infantil é novamente pichada por neonazistas em SP       
12/03/2012

Geledes
Funcionários, pais e alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Guia Lopes foram surpreendidos no início deste mês por novas pichações de cunho racista e neonazista. A escola, localizada no bairro do Limão, na zona norte da cidade de São Paulo, já havia sido vítima de pichações no final do ano passado. No mesmo dia 3, a escola realizou uma roda de conversa com temática do racismo e da diversidade […].

Governo recua na proposta de igualar salário de mulheres ao de homens    
12/03/2012
Geledes

Recurso apresentado pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), fará com o projeto de lei que estabelece multa para empresas que pagam às mulheres salários menores do que aos homens pela mesma atividade seja reexaminado pela Comissão de Assunto Econômicos (CAE). Aprovado em caráter terminativo na Comissão de Direitos Humanos (CDH), o projeto seguiria para sanção da presidente Dilma Rousseff […].

Pelourinho vai receber R$ 16 milhões para recuperação de imóveis antigos    
12/03/2012
Geledes

O anúncio dos primeiros investimentos do Fundo Nacional de Cultura para 2012 foi feito nesta quinta-feira (8) pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e pelo secretário-executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz. O Centro Histórico de Salvador será contemplado com cerca de R$ 16 milhões do Fundo Nacional de Cultura (FNC), para a recuperação de imóveis do Pelourinho. […].

Teste de preconceito nas redes sociais    
12/03/2012

Instituto Feira Preta 
O preconceito está muito mais presente em nosso cotidiano do que imaginamos. O simples ato de aceitar ou recusar um convite de amizade nas redes sociais já pode dizer muita coisa sobre isso, como demonstrou o teste realizado pelo Museu Memória e Tolerância, uma instituição mexicana que tem o objetivo de ensinar a tolerância por meio da memória histórica […].

Quilombolas se reúnem em Brasília para I Seminário de Ater Quilombola       
12/03/2012
Cedefes
Cerca de 50 lideranças quilombolas nacionais, além de técnicos das empresas estaduais de assistência técnica rural, participarão do 1° Seminário Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para Quilombolas, que será promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entre os dias 12 e 14 de março. O evento integra a agenda de mobilização para a 1ª CNATER […].

MPF/MA: assegurados direitos de quilombolas na duplicação da Estrada de Ferro Carajás
12/03/2012
Cedefes
Representantes da Vale e das comunidades quilombolas firmaram um acordo judicial quanto à continuidade das obras de duplicação da Estrada de Ferro Carajás, nos trechos entre Santa Rita e Itapecuru Mirim. Em audiência conciliatória realizada nesta quinta-feira (8 de março), houve um acordo judicial quanto à continuidade das obras de duplicação, garantindo direitos para moradores das áreas que serão atingidas […]. 

Governo inclui sementes crioulas no Programa Brasil Sem Miséria 
07/03/2012
Revista Áfricas 
O governo irá comprar as sementes crioulas produzidas por pequenos agricultores para distribuir para famílias que vivem em situação de extrema pobreza. Sementes crioulas são aquelas cultivadas e melhoradas pelo próprio agricultor. Elas atravessam gerações passando somente pelas mãos de agricultores familiares. Geralmente, as sementes crioulas são armazenadas em bancos comunitários dos povoados […].

Cármen Lúcia: primeira mulher a presidir o TSE
07/03/2012
Revista Áfricas        
A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Cármen Lúcia pode ser eleita a primeira mulher a presidir a corte – instância máxima da Justiça Eleitoral – ainda nesta terça-feira. Ela será a sucessora de Ricardo Lewandowski e terá a missão de comandar as eleições municipais deste ano. Atualmente, Cármen Lúcia é vice-presidente do tribunal e também ocupa uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF) […]. 

Telecentro Quilombola na comunidade quilombola Palmeirinha em Pedras Maria da Cruz no Norte de MG
07/03/2012
Cedefes
A comunidade de Remanescentes Quilombolas de Palmeirinha, no Município de Pedras de Maria da Cruz (MG), se prepara para a inauguração do telecentro Quilombola, atendendo aos moradores na Inclusão Digital dos Jovens Agricultores e familiares da Comunidade. Não dispondo de prédio para instalação do espaço a comunidade realiza ação de arrecadação de materiais de construção a fim de efetivar o espaço […]. 

