A cultura afro-brasileira nas mídias

Veja, abaixo, resumos de algumas das principais notícias veiculadas na imprensa nacional e internacional sobre a cultura afro-brasileira. Para acessar o conteúdo completo, basta clicar nos links dos títulos.   

  

 

Marcha do Axé reúne manisfestantes contra preconceito religioso
Geledés
30/04/2012
São Paulo – Praticantes e adeptos das religiões afro-brasileiras participaram ontem (28) de uma manifestação contra a intolerância e o preconceito religioso no Parque Ibirapuera, na capital paulista. Também uniram-se à chamada Marcha do Axé, pessoas ligadas aos grupos de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transgêneros (GLBTT) e organizações não governamental (ONG) contra o racismo. A Polícia Militar estima que cerca de 2 mil pessoas participaram da marcha. […]. 

Elio Gaspari: As cotas desmentiram as urucubacas
Geledés
30/04/2012
Quem acompanhasse os debates na Câmara dos Deputados em 1884 poderia ouvir a leitura de uma moção de fazendeiros do Rio de Janeiro: “Ninguém no Brasil sustenta a escravidão pela escravidão, mas não há um só brasileiro que não se oponha aos perigos da desorganização do atual sistema de trabalho.”Livres os negros, as cidades seriam invadidas por “turbas ignaras”, “gente refratária ao trabalho e à vida de ociosidade”. A produção seria destruída e a segurança das famílias estaria ameaçada. […].

A Flecha de Zumbi Chegou ao Supremo Tribunal Federal
Correio Nagô
30/04/2012
O ano de 2012 será um divisor de águas nos debates sobre as relações raciais no Brasil. A recente decisão do Supremo Tribunal Federal em considerar constitucional, por unanimidade, a adoção de reservas de vagas por critérios raciais, nos vestibulares das universidades públicas brasileiras destrói todo e quaisquer resquícios do mito da democracia racial que outrora norteou a sociedade brasileira e que de há muito o movimento social negro já havia sepultado. […]. 

Por que o Brasil precisa das cotas
Correio Nagô
30/04/2012
A importância histórica de certos fatos não é compreendida de imediato pelos que os testemunham. A decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF), que ontem derrotou, por onze votos a zero, a tentativa de anular as cotas para negros nas universidades é, provavelmente, um deles – por pelo menos dois motivos.Primeiro, a rapidez com que foram superadas as visões mais preconceituosas sobre o tema. Há cerca de cinco anos, quando as políticas de reserva de vagas começaram a ser adotadas […]. 

Mestrado em Letras da UFOP promove discussão sobre a língua portuguesa em comunidade quilombola
Cedefes
30/04/2012
O Programa de Pós-graduação em Letras da UFOP, em conjunto com o Grupo de Pesquisa em Dialetologia e Sociogeolinguística (GPDS) e o Grupo de Estudos em Linguagens, Culturas e Identidades (GELCI), realizam palestra no dia 07 de maio, segunda-feira, às 14h, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), em Mariana, com a participação da pesquisadora e professora Maria do Socorro Vieira Coelho (UFMG/UniMontes). A discussão proposta é sobre os “Aspectos Linguísticos do […]. 

STF decide, por unanimidade, pela constitucionalidade das cotas raciais
Geledés
27/04/2012
Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) validou nesta quinta-feira (26) a adoção de políticas de reserva de vagas para garantir o acesso de negros e índios a instituições de ensino superior em todo o país. O tribunal decidiu que as políticas de cotas raciais nas universidades estão de acordo com a Constituição e são necessárias para corrigir o histórico de discriminação racial no Brasil. […]. 

Geledés parabeniza ao STF e ao Brasil
Revista Áfricas
27/04/2012
Embora ainda haja muito a fazer no sentido das políticas afirmativas, o STF tomou uma decisão histórica ao considerar constitucionais as cotas para negros nas universidades. Decisão por unânimidade que derrota os velhos pensamentos e práticas oligárquicas, nos levando a acreditar que é possível uma mudança para melhor em nossa sociedade, que é possível construir uma sociedade mais igualitária para nossos filhos.Parabéns a todas as entidades e indivíduos que lutaram para que essa decisão fosse tomada. […]. 

Vitória do Movimento Negro: Alexandre Pires é convocado a prestar esclarecimentos ao MP sobre vídeo acusado de conteúdo racista e sexista
Correio Nagô
27/04/2012
Decisão do MP atendeu a solicitação de providências da Ouvidoria da Seppir, que acatou denúncias de diversas entidades sobre o vídeo que compara pessoas negras a macacos. O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento administrativo na Procuradoria da República, em Uberlândia, Minas Gerais, para que o cantor Alexandre Pires preste esclarecimentos sobre o vídeo Kong, denunciado por exibir conteúdo racista e sexista. A convocação do artista foi motivada por solicitação de […]. 

Sou negro e trabalhador: quero justiça e paz – Tema da CUT-Bahia neste 1° de maio
Correio Nagô
27/04/2012
Em 2012, a CUT-BA e o Ilê Aiyê, em parceria inédita, celebram o 1° de maio, Dia do Trabalhador, com o tema Sou negro e trabalhador: quero justiça e paz. O bairro da Liberdade, conhecido pela concentração de negros e por sua ligação com o movimento de combate ao racismo, será palco principal das comemorações que incluem atividades de cunho social e um ato-show na Praça do Plano Inclinado, com apresentações do Ilê Aiyê e outras atrações. A CUT-BA também realizará atividades no interior do estado, […]. 

STF diz que cotas raciais são legais
Andi
27/04/2012
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que as cotas raciais em universidades são constitucionais. Os ministros julgaram ação do DEM contra o sistema que a Universidade de Brasília adotou em 2004, que reserva 20% das vagas a quem se declara negro ou pardo. A decisão é válida para qualquer universidade. Para o STF, as cotas são constitucionais, pois os negros não tiveram historicamente as mesmas oportunidades de ensino. A política, porém, deve ter prazo definido e durar o suficiente […]. 

Por unanimidade, cotas raciais em universidades passam no STF
Revista Áfricas
27/04/2012
Brasília – Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram hoje (26), por unanimidade, que a reserva de vagas em universidades públicas com base no sistema de cotas raciais é constitucional. Durante dois dias de julgamento, os ministros analisaram a ação ajuizada pelo partido Democratas (DEM), em 2009, contra esse sistema na Universidade de Brasília (UnB). […]. 

Spike Lee vai ao STF entrevistar o ministro Joaquim Barbosa
Revista Áfricas
27/04/2012
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa recebeu nesta quinta-feira (26) a visita do cineasta americano Spike Lee, que está no Brasil organizando a produção do documentário Go Brazil Go! sobre como o país se desenvolveu nos últimos anos.A visita aconteceu pouco antes da retomada do julgamento sobre cotas raciais no STF, tema que também é de interesse do cineasta.Ontem, Spike Lee encontrou a presidenta Dilma Rousseff e disse que ficou impressionado com ela. […].

Cotas e Prouni: em julgamento
Geledés
25/04/2012
O Supremo Tribunal Federal julgará nesta quarta-feira (25) a inconstitucionalidade das cotas em universidades e o Programa Universidade Para Todos (Prouni), ambos processos movidos pelo DEM. Notamos nos últimos anos que o Supremo Tribunal Federal está julgando processos históricos que envolvem toda a sociedade. Há pouco tempo foi a reserva indígena Raposo do Sol, no interior do Estado de Roraima, onde com o passar do tempo os índios dessa localidade perderiam todas as suas referências […]. 

Porto Alegre terá Centro de Referência do Povo Negro a partir de maio
Geledés
25/04/2012
A partir de 13 de maio, Dia Nacional de Combate ao Racismo, Porto Alegre contará com um Centro de Referência e Informação do Negro (Crin), que irá funcionar em prédio municipal localizado na Avenida Ipiranga. A iniciativa foi anunciada nesta última segunda-feira (23) pela prefeitura. Um decreto que regulamenta a Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com ações coordenadas pelo Gabinete de Políticas Públicas para o Povo Negro (GPN), também será assinado pelo prefeito […]. 

STF julga hoje lei que criou o Prouni e as cotas para negros na UnB
Geledés
25/04/2012
O Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta quarta-feira, dia 25 de Abril, a constitucionalidade da Lei que criou o Programa Universidade para Todos (PROUNI) e das ações afirmativas do Programa de Cotas para Negros e Negras na Universidade de Brasília (UNB). É mais uma tentativa das elites conservadoras para limitar as conquista e impedir as mudanças em curso,  que buscam reduzir as desigualdades sociorraciais e a imensa dívida histórica e social que a sociedade e o Estado tem para com a população […]. 

Com 50 anos de atraso, Brasil discute cotas no STF
Geledés
25/04/2012
Nesta semana, Barack Obama sentou no mesmo banco de ônibus em que Rosa Parks desafiou o racismo nos EUA; política de cotas, implantada lá há meio século, permitiu que um negro chegasse à presidência; o Brasil enfrentará o tema nesta semana e pode firmar jurisprudência definitiva sobre a questão. Leonardo Attuch _247 – Três dias atrás, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prestou uma homenagem a Rosa Parks, a costureira negra que, em 1955, se recusou a ceder o assento num ônibus a  […]. 

STF julgará sistema de cotas nesta quarta-feira
Correio Nagô
25/04/2012
O Supremo Tribunal Federal (STF) julgará nesta quarta-feira (25), a partir das 14 horas, a constitucionalidade do sistema de cotas para o ingresso nas universidades públicas. A pauta, que tem como principais pontos os critérios de seleção com base na raça e a preferência para egressos do sistema de ensino público será a primeira da gestão do novo presidente do STF, o ministro Carlos Ayres Britto.O julgamento de relatoria do ministro Ricardo Lewandowski terá como base na Ação de Descumprimento […]. 

PROMOÇÃO: Membros do CORREIO NAGÔ tem desconto em Conferência sobre gestão.
Correio Nagô
25/04/2012
Com o objetivo de atender a demanda de organizações e profissionais envolvidos no contexto da economia atual, que se caracteriza por transformações aceleradas em mercados cada vez mais globalizados, a The KNOW Network Mundial (organização fundada em Londres há dez anos possuidora de grande expertise e de um dos maiores networkings da área) em parceria com a The KNOW Network Brasil concebeu a quinta edição do agora bienal Global MAKE Conference. Em 2012 o evento contará com […]. 

CONEN acompanha julgamento em Brasília
Correio Nagô
25/04/2012
A direção executiva da Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN), articulação política de ativistas filiados ou próximos ao Partido dos Trabalhadores (PT), divulgou Nota afirmando que estará em Brasília nesta quarta-feira (25/04) para acompanhar o julgamento pelo STF das ações movidas pelo Partido Democratas (DEM) e pela Confederação dos donos de escolas particulares contra o ProUni e a política de cotas adotada pela Universidade de Brasília. “A CONEN vai estar em Brasília […]. 

Cresce no país mobilização para que o STF aprove as cotas
Correio Nagô
25/04/2012
Na véspera da votação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) das ações movidas pelo DEM e pelos donos de escolas particulares, por meio da Confederação Nacional de Estabelecimentos de Ensino (CONFENEN) questionando a política de cotas e contra o Programa Universidade para Todos (ProUni), que beneficiam negros e indígenas, cresce a mobilização pelo país para que o STF rejeite as ações e garanta a continuidade desses programas. Só de S. Paulo, 150 alunos do Curso de Direito da Faculdade Zumbi […]. 

Prevenção ao uso de drogas é tema de concurso cultural
Seppir
25/04/2012
Estudantes, fotógrafos e músicos de todo o Brasil podem enviar seus trabalhos para os concursos promovidos pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, com o tema “A prevenção ao uso de drogas é compromisso de todos”. Há cinco categorias: cartazes, fotografia, jingle, vídeos e monografia, com prêmios de até R$ 6 mil. Os trabalhos podem ser enviados até 27 de abril. A finalidade dos concursos, realizados anualmente, é incentivar a reflexão e a discussão sobre […]. 

Proverbios Africanos
Geledés
24/04/2012
O continente africano com suas dezenas de países, contrastes sociais, diversas vegetações e climas, com certeza têm ensinamentos sábios. – Milhares de anos de história. – Os provérbios, muito poucos divulgados, mas com uma navegada aqui na web consegui achar alguns. […]. 

Programa da TV assembleia discutirá o racismo no Brasil
Geledés
24/04/2012
Conforme a Constituição de 1988, a prática do racismo é crime inafiançável e imprescritível. Mas a vedação legal não é suficiente para eliminar totalmente a prática. De acordo com pesquisa do IBGE, 63,7% dos brasileiros acreditam que a cor ou a raça influenciam a vida das pessoas. Para discutir a questão, o programa Via Justiça recebe a juíza da 6ª Vara Criminal de Belo Horizonte, Luziene Medeiros do Nascimento Barbosa Lima, e o procurador de Justiça Antônio Joaquim Fernandes Neto. Os entrevistados […]. 

Movimento Negro alerta sobre a anemia falciforme
Geledés
24/04/2012
Agentes Comunitários de Saúde (ACS) participam nesta segunda-feira (23/04) da abertura do projeto do Movimento Negro de Rondonópolis que procura difundir informações sobre a anemia falciforme. O evento será realizado na União Rondonopolitana de Moradores de Bairro (Uramb). A presidente do Movimento Negro de Rondonópolis, Elaine Lopes, disse que no primeiro momento o treinamento será voltado para os ACSs, pois estão em contato mais próximo com a comunidade […]. 