Tradicional marcha das mulheres comemora o 8 de Março em Salvador
07/03/2012
Geledes
A luta por igualdade de oportunidades, por mais representantes nos espaços de poder e pelo fim de toda forma de violência de gênero serão os principais temas da tradicional Marcha das Mulheres, que é realizada todos os anos no Dia Internacional da Mulher, no Centro de Salvador. Em 2012 não será diferente e a concentração está marcada para quinta-feira (8/3), ás 16h, no Campo Grande […].

Senado aprova projeto que prevê multa para discriminação salarial contra mulheres
07/03/2012
Revista Áfricas        
A prática de algumas empresas de pagar menos para mulheres do que para homens que exercem a mesma função está perto de ser punida legalmente. Projeto de lei aprovado em caráter terminativo, na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, determina que empregadores que discriminarem as mulheres por meio da remuneração, serão sujeitos à multa de até cinco vezes a diferença salarial do período do contrato […]. 

Prefeita de São Francisco do Conde será homenageada nos Estados Unidos
07/03/2012
Notícias da Bahia
Nos dias 08 e 09 de março, a prefeita Rilza Valentim receberá o prêmio “Mulheres em Destaque” durante o “Fórum Social de Mulheres Imigrantes Brasileiras inPower”, que será realizado em Conecticut – EUA. No evento, a desembargadora Luislinda Valois também será homenageada. O prêmio é oferecido pela Associação Áustro Brasileira e Afro-Brasileira para o Desenvolvimento da Integração Cultural, Social e Educacional (ABRASA), sediada em Viena e no Brasil […].

Negros do regime de Kadafi torturados em jaulas         
06/03/2012
Geledes
Um vídeo divulgado recentemente no Youtube mostra um grupo de mercenários africanos, alegadamente ligados ao regime de Muammur Kadafi, presos em jaulas e torturados por rebeldes líbios. As imagens mostram o grupo de homens negros a serem torturados e humilhados por rebeldes líbios que os obrigam a comer a bandeira líbia. Os capturados são suspeitos de terem sido contratados para lutar em prol de Kadafi […]. 

Vitima de racismo, Wallace do Sada Cruzeiro desabafa: ‘Isso é gente que não tem família’
06/03/2012
Geledes
A derrota do Cruzeiro para o Minas, de virada, por 3 sets a 2, não é o que vai incomodar o oposto Wallace. O jogador, um dos destaques do time celeste nesta temporada da Superliga de Vôlei, está frustrado por conta de uma situação ainda no segundo set. Segundo ele, das arquibancadas do lado do Minas, uma torcedora o chamou, repetidas vezes, de “macaco”. Wallace ressaltou que ofensa o teria desestabilizado […]. 

“Entre ser ator e lutador, eu prefiro continuar como lutador “, diz Anderson Silva em coletiva do documentário “Como Água”
06/03/2012
Geledes
O lutador Anderson Silva lançou em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (5) o documentário Como Água, que conta parte de sua carreira antes da luta contra Chael Sonnen. Com uma carreira crescente no mundo do cinema, Anderson Silva foi questionado sobre qual é a sua real profissão: Entre ser ator e lutador, eu prefiro continuar como lutador. É mais fácil […]. 

A força do feminino negro em “Deusa do Ébano: Rainha do Ilê Aiyê”
06/03/2012
Geledes
Dirigido por Carolina Moraes-Liu, o documentário Deusa do Ébano: Rainha do Ilê Aiyê registra a participação de Joseane, Talita e Aurelina no concurso da beleza negra, promovido pelo Bloco Ilê Aiyê, considerado “o mais belo dos belos”. São vozes femininas que contextualizam a importância desse evento para a cidade, e para as mulheres negras […].