Cotas raciais no Brasil ganham apelo Internacional
Geledés
24/04/2012
O Supremo Tribunal Federal julgará dia 25.04 a ADPF- Ação Descumprimento de Preceito Fundamental 186-, impetrada pelo DEM, Partido dos Democratas, contra a UNB- Universidade de Brasília. Preocupações da diáspora africana no mundo, com as ações afirmativas que vem sendo aplicadas no Brasil, levaram o cineasta Spyke Lee a incluir em seu roteiro de viagem pelo país, a visita ao Supremo Tribunal Federal em Brasília para assistir nesta quarta-feira o julgamento da constitucionalidade das cotas […]. 

STF julga cotas raciais nas universidades após adiar julgamento sobre terras quilombolas
Revista Áfricas
24/04/2012
As cotas raciais nas universidades públicas entram na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (25/04). O julgamento se dará uma semana após o pedido de vistas da ministra Rosa Weber, que adiou, por prazo indefinido, a apreciação da Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o Decreto nº 4.887/2003, que regulamenta a titulação das terras quilombolas. Na quarta, o Supremo julga a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 186), ajuizada em 2009 […]. 

Um Brasil de conflitos – Conheça o Mapa da injustiça ambiental e saúde no Brasil
ABPN
24/04/2012
O Mapa de Conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde no Brasil [1] é resultado da vasta experiência acumulada pelo movimento brasileiro de luta por justiça ambiental – em grande parte capitaneado pela Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA). Nascido do debate a respeito do modelo de desenvolvimento existente no país e suas articulações com a economia global, abrange contextos de degradação, racismo, injustiça e desigualdades sociais dele resultantes ou por ele intensificadas. […].

Professor monta museu de R$ 2,4 milhões sobre racismo
Geledés
23/04/2012
Uma coleção de objetos antigos expostos nos Estados Unidos aborda a história do país de uma maneira bastante polêmica. O Museum of Racism Memorabilia, localizado no estado do Michigan, contém 9 mil itens (móveis, enfeites e utensílios domésticos) que habitavam as casas norte-americanas há algumas décadas. Os artefatos fazem alusões bastante preconceituosas e ofensivas aos afro-americanos. Segundo o tablóide britânico Daily Mail, a exposição é tão chocante, que a maior parte das pessoas que visita o local […]. 

Supremo deve julgar legalidade de cotas em universidades
Geledés
23/04/2012
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto, recém-empossado no cargo, afirmou que o primeiro julgamento de sua gestão vai decidir sobre a constitucionalidade da política de cotas em instituições de ensino no Brasil, contestadas em três ações que tramitam no STF. A pauta da próxima quarta-feira (25) prevê o julgamento da ação protocolada pelo DEM contra o sistema de cotas da Universidade de Brasília e do recurso que questiona a política adotada pela Universidade do Rio […]. 

Site identifica casos de racismo na Europa
Geledés
23/04/2012
Foi criado um novo portal europeu destinado a mostrar num mapa interactivo os casos de racismo, xenofobia e descriminação no Velho Continente. Portugal é um dos 17 países participantes. Desenvolvido no âmbito do projecto «Combating Racism and Xenophobia», promovido pela RED Network – Rights, Equality & Diversity, uma rede europeia de instituições independentes de 17 países europeus especializadas em questões de direitos, igualdade e diversidade, o novo portal tem como principal […]. 

Datafolha: Dilma tem aprovação recorde
Geledés
23/04/2012
A presidente Dilma Rousseff bateu mais um recorde de popularidade, mas seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, é o preferido dos brasileiros para ser o candidato do PT ao Planalto em 2014, de acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha, nos dias 18 e 19 deste mês. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O governo da petista foi avaliado como ótimo ou bom por 64% dos brasileiros, contra 59% em janeiro. A taxa é a mais alta obtida por Dilma desde a sua posse e é […]. 

Uma crítica ao ensino jurídico: como a pluralidade metodológica ajuda a compreender a Adin nº 3.239-9, no caso dos direitos quilombolas
Correio Nagô
23/04/2012
Existem limites no ensino jurídico tradicional, na perspectiva kelseniana da teoria pura do direito, que serão aqui explorados sob o olhar do caso do julgamento da Ação direta de inconstitucionalidade (Adin) do decreto nº 4.887 de 2003 que regulamenta os territórios quilombolas e dá outras providências. Depois de ler atentamente a Adin, a manifestação do Advogado-Geral da União e a manifestação do procurador-Geral da República fica muito evidente que, há limites de compreensão sobre os direitos […]. 

GT apresenta estratégias para implementação do Estatuto da Igualdade Racial
Correio Nagô
23/04/2012
As propostas para impulsionar a implementação da Lei estão elencadas no relatório que o GT do Estatuto apresenta terça-feira (24), às 15h, no Auditório do Subsolo do Bloco A da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A íntegra do documento poderá ser consultada no portal da Seppir: www.seppir.gov.br.  A criação de um programa de financiamento específico para microempresários negros, com prioridade para as mulheres negras é apenas uma das 34 ações estratégicas propostas pelo Grupo de […]. 

Unesco vai listar 100 lugares significativos da escravidão no Brasil
Famaliá
23/04/2012
Brasília – A relação dos 100 locais mais significativos da memória do tráfico negreiro e da história dos africanos escravizados no Brasil será apresentada na próxima quarta-feira (25), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, durante a quarta edição do Festival Internacional do Filme de Pesquisa sobre História e Memória da Escravidão Moderna. Elaborada com base em uma pesquisa iniciada no ano passado, a lista é uma iniciativa do projeto Rota do Escravo: Resistência, Herança e Liberdade […]. 

Fundo pela Equidade Racial é lançado como legado da Fundação Kellogg no Brasil
Igualdade e Identidade
20/04/2012
Um vídeo que mostra uma partida desigual de futebol ilustra a página principal do site do Baobá. Uma analogia que cai como uma luva em um país mundialmente conhecido por esse esporte. Com uma linguagem simples, o vídeo mostra que dentro de campo o que conta é a habilidade do jogador. Porém, fora do gramado, a cor da pele ainda é uma das causas principais de discriminação. Dados comprovam as desigualdades entre negros e brancos. “Uma partida desigual em um jogo que você pode mudar”[…]. 

Consocial seleciona facilitadores e relatores
Igualdade e Identidade
20/04/2012
A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial) está selecionando Facilitadores e Relatores para trabalhar durante a Etapa Nacional da 1ª Consocial, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília –DF. Cada facilitador e relator será contratado pela Universidade Federal de Santa Catarina por meio de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA).O valor bruto para mediação será de R$ 5.400,00 […]. 