Cerveja Devassa terá que alterar propaganda considerada de teor racista
06/03/2012
Correio Nagô
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) determinou o responsável pela produção da Devassa altere o polêmico anúncio da cerveja Devassa Negra. Segundo o órgão, a propaganda continha associações de teor racista e sexista.  A decisão foi comunicada na última quarta-feira (29) à Seppir, em resposta ao processo encaminhado pelo órgão ao Conar e ao Ministério Público […]. 

Especialistas em segurança alimentar de Zâmbia, Cuba e São Tomé e Príncipe vêem semelhanças com o Brasil
06/03/2012
ABPN
Especialistas que participam do Curso de Formação em Políticas Públicas para Igualdade de Gênero com Ênfase em Políticas para as Mulheres Rurais e Segurança Alimentar, promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), puderam observar semelhanças e diferenças na forma de manejo e cultivo na agricultura familiar no Brasil durante visita de campo […].  

Raça e gênero influenciam avaliação sobre a liderança
06/03/2012
ABPN
Líderes mulheres que atuam de forma dominante enfrentam reações diferentes de homens que apresentam o mesmo tipo de comportamento. Segundo uma pesquisa de universidades americanas, porém, essas relações também são influenciadas pela raça. Negras em posições de comando não despertam a mesma reação negativa que as brancas. Mas, sofrem “punições” parecidas com as enfrentadas por homens negros […]. 

Documentário sobre Clementina de Jesus é exibido gratuitamente na Bahia
06/03/2012
ABPN
Negra, pobre, dona de casa, empregada doméstica e uma das figuras mais exuberantes da música popular brasileira, Clementina de Jesus, nascida em 1901 na cidade do Rio de Janeiro será homenageada nesta terça-feira (6) com documentário. Na obra estão depoimentos de famosos como Martinho da Vila, Lecy Brandão e Paulinho da Viola. A exibição acontecerá no Cineteatro Solar Boa Vista, em Brotas, Salvador […]. 

Ministra discute parceria com EBC para projetos de valorização da cultura afro-brasileira
06/03/2012
Revista Áfricas
A Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, recebeu hoje (05), em seu Gabinete, o Diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve Dias. Na audiência, foram discutidas possibilidades de parcerias entre os dois órgãos para difusão de projetos e iniciativas focadas no respeito à diversidade étnico-racial e na promoção da cultura afro-brasileira[…].

Três enviados de Obama visitam o Brasil em menos de uma semana
05/03/2012
Geledes
Três enviados do governo dos Estados Unidos passarão pelo Brasil para mostrar que o país é um importante parceiro. A subsecretária norte-americana interina de Estado para Controle de Armas e Segurança Internacional, Rose E. Gottemoeller, o secretário assistente de Estado para o Escritório de Segurança Internacional e Não Proliferação, e Thomas M. Countryman participarão de reuniões com autoridades brasileiras […].

Ex-colônias africanas são esperança de Portugal em crise          
05/03/2012
Geledes
Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde são apenas algumas das ex-colônias de Portugal que poderão contribuir para o término da crise no país europeu. Empresários apostam no mercado dos falantes da língua portuguesa. Os países africanos de língua portuguesa e o Brasil podem ajudar Portugal a sair da crise. Pelo menos é o que acreditam os empresários dos referidos países, entrevistados pela DW em Lisboa […].

Anemia Falciforme: Uma doença, uma polêmica e qual a saída? 
05
/03/2012
Amigão 10
Estudos antropológicos sugerem que o traço falciforme (AS) tenha surgido há milhares de anos nas regiões em que a malária apresentou endemia – África Central e Ocidental, região mediterrânea e Península Arábica e Índia.  O Traço Falciforme está associado ao evento de seleção natural que “protegeria” parcialmente contra a malária. Com isso a hemoglobina AS não está restrita somente a população […].

Os 7 mandamentos da tolerância religiosa            
05/03/2012
Geledes
A velha máxima “futebol e religião não se discutem” deveria pautar qualquer conversa, seja em família, entre amigos e colegas de trabalho. Avós e manuais de comportamento desde sempre ensinam isso. Especialistas reforçam que proselitismo fora da comunidade religiosa é deselegante, chato, inconveniente e pode até caracterizar crime. Saiba como evitar situações desagradáveis quando o tema é a religiosidade […].