 21 anos de existência com o projeto Ocupação Negra 
Geledés
19/04/2012
Primeira companhia negra de dança contemporânea do Brasil, a Cia Rubens Barbot vai comemorar 21 anos de existência com o projeto Ocupação Negra, que será aberta no próximo dia 20 com a estreia do espetáculo de dança Um Rio, de Janeiro-a-Janeiro.As atividades do projeto se desenvolverão no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, na Praça Onze, centro do Rio, todas com entrada franca. Até o fim da temporada, no dia 6 de maio, o evento contará com oficinas e workshops, ministrados por renomados […]. 

Dados sobre a mulher negra no mercado de trabalho
Igualdade e Identidade
19/04/2012
Dados da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) divulgada pelo Sebrae revelam que o número de mulheres empreendedoras cresce no Brasil. Das 21,1 milhões de pessoas à frente de empreendimentos, em estágio inicial ou com menos de 42 meses de existência no Brasil, 49,3% são mulheres. Sem recorte racial, fica difícil saber qual parcela desse número diz respeito às mulheres negras. Estudo recente do Instituto Data Popular demonstra que, em 2010, dos R$1,39 trilhões previstos como renda de todas […].  

Vilma Reis será uma das homenageadas no evento Mulheres que Fazem a Diferença
ABPN
19/04/2012
Vilma Reis será homenageada pelo Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher do Ministério Público do Estado da Bahia, no dia 20 de abril, às 16h, na sala de Sessões dos órgãos Colegiados, na 5ª Avenida, 750, Centro Administrativo da Bahia. A coordenadora do Projeto Encruzilhada de Direitos – Raça, Gênero e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres Negras da Bahia, do CEAFRO, Vilma Reis, é uma das homenageadas pelo Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher do Ministério […]. 

STF julga a regularização de quilombos nesta quarta 18
Geledés
18/04/2012
Nesta quarta-feira 18, véspera do Dia do Índio, o ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal, deve levar a julgamento uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI 3239) contra o decreto (nº 4.887/2003) que regulariza a demarcação e titulação das terras quilombolas. Diversas questões estão envolvidas neste julgamento. Primeiro, a efetividade de um dispositivo que seria o primeiro passo para exercer o direito de comunidades que esperaram mais de quinze anos para serem regularizadas por […].  

Novelas brasileiras passam imagem de país branco, critica escritora moçambicana
Geledés
18/04/2012
“Temos medo do Brasil.” Foi com um desabafo inesperado que a romancista moçambicana Paulina Chiziane chamou a atenção do público do seminário A Literatura Africana Contemporânea, que integra a programação da 1ª Bienal do Livro e da Leitura, em Brasília (DF). Ela se referia aos efeitos da presença, em Moçambique, de igrejas e templos brasileiros e de produtos culturais como as telenovelas que transmitem, na opinião dela, uma falsa imagem do país. “Para nós, moçambicanos, a imagem do Brasil […].  

Maria Emilia, nova presidenta do Consea, defende direitos de Povos Indígenas e Quilombolas
Combate ao Racismo Ambiental
18/04/2012
Ao tomar posse ontem (17) na presidência do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), órgão consultivo do governo, a antropóloga Maria Emília Lisboa Pacheco, manifestou sua preocupação com a desnutrição nas comunidades indígenas e quilombolas no Brasil. Ela citou duas medidas que, em sua avaliação, ameaçam o direitos à alimentação dessas populações. Segundo a nova presidenta do Consea, a aceitação, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) […].  

Quilombolas preparam manifestação no STF contra a desregulamentação do reconhecimento de suas terras
Combate ao Racismo Ambiental
18/04/2012
Será julgada hoje no Supremo Tribunal Federal – STF a Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI contra o Decreto nº 4.887/2003, que regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos. A ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, deve comparecer ao STF amanhã para assistir a plenária, assim como cerca de 50 lideranças quilombolas. Além disso, quilombolas […].  

STF julga ação do DEM contra direito dos povos quilombolas
Afropress
18/04/2012
O destino de cerca de 2,5 milhões de pessoas que ocupam, há séculos, áreas remanescentes de Quilombos estará em jogo no julgamento que o Supremo Tribunal Federal ((STF) fará da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) 3239, questionando o decreto 4.887/2003, que disciplina a titulação de territórios de quilombos.O Decreto, baixado no primeiro governo do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, […].  

Elói e Matilde defendem direitos
Afropress
18/04/2012
Segundo o Presidente da Fundação Palmares, Elói Ferreira de Araújo, a reação aos direitos dos quilombolas brasileiros expõe a ação de setores inconformados com direitos que, secularmente, foram ignorados. ”Quando o Estado brasileiro inicia a adoção de políticas voltadas à população negra setores inconformados judicializam essa iniciativa . É o caso do direito constitucional às terras quilombolas e também das políticas de cotas para jovens negros e negras nas universidades. A nação brasileira, em especial […].  

Judiciário precisa enfrentar racismo no mercado de trabalho
Geledés
17/04/2012
Durante audiência pública na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, com objetivo de discutir as relações de emprego e a promoção da igualdade racial, representantes dos poderes Judiciário e Executivo cobraram mudanças legais para enfrentar a discriminação racial no trabalho. Entre os critérios cobrados estão leis mais claras para punir a discriminação racial nos ambientes de trabalho e atos legislativos mais completos para aparelhar os magistrados em […].  

O racismo é difícil de medir e de extirpar
Geledés
17/04/2012
Mas, para a presidente da Comissão Federal contra o Racismo, Martine Brunschwig Graf, “o mais urgente não é fazer estatísticas e sim agir concretamente.” “Nenhuma lei pode forçar a pensar ou impedir de pensar. É ótimo mas também torna a tarefa mais complexa”. Martine Brunschwig Graf, nova presidente da Comissão Federal contra o Racismo (CFR), acrescenta que “as sondagens e as enquetes não podem sondar as consciências.” De qualquer maneira, a Suíça carece de instrumentos de medida. […]. 

O Decreto 4887/2003 é uma regra de justiça
Combate ao Racismo Ambiental
17/04/2012
O reconhecimento dos direitos aos modos de fazer, saber e viver das comunidades negras tem sido garantido em diversas Constituições na América Latina, bem como a territorialidade inerente para a existência destes fazeres, saberes e viveres. Dentre os países latino-americanos que tem Constituições reconhecendo o direito de afro-descendente encontram-se: Brasil (quilombos), Colômbia (Cimarrones), Equador (afro-equatorianos), Honduras (Garifunda) e Nicarágua (Creoles), Venezuela […].  

Jaime Sodré: Ônus e Bônus
Geledés
16/04/2012
Evidente que as alianças serão sempre bem vindas, pois é sabido que a solidariedade seria um fator característico da condição humana, é comovente observar gestos generosos daqueles que erguem o seu braço amigo e a sua voz, incorporando nas suas preocupações o problema do outro. A situação de desigualdade experimentada pela população brasileira, em especial a afro descendente, fruto de fatores históricos de uma evidência inquestionável, experimentará recuo, pelos esforços deste segmento, aliado […].  

Faes consegue suspender processo de desapropriação de terras quilombolas
Geledés
16/04/2012
Os proprietários de terras de São Mateus se reuniram para tentar evitar o reconhecimento das terras quilombolas de Serraria e São Cristóvão. A iniciativa foi da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), que conseguiu paralisar o processo administrativo do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para o reconhecimento tradicional das terras. Segundo divulgado pela Faes, o objetivo da reunião foi definir os rumos da desapropriação de terras nas localidades […].  

O Projeto “Qual é a da Noite?”
Correio Nagô
16/04/2012
O Projeto surge do desejo de Artistas residentes em Salvador de apresentar para um público diversificado um novo conceito na Noite Soteropolitana. É quase unânime a pergunta “Qual é a da noite?” quando nos encontramos na noite de segunda-feira no Pelourinho. Por onde quer que se vá, encontra-se a portas de Teatros, Praças e Bares fechadas. A proposta deste Coletivo de Artistas é resignificar esse conceito de noite, oferecendo ao público que está habituado ao clima de Bar, propício geralmente […].  

Gilberto Gil: ‘Economia mudou da chaminé para o software, o soft power’
Correio Nagô
16/04/2012
Ministro da Cultura por seis anos, o músico Gilberto Gil é recorrentemente citado como um exemplo de uso do “soft power” pelo governo brasileiro.Nas viagens que fez ao exterior, Gil usou sua música para aumentar a visibilidade de sua pasta, como no evento em que dividiu o palco com o então secretário-geral da ONU, Kofi Annan. Em entrevista à BBC Brasil, Gil defendeu a criação de um organismo para articular as ações de “soft power” do país. O ex-ministro afirma que o “hard power” brasileiro cresceu […].  

Chamada Publicação de artigos Revista História e Ensino
ABPN
16/04/2012
História & Ensino, revista do Laboratório de Ensino de História da Universidade Estadual de Londrina, publicação semestral na sua versão eletrônica, torna pública a chamada para o volume 18 referente ao 1º e 2º semestre de 2012. Publica artigos inéditos, na área de ensino de História, considerando temas afins como: educação histórica; metodologias para o ensino de História; aprendizado histórico; construção do saber histórico escolar; história da disciplina de História (escolar ou acadêmica) […].  

Ameaças de rede racista criminosa paralisa aulas na UnB
Afropress
16/04/2012
As ameaças do bando racista e neonazista, que segundo a Polícia Federal tem ligações com o ex-estudante Marcelo Valle Silveira Mello e com o empresário Emerson Eduardo Rodrigues – presos em Curitiba, desde o dia 22 do mês passado – provocaram a paralisação das aulas em pelo menos cinco Departamentos da Universidade de Brasília (UnB), na última sexta-feira (13/abril). A ameaça da explosão de uma bomba nas dependências da instituição, fez com que a Reitoria da UnB acionasse as Polícias Civil […].  

Tais Araújo: Se você visitar qualquer comunidade, vai encontrar 600 garotas parecidas comigo
Geledés
13/04/2012
Prestes a estrear na TV como uma empregada doméstica em “Cheias de charme”, Tais Araujo mostra que não se rende ao glamour da profissão.”Se você visitar qualquer comunidade aqui no Rio, vai encontrar 600 garotas parecidas comigo. Ou ainda mais bonitas”, declara a atriz, capa da revista “Gol” de aniversário.Sem medo de se assumir, Tais, que já carrega mais de vinte trabalhos na TV, sete no teatro e oito no cinema no currículo, admite que quando sai na rua ao lado de Lázaro Ramos corre o risco […].  

Leci Brandão lança cartilha sobre cidadania
Geledés
13/04/2012
A Câmara Municipal recebeu nesta quinta-feira, às 17 horas, a deputada estadual Leci Brandão (PC do B). A recepção foi aberta ao público e à imprensa. Em Rio Claro, a deputada fez o lançamento da Cartilha Negro Cidadão em programação cultural na sede da escola de samba Grasifs. Antes, Leci Brandão mantém agenda com o prefeito Du Altimari no gabinete do Executivo.Para o organizador do evento, Adams Rios, “é uma honra contarmos com a participação da deputada para o lançamento da cartilha […].  

Governo diz que dará suporte em casos de gravidez de anencéfalos
Geledés
13/04/2012
A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República divulgou nota no último dia 12 em que afirma que o governo dará “suporte integral” para implementar a decisão do Supremo Tribunal Federal que descriminalizou o aborto nos casos em que o feto se desenvolver sem cérebro (anencefalia). “O governo dará suporte integral à implementação da decisão do STF, garantindo, desta forma, o direito de escolha das mulheres e o seu acesso aos serviços especializados”, diz o texto. […].  

OAB Barretos apresenta primeira mulher presidente
Revista Áfricas
13/04/2012
A advogada barretense Luciana Ribeiro Pena assumiu no dia 31 de março a presidência da OAB local. O então presidente Merhej Neto e o vice-presidente Almir Ferreira Neves foram desligados dos cargos para disputarem as eleições municipais de 2012. Pela hierarquia, a secretária geral assumiria a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil. “Eu já sabia que isso aconteceria desde novembro quando fui comunicada pelo presidente, mas agora é tudo muito novo e de muita responsabilidade”, disse Luciana. […].  

Primeiro Presidente Negro da OAB/SP é homenageado
Revista Áfricas
13/04/2012
“Os advogados e a sociedade civil devem conhecer a contribuição de suas lideranças afro descendentes na construção da cidadania e daqueles que atuaram para combater o racismo em todas as suas formas. Essa homenagem vem ao encontro desse nosso desejo. É preciso resgatar a memória dos líderes que escreveram a história da Advocacia e da cidadania no Brasil”, afirmou o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso. Para o presidente da Comissão de Igualdade Racial, Eduardo Pereira da Silva, […].  

Emicida: ‘Vivemos num país racista’
Geledés
12/04/2012
Quando tinha 9 anos, Emicida era vítima de bullying e chegou até a ser jogado numa vala por meninos mais velhos. “Eu sofria discriminação, porque era o único pobre e negro na escola”, lembra ele. O tempo passou e Leandro Roque de Oliveira, hoje com 26 anos, é conhecido em todo o País. Mas, mesmo tendo melhorado de vida e mudado do bairro pobre, ele continua vítima de preconceito.”Ainda sofro racismo. Esses dias mesmo levamos uma dura. Os caras chegaram agressivos, não acreditaram que […]. 