Quissamã – assina decreto concedendo cotas de 30% para NEGROS  
02/03/2012
Geledes
O município de Quissamã e a Ong Educação para Afrodescendentes e Carentes (Educafro) realizarão pela primeira vez um Encontro sobre políticas públicas de inclusão social e pluri-étnica. Com o tema “Aprofundando e Celebrando as Ações Afirmativas: 1º Encontro de Quissamã”, o evento acontecerá nos dias 3 e 4 de março e contará com a presença de estudiosos do assunto, membros da Educafro Rio de Janeiro e São Paulo, além do presidente da mesma, Frei David, e de autoridades municipais […].

Combate à desigualdade exige mudanças estruturais
02/03/2012
Geledes
O governo anunciou o corte de 55 bilhões de reais do orçamento que havia sido aprovado pelo Congresso algumas semanas antes. Segundo o que a grande imprensa noticiou muitos cortes se referem a emendas parlamentares, que se destinam a municípios, mas também a verbas de saúde, educação… Por outro lado, na época da aprovação do orçamento, foi renovada a medida que autoriza a Presidência a destinar a seu juízo, nada menos do que 20% de todo orçamento da União […].

Sai resultado do Concurso Camélia da Liberdade 2011
02/03/2012
ABPN
Com 372 instituições de Ensino Médio e Fundamental, dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo inscritas no Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2011, o CEAP anuncia os classificados em 1º, 2º e 3º lugares, e a relação de estudantes que tiveram suas redações selecionadas para publicação no livro ‘Luiza Mahin, lições de liberdade’, que será lançado neste mês de março […].

Igualdade racial é tema de videoconferência entre gestores do Fipir      
02/03/2012
Revista Áfricas
        
Gestores de 18 estados, integrantes do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (Fipir), discutiram no último dia 28, através de videoconferência, demandas prioritárias que nortearão o Governo Federal na implementação de políticas públicas de promoção da igualdade racial. O debate permitiu a avaliação e identificação de possibilidades de parcerias e convênios […].

Comunidades tradicionais são foco de parceria entre Seppir e Defensoria Pública da União
0
1/03/2012
Geledes
Promover o atendimento jurídico adequado às comunidades tradicionais por meio da capacitação de agentes do sistema judiciário é o foco da parceria entre a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e a Defensoria Pública da União (DPU). A ação integrará um acordo de cooperação previsto para ser assinado em 21 de março, devido ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial […].

Concessão de vistos para haitianos no Brasil só atendeu 30% da cota
01/03/2012
Geledes
Em um mês, desde que vigora a resolução do Conselho Nacional de Imigração (CNIg) sobre vistos para haitianos, é grande a procura pelo Brasil, mas a burocracia é empecilho. Neste primeiro mês, a Embaixada do Brasil no Haiti concedeu apenas 30% da cota. A Resolução nº 97/2012 passou a vigorar em 18 de janeiro. Até a última quinta-feira (23/2), segundo a missão brasileira no Haiti, foram emitidos 30 vistos […].

Fundação BB faz formatura de quilombolas no Jalapão
01/03/2012
Surgiu.com
A Fundação Banco do Brasil, em parceria com o Instituto Cooperar, realiza neste sábado, dia 03 de março, a formatura de 63 alunos do “Projeto BB Educar”, que alfabetiza jovens e adultos das comunidades quilombolas do Jalapão, em Mateiros e São Félix do Tocantins. Durante oito meses o projeto financiou material escolar, uniformes, lanche e ajuda de custo para as professoras da comunidade, que são voluntárias […].

Resistência negra é lembrada em ato simbólico no Rio Joanes  
01/03/2012
JusBrasil
Na tarde da última terça-feira (28), às margens do Rio Joanes, foram jogadas rosas vermelhas em lembrança a resistência negra em Lauro de Freitas. O Levante do Rio Joanes, quando cerca de 70 negros foram mortos por lutarem pela liberdade, em 1814, completa 198 anos. A cerimônia é realizada anualmente desde 2005, quando a data foi resgatada pela gestão municipal, por meio de pesquisa com historiadores […].