MinC e Seppir lançam o Programa Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana no Brasil
Seppir
12/04/2012
O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR), lança no dia 12, no Rio de Janeiro, o Programa Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana no Brasil. A cerimônia será realizada no auditório Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), às 19h. O novo programa é uma ação transversal dentro do MinC e conta com apoio da FBN – Programa Livro, Leitura e Literatura e do Sistema  […].  

SPM vai financiar projetos de enfrentamento à violência contra as mulheres e promoção da autonomia em todo o Brasil
Igualdade e Identidade
12/04/2012
São destinados valores mínimos de R$ 100 mil para serviços comuns e R$ 250 mil para obras e serviços de engenharia. Propostas serão recebidas até o dia 10 de maio. A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR) lançou, no dia 26 de março, dois editais públicos para a seleção de projetos. Podem participar da seleção órgãos da administração pública estadual, municipal e do Distrito Federal, além de instituições privadas sem fins lucrativos cuja finalidade se relacione diretamente às características […]. 

A Tristeza dos Orixás
Geledés
11/04/2012
Foi, não há muito tempo atrás, que essa história aconteceu. Contada aqui de uma forma romanceada, mas que trás em sua essência, uma verdadeira mensagem para os umbandistas…Ela começa em uma noite escura e assustadora, daquelas de arrepiar os pelos do corpo. Realmente o Sol tinha escondido – se nesse dia, e a Lua, tímida, teimava em não iluminar com seus encantadores raios, brilhosos como fios de prata, a morada dos Orixás. Nessa estranha noite, Ogum, o Orixá das “guerras”, saiu do alto […].  

Coppir lança Relatório sobre Estudos Socioeconômicos da População Negra da Grande Florianópolis
Seppir
11/04/2012
A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial de Florianópolis (Coppir) lançou o relatório final sobre os Estudos Socioeconômicos da População Negra da Grande Florianópolis. A pesquisa tem o objetivo de subsidiar os gestores e conselhos de políticas públicas locais, com informações, análises e recomendações em relação à evolução decenal sobre as condições de inserção dos trabalhadores negros no mercado de trabalho da área investigada. De acordo com a […].  

O Negro no Futebol Brasileiro
Igualdade e Identidade
11/04/2012
Em tempo de Copa do Mundo, tendo o Brasil como país-sede em 2014, é sempre bom lembrar a trajetória da nossa “paixão nacional”. E ninguém melhor do que O jornalista e escritor Mario Filho para abordar o assunto. Mario Filho nasceu em Pernambuco, viveu no Rio e trabalhou nos jornais A Manhã, A Crítica e O Globo. Depois dirigiu o Jornal dos Sports até a sua morte, em 1966. A prática de racismo no futebol não é uma novidade no Brasil. Mario Filho tratou do assunto em 1947. Com O Negro no […]. 

Direitos humanos e inclusão racial devem ficar de fora da agenda da presidente Dilma em Washington
Correio Nagô
10/04/2012
Desde o último domingo, 08.04, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, cumpre um agenda diplomática nos EUA.  Esse é o terceiro encontro da chefe de estado brasileira e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama que visitou o Brasil há aproximadamente um ano. Com o tema “Agenda do século 21 entre Brasil e Estados Unidos”, a curta visita tem como destaque assuntos comerciais e educacionais, porém os temas  de inclusão devem ficar de fora das discussões. Apesar de não ter sido […].  

Adeptos/as da religião de matriz africana e afro-umbandistas privados/as de liberdade
Correio Nagô
10/04/2012
Nos estabelecimentos prisionais do Estado do Rio Grande do Sul, como de todo o Brasil, tem gente privada de liberdade de todas as confissões religiosas, sejam cumprindo penas devido aos processos tramitados e julgados ou no aguardo de sentenças por conta dos mais variados delitos de que são ou foram acusados ainda em fase processual de penalização. Porém, a privação da liberdade de homens e mulheres, não pressupõe a violação pelo Estado de direitos humanos incondicionalmente […].  

Urso de prata de melhor atriz em Berlin vai para Rachel Mwanza
Correio Nagô
10/04/2012
O Festival de Cinema de Berlin, na sua 62ª edição, acontecida em fevereiro do corrente ano, foi coroado com um momento emocionante de simbolismo e de superação para o cinema Canadense. O filme “ Rebelle” do relalizador Kim Nguyen, de Montreal ,teve na atriz  Rachel Mwanza (que na época em que foi rodado o filme contava apenas com 12 anos) a preimação de melhor atriz do festival, e ela foi agraciada com o Urso de Prata. É aprimeira vez que um filme Canadense participa do festival em 13 anos. […].  

O desabafo de Heraldo Pereira
Igualdade e Identidade
10/04/2012
“Só eu e minha família sabemos o que eu sofri”. Frase do jornalista Heraldo Pereira em entrevista à Revista Raça Brasil, a respeito à disputa jurírica que travou com o blogueiro Paulo Henrique Amorim desde que passou a ser desqualificado pelo colega por termos como “negro de alma branca” no blog Conversa Afiada. PHA foi condenado  […].  

Disponível estudo sobre Indicadores Sócio Econômicos da População Negra da Grande Florianópolis
ABPN
10/04/2012
Está disponível no site da Coordenadoria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial – COPPIR o relatório dos indicadores socioeconômicos da população negra da região metropolitana de Florianópolis, material que havia sido lançado no auditório da FECOMERCIO durante o Seminário de Apresentação dos Indicadores Sócio Econômicos da População Negra da Grande Florianópolis, em 28 de março. Estiveram presentes autoridades, pesquisadores, entidades do movimento negro […].  

Banda de kuduro é uma das principais atrações do festival Abril Pro Rock em 2012
Geledés
09/04/2012
Apesar de ser de Portugal, o Buraka Som Sistema se tornou a principal representante internacional do ritmo africano Kuduro. O grupo, que tocará no domingo do Abril Pro Rock (dia 22), atualmente é formado por dois portugueses (J-Wow e Riot) e dois angolanos (Kalaf e Conductor) e ficou famoso na Europa ao combinar o suingue frenético do kuduro com gêneros da música eletrônica como o tecno e o drum´n´bass, além do hip hop. Eles não são, portanto, representantes 100% originais do estilo […].  

Campanha contra racismo chega a Esporte e Polícia
Geledés
09/04/2012
Antonio Carlos Arruda, coordenador de Políticas para a População Negra e Indígena, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, reuniu-se com a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo e a Polícia Civil para intensificar o 2º ano do Programa São Paulo Contra o Racismo. O encontro tratou da importância de campanhas com caráter educativo para reduzir o número de crimes de racismo, em especial nos grandes eventos esportivos a caminho do Brasil – Copa do Mundo (2014) e Jogos Olímpicos (2016) […].  

Quer estudar na Europa? A Educafro te dá essa oportunidade
Correio Nagô
09/04/2012
A Educafro oferece para estudantes afrodescendentes e carentes a oportunidade de estudar na Europa, com bolsas de até 100%. Após reivindicar cotas para negros carentes no Programa Ciência sem Fronteiras – que tem a meta de conceder o benefício a estudantes e pesquisadores no país e no exterior, a ONG Educafro disponibiliza 1500 bolsas. As bolsas concedidas são somente para estudar em Portugal e Espanha – países que não exigem o domínio de outro idioma. Podem participar da seleção alunos […].  

CLIC TV (UOL TV) abrem espaço para o samba com o programa Papo de Bamba
Correio Nagô
09/04/2012
A partir deste sábado, dia 07 de abril, das 14h às 15h, a Clic TV ( UOL TV) coloca na rede o Programa Papo de Bamba, uma produção voltada exclusivamente para o samba. Com apresentação da jornalista Claudinha Alexandre e direção artística de Marcelo di Morais, o programa apresentará um conteúdo dinâmico com entrevistas, reportagens, lançamentos e notícias sobre escolas de samba, sambistas e do movimento por todo o país, além de espaço para os novos talentos. Para fazer jus ao nome, já que bamba é uma […].  

Ex-ministro expressa solidariedade à músico e pede punição
Afropress
09/04/2012 
Brasília – O ex-ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR), Elói Ferreira de Araújo, atual presidente da Fundação Cultural Palmares, expressou a solidariedade ao músico negro Raphael Lopes, 24 anos, alvo de ofensas racistas num show de stand-up, numa casa noturna de S. Paulo. “ Força, e saiba que você não está só. O pior de todos os medos é a gente pensar que está só numa batalha. Nós não estamos sós, estamos juntos. Você está junto […]. 

Quilombolas prometem lutar para derrubar ação no Supremo Tribunal Federal
Geledés
05/04/2012
Rio de Janeiro – Um pedido de audiência no Supremo Tribunal Federal (STF), foi  apresentado na quarta-feira (4), é uma das estratégias das lideranças quilombolas para enfrentar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pelo Democratas (DEM) contra o Decreto 4887/2003, que cria procedimentos administrativos para titulação de terras dos descendentes de escravos. O líder quilombola Damião Braga, presidente do conselho diretor da Associação da Comunidade Remanescente do […].  

Campina Grande é Racista?
Geledés
05/04/2012
“Necessitamos para contratação imediata. Exigimos: Boa aparência, desenvoltura e experiência comprovada na função. Interessados enviarem currículum vitae para a portaria deste jornal sob o título Secretária Geral.” Essa é a maneira do brasileiro praticar o seu racismo e nesse ponto percebemos que as elites logotécnicas não tem tido a devida consciência democrática no que diz respeito ao seu discurso racial como se pode notar claramente na forma em que o trabalhador é chamado pelos classificados […].  

Oprah Winfrey, a maior empresária da mída norte amerciana e a mulher mais influente do mundo
Correio Nagô
05/04/2012
Essa “democracia racial brasileira” é realmente única. Que exemplo ao mundo dá esse Brasil, no que toca a aplicação do seu sistema de valores? A aplicação de dois pesos e duas medidas. Vejam: Vem aqui um rapaz de pele clara que é aspirante qualquer coisa aí.como por exemplo, o Justin Bieber, que é um adolescente que goza de projeção no mundo da música e etc.: e tal.É evento bastante para o disparo de uma comoção nacional, alimentada pelos veículos mais eminente e atuantes da mídia. […].  

Educafro quer adiar julgamento da ADI 3239
Igualdade e Identidade
05/04/2012
A Educafro/FAecidh entrou com uma Representação no STF, na terça-feira (3), solicitando a Suspensão do julgamento da ADI nº 3239, que versa sobre a regulamentação feita pelo Presidente Lula com o decreto nº 4.887 de 20 de novembro de 2003.Esse marco legal diz respeito às regras ao reconhecimento das terras ocupadas pelos descendentes dos escravizados conhecidas como quilombolas. A entidade também reivindica que seja feita uma audiência pública para debater o assunto. Para a Educafro […]. 

Ministra Luiza Bairros defende que Executivo mantenha demarcação quilombola
Cedefes
04/04/2012
A ministra da Secretaria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) está articulando uma nova estratégia para barrar o avanço da proposta que transfere ao poder Legislativo a competência para demarcação de terras indígenas e de quilombolas. A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 215 foi aprovada há poucos dias na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. “A situação não está totalmente perdida. Esperamos agora nos reagrupar em termos de criar uma […].   

Quilombolas são foco de acordo entre a Seppir e o Maranhão
Geledés
04/04/2012
A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e o Governo do Estado do Maranhão assinam acordo de cooperação técnica nesta quarta (04). O pacto visa à conjugação de esforços dos governos federal, estadual e municipais para o apoio ao desenvolvimento social e econômico das comunidades quilombolas maranhenses. A ministra da Seppir, Luiza Bairros, participa da solenidade às 10h, no Palácio dos Leões, na capital São Luís. A proposta implicará na articulação de políticas públicas […].   

Mandato de Senador que se opôs a negros está por um fio 
Afropress
04/04/2012
O mandato do senador Demóstenes Torres, do DEM-Goiás envolvido com o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, acusado de controlar a máfia dos caça-níqueis e de corromper policiais e políticos em Goiás, está por um fio, segundo analistas políticos de Brasília. Demóstenes tornou-se, durante o seu mandato iniciado em 2003, o mais virulento opositor da adoção de cotas para negros e indígenas no acesso ao Ensino Superior. Ele teve atuação destacada nas negociações que resultaram na retirada […].   

Idealizador anuncia fim de stand-up racista
Afropress
04/04/2012
S. Paulo – Com a abertura de Inquérito Policial na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI), que investiga ofensas racistas ao músico Raphael Lopes, e mais investigação da Comissão Processante da Secretaria de Justiça com base na Lei 14.187/2010, que pune crime de discriminação na esfera administrativa – Luiz França, o idealizador do “Proibidão”, decidiu encerrar o stand-up racista. “A gente está sofrendo pressão de vários lados. Vamos dar um tempo e talvez voltemos em outro […].  

Prazo prorrogado: Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia seleciona consultoria para avaliação
ABPN
04/04/2012
O Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia está selecionando uma consultoria para fazer a avaliação final do Programa. As avaliações finais são sumativas e objetivam medir até que ponto o Programa Interagencial implementou efetivamente suas atividades e obteve os resultados esperados. A avaliação também visa gerar conhecimento baseado em evidências, em uma ou mais das janelas temáticas do F-ODM, permitindo a identificação de melhores práticas […]. 

Aprovada a Lei que proibe evangélicos de venderem o Acarajé como “Bolinhos de Jesus”
Geledés
03/04/2012
A Comunidade Candomblicista ganhou a liminar que proibe igrejas evangélicas de venderem o Acarajé, uma comida típica da Bahia dedicada a Iansã como “bolinho de Jesus”. O Acarajé é um patrimônio cultural brasileiro que muito contribui para a caracterização da identidade do brasileiro. Graças a esta ação as chamadas “Baianas” filhas deste orixá tão lindo e poderoso não sofreram mais com atitudes tão preconceituosas por parte dos evangélicos! […].   

Lula recebe prêmio internacional pelo combate à pobreza e à desigualdade
Geledés
03/04/2012
O governo autônomo da Catalunha, na Espanha, anunciou nesta segunda-feira (2/4) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o vencedor do 24º Prêmio Internacional Catalunha 2012. A informação foi divulgada pelo Instituto Lula. O ex-presidente venceu por unanimidade a eleição, na qual concorriam 177 personalidades de 57 países. Durante o anúncio do prêmio, o presidente do governo catalão, Artur Mas, disse que a escolha de Lula foi motivada pela luta que o ex-presidente travou em seus dois […].   

Abertas inscrições para o Programa Para Mulheres na Ciência
Geledés
03/04/2012
A L’Oreal Brasil abriu inscrições para o Programa Para Mulheres na Ciência. Nesta edição do programa de bolsa-auxílio, a prioridade será dada a estudos que contribuam para o desenvolvimento sustentável, em suas vertentes econômica, ambiental e social. Serão selecionadas até 07 pesquisadoras que desenvolverão trabalhos durante o período de 12 meses. As bolsas serão atribuídas às áreas de Ciências Físicas (1 bolsa), Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde (4 bolsas), Ciências Matemáticas (1 bolsa), e Ciências Químicas (1 bolsa).  […].   

Programa do Governo esquece que existem negros no Brasil
Afrobrasnews
03/04/2012
Brasília – Embora tenha partido da própria Presidente Dilma Rousseff, a garantia de que o Programa Ciências sem Fronteiras dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação contemplaria o critério étnico-racial, adotando cotas na distribuição das 75 mil bolsas disponíveis, até o momento isso não ocorreu em nenhuma das 10 mil já concedidas. Segundo o reitor José Vicente (foto), da Universidade Zumbi dos Palmares, o Programa prevê a concessão de bolsas para qualificação no exterior para cursos […].  

Remanescentes de Quilombos se preparam para inclusão digital
Geledés
02/04/2012
Após visita à Comunidade Quilombola Barra da Aroeira, no município de Santa Tereza, a Coordenadoria dos Afrodescendentes da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (Sejudh) aguarda o início das aulas de informática básica e avançada, oferecidas aos integrantes da comunidade, em parceria com a Faculdade Católica do Tocantins. O curso que será ministrado em quatro sábados na sede da Facto tem início previsto para o dia 14 de abril. […].   

Morre o cantor e compositor baiano Ederaldo Gentil
Correio Nagô
02/04/2012
Morreu nesta sexta-feira (30), aos 68 anos, devido a falência múltipla dos órgãos, o sambista Ederaldo Gentil. Cantor e compositor da geração mais talentosa do samba baiano, Ederaldo Gentil nasceu no dia 7 de setembro de 1943. Ao lado de nomes como Edil Pacheco e Batatinha se notabilizou como um dos maiores sambistas da Bahia. Gravado por Clara Nunes, o maior sucesso de Ederaldo foi o poético samba “O Ouro E A Madeira”, que trazia a letra “O ouro afunda no mar, madeira fica por cima, ostra nasce do lodo, gerando pérolas finas”.  […].   

Portal vai mapear realizações da população negra
Afrobrasnews
02/04/2012
A faculdade Zumbi dos Palmares, em parceria com a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) e da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), lançou o Observatório da População Negra, portal que reúne estatísticas, pesquisas, artigos e análises de vários segmentos, como: socioeconômico, esportivo, cultural. O portal www.observatoriodonegro.org.br  é a oportunidade de analisar as conquistas e identificar onde intervir com as políticas públicas e ações positivas. […].   

Presidente em Exercicio recebe grupo de negros que reivindica cotas
Afrobrasnews
02/04/2012
O presidente em exercício, Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados, recebe nesta segunda, um grupo de negros para discutir a questão de cotas e a participação dos mesmos no programa Ciência Sem Fronteira.Entre os representantes que serão recebidos pelo Presidente em exercício, estão o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, e o Frei David, do Educafro. Um grupo de jovens do Educafro está em frente ao Palácio do Planalto reivindicando maior participação dos negros […].  

Ceará deverá instalar conselho de igualdade racial até final do semestre
Seppir
02/04/2012
O Conselho de Promoção da Igualdade Racial do Ceará deverá ser instalado até o final do primeiro semestre deste ano. A informação foi passada pelo coordenador estadual da área, Ivaldo Ananias Machado da Paixão. Segundo o gestor, a criação do órgão está prevista no Plano Estratégico do Estado, que contempla também a elaboração do Plano Estadual de Políticas de Igualdade Racial. O assunto foi tema de reunião em meados deste mês de março, entre gestores cearenses e representações do Conselho Nacional […].   

Governo tem 26 programas temáticos com foco na dimensão étnico-racial
Seppir
02/04/2012
Propostos no PPA 2012/2015, os programas se desdobram em objetivos, metas e iniciativas, com dotação na Lei de Diretrizes Orçamentárias. O governo federal tem diretrizes para a dimensão étnico-racial previstas em 25 programas temáticos do Plano Plurianual (PPA 2012/2015), documento que orienta as políticas públicas nos próximos anos. Isso, sem considerar o programa específico Enfrentamento ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial, que tem 10 objetivos definidos, 25 metas […].   

Inesc lança livro sobre o Estatuto da Igualdade Racial
Seppir
02/04/2012
Inesc lança a publicação “O processo de aprovação do Estatuto da Igualdade Racial: Lei nº 12.288 , de 20 de julho de 2010”. A iniciativa vai ao encontro do copromisso assumido pelo Instituto de desenvolver ações e projetos com foco no combate ao racismo. O livro foi elaborado pelo pesquisador da Universidade de Brasília, Sales Augusto dos Santos, que realizou consultoria para o Inesc. O objetivo foi produzir um documento que evidenciasse a discussão da questão racial dentro do Parlamento […].